Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia para os alunos o título da aula e indague-os:
- O que são combustíveis?
- Quais tipos de combustível vocês conhecem?
- Qual relação pode existir entre os microrganismos, como fungos e bactérias, e a produção de combustíveis?
QUESTÃO DISPARADORA
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Depois de abordar a ideia das fontes de energia alternativas, leia para os alunos a questão disparadora e questione os alunos:
- Qual será a origem do biogás? O seu nome já nos dá alguma dica.
- Quais as possíveis formas de seu processo de produção?
- Será que o biogás ainda é apenas um projeto de energia alternativa ao já é uma realidade?
Registre a fala dos alunos, uma sugestão é montar um quadro SQA (O que sabemos? O que queremos saber? O que aprendemos?), com uma coluna para cada uma dessas perguntas e ir registrando o que eles disserem na coluna S (O que sabemos?) e também o que gostariam de saber na coluna Q (O que queremos saber?). Leia mais sobre o quadro SQA em http://www.storyboardthat.com/pt/articles/e/kwl-chart
Se houver disponibilidade de equipamento e conexão com rede de internet, utilize a ferramenta online de registro. Este é um importante momento de participação e levantamento de conhecimentos prévios, incentive que os alunos pensem em diferentes possibilidades, não corrija ou limite as ideias apresentadas pelos alunos.
MÃO NA MASSA
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: A primeira de obtenção de informações sobre o biogás e a segunda com a proposta de construção de um biodigestor para observar a produção de biogás.
Informe aos alunos que será exibido um vídeo que contém várias informações sobre o biogás. Peça que estejam atentos e que tomem nota de algumas informações relacionadas à sua forma de produção, matéria-prima e tipos de energia que o biogás é capaz de gerar.
O vídeo pode ser acessado em https://www.youtube.com/watch?v=b_N0Esj8TLw.
Se não houver equipamento audiovisual, utilize como texto informativo o artigo disponível em https://brasilescola.uol.com.br/geografia/biogas.htm (disponível para impressão aqui:https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BArs4ngQJDXU6bK4d2h5wyhqRMnXd3Rfq27KURVRZuk7rrN68AzbrWeTG227/atividade-para-impressao-biogas-cie4-05ve05.pdf).
Logo após, abra uma roda de conversa com os alunos retomando todos os questionamento feitos na apresentação da Questão disparadora:
- Qual será a origem do biogás? O seu nome já nos dá alguma dica…
- Quais as possíveis formas para que ocorra seu processo de produção?
- Será que que o biogás ainda é apenas um projeto de energia alternativa ao já é uma realidade?
Se, durante a roda de conversa, os alunos não abordarem a ação dos microrganismos no processo de produção de biogás, questione:
- Vocês conseguem identificar de que forma os microrganismos participam do processo de produção do biogás?
Destaque que “o Brasil é conhecido por ter a economia fortemente baseada no agronegócio, e como todo processo agroindustrial gera resíduos é indispensável para o país desenvolver tecnologias que visem o aproveitamento desses materiais, de forma a convertê-los em diferentes formas secundárias de energia. Existem várias pesquisas em busca dessas tecnologias e entre as que incluem a participação de microrganismos está a produção de biogás a partir de matéria orgânica. Resíduos vegetais, dejetos animais, lixo residencial ou lixo industrial são materiais propícios à produção de biogás. Essa matéria orgânica é fermentada pela ação de bactérias em condições anaeróbicas, ou seja, na ausência de oxigênio, produzindo o biogás, uma mistura de dióxido de carbono e metano. O aproveitamento do biogás pode ser feito por meio da queima em motores para geração de energia elétrica. A formação do gás metano é um evento biológico específico de um pequeno grupo de bactérias, classificadas como metanogênicas, principalmente encontradas em ambientes exclusivamente anaeróbicos.”
Fonte: https://www.grupocultivar.com.br/noticias/microrganismos-sao-agentes-de-transformacao-de-biomassa-em-insumos-energeticos
Na segunda etapa, que deve durar 15 minutos, proponha aos alunos a construção do protótipo de um biodigestor para que possam, com o passar dos dias, observar a produção do biogás. Inicie a construção do biodigestor nesta aula e durante os próximos dias, faça observações e registros de acompanhamento. Divida a sala em 3 grupos, entregue os materiais e peça para que cada grupo monte um biodigestor. Estimule que os alunos participem ativamente na montagem do protótipo. Garanta que, ao final da construção, os grupos demonstrem seus biodigestores para a sala e contem brevemente sobre os desafios da construção.
Para a construção do protótipo, veja indicações no site: http://agrocienciaesustentabilidade.blogspot.com/2012/02/biodigestor-portatil.html
Uma experiência de biodigestor utilizado em escola pode ser conhecido no artigo disponível em: https://www.amigosdanatureza.org.br/publicacoes/index.php/forum_ambiental/article/viewFile/304/304
SISTEMATIZAÇÃO
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Retome a Questão disparadora e solicite que os alunos, em duplas, registrem suas respostas e, em seguida, socializem com os colegas. No momento de socialização, fique atenta para a necessidade de correções de alguns equívocos que os alunos ainda possam apresentar, assim como garanta que faça parte da resposta a ação dos microrganismos no processo de produção. Resgate com os alunos os quadro SQA, preenchendo a coluna “o que aprendemos?”.