Atividade para Impressão - Mão na Massa (calendário chinês) - Calendários em diferentes culturas
Plano de Aula
Plano de aula: Calendários em diferentes culturas
Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Calendários, fenômenos cíclicos e cultura
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que a proposta necessita um trabalho prévio. Esta aula funciona melhor se realizada após as aulas CIE4_08TU08 e CIE4_08TU09. Recomenda-se realizar estas três aulas na sequência.
Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nesta aula, consulte os sites http://hid0141.blogspot.com/2009/01/calendrios-dos-diversos-povos.html, https://revistagalileu.globo.com/Cultura/noticia/2016/01/oito-tipos-de-calendarios-usados-pelo-mundo.html e http://www.calendariodoano.com.br/ (Acesso em: 5/8/2018).
Materiais necessários para a aula: Computadores conectados à internet e/ou livros e textos impressos sobre o tema para pesquisa, calendários diferentes (judaico, islâmico, maia, chinês, etíope etc. - um por grupo), cartolinas, material para produção de cartaz (caneta hidrocor, lápis de cor etc.), fita crepe ou outro material para fixar os cartazes na parede, post-its (ou folhas avulsas para anotações)
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão aprender nesta aula, que existem diversos tipos de calendário usados no mundo hoje, apesar de o gregoriano (o que usamos oficialmente no Brasil) ser aceito internacionalmente para facilitar a comunicação. Diga também que eles relacionarão estes calendários com os movimentos dos astros, como fizeram com o calendário gregoriano.
Contexto
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientações: Organize os alunos em um círculo, semicírculo ou “U”, de acordo com as possibilidades do seu espaço. Mostre as imagens (projetadas ou impressas). Você pode ainda utilizar outras imagens do Ano-Novo chinês. Pergunte aos alunos se eles conhecem a comemoração do Ano-Novo chinês e
se sabem que ele não é comemorado no mesmo momento do ano que nós comemoramos. Chame a atenção para as datas mostradas no slide.
“Estas são as datas da comemoração do Ano-Novo chinês em diferentes anos. Em seguida, inicie uma discussão. Você pode usar questões como:
Vocês sabem que ele é comemorado em diferentes datas do nosso calendário?
Como será o calendário chinês para que estas datas sejam diferentes a cada ano do nosso calendário?
Será que existem ainda outros calendários diferentes?
Vocês conhecem ou usam algum calendário diferente do nosso?
Registre o que os alunos forem falando. Você pode, por exemplo, montar um quadro SQA (O que sabemos? O que queremos saber? O que aprendemos?), com uma coluna para cada uma dessas perguntas e ir registrando o que eles disserem aqui na coluna S (O que sabemos?). Este quadro pode ser usado durante toda a unidade, ou para cada aula. Leia mais sobre o quadro SQA em http://www.storyboardthat.com/pt/articles/e/kwl-chart (Acesso em: 26/6/2018).
Em seguida, comente sobre a atividade que será realizada: Hoje nós vamos analisar outros calendários, que são usados em diferentes culturas, e relacioná-los com os movimentos dos astros.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Leia a Questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema. Registre o que eles dizem na coluna S (O que sabemos?) do quadro SQA e possíveis questionamentos que forem expressos na coluna Q (O que queremos saber?). Não se preocupe em responder os questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.
Mão na massa
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações: Organize os alunos em grupos de, no máximo, quatro alunos. Forneça a cada grupo um calendário impresso e uma folha com as orientações. Use o maior número de tipos de calendário diferentes. Você pode imprimir os calendários aqui: calendário chinês, calendário judaico, calendário islâmico. Caso você queira utilizar ainda outros calendários (etíope, maia, inca, juche etc.), não há problemas.
Explique a atividade usando o slide projetado. Ressalte que o primeiro passo é analisar o calendário recebido e anotar suas observações e questionamentos. Só depois eles farão a pesquisa e, no final, produzirão um cartaz explicativo sobre o calendário analisado, para que possam compartilhar com os colegas suas descobertas. O cartaz deve deixar claro como o calendário foi construído, quais as relações com os movimentos cíclicos dos astros, por quem é (ou foi) utilizado e como/se o calendário é adaptado para que o ano corresponda ao ano solar.
Dê um tempo para que analisem o calendário. Em seguida, forneça aos grupos material para pesquisa: computadores conectados à internet e/ou livros e textos impressos sobre os calendários para que os alunos possam pesquisar as informações complementares. Caso não haja acesso à internet ou livros sobre o assunto, imprima textos sobre os calendários (veja sugestões abaixo). Deixe disponível em um local acessível da sala o material para confecção dos cartazes.
Enquanto eles trabalham, circule pela sala. Acompanhe o trabalho e procure colaborar com os grupos que estiverem com dificuldades. Alguns calendários são mais raros, então você pode sugerir sites para pesquisa. Avise sobre o tempo disponível periodicamente, ajudando-os no gerenciamento do tempo (Exemplo: Temos ainda 10 minutos. Se o seu grupo não iniciou a produção do cartaz, está na hora de iniciar).
Materiais necessários: Computadores conectados à internet e/ou livros e textos impressos sobre o tema para pesquisa, calendários diferentes (judaico, islâmico, maia, chinês, etíope etc. - Um por grupo), cartolinas, material para
a produção de cartazes (canetas hidrocores, lápis de cor etc.).
Materiais complementares:
Sites com textos sobre calendários:
Calendário chinês: http://www.cal365.pt/calendario/Chines (Acesso em: 12/10/2018)
Calendário judaico: http://chazit.com/cybersio/artigos/calendario.htm (Acesso em: 5/8/2018).
Calendário islâmico: http://www.calendariodoano.com.br/calendario-islamico/ (Acesso em: 5/8/2018).
Calendários diversos: http://hid0141.blogspot.com/2009/01/calendrios-dos-diversos-povos.html (Acesso em: 5/8/2018).
MÃO NA MASSA
No final, peça para que cada grupo se reúna próximo a seu cartaz e leia os comentários deixados pelos colegas. Se você tiver tempo e desejar, planeje outra aula para que os alunos respondam aos questionamentos dos colegas.
Materiais necessários: Post-its ou folhas avulsas, fita crepe ou outro material para fixação dos cartazes
SISTEMATIZAÇÃO
Tempo sugerido: 9 minutos.
Orientações: Proponha uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar as observações sobre o que foi interessante na exposição e o que descobriram na aula. Retome os registros feitos no quadro SQA no início da aula e peça para que eles registrem na coluna A o que descobriram com
a atividade. Compare os conhecimentos prévios e hipóteses com o que aprenderam.
SISTEMATIZAÇÃO
Orientações: Projete o slide ou leia as informações para sistematizar os aprendizados da aula.
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Google meet.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Classroom.
- Documentos colaborativos Google: Apresentações e Docs.
- Apresentações Google para projeção.
Contexto e questão disparadora
Faça uma videochamada com a turma através do Zoom ou Google meet. Leia o tema da aula e comente com os alunos que existem diversos tipos de calendário usados no mundo hoje.
Projete para a turma, através do Google Apresentações, a imagem e informações do slide 3.
Para contextualizar as figuras projetadas, pergunte aos alunos se eles conhecem o “Ano Novo” chinês e se sabem quando ele é celebrado. Em seguida, inicie uma discussão em grupo, seguindo os questionamentos sugeridos nas orientações do slide. Registre as ideias dos alunos no quadro SQA, provocando-os a dizerem o que sabem e o que gostariam de saber sobre o tema
Apresente a pergunta disparadora.
Mão na massa
Divida a turma em grupos/salas virtuais menores e distribua os materiais sugeridos no plano, em forma de documento colaborativo (Apresentações), para as crianças trabalharem em conjunto no mesmo arquivo. Explique o que deve ser feito projetando o slide 5 e monitore os grupos durante o “mão na massa”, fazendo intervenções quando necessário, incentivando que observem as situações e reflitam sobre o melhor caminho para resolução dos problemas apresentados.
“Diversifique” nos tipos de calendários atribuídos aos grupos, para enriquecer as produções dos alunos em relação a variedade do material de apoio. Dê um tempo para realizarem as pesquisas sobre os calendários recebidos e oriente-os a produzirem os “cartazes” no documento colaborativo que você distribuiu aos grupos.
Sistematização
Siga as orientações dos slides 7 e 8 para a sistematização e peça para os grupos compartilharem as ideias e descobertas após a etapa “mão na massa”. Retome os registros feitos no quadro SQA no início da aula e compare os conhecimentos prévios e hipóteses com o que aprenderam.
Convite às famílias
As famílias serão convidadas a ajudarem as crianças no acesso às plataformas digitais para a aula.
4º ano
Objetivos de aprendizagem
Relacionar calendários de diferentes culturas com os movimentos cíclicos dos astros e identificar suas adaptações para que o ano coincida com o ano solar.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF04CI11) Associar os movimentos cíclicos da Lua e da Terra a períodos de tempo regulares e ao uso deste conhecimento para a construção de calendários em diferentes culturas.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.
Professor-autor: Andresa Prata Cuginotti
Mentor: Aline Soares Silva
Especialista: Margareth Polido