Aquecimento
Plano de Aula
Plano de aula: Situação-problema: o que falta?
Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Processos matemáticos: problemas não convencionais
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Daniela Pistori Tavares
Mentor: Edicléia Xavier da Costa
Especialista: Rita Batista
Habilidade da BNCC
Desenvolver estratégias de representação de um problema não convencional e comparar diferentes soluções para uma mesma situação - problema.
Objetivos específicos
- Selecionar os dados apresentados.
- Identificar a ausência de dados essenciais à resolução.
- Ser capaz de perceber um problema sem solução.
- Estimular a autonomia do aluno.
Conceito-chave
Resolução de problemas sem resposta, devido a falta de dados.
Recursos necessários
- Papel;
- Lápis;
- Borracha;
- Quadro;
- Atividades projetadas em formato de slides ou impressas.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Selecionar os dados apresentados.
- Identificar a ausência de dados essenciais à resolução.
- Ser capaz de perceber um problema sem solução.
- Estimular a autonomia do aluno.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
OBJETIVO
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Projete ou escreva no quadro o objetivo da aula. Em seguida, leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo, familiarizando os alunos ao conteúdo que será trabalhado durante a aula.
AQUECIMENTO
Tempo sugerido: 5 minutos (Slides 3 e 4).
Orientação: Entregue a cada aluno ou dupla de alunos, este ou outro quebra-cabeça de sua preferência,, já recortado. Mas atenção! Os alunos devem receber faltando uma das peças e que seja uma peça essencial para completar o desenho. Deixe que tentem completar até que percebam que não é possível realizar a tarefa com êxito.
Apresente aos alunos a montagem das peças entregue e pedir que observem.
Propósito: Que os alunos percebam que ao faltar uma das peças, não é possível chegar a conclusão da atividade.
Discuta com a turma:
- O que você notou ao realizar a atividade?
- Como você conseguiria concluir a tarefa proposta?
- É possível concluir a tarefa proposta da maneira que lhe foi entregue? Por que?
Materiais complementares para impressão:
AQUECIMENTO
Tempo sugerido: 5 minutos (Slides 3 e 4).
Orientação: Entregue a cada aluno ou dupla de alunos, este ou outro quebra-cabeça de sua preferência,, já recortado. Mas atenção! Os alunos devem receber faltando uma das peças e que seja uma peça essencial para completar o desenho. Deixe que tentem completar até que percebam que não é possível realizar a tarefa com êxito.
Apresente aos alunos a montagem das peças entregue e pedir que observem.
Propósito: Que os alunos percebam que ao faltar uma das peças, não é possível chegar a conclusão da atividade.
Discuta com a turma:
- O que você notou ao realizar a atividade?
- Como você conseguiria concluir a tarefa proposta?
- É possível concluir a tarefa proposta da maneira que lhe foi entregue? Por que?
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 e 6).
Orientação:
- Pense em agrupamentos de até 3 alunos.
- Apresente a situação aos alunos e deixe que leiam ou realize a leitura caso tenha alunos não leitores.
- Promova a análise da situação, identificando os dados apresentados.
- Peça que marquem as informações que considerem importantes.
Propósito: Auxiliar os alunos na compreensão da situação-problema apresentada, na qual faltam dados essenciais à resolução.
Discuta com a turma:
- O que é pedido no final do problema?
- O que é preciso observar no enunciado para encontrar a solução?
- Todos os dados apresentados são importantes para a resolução?
- Todos os dados necessários estão descritos no enunciado?
Materiais complementares para impressão:
Resolução da atividade principal
Leitura complementar:
- Livro: Mentalidades Matemáticas; Joe Boeler; capítulos 5 e 9
Afinal, o que é esforço produtivo e como ele funciona na Matemática?
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 e 6).
Orientação:
- Pense em agrupamentos de até 3 alunos.
- Apresente a situação aos alunos e deixe que leiam ou realize a leitura caso tenha alunos não leitores.
- Promova a análise da situação, identificando os dados apresentados.
- Peça que marquem as informações que considerem importantes.
Propósito: Auxiliar os alunos na compreensão da situação-problema apresentada, na qual faltam dados essenciais à resolução.
Discuta com a turma:
- O que é pedido no final do problema?
- O que é preciso observar no enunciado para encontrar a solução?
- Todos os dados apresentados são importantes para a resolução?
- Todos os dados necessários estão descritos no enunciado?
PAINEL DE SOLUÇÕES
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7, 8 e 9).
Orientação: É importante que o professor tenha observado os alunos e suas estratégias de pensamento durante o tempo reservado à resolução.
- Deixe que os alunos exponham a maneira como pensaram.
- Indique a autoria da resolução e valorize o que apresentaram.
- Caso algum aluno apresente uma solução possível, que neste caso seria um erro, estimule-o a analisar novamente, cuidando para não haver constrangimentos. Utilize os questionamentos descritos a seguir.
Propósito: Compartilhar as diferentes maneiras de raciocínio dos alunos.
Discuta com a turma:
- Como vocês pensaram para identificar os dados apresentados?
- O que vocês observaram em relação às informações contidas no enunciado?
- Todas os dados apresentados foram utilizados? Justifique.
- Os dados apresentados foram suficientes para se chegar à uma solução?
- Qual é a semelhança entre as estratégias de resolução apresentadas por vocês?
- E a diferença?
- Vocês encontraram alguma dificuldade para concluir o problema? Qual?
PAINEL DE SOLUÇÕES
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7, 8 e 9).
Orientação: É importante que o professor tenha observado os alunos e suas estratégias de pensamento durante o tempo reservado à resolução.
- Deixe que os alunos exponham a maneira como pensaram.
- Indique a autoria da resolução e valorize o que apresentaram.
- Caso algum aluno apresente uma solução possível, que neste caso seria um erro, estimule-o a analisar novamente, cuidando para não haver constrangimentos. Utilize os questionamentos descritos a seguir.
Propósito: Compartilhar as diferentes maneiras de raciocínio dos alunos.
Discuta com a turma:
- Como vocês pensaram para identificar os dados apresentados?
- O que vocês observaram em relação às informações contidas no enunciado?
- Todas os dados apresentados foram utilizados? Justifique.
- Os dados apresentados foram suficientes para se chegar à uma solução?
- Qual é a semelhança entre as estratégias de resolução apresentadas por vocês?
- E a diferença?
- Vocês encontraram alguma dificuldade para concluir o problema? Qual?
PAINEL DE SOLUÇÕES
Tempo sugerido: 10 minutos(slides 7, 8 e 9).
Orientação: É importante que o professor tenha observado os alunos e suas estratégias de pensamento durante o tempo reservado à resolução.
- Deixe que os alunos exponham a maneira como pensaram.
- Indique a autoria da resolução e valorize o que apresentaram.
- Caso algum aluno apresente uma solução possível, que neste caso seria um erro, estimule-o a analisar novamente, cuidando para não haver constrangimentos. Utilize os questionamentos descritos a seguir.
Propósito: Compartilhar as diferentes maneiras de raciocínio dos alunos.
Discuta com a turma:
- Como vocês pensaram para identificar os dados apresentados?
- O que vocês observaram em relação às informações contidas no enunciado?
- Todas os dados apresentados foram utilizados? Justifique.
- Os dados apresentados foram suficientes para se chegar à uma solução?
- Qual é a semelhança entre as estratégias de resolução apresentadas por vocês?
- E a diferença?
- Vocês encontraram alguma dificuldade para concluir o problema? Qual?
SISTEMATIZAÇÃO DO CONCEITO
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Encerre a atividade retomando com os alunos o conceito trabalhado, realizando a leitura do slide para conclusão da atividade de acordo com o slide de encerramento a seguir.
Propósito: Enfatizar e reforçar os conteúdos tratados e conhecimentos adquiridos na aula.
ENCERRAMENTO
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Questione os alunos sobre o que aprenderam, deixando que reflitam e exponham suas opiniões oralmente aos demais colegas. Assim, retomando os conceitos abordados na aula, observe a compreensão da turma em relação ao objetivo proposto.
Propósito: Concluir as aprendizagens da aula.
RAIO X
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia desejada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.
Propósito: Que os alunos estejam atentos às informações contidas no enunciado, sendo capazes de perceber que os dados apresentados são insuficientes para a resolução..
Materiais complementares para impressão:
Para os alunos
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT3_25RDP_05
Recursos
- Necessários: Caderno e lápis.
- Opcionais: - Atividades impressas;
- Algum meio de comunicação: Zoom, Google Meet, Team Link, WhatsApp, e-mail.
Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal, lembrando a importância de visitar todas as etapas do plano, para assim poder identificar outras partes que julgue relevante para contribuir com a aprendizagem de seus alunos.
Atividade principal
A atividade principal aborda uma situação problema que não pode ser solucionada, pois os dados apresentados são insuficientes. Dessa forma, a realização da atividade sugerida pode ser em aula síncrona ou assíncrona.
Na aula síncrona (Zoom, Google Meet ou Team Link), você pode apresentar os slides 5 e 6 e incentivar os alunos a realizarem a leitura do problema e solucioná-lo no caderno, mobilizando os conhecimentos que já possuem. Vale ressaltar o cuidado de possibilitar aos alunos a leitura dos dois slides, mas deixar o slide 5 fixo na tela, visto que contém informações necessárias para os alunos perceberem que não tem como responder numericamente o problema proposto.
Estabeleça um tempo para realizarem a resolução e, em seguida, inicie os questionamentos:
- Conseguiram solucionar o problema?
- O que é pedido no final do problema?
- Qual resposta vocês encontraram?
- O que é preciso observar no enunciado para encontrar a solução?
- Todo problema tem solução?
De acordo com as respostas apresentadas pelos alunos, você poderá ser o escriba, tendo o cuidado de registrar, focando a câmera para que todos possam visualizar.
Na aula assíncrona, você pode fotografar ou printar a tela dos slides 5 e 6 e compartilhar com os alunos via WhatsApp ou e-mail, estabelecendo um prazo para a devolutiva das resoluções e deixando a possibilidade do contato com você para esclarecimentos necessários.
Se não for possível a comunicação on-line com seus alunos, escolha atividades de outros planos que, com a apresentação dos slides citados, formem uma sequência. Faça a impressão, inclusive com orientações, questionamentos e um cronograma para realização das atividades. Solicite que as famílias peguem na escola. Neste caso, acompanhe as aprendizagens sugerindo registros de soluções e/ou a confecção de um “Diário de bordo”, de forma que possa ser estabelecido um acordo para que, se possível, as famílias encaminhem a devolutiva à escola.
Lembre-se que o plano apresenta atividades complementares que contribuem para a sistematização ou verificação da aprendizagem dos estudantes.
Discussão das soluções
Na aula síncrona, o problema pode ser respondido no caderno e as resoluções socializadas com os colegas, lembrando de estimular o aluno a explicar seu raciocínio. Em seguida questione a turma:
- Todas os dados apresentados foram utilizados? Justifique.
- Os dados apresentados foram suficientes para se chegar a uma solução?
- Qual informação necessária não foi dada para garantir a resolução?
- O que impossibilita um problema de ser solucionado?
- Para solucionarmos um problema temos que analisar os dados informados e a pergunta?
Após os alunos compartilharem suas estratégias de resolução, você pode apresentar os slides 8 e 9 que abordam a Discussão da solução.
Na aula assíncrona, as resoluções devem ser devolvidas ao professor de acordo com o meio de entrega (digital ou física). No caso da devolutiva digital, o professor pode favorecer a socialização das resoluções apresentadas pelos alunos, e das apresentadas na Discussão das soluções (nos slides 8 e 9), através de fotos, mensagem de texto ou áudio, provocando reflexões para que percebam que os dados informados não são suficientes para responder à pergunta do problema. Entretanto, na devolutiva física, o professor deve organizar as soluções e explicações apresentadas, e encaminha-las para os alunos que recorrem a este meio de comunicação.
Sistematização
De acordo com o meio de comunicação estabelecido para abordar as atividades, favorecer, através da socialização das resoluções apresentadas e análises realizadas, o reconhecimento que alguns problemas. Ao invés de informar uma resposta numérica, o aluno deve responder que não foi possível resolver o problema porque falta uma determinada informação, especificando qual. Para melhor enfatizar os conceitos abordados na atividade, oportunize a leitura do texto apresentado na sistematização (slide 10).
Raio X
A atividade do Raio X apresentada no slide 12, pode ser usada para verificar se os alunos reconhecem as informações contidas no enunciado e se são insuficientes para a resolução. Dessa forma, professor, utilize para apresentar o problema o mesmo meio de comunicação adotado para a realização da atividade principal, ressaltando a importância de você realizar a análise das respostas apresentadas por cada estudante e, quando possível, possibilitar a discussão da mesma.
Convite às famílias
Oriente aos familiares que nesse momento é ideal que estabeleçam a rotina de estudo para seu/sua filho(a), com horários definidos. Relembre-os da importância de incentivar e, se possível, acompanhar as atividades do seu/sua filho(a).
Sugira que os alunos socializem com seus familiares o que aprenderam, ou seja, que alguns problemas não apresentam as informações suficientes para responder à pergunta. Por isso é importante ler, interpretar e analisar os problemas propostos.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Daniela Pistori Tavares
Mentor: Edicléia Xavier da Costa
Especialista: Rita Batista
Habilidade da BNCC
Desenvolver estratégias de representação de um problema não convencional e comparar diferentes soluções para uma mesma situação - problema.
Objetivos específicos
- Selecionar os dados apresentados.
- Identificar a ausência de dados essenciais à resolução.
- Ser capaz de perceber um problema sem solução.
- Estimular a autonomia do aluno.
Conceito-chave
Resolução de problemas sem resposta, devido a falta de dados.
Recursos necessários
- Papel;
- Lápis;
- Borracha;
- Quadro;
- Atividades projetadas em formato de slides ou impressas.