Plano de Aula

Plano de aula: Situação-problema: o que falta?

Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Processos matemáticos: problemas não convencionais

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Daniela Pistori Tavares

Mentor: Edicléia Xavier da Costa

Especialista: Rita Batista

Habilidade da BNCC

Desenvolver estratégias de representação de um problema não convencional e comparar diferentes soluções para uma mesma situação - problema.

Objetivos específicos

  • Selecionar os dados apresentados.
  • Identificar a ausência de dados essenciais à resolução.
  • Ser capaz de perceber um problema sem solução.
  • Estimular a autonomia do aluno.

Conceito-chave

Resolução de problemas sem resposta, devido a falta de dados.

Recursos necessários

  • Papel;
  • Lápis;
  • Borracha;
  • Quadro;
  • Atividades projetadas em formato de slides ou impressas.



Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

  • Selecionar os dados apresentados.
  • Identificar a ausência de dados essenciais à resolução.
  • Ser capaz de perceber um problema sem solução.
  • Estimular a autonomia do aluno.

Competências Gerais na BNCC

Conclua o curso online em 4h e ganhe um certificado!

COMEÇAR AGORA