Resolução das atividades
Plano de Aula
Plano de aula: Pesquisa e construção de gráfico
Plano 6 de uma sequência de 6 planos. Veja todos os planos sobre Tabelas e gráficos de barras
Descrição
Sobre o plano - MAT3_24PES06 / Pesquisa e construção de gráfico
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Eliane Zanin
Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco
Habilidade da BNCC
(EF03MA28) Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas em um universo de até 50 elementos, organizar os dados coletados utilizando listas, tabelas simples ou de dupla entrada e representá-los em gráficos de colunas simples, com e sem uso de tecnologias digitais.
Objetivos específicos
- Coletar dados, registrar em tabela e construir gráfico.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Coletar dados, registrar em tabela e construir gráfico.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula. Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão. O tempo sugerido prevê 48 minutos de atividade e 2 minutos para compartilhar com a turma o objetivo da aula.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Compartilhe com a turma o objetivo da aula lendo-o em voz alta, projetando-o (se estiver fazendo uso de apresentação de slides) ou escrevendo-o no quadro.
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 e 4)
Orientações:
Projete este slide ou escreva no quadro a pergunta. Ouça as respostas dos alunos e só faça intervenção, no caso deles não saberem a resposta. Eles devem citar os seguintes elementos: título, eixos de dados, fonte dos dados e legenda. No caso deles não citarem, você pode complementar ainda que os eixos representam as variáveis categóricas. Explique também, que só alguns gráficos têm legenda.
Quanto à segunda pergunta do slide, os alunos devem dizer que um gráfico serve para organizar e melhor visualizar informações coletadas em pesquisas e registradas em tabelas. Depois de ouvir os alunos e debaterem as respostas do primeiro slide, entregue uma atividade impressa para cada aluno, ou projete-a.
Diga então, que devem analisar o gráfico apresentado e responder as perguntas sobre a função de cada elemento. Eles devem notar, que este gráfico tem legenda, então, questione-os se há necessidade. Eles devem perceber que não precisaria de legenda, pois as variáveis estão representadas por números e desenhos, tornando a leitura compreensível.
Seria necessária legenda, se não tivesse os desenhos e as colunas fossem uma de cada cor. Quanto à fonte, eles devem dizer que os dados levantados foram através de uma pesquisa feita entre as meninas dos 3º anos da escola.
Propósito:
Relembrar os elementos que compõem os gráficos e suas funções.
Discuta com a turma:
- Que tipo de gráfico é este?
- Quais os elementos que o compõe?
- Qual é o título deste gráfico? Para que serve?
- O que representa a linha horizontal deste gráfico?
- E a vertical?
- Para que serve a legenda? Neste caso específico, há necessidade de legenda?
- De onde foram coletados esses dados representados no gráfico? Qual é o elemento que descreve isso?
- Quantas pessoas responderam a pesquisa? Como podemos saber disso?
Materiais complementares:
Atividade Retomada para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/29kjAPJTSRCJM79RyREEmQeFdhssVtqZ7z57tJYPsbQkWB8B8PTTQmHUTzad/atividade-de-retomada-mat3-24pes06.pdf
Resolução das atividades:
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 e 4)
Orientações:
Projete este slide ou escreva no quadro a pergunta. Ouça as respostas dos alunos e só faça intervenção, no caso deles não saberem a resposta. Eles devem citar os seguintes elementos: título, eixos de dados, fonte dos dados e legenda. No caso deles não citarem, você pode complementar ainda que os eixos representam as variáveis categóricas. Explique também, que só alguns gráficos têm legenda.
Quanto à segunda pergunta do slide, os alunos devem dizer que um gráfico serve para organizar e melhor visualizar informações coletadas em pesquisas e registradas em tabelas. Depois de ouvir os alunos e debaterem as respostas do primeiro slide, entregue uma atividade impressa para cada aluno, ou projete-a.
Diga então, que devem analisar o gráfico apresentado e responder as perguntas sobre a função de cada elemento. Eles devem notar, que este gráfico tem legenda, então, questione-os se há necessidade. Eles devem perceber que não precisaria de legenda, pois as variáveis estão representadas por números e desenhos, tornando a leitura compreensível.
Seria necessária legenda, se não tivesse os desenhos e as colunas fossem uma de cada cor. Quanto à fonte, eles devem dizer que os dados levantados foram através de uma pesquisa feita entre as meninas dos 3º anos da escola.
Propósito:
Relembrar os elementos que compõem os gráficos e suas funções.
Discuta com a turma:
- Que tipo de gráfico é este?
- Quais os elementos que o compõe?
- Qual é o título deste gráfico? Para que serve?
- O que representa a linha horizontal deste gráfico?
- E a vertical?
- Para que serve a legenda? Neste caso específico, há necessidade de legenda?
- De onde foram coletados esses dados representados no gráfico? Qual é o elemento que descreve isso?
- Quantas pessoas responderam a pesquisa? Como podemos saber disso?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 e 6)
Orientações:
Desafie os alunos a fazer pesquisas entre os alunos da escola, sobre a preferência de brincadeira no horário do recreio. Divida-os em grupos de quatro.
Explique que cada grupo ficará responsável por uma turma: 1º, 2º, 3º ou 4º ano. Entregue uma tabela e uma malha quadriculada para cada grupo. Leia com eles a tabela e esclareça as dúvidas. Peça então que cada grupo elabore o título e a pergunta a ser feita para a turma pesquisada.
Oriente-os para que se organizem na hora da pesquisa: quem vai fazer a pergunta, quem ficará responsável pela contagem dos votos, pelo registro, a forma da pesquisa, se é por exemplo, para levantar a mão na hora da resposta da sua preferência, ou se farão a pergunta um a um. É importante nestes casos de pesquisa, que você chame atenção de seus alunos quanto às questões, como, pedir permissão para entrar na sala de aula e de agradecimento. É aconselhável também que você combine previamente com a direção e professores da escola, evitando assim, possíveis transtornos e/ou imprevistos. Enquanto os alunos se organizam, ande entre os grupos e faça as intervenções necessárias, principalmente quanto a forma de pesquisa, no coletivo, ou no individual.
Depois de prontos, peça que se dirijam até a sala da turma que será pesquisada e procedam a pesquisa. De volta para a sala de aula, eles devem fazer o levantamento dos dados e iniciar a construção do gráfico. Neste momento, cada grupo completará os elementos do gráfico, de acordo com seus dados tabelados. Fale que se preferirem, podem construir legenda.
Neste momento, caminhe pela sala e observe o desempenho dos grupos e suas dúvidas. Consulte sugestões no guia de intervenção. Diga que depois, eles deverão apresentar seus resultados para a turma, e se você preferir, e houver possibilidade, avise que este trabalho ficará exposto no mural da escola.
Propósito:
Pesquisar, registrar dados e construir gráfico.
Discuta com a turma:
- Sobre o que será a nossa pesquisa?
- O que é importante perguntar?
- Como pode ser o título da pesquisa?
- O que registrar na linha dos “outras”?
- O que escrever na “Fonte de dados”?
- O que vamos escrever nos eixos de dados?
- Qual altura das colunas?
- Que cor pintar as colunas?
- Será necessário fazer legenda?
- Em que situações usamos legenda?
Materiais complementares:
Atividade principal para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wDe4MP4zbjzaMYF9TV24zA9XfFq7FwJyT6ZHWN7hUEPGVWaqsuZjHXFww6Ta/atividade-principal-mat3-24pes06.pdf
Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wDSWYUF56MA3D6P6TCV7frGJqF7UFKESMwbqSwf59DbkuAWtsYmSGcP7yfA5/resolucao-das-atividades-mat3-24pes06.pdf
Guia de intervenções: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5Tszwy9aXM6q5N3678ZnMWhFfwNzT2bJKWQ3Mha4esEn6WUqxZ8UBRNP7hxd/guia-de-intervencao-mat3-24pes06.pdf
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 e 6)
Orientações:
Desafie os alunos a fazer pesquisas entre os alunos da escola, sobre a preferência de brincadeira no horário do recreio. Divida-os em grupos de quatro.
Explique que cada grupo ficará responsável por uma turma: 1º, 2º, 3º ou 4º ano. Entregue uma tabela e uma malha quadriculada para cada grupo. Leia com eles a tabela e esclareça as dúvidas. Peça então que cada grupo elabore o título e a pergunta a ser feita para a turma pesquisada.
Oriente-os para que se organizem na hora da pesquisa: quem vai fazer a pergunta, quem ficará responsável pela contagem dos votos, pelo registro, a forma da pesquisa, se é por exemplo, para levantar a mão na hora da resposta da sua preferência, ou se farão a pergunta um a um. É importante nestes casos de pesquisa, que você chame atenção de seus alunos quanto às questões, como, pedir permissão para entrar na sala de aula e de agradecimento. É aconselhável também que você combine previamente com a direção e professores da escola, evitando assim, possíveis transtornos e/ou imprevistos. Enquanto os alunos se organizam, ande entre os grupos e faça as intervenções necessárias, principalmente quanto a forma de pesquisa, no coletivo, ou no individual.
Depois de prontos, peça que se dirijam até a sala da turma que será pesquisada e procedam a pesquisa. De volta para a sala de aula, eles devem fazer o levantamento dos dados e iniciar a construção do gráfico. Neste momento, cada grupo completará os elementos do gráfico, de acordo com seus dados tabelados. Fale que se preferirem, podem construir legenda.
Neste momento, caminhe pela sala e observe o desempenho dos grupos e suas dúvidas. Consulte sugestões no guia de intervenção. Diga que depois, eles deverão apresentar seus resultados para a turma, e se você preferir, e houver possibilidade, avise que este trabalho ficará exposto no mural da escola.
Propósito:
Pesquisar, registrar dados e construir gráfico.
Discuta com a turma:
- Sobre o que será a nossa pesquisa?
- O que é importante perguntar?
- Como pode ser o título da pesquisa?
- O que registrar na linha dos “outras”?
- O que escrever na “Fonte de dados”?
- O que vamos escrever nos eixos de dados?
- Qual altura das colunas?
- Que cor pintar as colunas?
- Será necessário fazer legenda?
- Em que situações usamos legenda?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 a 10)
Orientações:
Peça que cada grupo apresente sua pesquisa, fazendo a leitura da tabela e mostrando o gráfico. Nestes slides há exemplos de possíveis respostas, porém você deve explorar os números apresentados por seus alunos. Abaixo tem sugestões de perguntas e comparações entre as pesquisas feitas, no entanto, use de acordo com os dados apresentados pela turma.
A discussão das soluções é importante pois os alunos percebem nitidamente a relação entre os dados da tabela com o gráfico e concluem que os dois são uma forma de apresentar os resultados da pesquisa. Na pesquisa apresentada do 1º ano, como fictícia solução encontrada, os alunos pintaram no gráfico, uma coluna de cada cor e não escreveram a variável com os tipos de brincadeiras levantadas. Se aparecer alguma solução assim, questione a turma sobre o entendimento da pesquisa no gráfico e retome a necessidade da legenda.
Os alunos devem perceber que desta forma apresentada, não é possível saber das preferências do 1º ano, olhando o gráfico isolado, apresentado pelo grupo. Neste caso, pergunte à turma, o que poderia ser feito para melhorar a compreensão.
Se não aparecer nenhuma resposta correta, então, fale para o grupo que eles podem criar uma legenda com quadradinhos das mesmas cores usadas nas colunas e escrever qual brincadeira ela representa. Ou então, que registrem verticalmente abaixo das colunas, qual brincadeira elas representam.
Na apresentação do outro grupo, que neste exemplo, pesquisou o 4º ano, perceba que os alunos usaram apenas uma cor para todas as colunas, e escreveram as variáveis, não sendo necessário usar legenda neste caso. Faça essa comparação entre as apresentações dos grupos, caso apareçam exemplos assim.
Veja também que nos exemplos apresentados os números das preferências pelas brincadeiras mudaram, de acordo com a faixa etária. Se for o caso de seus alunos apresentarem também gráficos com numeração diferenciada assim, faça as perguntas de acordo com essa informação.
Ao final das apresentações dos grupos, proponha uma exposição dos trabalhos e faça novas perguntas, envolvendo todas as pesquisas.
Propósito:
É esperado que os alunos percebem a relação entre a tabela e o gráfico, e reconheçam todos os elementos apresentados.
Discuta com a turma:
- Quantas pessoas participaram da pesquisa do seu grupo?
- Qual a brincadeira mais votada? E a menos?
- Como foi fazer a pesquisa na turma? Tiveram alguma dificuldade?
- Qual a semelhança que podemos observar entre as pesquisas realizadas por vocês?
- E as diferenças? Todas as turmas gostam das mesmas brincadeiras?
- Qual a brincadeira preferida entre todas as turmas pesquisadas?
- Teve alguma brincadeira que não recebeu nenhum voto?
- Seria possível fazer um novo levantamento de dados das preferências entre todas as turmas pesquisadas? Como ficaria?
- E o gráfico mudaria alguma coisa também?
- E a “Fonte de dados”, seria a mesma?
Materiais complementares:
Guia de intervenção: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5Tszwy9aXM6q5N3678ZnMWhFfwNzT2bJKWQ3Mha4esEn6WUqxZ8UBRNP7hxd/guia-de-intervencao-mat3-24pes06.pdf
Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wDSWYUF56MA3D6P6TCV7frGJqF7UFKESMwbqSwf59DbkuAWtsYmSGcP7yfA5/resolucao-das-atividades-mat3-24pes06.pdf
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 a 10)
Orientações:
Peça que cada grupo apresente sua pesquisa, fazendo a leitura da tabela e mostrando o gráfico. Nestes slides há exemplos de possíveis respostas, porém você deve explorar os números apresentados por seus alunos. Abaixo tem sugestões de perguntas e comparações entre as pesquisas feitas, no entanto, use de acordo com os dados apresentados pela turma.
A discussão das soluções é importante pois os alunos percebem nitidamente a relação entre os dados da tabela com o gráfico e concluem que os dois são uma forma de apresentar os resultados da pesquisa. Na pesquisa apresentada do 1º ano, como fictícia solução encontrada, os alunos pintaram no gráfico, uma coluna de cada cor e não escreveram a variável com os tipos de brincadeiras levantadas. Se aparecer alguma solução assim, questione a turma sobre o entendimento da pesquisa no gráfico e retome a necessidade da legenda.
Os alunos devem perceber que desta forma apresentada, não é possível saber das preferências do 1º ano, olhando o gráfico isolado, apresentado pelo grupo. Neste caso, pergunte à turma, o que poderia ser feito para melhorar a compreensão.
Se não aparecer nenhuma resposta correta, então, fale para o grupo que eles podem criar uma legenda com quadradinhos das mesmas cores usadas nas colunas e escrever qual brincadeira ela representa. Ou então, que registrem verticalmente abaixo das colunas, qual brincadeira elas representam.
Na apresentação do outro grupo, que neste exemplo, pesquisou o 4º ano, perceba que os alunos usaram apenas uma cor para todas as colunas, e escreveram as variáveis, não sendo necessário usar legenda neste caso. Faça essa comparação entre as apresentações dos grupos, caso apareçam exemplos assim.
Veja também que nos exemplos apresentados os números das preferências pelas brincadeiras mudaram, de acordo com a faixa etária. Se for o caso de seus alunos apresentarem também gráficos com numeração diferenciada assim, faça as perguntas de acordo com essa informação.
Ao final das apresentações dos grupos, proponha uma exposição dos trabalhos e faça novas perguntas, envolvendo todas as pesquisas.
Propósito:
É esperado que os alunos percebem a relação entre a tabela e o gráfico, e reconheçam todos os elementos apresentados.
Discuta com a turma:
- Quantas pessoas participaram da pesquisa do seu grupo?
- Qual a brincadeira mais votada? E a menos?
- Como foi fazer a pesquisa na turma? Tiveram alguma dificuldade?
- Qual a semelhança que podemos observar entre as pesquisas realizadas por vocês?
- E as diferenças? Todas as turmas gostam das mesmas brincadeiras?
- Qual a brincadeira preferida entre todas as turmas pesquisadas?
- Teve alguma brincadeira que não recebeu nenhum voto?
- Seria possível fazer um novo levantamento de dados das preferências entre todas as turmas pesquisadas? Como ficaria?
- E o gráfico mudaria alguma coisa também?
- E a “Fonte de dados”, seria a mesma?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 a 10)
Orientações:
Peça que cada grupo apresente sua pesquisa, fazendo a leitura da tabela e mostrando o gráfico. Nestes slides há exemplos de possíveis respostas, porém você deve explorar os números apresentados por seus alunos. Abaixo tem sugestões de perguntas e comparações entre as pesquisas feitas, no entanto, use de acordo com os dados apresentados pela turma.
A discussão das soluções é importante pois os alunos percebem nitidamente a relação entre os dados da tabela com o gráfico e concluem que os dois são uma forma de apresentar os resultados da pesquisa. Na pesquisa apresentada do 1º ano, como fictícia solução encontrada, os alunos pintaram no gráfico, uma coluna de cada cor e não escreveram a variável com os tipos de brincadeiras levantadas. Se aparecer alguma solução assim, questione a turma sobre o entendimento da pesquisa no gráfico e retome a necessidade da legenda.
Os alunos devem perceber que desta forma apresentada, não é possível saber das preferências do 1º ano, olhando o gráfico isolado, apresentado pelo grupo. Neste caso, pergunte à turma, o que poderia ser feito para melhorar a compreensão.
Se não aparecer nenhuma resposta correta, então, fale para o grupo que eles podem criar uma legenda com quadradinhos das mesmas cores usadas nas colunas e escrever qual brincadeira ela representa. Ou então, que registrem verticalmente abaixo das colunas, qual brincadeira elas representam.
Na apresentação do outro grupo, que neste exemplo, pesquisou o 4º ano, perceba que os alunos usaram apenas uma cor para todas as colunas, e escreveram as variáveis, não sendo necessário usar legenda neste caso. Faça essa comparação entre as apresentações dos grupos, caso apareçam exemplos assim.
Veja também que nos exemplos apresentados os números das preferências pelas brincadeiras mudaram, de acordo com a faixa etária. Se for o caso de seus alunos apresentarem também gráficos com numeração diferenciada assim, faça as perguntas de acordo com essa informação.
Ao final das apresentações dos grupos, proponha uma exposição dos trabalhos e faça novas perguntas, envolvendo todas as pesquisas.
Propósito:
É esperado que os alunos percebem a relação entre a tabela e o gráfico, e reconheçam todos os elementos apresentados.
Discuta com a turma:
- Quantas pessoas participaram da pesquisa do seu grupo?
- Qual a brincadeira mais votada? E a menos?
- Como foi fazer a pesquisa na turma? Tiveram alguma dificuldade?
- Qual a semelhança que podemos observar entre as pesquisas realizadas por vocês?
- E as diferenças? Todas as turmas gostam das mesmas brincadeiras?
- Qual a brincadeira preferida entre todas as turmas pesquisadas?
- Teve alguma brincadeira que não recebeu nenhum voto?
- Seria possível fazer um novo levantamento de dados das preferências entre todas as turmas pesquisadas? Como ficaria?
- E o gráfico mudaria alguma coisa também?
- E a “Fonte de dados”, seria a mesma?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 a 10)
Orientações:
Peça que cada grupo apresente sua pesquisa, fazendo a leitura da tabela e mostrando o gráfico. Nestes slides há exemplos de possíveis respostas, porém você deve explorar os números apresentados por seus alunos. Abaixo tem sugestões de perguntas e comparações entre as pesquisas feitas, no entanto, use de acordo com os dados apresentados pela turma.
A discussão das soluções é importante pois os alunos percebem nitidamente a relação entre os dados da tabela com o gráfico e concluem que os dois são uma forma de apresentar os resultados da pesquisa. Na pesquisa apresentada do 1º ano, como fictícia solução encontrada, os alunos pintaram no gráfico, uma coluna de cada cor e não escreveram a variável com os tipos de brincadeiras levantadas. Se aparecer alguma solução assim, questione a turma sobre o entendimento da pesquisa no gráfico e retome a necessidade da legenda.
Os alunos devem perceber que desta forma apresentada, não é possível saber das preferências do 1º ano, olhando o gráfico isolado, apresentado pelo grupo. Neste caso, pergunte à turma, o que poderia ser feito para melhorar a compreensão.
Se não aparecer nenhuma resposta correta, então, fale para o grupo que eles podem criar uma legenda com quadradinhos das mesmas cores usadas nas colunas e escrever qual brincadeira ela representa. Ou então, que registrem verticalmente abaixo das colunas, qual brincadeira elas representam.
Na apresentação do outro grupo, que neste exemplo, pesquisou o 4º ano, perceba que os alunos usaram apenas uma cor para todas as colunas, e escreveram as variáveis, não sendo necessário usar legenda neste caso. Faça essa comparação entre as apresentações dos grupos, caso apareçam exemplos assim.
Veja também que nos exemplos apresentados os números das preferências pelas brincadeiras mudaram, de acordo com a faixa etária. Se for o caso de seus alunos apresentarem também gráficos com numeração diferenciada assim, faça as perguntas de acordo com essa informação.
Ao final das apresentações dos grupos, proponha uma exposição dos trabalhos e faça novas perguntas, envolvendo todas as pesquisas.
Propósito:
É esperado que os alunos percebem a relação entre a tabela e o gráfico, e reconheçam todos os elementos apresentados.
Discuta com a turma:
- Quantas pessoas participaram da pesquisa do seu grupo?
- Qual a brincadeira mais votada? E a menos?
- Como foi fazer a pesquisa na turma? Tiveram alguma dificuldade?
- Qual a semelhança que podemos observar entre as pesquisas realizadas por vocês?
- E as diferenças? Todas as turmas gostam das mesmas brincadeiras?
- Qual a brincadeira preferida entre todas as turmas pesquisadas?
- Teve alguma brincadeira que não recebeu nenhum voto?
- Seria possível fazer um novo levantamento de dados das preferências entre todas as turmas pesquisadas? Como ficaria?
- E o gráfico mudaria alguma coisa também?
- E a “Fonte de dados”, seria a mesma?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
Projete este slide ou fale o seu conteúdo, retome as atividades desenvolvidas, revisando a aprendizagem da aula.
Propósito:
É esperado que os alunos saibam como pode ser feito uma pesquisa e como apresentar os resultados dela.
Discuta com a turma:
- O que nós queríamos descobrir com a pesquisa feita?
- Qual foi o primeiro passo?
- Onde registramos as respostas dadas pelos pesquisados?
- Como apresentamos as respostas das pesquisas de cada grupo aos colegas da turma?
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos (slide 12 e 13)
Orientações:
Entregue esta tabela impressa e uma folha de papel quadriculado para cada aluno. Se preferir, você pode desenhar a tabela no quadro ou projetá-la. Leia o enunciado com os alunos e explique que eles devem preencher a tabela com o nome de quatro times mais populares da região e depois construir um gráfico sem esquecer de nenhum elemento, utilizando os dados da tabela. Certifique-se que eles entenderam o que é para fazer e deixe que façam sozinhos, pois este é o momento de avaliar a aprendizagem da aula. Neste plano você encontra também atividades complementares para aplicar com seus alunos e dar continuidade a este conteúdo.
Propósito:
Espera-se que os alunos construam o gráfico corretamente e apresentem todos os elementos.
Discuta com a turma:
- Qual é o assunto da pesquisa realizada?
- Quais são as variáveis?
- Com quem foi realizada esta pesquisa?
- O que quer dizer “outro”? E “nenhum”?
Materiais complementares:
Atividade para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qHd8TsxnhBB4XJRMzBFKBd79GYe6yCECebAw5pQB23wCCHBNQk3JpHtjsUg6/atividade-raio-x-mat3-24pes06.pdf
Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wDSWYUF56MA3D6P6TCV7frGJqF7UFKESMwbqSwf59DbkuAWtsYmSGcP7yfA5/resolucao-das-atividades-mat3-24pes06.pdf
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos (slide 12 e 13)
Orientações:
Entregue esta tabela impressa e uma folha de papel quadriculado para cada aluno. Se preferir, você pode desenhar a tabela no quadro ou projetá-la. Leia o enunciado com os alunos e explique que eles devem preencher a tabela com o nome de quatro times mais populares da região e depois construir um gráfico sem esquecer de nenhum elemento, utilizando os dados da tabela. Certifique-se que eles entenderam o que é para fazer e deixe que façam sozinhos, pois este é o momento de avaliar a aprendizagem da aula. Neste plano você encontra também atividades complementares para aplicar com seus alunos e dar continuidade a este conteúdo.
Propósito:
Espera-se que os alunos construam o gráfico corretamente e apresentem todos os elementos.
Discuta com a turma:
- Qual é o assunto da pesquisa realizada?
- Quais são as variáveis?
- Com quem foi realizada esta pesquisa?
- O que quer dizer “outro”? E “nenhum”?
Materiais complementares:
Atividades Complementares: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/f2ZebY4yYVXVgaSpZqfJepQtS4jcfe5qYduXw9r3XA5C36rtvuHw7B4xFzrJ/atividades-complementares-mat3-24pes06.pdf
Para o professor
Para o aluno
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT3_24PES06
Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, Google sala de aula, WhatsApp, e-mail ou impressão (deve ser a última opção neste momento).
Atividade principal
- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Papel quadriculado
Mentimeter
O que é e como usar o mentimeter
Zoom
Como fazer uma enquete no Zoom.
Álbum virtual
Jogo online: Gráficos e tabelas
Jogo online: That quiz
Artigo: Gráficos e tabelas para organizar informações
Para este plano, foque na etapa da Atividade principal
Retomada
O foco da aula deve ser a atividade principal, entretanto, a atividade de retomada vai retomar com os alunos o que deve haver em um gráfico e sua utilização. Você deve compartilhar o slide com o gráfico e enviar por WhatsApp ou semelhante. Os questionamentos também podem ser enviados por esse mesmo meio através de áudio ou texto. Essa parte pode ser realizada antes da aula com a tarefa principal de forma totalmente assíncrona. Através das respostas e dos comentários você pode ter uma ideia se os alunos estarão preparados, ou seja, apresentam os conhecimentos necessários para embarcar na atividade principal.
Atividade principal
O foco desta atividade principal é coletar dados, registrar em tabela e construir gráfico, portanto, os alunos precisam partir de uma pesquisa. Você pode utilizar a pesquisa que foi sugerida ou pensar em outra. Os alunos irão responder à pesquisa e elaborar uma tabela e um gráfico a partir dela.
Você pode realizar a pesquisa perguntando pelo WhatsApp e contando os votos para cada uma das atividades ou pode realizar a pesquisa pelo mentimeter. Você precisa entrar na ferramenta, criar um slide com a pergunta e a opção de gráficos. Você tem que disponibilizar o link (menti.com) para os alunos e o código da atividade. Essa parte da atividade pode ser assíncrona. Se você estiver no Zoom, pode utilizar a opção de enquete e realizar a pesquisa na hora da aula ao vivo por essa ferramenta. Ambas ferramentas já vão transformar as respostas dos alunos em um gráfico, mas não o disponibilize para os alunos, passe somente a quantidade para cada uma das atividades e peça para os alunos anotá-las.
A partir dessas informações, os alunos devem montar uma tabela e um gráfico. Caso seja possível, separe os alunos em grupos do Zoom ou do WhatsApp para que possam discutir e elaborar a atividade em conjunto. Não se esqueça de entrar em todos os grupos para verificar se estão realizando um trabalho produtivo. Caso não seja possível, os alunos podem realizar a tarefa de forma individual através dos dados colhidos.
Peça aos alunos que apresentem suas tabelas e seus gráficos por fotografias ou vídeos explicando como foram realizados. Você pode montar um álbum virtual com todas as fotografias e compartilhar com toda a turma. Você pode pedir que eles escrevam legendas para os seus gráficos.
O trabalho com gráficos e tabelas é importante para o desenvolvimento de um tipo de leitura que está presente na vida dos alunos dentro e fora da escola.
Discussão das soluções
Compartilhe o gráfico que foi montado a partir do mentimeter ou na enquete do Zoom. Peça que o observem e comparem com os que foram realizados por eles. Eles podem compartilhar suas conclusões através de texto ou de áudio e comentar se concordam ou discordam da solução mostrada por você ou pelos colegas.
Encerramento
Retome resumidamente com a turma os conceitos explorados na aula. Os alunos devem copiar em seus cadernos para futuras consultas. Peça que os alunos complementem com informações que não foram contempladas no slide.
Raio X
A atividade de Raio X retoma a confecção de tabelas e gráficos a partir de dados. Você pode enviá-la pelo mesmo meio que envia as outras atividades. Os alunos podem devolver as atividades pelos mesmos meios também. Você também pode escolher e enviar dentre as atividades complementares, as que são mais adequadas a sua turma.
Convite às famílias
Envie uma mensagem por texto, áudio ou vídeo para a família mostrando o que está sendo trabalhado em sala de aula e incentive-a a participar desse momento de aprendizado junto aos alunos. As tabelas e os gráficos estão presentes no dia a dia dos alunos e a família promover pesquisas sobre diversos temas em seu dia a dia como, por exemplo, pratos preferidos, roupas mais lavadas, objetos mais utilizados por cada um deles... Dessa forma, os alunos podem perceber a importância das pesquisas em seu cotidiano.
Sobre o plano - MAT3_24PES06 / Pesquisa e construção de gráfico
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Eliane Zanin
Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco
Habilidade da BNCC
(EF03MA28) Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas em um universo de até 50 elementos, organizar os dados coletados utilizando listas, tabelas simples ou de dupla entrada e representá-los em gráficos de colunas simples, com e sem uso de tecnologias digitais.
Objetivos específicos
- Coletar dados, registrar em tabela e construir gráfico.