Plano de Aula

Plano de aula: Medidas por um fio

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Resolução de problemas com medidas

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Letícia de Queiroz Maffei

Mentor: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF03MA19) Estimar, medir e comparar comprimentos, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas mais usuais (metro, centímetro e milímetro) e diversos instrumentos de medida.

Objetivos específicos

Estabelecer a relação entre unidades de medida de uma mesma grandeza. (Comprimento)

Conceito-chave

Comprimento. Unidades de medida.

Conhecimentos Prévios

Estimar medidas de comprimento estabelecendo comparações e relações entre diferentes unidades (padronizadas ou não). Medir comprimentos estabelecendo relações entre as unidades de medidas. Identificar e diferenciar unidades de medidas padronizadas ou não. Utilizar instrumentos de medida de acordo com a grandeza a ser medida.

Recursos necessários

  • Material impresso com as atividades;
  • Fita métrica, régua;
  • Barbante, caixas de fósforo vazias, tesoura (para o professor confeccionar o jogo);
  • Caderno, lápis, borracha.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Estabelecer a relação entre unidades de medida de uma mesma grandeza. (Comprimento)

Competências Gerais na BNCC

Conclua o curso online em 4h e ganhe um certificado!

COMEÇAR AGORA