Resumo da Aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar a proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Compartilhe com a turma o objetivo da aula. Clique aqui e acesse Sobre o Plano.
Retomada
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Apresente à turma as cartelas com os números de 1 a 12, que representam as horas. Misture as cartelas numeradas e deixe-as viradas para baixo, em cima da mesa. Escolha 4 alunos da turma. Cada um escolherá apenas uma cartela. O número escolhido será marcado como unidade de medida de tempo “hora”, no cartaz do relógio digital. Por exemplo, se o aluno sorteou o número 9, deverá marcar 9 horas. Os minutos, que também serão marcados no cartaz do relógio digital, serão definidos de acordo com o número e letra sorteados formando, assim, o horário escolhido.
Propósito: Identificar a unidade de medida de tempo hora de acordo com a sua escolha.
Discuta com a turma:
- Se o dia tem 24 horas por que há apenas 12 cartelas numeradas?
- Se as cartelas representassem os minutos, quanto tempo cada algarismo representa?
Materiais complementares para impressão:
Atividade de aquecimento 1
Atividade de aquecimento 2
Retomada
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Após os alunos terem sorteado a cartela numerada, explique que, nesta atividade, eles deverão escolher ou sortear um número e uma letra. O objetivo desta tarefa é identificar a unidade de medidas de tempo “minutos”. Apresente a atividade em forma de cartaz e cubra os 4 relógios com uma folha em branco. Se alguém escolher, por exemplo, o número e a letra 2B, o ponteiro dos minutos no relógio indicado está apontando para o número 7, indicando que são 35 minutos. O intuito é fazer com que os alunos percebam que os algarismos do relógio representam uma quantidade de tempo de cinco minutos cada, ou seja, 5, 10, 15, 20, 25, 30, 35, 40, 45, 50, 55, 60. Você também pode realizar esta atividade com mais relógios, números e letras.
Propósito: É esperado que os alunos identifiquem os minutos no relógio analógico a partir do número em que o ponteiro maior está apontando.
Discuta com a turma:
- Qual ponteiro representa os minutos?
- Se o ponteiro maior está no número 5 e, em seguida, está no número 9, quantos minutos se passaram?
- Qual dos relógios representam mais de meia hora?
- Se o ponteiro dos minutos aponta para o número 7. Quantos minutos são?
Retomada
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Após os alunos escolherem a hora e os minutos, agora eles devem marcar o horário escolhido no relógio digital. Confeccione quatro cartazes com gravura do relógio digital, fixe na lousa e, assim que os alunos tiverem feito suas escolhas de horas e minutos, solicite que preencham os relógios digitais.
Propósito: Identificar e marcar corretamente o horário escolhido durante a atividade.
Discuta com a turma:
- Por que você escolheu esses números?
- Quantos minutos vocês identificaram?
- Se você escolheu 9 horas em ponto. Em que algarismo ficará o ponteiro dos minutos?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Apresente aos alunos a situação problema e separe a turma em grupos de 4 alunos. Pergunte a eles: quantas voltas uma pessoa consegue correr em volta de um campo de futebol; qual pode ser tamanho da distância percorrida por essa pessoa no tempo de 5 minutos; quem já participou de alguma corrida e quanto tempo correu. Mostre aos alunos o horário em que Júnior começou a correr. Fixe na lousa o cartaz do relógio digital com o horário (10 horas e 5 minutos) que corresponde ao início da primeira volta em torno do campo de futebol. Em seguida, explique que esse é o horário inicial. A partir daí, os alunos devem calcular a quantidade de voltas ao redor do campo. Oriente-os que a duração de cada volta é de 5 minutos.
Entregue a atividade e solicite aos alunos que marquem nos relógios analógicos os minutos passados de cada volta percorrida por Júnior utilizando apenas o ponteiro dos minutos.
Propósito: Espera-se que os alunos percebam a duração de uma atividade a partir do seu horário inicial.
Discuta com a turma:
- Quantos minutos se passaram após duas voltas?
- Às 10 horas e 30 minutos Júnior ainda estará correndo?
- Ele correu mais de 15 minutos?
- Duas voltas correspondem a quantos minutos?
- Em 10 voltas quantos minutos seriam gastos?
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal 1
Atividade principal 2
Resolução da atividade principal
Guia de intervenções
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Nesta atividade, peça aos alunos para marcarem no relógio digital o horário em que Júnior completou a última volta. Ou seja, nesta atividade eles devem informar o horário do fim da corrida, além de calcular o tempo total gasto.
Propósito: Espera-se que os alunos identifiquem a duração de uma atividade e seu tempo final.
Discuta com a turma:
- Quantas voltas seriam necessárias para completar uma hora ou 60 minutos?
- Você acha que ele correu menos ou mais que 30 minutos?
- Cada volta dada ao redor do campo é um tempo de curta ou longa duração?
- Qual dos algarismos representa os minutos no relógio digital?
- A corrida terminou às 10 horas e 25 minutos, de que forma vocês descobriram que o tempo total da corrida foi de 20 minutos?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Apresente as respostas dos alunos para a turma. Peça que relatem suas ideias em relação à forma de resolver a questão. Foque nas estratégias que foram apresentadas e faça uma reflexão conjunta para que todos entendam o conceito de qual é o horário do término de um acontecimento.
Propósito: Discutir com a turma as soluções apresentadas.
Discuta com a turma:
- Por que vocês marcaram o tempo de início da corrida em cada relógio?
- É possível calcular cada volta dada por Júnior marcando o tempo final de cada volta?
- Se o ponteiro maior estivesse um pouco à frente do número 1, quantos minutos seria?
- Por que o grupo de Ronaldo marcou o tempo da corrida a partir do início de cada volta?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Apresente as respostas dos alunos para a turma. Peça que relatem suas ideias em relação à forma de resolver a questão. Foque nas estratégias que foram apresentadas e faça uma reflexão conjunta para que todos entendam o conceito de qual é o horário do término de um acontecimento.
Propósito: Discutir com a turma as soluções apresentadas.
Discuta com a turma:
- Por que vocês marcaram 10 horas e 20 minutos se Júnior começou a correr as 10 horas e 5 minutos?
- Como podemos descobrir o horário final da corrida?
- O horário que o grupo de Wilson marcou corresponde a que volta da corrida?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Escolha pelo menos dois alunos da sua turma para ir ao quadro explicar como resolveu. Valorize o erro como oportunidade de aprender. Se julgar necessário, apresente as respostas dos alunos para a turma. Peça que relatem suas ideias em relação à forma de resolver a questão. Foque nas estratégias que foram apresentadas e faça uma reflexão conjunta para que todos entendam o conceito de qual é o horário do término de um acontecimento, além de compreenderem que há mais de uma resposta capaz de chegar ao mesmo resultado.
Propósito: Discutir e analisar com a turma as soluções apresentadas que obtiveram o mesmo resultado.
Discuta com a turma:
- Por que vocês usaram a multiplicação?
- Por que vocês optaram pela soma de voltas dadas por Júnior?
- Porque Lucas e Gustavo utilizaram uma subtração? O que eles pensaram?
- Como podemos identificar o horário inicial e o horário final da corrida?
- Vocês conseguem identificar o horário inicial da corrida em um relógio analógico?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Finalize as atividades retomando o conteúdo estudado, em relação às unidades de medidas de tempo: horas e minuto; e início e término de um acontecimento.
Propósito: Retomar os conteúdos estudados sobre o uso das unidades de medidas de tempo: horas, minutos e segundos.
Raio-X
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientação: Entregue a atividade aos alunos e explore a situação problema. Explique para a turma que o ponteiro que está no relógio é o dos minutos. Como são entre 5 e 6 horas da tarde, eles devem indicar a hora correta, observando quantos minutos estão sendo representados no relógio analógico com apenas um ponteiro. Acesse aqui a resolução desta atividade.
Propósito: Espera-se que os alunos identifiquem as unidades de medidas de tempo em horas e minutos.
Discuta com a turma:
- Quantos minutos o relógio da parede está representando?
- Se o ponteiro estivesse marcando meia hora, onde ele apontaria?
- Se são 5 horas da tarde, então quantos minutos faltam para as 6 horas?
- Qual dos ponteiros está faltando no relógio? Em que posição ele deveria estar?
- Se o relógio marca 5 horas e 45 minutos, quantos minutos restam para as 6 horas?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Raio-X
Resolução da Raio-X
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar
Afinal, o que é esforço produtivo e como ele funciona na Matemática?