Atividade Aquecimento
Plano de Aula
Plano de aula: Figuras congruentes
Plano 6 de uma sequência de 6 planos. Veja todos os planos sobre Figuras geométricas espaciais, figuras planas e simetria
Descrição
Sobre o plano- MAT3_17GEO06 / Figuras congruentes
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Eliane Zanin
Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco
Habilidade da BNCC
(EF03MA16) Reconhecer figuras congruentes, usando sobreposição e desenhos em malhas quadriculadas ou triangulares, incluindo o uso de tecnologias digitais.
Objetivos específicos
- Identificar figuras congruentes usando a sobreposição;
- Reproduzir em malha quadriculada figuras congruentes;
- Reconhecer figuras congruentes comparando forma e tamanho.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Identificar figuras congruentes usando a sobreposição;
- Reproduzir em malha quadriculada figuras congruentes;
- Reconhecer figuras congruentes comparando forma e tamanho.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula. Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão. O tempo sugerido prevê 48 minutos de atividade e 2 minutos para compartilhar com a turma o objetivo da aula.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Compartilhe com a turma o objetivo da aula lendo-o em voz alta, projetando-o (se estiver fazendo uso de apresentação de slides) ou escrevendo-o no quadro.
Aquecimento
Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 e 4)
Orientações:
Imprima a atividade e entregue uma cópia para cada aluno. Explore as figuras fazendo as perguntas abaixo. Dê um tempo para eles e deixe que contem os quadradinhos, verifiquem se os tamanhos são iguais ou não, e explorem diferenças e semelhanças entre elas. Espera-se que os alunos percebam que as quatro figuras são retângulos formados por 18 quadradinhos, porém estão dispostas em posições diferentes. Sobretudo, eles devem perceber os pares de figuras que possuem as mesmas medidas ( altura e largura). É importante que eles compreendam que se girarmos um retângulo, podemos obter outro. No entanto, é comum que alguns alunos não tenham essa percepção, somente olhando e contando os quadradinhos. Por isso, disponibilize tesouras e peça que recortem as figuras. Oriente que façam a sobreposição delas para ver quais se encaixam e assim, possam comprovar as medidas. Perceba que o termo congruência pode não fazer parte do vocabulário dos alunos, sendo comum ouvir, “ as figuras são iguais”. Entretanto, explique que em Geometria, não se pode dizer que figuras são iguais, uma vez que elas são formadas por pontos diferentes. Assim, diga que quando duas figuras são idênticas em tamanho e forma, elas são “congruentes”.
Propósito:
Espera-se que os alunos percebam quais retângulos são congruentes, isto é , têm a mesma medida, largura e altura.
Discuta com a turma:
- Que figura plana temos nestas imagens?
- É possível saber as suas medidas?
- Será que se fosse possível girar os retângulos, eles se encaixariam? Quais?
- Podemos dizer que essas figuras são iguais?
Materiais complementares:
Atividade Aquecimento para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/a6QjzQQp4YudHkxjb83re2QbukYvphvdUQrDtyr5uqB5pVStxXRJcDVYfmh6/atividade-aquecimento-mat3-17geo06.pdf
Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hE4RUpeY2eNsUG3p4FzJEEC8KBECYbwvzGRJ4n3u3jbxN59AUfSazdMbTAnJ/resolucao-das-atividades-mat3-17geo06.pdf
Aquecimento
Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 e 4)
Orientações:
Imprima a atividade e entregue uma cópia para cada aluno. Explore as figuras fazendo as perguntas abaixo. Dê um tempo para eles e deixe que contem os quadradinhos, verifiquem se os tamanhos são iguais ou não, e explorem diferenças e semelhanças entre elas. Espera-se que os alunos percebam que as quatro figuras são retângulos formados por 18 quadradinhos, porém estão dispostas em posições diferentes. Sobretudo, eles devem perceber os pares de figuras que possuem as mesmas medidas ( altura e largura). É importante que eles compreendam que se girarmos um retângulo, podemos obter outro. No entanto, é comum que alguns alunos não tenham essa percepção, somente olhando e contando os quadradinhos. Por isso, disponibilize tesouras e peça que recortem as figuras. Oriente que façam a sobreposição delas para ver quais se encaixam e assim, possam comprovar as medidas. Perceba que o termo congruência pode não fazer parte do vocabulário dos alunos, sendo comum ouvir, “ as figuras são iguais”. Entretanto, explique que em Geometria, não se pode dizer que figuras são iguais, uma vez que elas são formadas por pontos diferentes. Assim, diga que quando duas figuras são idênticas em tamanho e forma, elas são “congruentes”.
Propósito:
Espera-se que os alunos percebam quais retângulos são congruentes, isto é , têm a mesma medida, largura e altura.
Discuta com a turma:
- Que figura plana temos nestas imagens?
- É possível saber as suas medidas?
- Será que se fosse possível girar os retângulos, eles se encaixariam? Quais?
- Podemos dizer que essas figuras são iguais?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5, 6 e 7)
Orientações:
Imprima e entregue aos alunos a atividade. Oriente que eles devem desenhar na malha quadriculada uma figura congruente, ao lado de cada figura dada. Depois eles devem colorir as figuras desenhadas com as cores que desejarem. Explique, que depois de prontas, você pedirá que alguns alunos mostrem suas produções e expliquem como fizeram para reproduzir figuras congruentes. Diga também, que seus trabalhos serão expostos num painel, na sala de aula, ou no pátio da escola. Enquanto os alunos fazem os desenhos, ande pela sala e verifique as estratégias usadas para descobrir as medidas dos lados e perceba como reproduzem as figuras. Fique atento às diferentes possibilidades, para depois usá-las na discussão das soluções. É possível que alguns alunos tenham dificuldade em representar a congruência das figuras, para isso, use o Guia de Intervenções com sugestões de perguntas que você pode fazer.
Propósito:
Reproduzir figuras congruentes na malha quadriculada.
Discuta com a turma:
- Como podemos fazer para reproduzir figuras congruentes?
- O que é importante observar na figura dada para que possamos reproduzir uma figura congruente à ela?
- Podemos contar os quadradinhos?
- Existe uma só posição possível a ser feita?
- Preciso colorir com a mesma cor as figuras, para que sejam congruentes?
Materiais complementares:
Atividade Principal para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/whdtAkkEgFwphD8yEuq37WhQNDutqXybfrZRm2q8mQmMPzk3uHBVRnz6REEs/atividade-principal-mat3-17geo06.pdf
Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hE4RUpeY2eNsUG3p4FzJEEC8KBECYbwvzGRJ4n3u3jbxN59AUfSazdMbTAnJ/resolucao-das-atividades-mat3-17geo06.pdf
Guia de intervenções: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8FrqFSnhFwaeUgkNFc9SDnrkxyNwQaNZV2yAhVTSbKPbJnQvk3bekAXyP7ms/guia-de-intervencoes-mat3-17geo06.pdf
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5, 6 e 7)
Orientações:
Imprima e entregue aos alunos a atividade. Oriente que eles devem desenhar na malha quadriculada uma figura congruente, ao lado de cada figura dada. Depois eles devem colorir as figuras desenhadas com as cores que desejarem. Explique, que depois de prontas, você pedirá que alguns alunos mostrem suas produções e expliquem como fizeram para reproduzir figuras congruentes. Diga também, que seus trabalhos serão expostos num painel, na sala de aula, ou no pátio da escola. Enquanto os alunos fazem os desenhos, ande pela sala e verifique as estratégias usadas para descobrir as medidas dos lados e perceba como reproduzem as figuras. Fique atento às diferentes possibilidades, para depois usá-las na discussão das soluções. É possível que alguns alunos tenham dificuldade em representar a congruência das figuras, para isso, use o Guia de Intervenções com sugestões de perguntas que você pode fazer.
Propósito:
Reproduzir figuras congruentes na malha quadriculada.
Discuta com a turma:
- Como podemos fazer para reproduzir figuras congruentes?
- O que é importante observar na figura dada para que possamos reproduzir uma figura congruente à ela?
- Podemos contar os quadradinhos?
- Existe uma só posição possível a ser feita?
- Preciso colorir com a mesma cor as figuras, para que sejam congruentes?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5, 6 e 7)
Orientações:
Imprima e entregue aos alunos a atividade. Oriente que eles devem desenhar na malha quadriculada uma figura congruente, ao lado de cada figura dada. Depois eles devem colorir as figuras desenhadas com as cores que desejarem. Explique, que depois de prontas, você pedirá que alguns alunos mostrem suas produções e expliquem como fizeram para reproduzir figuras congruentes. Diga também, que seus trabalhos serão expostos num painel, na sala de aula, ou no pátio da escola. Enquanto os alunos fazem os desenhos, ande pela sala e verifique as estratégias usadas para descobrir as medidas dos lados e perceba como reproduzem as figuras. Fique atento às diferentes possibilidades, para depois usá-las na discussão das soluções. É possível que alguns alunos tenham dificuldade em representar a congruência das figuras, para isso, use o Guia de Intervenções com sugestões de perguntas que você pode fazer.
Propósito:
Reproduzir figuras congruentes na malha quadriculada.
Discuta com a turma:
- Como podemos fazer para reproduzir figuras congruentes?
- O que é importante observar na figura dada para que possamos reproduzir uma figura congruente à ela?
- Podemos contar os quadradinhos?
- Existe uma só posição possível a ser feita?
- Preciso colorir com a mesma cor as figuras, para que sejam congruentes?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 a 9)
Orientações:
Esses slides são apenas sugestões de possibilidades de produção. Assim, você deve explorar na discussão das soluções, as figuras congruentes feitas por seus alunos. É possível que apareçam mais do que uma figura, em diferentes posições. Peça que alguns alunos mostrem seus desenhos e expliquem como fizeram para saber as suas medidas. Escolha produções diferentes para a discussão. Socialize as descobertas dos alunos, pois alguns podem apresentar dificuldade no entendimento do conceito de congruência. O importante é que eles percebam que, para que as figuras sejam congruentes, elas devem ter as mesmas medidas, isto é, serem iguais em forma e tamanho, no entanto, podem estar em posições diferentes. As cores não necessitam ser iguais, por isso, que em Geometria, dizemos figuras congruentes, e não iguais,
Propósito:
Explorar as possibilidades de figuras congruentes e discutir estratégias de medidas.
Discuta com a turma:
- Como foi que você pensou para desenhar as figuras congruentes?
- Como você fez para descobrir as medidas das figuras?
- O que figuras congruentes precisam ter em comum?
- Existe somente uma possibilidade de figura congruente?
Materiais complementares:
Guia de intervenção: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8FrqFSnhFwaeUgkNFc9SDnrkxyNwQaNZV2yAhVTSbKPbJnQvk3bekAXyP7ms/guia-de-intervencoes-mat3-17geo06.pdf
Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hE4RUpeY2eNsUG3p4FzJEEC8KBECYbwvzGRJ4n3u3jbxN59AUfSazdMbTAnJ/resolucao-das-atividades-mat3-17geo06.pdf
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 a 9)
Orientações:
Esses slides são apenas sugestões de possibilidades de produção. Assim, você deve explorar na discussão das soluções, as figuras congruentes feitas por seus alunos. É possível que apareçam mais do que uma figura, em diferentes posições. Peça que alguns alunos mostrem seus desenhos e expliquem como fizeram para saber as suas medidas. Escolha produções diferentes para a discussão. Socialize as descobertas dos alunos, pois alguns podem apresentar dificuldade no entendimento do conceito de congruência. O importante é que eles percebam que, para que as figuras sejam congruentes, elas devem ter as mesmas medidas, isto é, serem iguais em forma e tamanho, no entanto, podem estar em posições diferentes. As cores não necessitam ser iguais, por isso, que em Geometria, dizemos figuras congruentes, e não iguais,
Propósito:
Explorar as possibilidades de figuras congruentes e discutir estratégias de medidas.
Discuta com a turma:
- Como foi que você pensou para desenhar as figuras congruentes?
- Como você fez para descobrir as medidas das figuras?
- O que figuras congruentes precisam ter em comum?
- Existe somente uma possibilidade de figura congruente?
Sistematização
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações:
Faça as perguntas abaixo aos alunos. Projete este slide ou escreva o conteúdo no quadro, e leia com eles o conceito de figuras congruentes.
Propósito:
Sistematizar o conceito de congruência.
Discuta com a turma:
- O que significa congruência?
- Como podemos saber se duas ou mais figuras são congruentes?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
Resuma a aprendizagem desta aula, retomando as atividades realizadas, relacionando-as com o conceito trabalhado.
Propósito:
Resumir a aprendizagem da aula.
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos (slides 12 e 13)
Orientações:
Entregue uma cópia da atividade para cada aluno. Este é o momento para você verificar se o objetivo da aula foi atingido. Por isso, leia com eles o enunciado, certifique-se de que todos entenderam o que é para fazer e depois deixe que façam sozinhos a atividade. Neste plano você encontra também atividades complementares para usar com seus alunos.
Propósito:
Verificar a aprendizagem da aula.
Materiais complementares:
Atividade para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/97UAbWzfQEsvkXhYd5kpUD5WwUur88gvZpXYePBkM3Wv6vJGksGzdgjXHB2J/atividade-raio-x-mat3-17geo06.pdf
Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hE4RUpeY2eNsUG3p4FzJEEC8KBECYbwvzGRJ4n3u3jbxN59AUfSazdMbTAnJ/resolucao-das-atividades-mat3-17geo06.pdf
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos (slides 12 e 13)
Orientações:
Entregue uma cópia da atividade para cada aluno. Este é o momento para você verificar se o objetivo da aula foi atingido. Por isso, leia com eles o enunciado, certifique-se de que todos entenderam o que é para fazer e depois deixe que façam sozinhos a atividade. Neste plano você encontra também atividades complementares para usar com seus alunos.
Propósito:
Verificar a aprendizagem da aula.
Materiais complementares:
Atividades complementares: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/P6Y3u2MsVKTNKmX29J2Ncq2D5BS2mywA4N6u4Z6ntRqvAVDkdWjnDB68b5BZ/atividades-complementares-mat3-17geo06.pdf
Para o aluno
Para o professor
Sugestão de adaptação
para ensino remoto
Código do plano
MAT3_17GEO03
Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, Google sala de aula, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Atividade principal
Papel quadriculado ou quadriculado no caderno com a régua.
Papel quadriculado para imprimir.
- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Álbum virtual
Jogos para introduzir conceitos de geometria aos alunos
Para este plano, foque na etapa da Atividade principal
Aquecimento
O foco do plano será a atividade principal, entretanto, vale a pena apresentar para os alunos a atividade de retomada, pois ela introduz o conceito de congruência entre figuras planas. Você pode tirar um print do slide e enviar para os alunos de forma remota (por WhatsApp, por exemplo), para que os alunos comecem a pensar sobre o tema e responder às situações, levantando, assim, as suas hipóteses. Dessa forma você poderá ter uma ideia dos conhecimentos prévios dos alunos sobre simetria e linhas de simetria antes de começar a atividade principal.
Atividade principal
O foco desta atividade principal é a simetria. Os alunos precisam ter acesso às ilustrações dos slides 6 e 7 da atividade principal, pois deverão desenhar as figuras geométricas utilizando a malha quadriculada.
Se você estiver em uma aula síncrona (Zoom, Meet…), pode apresentar o slide para os alunos e pedir que efetuem o desenho em uma folha quadriculada ou em seu caderno fazendo uma malha quadriculada com a régua.
Caso a aula não seja síncrona ou não esteja com vídeo, você pode enviar a imagem dos slides tirando um print e as instruções em forma de texto ou áudio. Os alunos devem fazer as figuras simétricas em papel quadriculado ou em seus cadernos, de preferência, quadriculado ou desenhando o quadriculado no caderno. Não é necessário que copiem o enunciado, somente realizem a atividade.
Os alunos precisarão de um tempo para a execução da tarefa, pois deverão copiar as figuras no quadriculado e, depois, desenhar outra que seja congruente. Peça que os alunos fotografem as suas produções. Eles podem compartilhar com os colegas através de fotografias e gravar áudios explicando como realizaram a tarefa. Podem também escrever a forma como pensaram para resolvê-la. Você pode também montar um álbum virtual pelo Google fotos, por exemplo, e colocar todas as fotografias que os alunos enviaram.
Caso nenhuma das opções seja possível, você pode imprimir a atividade e disponibilizar para os alunos buscarem na escola. Essa deve ser a última das opções dado o momento que estamos vivenciando.
Discussão das soluções
Compartilhe os slides da discussão das soluções com os alunos ao vivo ou através de um print por fotografia. Peça que os alunos observem as figuras congruentes e que comparem com as que produziram. Eles podem se colocar através de texto ou de áudio e comentar se concordam ou discordam das soluções mostradas.
Sistematização
Retome resumidamente com a turma os conceitos explorados na aula. Os alunos devem copiar em seus cadernos para futuras consultas. Pergunte se eles gostariam de acrescentar alguma observação as anotações.
Raio X
A atividade de Raio X retoma o conceito de figuras congruentes e pode ser uma forma de avaliação da compreensão dos alunos sobre o assunto. Você pode enviá-las pelo mesmo meio que envia as outras atividades. Os alunos podem devolver as atividades pelos mesmos meios também.
Convite às famílias
As famílias podem participar com os alunos de jogos utilizando o papel quadriculado e as figuras congruentes. Podem compartilhar diferentes estratégias, aumentando, assim, o repertório dos alunos.
O envolvimento das famílias nas atividades escolares com os alunos é o ideal nesses momentos, principalmente na organização deles e de seus materiais, mas devemos considerar que algumas vezes essas pessoas estão trabalhando ou não apresentam condições de ajudá-los. Portanto, o que colocamos são apenas sugestões.
Sobre o plano- MAT3_17GEO06 / Figuras congruentes
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Eliane Zanin
Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco
Habilidade da BNCC
(EF03MA16) Reconhecer figuras congruentes, usando sobreposição e desenhos em malhas quadriculadas ou triangulares, incluindo o uso de tecnologias digitais.
Objetivos específicos
- Identificar figuras congruentes usando a sobreposição;
- Reproduzir em malha quadriculada figuras congruentes;
- Reconhecer figuras congruentes comparando forma e tamanho.