Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT3_08NUM04
Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Atividade principal.
- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Jogo online: Jogo de somar e subtrair
Jogo online: Tabuada do Dino
Para este plano, foque na etapa da Atividade principal
Retomada
O foco do plano é atividade principal, entretanto vale a pena retomar com os alunos um problema completo. Você pode enviar as imagens do slide com a situação problema por WhatsApp antes da aula para que os alunos já começarem a pensar sobre estratégias para realizar e elaborar problemas. Eles podem enviar as respostas e reflexões pelo próprio WhatsApp e um aluno pode ir complementando o pensamento do outro e discutindo o assunto e apresentando outras estratégias para a resolução do problema mostrado.
Atividade principal
O foco desta atividade principal é a elaborar e resolver situações problema envolvendo subtração com o significado de completar. Nesta atividade, os alunos deveriam trabalhar em duplas, entretanto, na situação em que nos encontramos, isso ainda não é possível de forma presencial. Envie algumas perguntas para guiar a elaboração dos problemas.
- Como iniciamos um problema?
- Como precisamos escrever o que precisa ser resolvido?
- O que precisa ter o problema que vão elaborar?
Você pode fazer grupos de WhatsApp ou no Zoom ao invés de duplas para que trabalhem e elaborem a situação problema, caso não consiga fazer os grupos, os alunos podem elaborar os problemas individualmente. Se estiver em uma videoconferência entre em todos os grupos para verificar se os alunos estão efetuando um trabalho produtivo. Caso esteja somente com WhatsApp ou em uma aula síncrona ou assíncrona, disponibilize o enunciado por texto ou áudio e dê um tempo para que os alunos escrevam a situação.
Discussão da solução
Os alunos devem compartilhar as situações problema que foram criadas por eles e a possível resolução por texto, áudio, fotografia ou vídeo. Peça para os outros alunos ou grupos que avaliem as situações e verifiquem se ela apresenta todos os dados que possibilitam a sua resolução. Os alunos podem comparar os problemas com os que realizaram também. Caso surjam problemas que não atendam ao que foi pedido, você pode disponibilizar as situações dos slides 5 e 6 para que eles as analisem.
Encerramento
Conclua a aula com o slide ou com o que está escrito no encerramento para que os alunos copiem no caderno como forma de anotação para consultas posteriores. Pergunte se os alunos gostariam de complementar o registro com alguma outra informação.
Raio X
A atividade do Raio X pode ser usada como tarefa de casa ou como avaliação da aula. Envie e faça a discussão da mesma forma que fez com a atividade principal. Lembre-se também que há atividades complementares que podem ser enviadas para os alunos como atividades de fixação ou sistematização. Você pode enviá-las todas ou escolher as que mais se adéquam a sua turma.
Convite às famílias
Envie uma mensagem de texto ou áudio explicando o que está sendo trabalhado em aula e pedindo a colaboração das famílias para auxiliar os alunos na organização de seus materiais.
Uma forma de envolvimento da família com os alunos nesta atividade pode ser através da ajuda na elaboração de situações problema. Podem utilizar situações do dia a dia e desafiar uns aos outros também.