Plano de Aula

Plano de aula: E agora! É paralelepípedo ou cubo?

Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Sólidos geométricos

mais ações

Descrição

Sobre o plano - MAT3_16GEO03 - E agora!  É paralelepípedo ou cubo?

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Poliana Aparecida Meredik Capelesso

Mentor: Daniela Pannuti

Revisor Pedagógico: Eliane Zanin

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF02MA14) Reconhecimento e analisar figuras não planas, suas características e representações (esfera, cilindro, cubo, pirâmides, bloco retangular, prisma de base triangular, faces, arestas e vértices, planificação)

Objetivos específicos

  • Identificar as faces de um cubo e de um paralelepípedo;
  • Explorar as diferenças e semelhanças entre o cubo e o paralelepípedo.

Conceito-chave

Cubo e paralelepípedo, semelhanças e diferenças.

Recursos necessários

  • Régua;
  • Caixinhas de diferentes tamanhos e em formatos de cubos e paralelepípedos;
  • Lápis,
  • Tinta guache de duas cores pelo menos;
  • Embalagens de produtos que representem um cubo e um paralelepípedo,
  • Folhas das atividades (impressas ou passadas no quadro);
  • Datashow ( opcional).

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

  • Identificar as faces de um cubo e de um paralelepípedo;
  • Explorar as diferenças e semelhanças entre o cubo e o paralelepípedo.