Resumo da aula
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Propósito: Informar aos alunos o que eles aprenderão com a aula.
Orientação: Leia o objetivo com os alunos. Explicite de maneira simples e com linguagem clara o assunto que será tratado.Esclareça o significado de registro pessoal.
Aquecimento
Tempo sugerido: 3 minutos.(slides 3 e 4)
Propósito: Sondar os conhecimentos dos alunos a respeito do conceito da divisão.
Orientação: Explore a compreensão da representação da operação de divisão através da ilustração. Estimule seus alunos a criarem oralmente um problema para a representação em desenho.Projete o slide ou imprima a atividade no link abaixo.
Discuta com a turma:
- O que você imagina quando vê o desenho?
- A qual ideia matemática você associa a imagem?
- Todos os carrinhos foram distribuídos?
- Sobrou algum carrinho?
- Para que as caixinhas tenham a mesma quantidades de carrinhos sem sobrar nenhum, quantos carrinhos faltam?
Material complementar:
Aquecimento
Resolução do Aquecimento
Aquecimento
Tempo sugerido: 3 minutos.(slides 3 e 4)
Propósito: Sondar os conhecimentos dos alunos a respeito do conceito da divisão.
Orientação: Explore a compreensão da representação da operação de divisão através da ilustração. Estimule seus alunos a criarem oralmente um problema para a representação em desenho.
Discuta com a turma:
- O que você imagina quando vê o desenho?
- A qual ideia matemática você associa a imagem?
- Todos os carrinhos foram distribuídos?
- Sobrou algum carrinho?
- Para que as caixinhas tenham a mesma quantidades de carrinhos sem sobrar nenhum, quantos carrinhos faltam?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Propósito: Desafiar os alunos a fazer uma divisão equitativa
Orientação: Apresente a atividade para seus alunos em grupos pequenos e deixe-os explorar o problema, utilizando as suas próprias estratégias de cálculos.
Discuta com a turma: Movimente-se pelos grupos e instigue seus alunos a pensar:
- Como vocês estão pensando em dividir os chocolates ?
- Cada criança poderá ganhar uma barrinha? Por que?
- Registre da forma como estão pensando para socializar com seus colegas.
Nesse momento, vá observando a forma como os alunos organizam o pensamento. Se vão contar todos os pedacinhos primeiro. Se vão distribuindo um a um. Se utilizam a adição para representar, etc.
À medida que for observando as dificuldades sinalizadas pelos alunos, faça intervenções pontuais, auxiliando-os a organizar o pensamento matemático.
Material complementar:
Atividade principal
Resolução da atividade principal
Guia de intervenção
Textos de apoio
Para aprofundar os conhecimentos sobre o assunto da sua aula, clique aqui
Para compreender o uso do algoritmo e a importância do desenvolvimento de estratégias pessoais , clique aqui
Conheça dicas de agrupamento dos alunos clicando aqui
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 6 a 9)
Propósito: Discutir as estratégias encontradas pelos alunos.
Orientação: Fale para os alunos que você fará a troca das soluções entre os grupos, em sistema de rodízio, para que todos possam ver as estratégias utilizadas pelos outros grupos.Esses slides trazem possíveis soluções,e devem ser aproveitadas, se você achar necessário e somente depois de explorar as estratégias usadas pelos seus alunos.
Faça um painel na sala, onde os grupos fixarão as atividades e essas ficarão expostas por alguns dias para análises e observações posteriores.
Discuta com a turma: A discussão da solução não acontece apenas nesse momento. Antes, durante a aplicação das atividades, você deverá estimular seus alunos a pensar e discutir com eles suas estratégias. Ao retomar a discussão das soluções, nesse momento da aula, você já tem suas constatações das dificuldades de seus alunos. E dos elementos que você deverá destacar ao socializar as respostas.
- Existe apenas uma maneira de resolver o problema?
- Como posso ter certeza se cheguei ao resultado correto?
- Qual a ideia que é comum a todos os grupos? A ideia é a mesma?
Materiais Complementares:
Atividade principal
Resolução da atividade principal
Guia de intervenção
Discussão da solução 1
Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 6 a 9)
Propósito: Socializar as estratégias encontrada pelos alunos.
Orientação: Provavelmente, os alunos indicarão a distribuição dos chocolates por linhas. Mas é possível que os alunos utilizem um caminho diferente. Estimule-os a pensar e registrar com desenhos esse caminho.
Discuta com a turma: Quando o grupo estiver resolvendo, pergunte, instigue e envolva a classe a ouvir como seus colegas conduziram a solução do problema.
- Tem uma barrinha para cada criança?
- Como posso distribuir a mesma quantidade se tenho 3 chocolates e quatro crianças?
Discussão da solução 2
Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 6 a 9)
Propósito: Socializar as estratégias encontradas pelos alunos.
Orientação: É ideal que todos os alunos tenham acesso a materiais manipulativos para resolver situações matemáticas. É possível que a maioria dos alunos foquem na representação concreta. Pode ser que um grupo cole tampinhas ou palitinhos para representar a forma como resolveram o problema.
Discuta com a turma:
- Foi possível chegar ao resultado utilizando outros materiais de contagem?
- O que cada botão desenhado aqui representa no problema?
Discussão da solução 3
Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 6 a 9)
Propósito: Socializar as estratégias encontradas pelos alunos
Orientação: Para chegar a esse registro, o aluno já terá compreendido a ideia da divisão.Pode ser que apareça, porém esse não é o objetivo da aula, e sim registros pessoais. É importante que os alunos compreendam que essa é mais uma das formas de registro do conceito trabalhado, mas não é a única.
Discuta com a turma:
- Qual ideia o problema sugere com a palavra distribuição. Pense como se você fosse a menina. E quisesse compartilhar seus chocolates. O que você estaria fazendo?
- Existe outra forma de representar essa ideia ?
- Esse grupo apresentou o sinal da divisão. Você já conhecia?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 3 minutos.
Propósito: Apresentar a síntese do que foi aprendido na aula.
Orientação: Retome as soluções de divisão apresentadas durante a atividade. Pergunte aos alunos qual a forma de registro da solução que mais chamou a atenção deles. E se todas as soluções levaram a resposta correta do problema.Eles devem concluir que dividir igualmente é repartir em partes iguais, e que para isso existem vários caminhos.
Discuta com a turma:
- Existe apenas uma maneira de chegar ao resultado de um problema?
- O que quer dizer distribuir igualmente?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Propósito: Concluir junto dos alunos de que existem muitas maneiras de resolver o problema com ideia de dividir igualmente..
Orientação:Resuma a aprendizagem do dia em uma frase.Leia junto com os alunos e depois peça que copiem no caderno.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Propósito: Avaliar os conhecimentos produzidos na aula.
Orientação: Diga a seus alunos que agora irão mostrar o que aprenderam com a aula. Oriente-os a realizar a tarefa individualmente.
Discuta com a turma:
- Quais informações você encontrou no problema?
- Qual informação você precisa descobrir?
- Como você pode registrar o que você pensou?
Material complementar:
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade complementar