Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT3_19GRM05
Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, Google sala de aula, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Atividade principal
- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Copos e jarras ou filtros.
Álbum virtual.
Artigo: Como medir tudo o que há
Jogo: Medidas e grandezas
Para este plano foque na etapa da Atividade principal.
Retomada
O foco do plano será a atividade principal, entretanto, vale a pena apresentar para os alunos a atividade de retomada, pois ela começa fazendo um levantamento prévio dos conhecimentos dos alunos sobre medidas de capacidade a partir de uma situação bastante comum em seu dia a dia. Você pode tirar um print do slide e enviar para os alunos de forma remota (por WhatsApp, por exemplo), para que os alunos comecem a pensar sobre o tema e responder à situação. Dessa forma você poderá ter uma ideia dos conhecimentos prévios dos alunos sobre medidas de capacidade.
Atividade principal
O foco desta atividade principal é estabelecer a relação entre unidades de medida de uma mesma grandeza, no caso a capacidade. Os alunos precisam ter acesso à situação problema da atividade principal e, se for possível, à imagem também para que tenham um apoio visual. Mostre o slide se estiver em uma aula online pelo Meet ou Zoom, ou tire um print da imagem do slide ou da atividade principal e envie por WhatsApp para que os alunos consigam realizar a atividade. Disponibilize os enunciados por áudio ou texto. Você pode também gravar um vídeo dramatizando a situação utilizando copos e jarras de água no lugar dos filtros - assim, a situação se tornará real para os alunos. Caso os alunos ainda apresentem dificuldades, você pode relembrar a relação entre litro e mililitro. Peça que os alunos copiem a situação no caderno e a resolvam em forma de texto ou ilustração. Você pode pedir que os alunos fotografem os desenhos das suas soluções para compartilhar com os colegas. Você pode fazer um álbum coletivo no Google Fotos, para compartilhar todas as fotos. Se for possível, divida os alunos em pequenos grupos para conversarem e compartilharem as soluções que encontraram via WhatsApp ou Zoom, assim, a discussão será mais rica. Depois, eles podem dividir com todo o grupo as suas conclusões.
Discussão das soluções
Compartilhe o slide 6 e 7 da discussão das soluções com os alunos ao vivo ou através de um print por fotografia. Eles devem comparar essas soluções com as suas, concordar ou discordar através de texto, ou de áudio, ou mesmo de vídeo se quiserem mostrar seus desenhos e como pensaram.
Encerramento
Retome resumidamente com a turma os conceitos explorados na aula. Os alunos devem copiar em seus cadernos para futuras consultas. Pergunte se eles gostariam de acrescentar alguma observação as anotações.
Raio X
A atividade do Raio X é bastante interessante para verificar se os alunos compreenderam e atingiram o objetivo da aula. As atividades complementares também podem ser exploradas para esse fim.
Convite às famílias
As famílias podem tentar resolver a situação com os alunos utilizando inclusive materiais concretos. É uma excelente oportunidade para comparar e compartilhar estratégias e soluções. Podem também incentivar a utilizar os jogos indicados.
O envolvimento das famílias nas atividades escolares com os alunos é o ideal nesses momentos, principalmente na organização deles e de seus materiais, mas devemos considerar que algumas vezes essas pessoas estão trabalhando ou não apresentam condições de ajudá-los. Portanto, o que colocamos são apenas sugestões.