Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo Sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Deixe que os alunos leiam a questão apresentada e levantem suas hipóteses de resolução. Eles podem resolver mentalmente ou fazer registros de formas variadas. Após as conclusões, questione os alunos sobre o resultado obtido. Resolução: 8 X 2 = 2 X 8 (Seriam necessárias 16 cerejas para 8 fatias de bolo).
Propósito: Verificar os conhecimentos prévios da turma acerca de situações que envolvem o uso da multiplicação.
Discuta com a turma:
- Como podemos resolver esta situação?
- Discuta com seu colega e compare suas ideias. Vocês calcularam da mesma forma?
- Devemos começar o cálculo pelo número de fatias ou pela quantidade de cerejas em cada fatia? Por quê?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 e 5)
Orientação: Apresente a proposta da atividade para que os alunos façam a leitura. Dê as orientações necessárias para que os alunos saibam associar o termo tablete a cada “quadradinho” da barra de chocolate.
Propósito: Utilizar a multiplicação para calcular a repetição de quantidades iguais, reconhecer e utilizar a propriedade comutativa, ao notar que a ordem dos fatores não altera o produto.
Discuta com a turma:
- Quantos tabletes estão para fora da embalagem?
- Mesmo sem contar um por um, como poderíamos calcular?
- Após descobrir o total de tabletes de chocolate que estão à mostra, quantos tabletes faltam para chegar no 15?
- Como vocês chegaram a esse resultado?
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Resolução da Atividade principal
Guia de intervenção
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 e 5)
Orientação: Apresente a proposta da atividade para que os alunos façam a leitura. Dê as orientações necessárias para que os alunos saibam associar o termo tablete a cada “quadradinho” da barra de chocolate.
Propósito: Utilizar a multiplicação para calcular a repetição de quantidades iguais, reconhecer e utilizar a propriedade comutativa, ao notar que a ordem dos fatores não altera o produto.
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6, 7 e 8)
Orientação: Discuta com os alunos sobre as formas de resolução que a turma apresentou. Demonstre no quadro as hipóteses levantadas pelos alunos e apresente a solução à turma.
Propósito: Fazer com que a turma compartilhe o raciocínio empregado e caminhos que os levaram à solução.
Discuta com a turma:
- Como vocês começaram a resolver?
- Se a quantidade de tabletes de chocolate fora da embalagem fosse diferente, mudaria a forma de resolver? Como?
- Ao definir a quantidade de tabletes dentro da embalagem, o que vocês usaram como referência para saber a quantidade de fileiras que deveria haver dentro da embalagem? Expliquem.
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6, 7 e 8)
Orientação: Discuta com os alunos sobre as formas de resolução que a turma apresentou. Demonstre no quadro as hipóteses levantadas pelos alunos e apresente a solução à turma.
Propósito: Fazer com que a turma compartilhe o raciocínio empregado e caminhos que os levaram à solução.
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6, 7 e 8)
Orientação: Utilize o quadro para organizar e demonstrar as quantidades de chocolate consumidas diariamente por Carolina. É importante que ao analisar a coluna com o total de tabletes consumidos no dia, o professor questione os alunos, para que eles digam quantos tabletes foram consumidos e reconheçam esse cálculo através de uma multiplicação. Neste momento, para evidenciar o uso da propriedade associativa da multiplicação, mostre as diversas formas de resolver a multiplicação alterando a ordem dos três fatores a serem multiplicados, chegando sempre ao mesmo resultado.
Propósito: Fazer com que a turma compartilhe o raciocínio empregado e caminhos que os levaram à solução.
Discuta com a turma:
- Como vocês começaram a resolver?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Leia com a turma a sistematização dos conceitos trabalhados nesta aula.
Propósito: Sistematizar as aprendizagens da aula.
Material complementar:
Memorização e cálculo
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia a aprendizagem da aula, questionando se os alunos compreendem a comutatividade como uma regularidade da multiplicação.
Propósito: Encerrar a aula, sintetizando os conceitos trabalhados.
Raio x
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Entregue a atividade impressa aos alunos e dê um tempo para que realizem a leitura. Peça para que registrem qual será a pontuação ao final de três rodadas, seguindo as orientações do enunciado.
Propósito: Verificar se os alunos conseguem identificar e representar as propriedades comutativa e associativa como regularidades em operações de multiplicação.
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade complementar