Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Algoritmo convencional da subtração com reagrupamentos.
Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Estratégias convencionais e não convencionais de cálculos
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Bruna Albieri Cruz da Silva
Mentora: Eliane Zanin
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF03MA05) Desenvolvimento de estratégias pessoais e convencionais de cálculo envolvendo adição, subtração e multiplicação (usando propriedades do sistema de numeração).
Conhecimentos prévios que a turma deve dominar
- Reconhecer as propriedades do sistema de numeração decimal.
- Reconhecer os numerais e quantidades.
- Possuir noções a respeito do conceito de subtração.
Objetivos específicos
Compreender o algoritmo convencional da subtração com reagrupamentos.
Conceito-chave
Algoritmo da subtração.
Recursos necessários
- Lápis;
- Papel;
- Material dourado;
- Atividades impressas.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Compreender o algoritmo convencional da subtração com reagrupamentos.
Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 e 4).
Orientações: Inicie a aula explicando sobre a utilização do material dourado para a resolução da atividade da aula. Entregue o material para os alunos e permita que eles manipulem e explorem o material. Explique sobre os valores de cada peça: cubo pequeno, barra, placa e cubo maior.
Oriente os alunos a explorarem o material.
Propósito: Familiarizar os alunos com o material a ser utilizado durante a aula.
Discuta com a turma:
- Vocês já viram esse material?
- O que representa cada pecinha?
- Para o que vocês pensam que ele serve?
- Como vocês acham que ele poderá nos ajudar nesta aula?
Aquecimento
Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 e 4).
Orientações: Oriente os alunos a explorarem o material e representarem o número citado e outros que julgar necessário, até que eles compreendam as representações do material dourado. Deixe que eles pensem em como farão e intervenha se necessário.
Propósito: Familiarizar os alunos com o material a ser utilizado durante a aula.
Discuta com a turma:
- Será necessário utilizar todas as peças?
- Quantos cubinhos serão necessários? Quantas placas? Utilizaremos o cubo maior? E as barras?
Atividade principal
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 5 e 6).
Orientação: Introduza a situação-problema e questione o que os alunos podem fazer para responder a questão proposta. Faça o levantamento das respostas procurando compreender qual a primeira impressão deles em relação à situação posta.
Propósito: Fazer com que os alunos levantem hipóteses e desenvolvam estratégias para resolver o problema utilizando o material dourado e o algoritmo convencional.
Discuta com a turma:
- Quais são as possibilidades de solução?
- Como vocês farão para subtrair 7 unidades de 2 unidades?
- O que é possível ser feito?
- Como o material dourado pode nos ajudar a resolver essa questão?
Após o levantamento dos dados, deixe que os alunos manipulem o material e tentem resolver a operação. No primeiro momento, eles devem responder individualmente e, em seguida, permita que socializem suas respostas com um colega. Neste momento, é interessante que caminhe pela sala e observe como os alunos estão utilizando o material, procurando compreender o pensamento do aluno, suas hipóteses, dúvidas e fazendo questionamentos.
Materiais Complementares:
Resolução da atividade principal
Atividade principal
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 5 e 6).
Orientação: Introduza a situação-problema e questione o que os alunos podem fazer para responder a questão proposta. Faça o levantamento das respostas procurando compreender qual a primeira impressão deles em relação à situação posta.
Propósito: Fazer com que os alunos levantem hipóteses e desenvolvam estratégias para resolver o problema utilizando o material dourado e o algoritmo convencional.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 20 minutos (Slides de 7 a 11).
Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.
Orientação: Convide alguns alunos para que demonstrem para o restante da sala, como utilizaram o material dourado para solucionar o problema, assim como o algoritmo convencional. Deixe que eles expliquem para os colegas como pensaram.
Compare as estratégias utilizadas (material dourado e algoritmo) para a resolução da operação, a fim de facilitar a compreensão dos reagrupamentos e a técnica utilizada no algoritmo.
Discuta com a turma:
- Alguém pensou de outra forma?
- Vocês acham que haveria outra forma de compor os números da operação?
- Haveria outra forma de solucionar essa operação?
- Por onde devemos começar?
Após as apresentações dos alunos e as discussões com a turma, retome o que já foi exposto pelos alunos e sistematize a resolução.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 20 minutos (slides de 7 a 11).
Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.
Orientação: Faça questionamentos para que os alunos percebam a necessidade de desagrupar 1 dezena para que seja possível realizar a subtração das unidades.
Discuta com a turma:
- Como faremos para subtrair 7 unidades de 2 unidades?
- O que é possível fazer?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 20 minutos (slides de 7 a 11).
Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.
Orientação: Ressalte aos alunos que no algoritmo, o “emprestar” refere-se ao desagrupamento das dezenas e reagrupamento das unidades, assim como feito no material dourado.
Discuta com a turma:
- Por que “cortamos” o número 6 e acrescentamos o número 5 na ordem das dezenas? O que isso significa?
- Vocês já haviam pensado nessa forma de resolver uma subtração?
- Já haviam pensado em realizar reagrupamentos?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 20 minutos (slides de 7 a 11).
Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.
Orientação: Chame a atenção dos alunos para a quantidade de barras que restaram após o desagrupamento. Isso será importante para a compreensão do algoritmo.
Discuta com a turma:
- Por que restaram apenas 5 barrinhas (5 dezenas)?
- Qual foi o resultado obtido?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 20 minutos (Slides de 7 a 11).
Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.
Orientação: Ao concluir a subtração, ressalte que deve-se considerar apenas as dezenas que restaram (5) para a subtração das dezenas.
Retome a questão proposta inicialmente (a resposta apresentada por Eduardo), permitindo que os alunos observem e concluam qual foi o erro cometido por Eduardo, com base na resolução que apresentaram.
Discuta com a turma:
- Qual foi o erro cometido por Eduardo?
- O que ele deveria ter feito?
- Como você explicaria para ele o que fazer?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Anote no quadro o conceito trabalhado durante a aula para a sistematização do conteúdo. Se desejar, anote a frase no quadro ou num cartaz para deixar exposto em sala de aula. Os alunos também podem anotar no caderno.
Propósito: Registrar as aprendizagens da aula.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Encerre a atividade dizendo aos alunos que o algoritmo é apenas mais uma estratégia para a realização de cálculos, porém é importante compreendê-lo pois pode facilitar a resolução de problemas e operações.
Propósito: Resumir as aprendizagens da aula.
Discuta com a turma:
- O que vocês aprenderam hoje?
- Vocês já haviam pensado nessa maneira de resolver operações?
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando as estratégias discutidas na aula. Circule para verificar como os alunos estão realizando os cálculos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito do algoritmo convencional da subtração.
Materiais Complementares:
Resolução da atividade complementar
Para os alunos
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT3_04NUM08
Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Atividade principal.
Material dourado impresso, de madeira ou desenhado.
- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Jogo online: Jogo da Subtração
Jogo online: Subtração
Jogo online: Blocos espaciais
Composição e decomposição de números no material dourado virtual
Mentimeter
Para este plano, foque na etapa da Atividade principal
Aquecimento
O foco do plano de aula é a atividade principal, entretanto, é interessante mostrar os slides do aquecimento para mostrar ou relembrar o Material dourado e as suas funções. Você pode iniciar a aula mostrando o material se você tiver em casa ou próprio slide. Pode ser enviado por e-mail ou por WhatsApp e brincar com a composição de números. Isso será essencial para a realização da atividade principal.
Atividade principal
O foco desta atividade principal é compreender o algoritmo convencional da subtração com reagrupamentos. Para a realização da atividade, os alunos precisam ter acesso à atividade principal. Se estiver em uma videoconferência, apresente o slide 5 com a situação problema. Caso esteja em uma aula assíncrona/síncrona por WhatsApp ou ferramenta semelhante, envie a imagem do slide em forma de fotografia (print) ou o arquivo da atividade principal. Pode mostrar também a atividade através de texto, áudio ou vídeo. O slide mostra uma situação em que um aluno efetua uma subtração de forma equivocada. Os alunos devem julgar se o cálculo está correto ou não e refazê-lo pelo algoritmo ou pelo material dourado. Você pode fazer uma enquete pelo Mentimeter perguntado quem considera que o cálculo está correto. Depois, peça que expliquem ao vivo, por texto ou áudio. De todas as formas os alunos devem copiar a situação no caderno para resolvê-la. Questione os alunos:
- Quais são as possibilidades de solução?
- Como vocês farão para subtrair 7 unidades de 2 unidades?
- O que é possível ser feito?
- Como o material dourado pode nos ajudar a resolver essa questão?
Os alunos podem desenhar o material dourado no caderno, caso não tenha o físico para efetuar as trocas. Peça que fotografem as suas produções.
Depois eles devem desafiar os colegas com novas subtrações. Um a um pode enviar seu cálculo e indica um colega para resolvê-lo. Depois, o que foi indicado, indica outro, e assim por diante. Depois, os alunos podem mostrar suas produções e contar como realizaram os cálculos.
Discussão da solução
Compartilhe ou fotografe os slides do painel de soluções e compartilhe via WhatsApp ou outro meio de interação com o aluno que você esteja utilizando. Os alunos devem apresentar também as formas que realizaram a operação por fotografias ou de forma escrita. Depois, podem observar as soluções dos slides e escrever ou enviar áudios, respondendo-as ou comentando-as. Podem também comparar com as que foram encontradas por eles e, assim, complementar o painel de soluções.
Sistematização do conceito
Conclua a aula com o slide ou com o que está escrito na sistematização do conceito para que os alunos copiem no caderno como forma de anotação para consultas posteriores. Pergunte se os alunos gostariam de complementar o registro com alguma outra informação.
Raio X
A atividade do Raio X pode ser usada como tarefa de casa ou como avaliação da aula. Envie e faça a discussão da mesma forma que fez com a atividade principal. Lembre-se também que há atividades complementares que podem ser enviadas para os alunos como atividades de fixação ou sistematização.
Convite às famílias
É interessante que os alunos envolvam as pessoas que estão ao seu redor em suas atividades escolares, mas devemos considerar que algumas vezes essas pessoas não poderão deixar seus afazeres e trabalhos para ajudá-los.
Envie uma mensagem de texto ou áudio explicando o que está sendo trabalhado em aula e pedindo a colaboração das famílias para auxiliar os alunos na organização de seus materiais.
Uma forma de envolvimento da família com os alunos nesta atividade poderia ser no uso do material dourado, incentivando que os alunos representem os números e que realizem operações pelo material dourado e pelo algoritmo convencional.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Bruna Albieri Cruz da Silva
Mentora: Eliane Zanin
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF03MA05) Desenvolvimento de estratégias pessoais e convencionais de cálculo envolvendo adição, subtração e multiplicação (usando propriedades do sistema de numeração).
Conhecimentos prévios que a turma deve dominar
- Reconhecer as propriedades do sistema de numeração decimal.
- Reconhecer os numerais e quantidades.
- Possuir noções a respeito do conceito de subtração.
Objetivos específicos
Compreender o algoritmo convencional da subtração com reagrupamentos.
Conceito-chave
Algoritmo da subtração.
Recursos necessários
- Lápis;
- Papel;
- Material dourado;
- Atividades impressas.