Texto para impressão - Trava-línguas: Até que tá bom
Plano de Aula
Plano de aula: Sílabas: a importância das vogais
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Como se formam as sílabas?
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é ler e escrever corretamente as palavras dos trava-línguas compreendendo que toda sílaba é composta de ao menos uma vogal.
Orientações:
- Para fazer o sussurrofone (mencionado como sugestão no slide 4) corte em três partes o tubo de PCV (com 10 cm de comprimento cada parte), encaixe um cotovelo em cada extremidade e, se desejar, enfeite com adesivos coloridos.
- Recorte com antecedência as cartelas, as pedras e as letras para o bingo, disponíveis no link do slide 5.
- Faça cópias dos materiais listados nos slides.
Materiais necessários: Projetor de slides, 30 cm de tubo de PVC, seis cotovelos, giz colorido ou pincel atômico, cópias de Material impresso.
Dificuldades antecipadas:
a) Para alunos que não saibam ler de forma convencional ou que ainda estejam no processo de aquisição, leia pequenos trechos para ajudá-los, sugira leitura compartilhada e ou colaborativa.
b) Para alunos que não saibam ler de forma convencional ou que ainda estejam no processo de aquisição, forme duplas/grupos de saberes heterogêneos.
c) Para que os alunos identifiquem e cheguem à conclusão de que toda sílaba é composta de ao menos uma vogal utilize sempre perguntas e reflexões coletivas.
d) Caso os alunos não identifiquem o que foi proposto na atividade, utilize recursos como giz colorido ou pincel atômico de cores diferentes para grifar/ circular sílabas, possibilitando uma melhor visualização.
Referências sobre o assunto:
ABREU, Ana Rosa. [et al.] Brasília : FUNDESCOLA/SEFMEC, 2000. vol. 1. Adivinhas, canções, cantigas, parlendas, poemas, quadrinhas e trava-línguas p. 46. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=17386 . Acessado em: 20 de agosto de 2018.
BRASIL. BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/ . Acesso em: 19 de agosto de 2018.
FARACO, Carlos Alberto. In: Plataforma do Letramento. Marcas da oralidade. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?time_continue=158&v=0cLpFvKOrPM. Acesso em: 19 de agosto de 2018.
NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap . Acesso em: 20 de agosto de 2018.
Sobre o sussurrofone consulte:
CANGURU, Criando filhos melhores para mundo em BH. Professora Municipal em BH cria engenhoca que revoluciona leitura na aula. Disponível em: https://www.canguruonline.com.br/belo-horizonte/noticia/educacao/professora-municipal-de-bh-cria-engenhoca-que-revoluciona-leitura-na-aula . Acesso em: 27 de agosto de 2018, às 09h16min.
CANGURU, TV. Uso de sussurrofone traz resultados positivos em sala de aula. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=90PDWK9uu00. Acesso em: 27 de agosto de 2018, às 13h09min.
CORUJA, Professora. Como fazer um sussurrofone. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=I_iD0IV5EVU. Acesso em: 27 de agosto de 2018, às 15h30min.
Para entender como os jogos ajudam no desenvolvimento da consciências fonológica e na formação de sílabas:
LETRAMENTO, Plataforma do. Jogos fonológicos e de escrita (vídeo 4). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=NZRBgHJlBXc . Acesso em: 30 de agosto de 2018, às 20h56min.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações:
- Leia com atenção todas as orientações fornecidas neste material e prepare cada passo antes de ministrar a aula.
- Consulte todas as referências sugeridas antes da aula a fim de esclarecer dúvidas quanto ao conteúdo.
- Projete o slide e informe aos alunos o tema da aula.
Introdução
Tempo sugerido: 9 minutos.
Orientações:
- Reproduza o vídeo disponível neste link: https://www.youtube.com/watch?v=T_l_GK7RxGI (Acesso em: 28 de agosto de 2018, às 17h30min), peça para que os alunos prestem muita atenção e no final digam quais vogais eles ouviram nas palavras do trava-línguas. Espere que os alunos respondam que ouviram as vogais A - E - I - O - U.
- Escreva as vogais no quadro.
- Organize os alunos em duplas heterogêneas, distribua cópias impressas aos alunos. Link para impressão
- Solicite às duplas que leiam até a sexta linha do trava-línguas.
- Pergunte:
- É possível ler o texto? Por quê? É esperado que os alunos respondam que não é possível ler o texto porque estão faltando as letras vogais: A- E - I - O - U.
- Reproduza novamente o vídeo e questione:
- Quais letras estão faltando? Qual é o nome delas? É esperado que os alunos respondam que as letras que faltam nas palavras do trava-línguas são as vogais: A-E-I-O-U.
Materiais complementares: Cópias de material impresso.
Referências:
PERES, Sandra; TATIT, Paulo. Brincadeira musical: trava-língua percussivo. Música: Até que tá bom. In: Livro e DVD Brincadeiras Musicais Palavra Cantada. Vol. 2. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=T_l_GK7RxGI . Acesso em: 28 de agosto de 2018, às 17h30min.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
- Projete o slide ou escreva no quadro.
- Solicite aos alunos que formem três equipes e se disponham em fileiras com o mesmo número de participantes.
- Distribua cópias impressas para cada aluno com alguns trava-línguas bem curtos. Link para impressão
- Explique como será a brincadeira:
- O primeiro aluno de cada fileira irá escolher um trava-línguas e fazer uma leitura silenciosa.
- Após a leitura o aluno deverá repassar oralmente o trava-línguas ao aluno que está sentado atrás e assim sucessivamente.
- Assim que chegar a vez do último aluno, este deverá ir até o quadro e escrever o trava-línguas.
- Os demais alunos devem ajudar na escrita.
- No momento da escrita coletiva fique junto aos grupos e faça questionamentos permitindo aos alunos a reflexão acerca de suas hipóteses ortográficas. Pergunte:
- As palavras estão corretas? É esperado que os alunos identifiquem a falta se houver palavras escritas sem as vogais. Se houver escreva-as no quadro e questione:
- Quais letras não podem faltar na escrita das palavras? É esperado que os alunos respondam que não podem faltar na escrita das palavras as letras vogais:
A - E - I - O - U.
- Quais vogais aparecem nas palavras? Os alunos devem responder que as vogais que aparecem nas palavras são: A - E - I - O - U.
- Quantas vezes as vogais se repetem na mesma palavra? É muito comum os alunos, em especial os que ainda não escrevem de forma convencional, não admitirem que as letras vogais podem se repetir em uma mesma palavra, portanto é importante que eles identifiquem que há a ocorrência de repetição das vogais em uma mesma palavra, como nas palavras: cutuca - toco. Se necessário peça ao aluno com dificuldades que escreva as palavras no quadro e circule as vogais com outra cor.
- A equipe que escrever o trava-línguas corretamente ou chegar próximo do correto ganhará a brincadeira. No final da brincadeira questione:
- O que não pode faltar na sílaba quando vamos escrever as palavras? É esperado que os alunos identifiquem que toda sílaba é composta ao menos de uma vogal e que se não houver vogais nas sílabas não há como ler as palavras.
- Caso os alunos não consigam identificar a regularidade, escolha uma palavra de cada grupo silábico, escreva no quadro separe as sílabas das palavras e pergunte: o que todas as sílabas têm em comum? Os alunos deverão responder que são as letras vogais: A - E - I - O - U. Exemplos de palavras: bom; cutuca; daqui; não; lá; até.
Sugestão: Caso tenha disponibilidade em conseguir o material, leia como desenvolver a atividade com um sussurrofone:
- Solicite aos aos alunos que formem três equipes e se disponham em fileiras com mesmo número de participantes.
- Distribua cópias impressas, para cada aluno, com alguns trava-línguas bem curtos. Link para impressão
- Explique como será a brincadeira:
- O primeiro aluno de cada fileira irá escolher um trava-línguas e ler.
- Após a leitura o aluno deverá repassar o trava-línguas ao aluno que está sentado atrás e assim sucessivamente.
- Assim que chegar a vez do último aluno, este deverá ir até o quadro e escrever o trava-línguas.
- A equipe que escrever o trava-línguas corretamente ou chegar próximo do correto ganhará a brincadeira.
Materiais complementares: Cópias de folhas impressas.
Dificuldades antecipadas: Para alunos que não saibam ler de forma convencional ou que ainda estejam no processo de aquisição, leia o trava-línguas e peça que o aluno repita no sussurrofone, ou peça que outro aluno faça a leitura. Nas atividades de escrita permita que o aluno com mais dificuldades seja o escriba, pois, por meio das reflexões proporcionadas pela dinâmica de questionamentos e respostas, o aluno irá se apropriar de regularidades e conhecimentos padrões da norma culta e se sentirá mais seguro ao realizar novas atividades de forma autônoma.
Referências:
ABREU, Ana Rosa. [et al.] Brasília : FUNDESCOLA/SEFMEC, 2000. vol. 1. Adivinhas, canções, cantigas, parlendas, poemas, quadrinhas e trava-línguas p. 46. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=17386. Acessado em: 18 de agosto de 2018, às 12h40min.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações:
- Projete o slide ou escreva no quadro.
- Organize os alunos em duplas.
- Distribua às duplas as fichas com os grupos silábicos e as sílabas, já recortadas previamente. Link para impressão do material aqui
- Explique a atividade:
- Cada dupla deverá juntar as sílabas formando as palavras estudadas anteriormente no trava-línguas .
- Faça a correspondência das palavras com os grupos de estrutura silábicas correspondentes.
- Lembre aos alunos que as sílabas que formam as palavras possuem a mesma cor.
- Caso os alunos não consigam identificar a regularidade, escolha uma palavra de cada grupo silábico, escreva no quadro, separe as sílabas das palavras e pergunte: O que todas as sílabas têm em comum? Os alunos deverão responder que são as letras vogais.
Materiais complementares: Cópias impressas coloridas para cada dupla.
Dificuldades antecipadas: Para alunos que não saibam ler de forma convencional ou que ainda estejam no processo de aquisição, faça duplas com saberes heterogêneos.
Referências:
ABREU, Ana Rosa. [et al.] Brasília : FUNDESCOLA/SEFMEC, 2000. vol. 1. Adivinhas, canções, cantigas, parlendas, poemas, quadrinhas e trava-línguas. p. 46. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=17386 . Acessado em: 18 de agosto de 2018, às 12h37min.
Fechamento
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações:
- Projete o slide e cubra as respostas referentes às descobertas.
- Construa as descobertas com os alunos.
- Pergunte:
- O que vocês perceberam quando brincaram de telefone sem fio? Os alunos deverão responder que todas as sílabas possuem ao menos uma letra vogal
(A - E - I - O - U).
- Para formar uma palavra que possamos ler quais são as letras que não podem faltar? A expectativa é que os alunos respondam que as letras que não podem faltar são as vogais: A - E - I - O - U.
- Quais são algumas das possíveis combinações destas letras para que elas formem uma sílaba? Espere que os alunos respondam que as combinações são: Consoante + Vogal;
Consoante + Vogal + Consoante;
Consoante +Consoante + Vogal;
Vogal + Consoante;
Consoante + Vogal + Vogal;
Vogal + Vogal;
Vogal.
Se necessário escreva exemplos de palavras no quadro e circule as sílabas com outra cor: lixo; viúva; tempo; rolha; assobiar; roeu; trovão.
- Distribua cópias de folhas impressas e peça que os alunos copiem as conclusões na folha impressa/caderno/diário de registro de descobertas. Link para impressão do material aqui
- Se considerar necessário escreva as descobertas e afixe na parede da sala de aula.
Dica: Se achar interessante explique aos alunos que há ainda outras combinações das estruturas silábicas, como : C+V + V + V + C como é o caso da palavra espiões; C + V + V + V como por exemplo a palavra Paraguai.
Materiais complementares: Folhas impressas ou caderno/diário de registro de descobertas; cartolina e pincel atômico.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Google Documentos (tutorial disponível aqui);
Vídeo disponível aqui;
Texto 1, disponível aqui;
Texto 2, disponível aqui;
Sílabas para atividade, disponíveis aqui.
- Opcionais: Padlet (tutorial disponível aqui);
Google Meet (tutorial disponível aqui);
Google Apresentações (tutorial disponível aqui).
Introdução
Compartilhe o link do vídeo pelo WhatsApp com os alunos. Crie um documento compartilhado no Google Documentos para cada aluno, e peça que, depois de assistirem ao vídeo, eles tentem completar o texto. Você pode acompanhar as respostas dos alunos assim que completarem as palavras do texto. Faça observações individuais através dos comentários no documento do aluno, caso ele apresente dificuldades na execução da atividade. Depois que todos completarem o texto, mande as perguntas sugeridas no plano por áudio, para orientar a reflexão dos alunos sobre a atividade.
Desenvolvimento
Compartilhe as peças do jogo por e-mail. Os alunos poderão imprimir ou copiar e recortar as sílabas para montarem as palavras. Oriente-os em áudio pelo WhatsApp. Depois de montar as palavras e agrupá-las, eles poderão tirar uma foto e enviá-la pelo WhatsApp, para que você possa verificar a resolução. Você também pode usar um mural no Padlet para isso. Depois que eles montarem as palavras, peça que eles coloquem-nas nas colunas correspondentes. Outra opção é criar um jogo no Flippity para os alunos montarem as palavras, tirarem um print e enviarem a resposta pelo WhatsApp.
Fechamento
Mande as perguntas por áudio, pelo WhatsApp, para reflexão do que perceberam nas atividades, seguindo as orientações do plano. Crie um documento no Google para registrar as conclusões e compartilhe com eles por e-mail ou WhatsApp. Se preferir, você pode realizar uma videochamada via Meet ou Zoom e realizar as atividades coletivamente. Para isso, use o Google Apresentações e construa as sílabas usando formas para movimentá-las durante a atividade, seguindo as sugestões dos alunos. Não entre no modo “apresentação” para que você possa alterar a posição das peças e formar as palavras. Ao final, faça as perguntas para reflexão sugeridas no plano.
Convite às famílias
Convide os familiares a participarem do jogo da memória ou fazerem um bingo de palavras. Sugira que utilizem as palavras das atividades. Se não for possível imprimir, a sugestão pode ser criar as cartelas e peças desenhando ou recortando e colando as palavras.