Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é estabelecer relação com os padrões da escrita usando adequadamente S/SS em situações cotidianas.
Materiais necessários: Folhas A4 coloridas cortadas em retângulos totalizando três por folha, caderno, folha de bloco ou folha pautada da escola, equipamentos tecnológicos como: amplificador de som (caixa de som, caso tenha gravado áudio), TV com cabo HDMI, computador online ou outro equipamento que possa projetar, painel de descobertas (cartaz em papel pardo, color set ou outro suporte para escrita), atividade em folha - tabela de palavras e atividade em folha para exercitação.
Dificuldades antecipadas: Por não apresentar um padrão na regularidade da escrita algumas crianças podem persistir no erro. Realize agrupamentos produtivos como duplas ou trios, pense em grupos de no máximo quatro alunos, pois alguns podem apresentar dificuldades em relacionar os novos saberes ou localizar as palavras tanto no painel quanto no dicionário, é uma ótima oportunidade para enfatizar o uso do banco de palavras e o uso do dicionário como fonte de consulta.
Referências sobre o assunto: BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: . Acesso em: 4/7/2018.
NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Os alunos devem ser informados sobre a proposta da aula, que é a reflexão sobre as regularidades da escrita utilizando as letras S/SS, projete ou escreva no quadro o tema da aula.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
- Realize a atividade coletivamente.
- Relembre as discussões realizadas na aula anterior sobre as primeiras descobertas quanto ao uso de S/SS. Caso esta seja sua primeira aula comece refletindo com os alunos sobre a escrita e explicitando que a aula será sobre as regularidades da escrita utilizando S/SS.
- Projete as imagens, caso não possa, imprima as imagens e as palavras que as relacionam.
- Peça aos alunos que observem as imagens e analisem qual é a escrita correta. Professor, faça intervenções, contraponha exemplos e auxilie os alunos a explicitar o que entenderam. Estimule a reflexão sobre as possíveis interferências da variedade falada na escrita.
- Questione: O que percebem em cada situação?, Será que o significado da palavra muda de acordo com a escrita?. Embora as palavras tenham de corresponder às imagens, é possível descobrir que muitas palavras apresentam a mesma sonoridade, mas a escrita muda seu significado, por isso é importante trabalhar com as irregularidades contextuais.
- Peça aos alunos que digam qual é a escrita correta de acordo com a imagem e justifique a escolha. O estudo da letra S é uma oportunidade para que os alunos reflitam sobre o modo como as letras representam som, tendo como base a descoberta das regularidades.
Materiais complementares: Atividade em folha para impressão, clique aqui para acessar o modelo de atividade.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 28 minutos.
Orientações:
- Organize os alunos em duplas, considerando os diferentes níveis de aprendizagem que podem existir na sala de aula, os agrupamentos produtivos podem proporcionar situações de conflito, debate, argumentação e isso se constitui como boa ferramenta para que exercitem as regularidades ortográficas da aula.
- Entregue a atividade de exercitação.
- Diga aos alunos que devem completar as palavras da atividade utilizando S ou SS. Caso demonstrem dificuldade em compreender alguma palavra, auxilie realizando a leitura da mesma e dando exemplos de palavras com o mesmo som, a fim de que reflitam nas correspondências e regularidades, deste modo, possibilita a grafia da palavra mesmo sem nunca ter visto, uma vez que há uma regra como apoio.
- Ao término da atividade, junte as duplas e forme quartetos. Peça aos alunos que troquem informações entre eles sobre a escrita que fizeram, para que confrontem suas hipóteses e possam debater entre eles a escolha feita em usar S ou SS. A organização dos quartetos deve garantir um grupo com alunos que apresentam o mesmo nível de dificuldade, para que construam juntos suas hipóteses, alunos mais potentes podem dar a resposta direta, não levando o grupo a uma reflexão.
- Circule entre os grupos fazendo intervenções que os ajudem a refletir sobre as regularidades. Para isso, faça perguntas como: É possível usar SS no começo ou no fim, Como podemos saber se no meio da palavra usamos S ou SS? As letras que aparecem antes e depois são vogais? Qual som a letra S representa nesta palavra?
- Realize a correção/socialização no coletivo, para isso projete a atividade (se não puder projetar, escreva as palavras corretas no quadro ou em folhas coloridas e fixe no painel).
- Peça aos alunos que verifiquem a escrita e façam uma autocorreção, pois possibilita a validação ou refutação do erro, intencionalizando a atividade.
- Faça novas perguntas disparadoras como: O som da letra S na palavra “uso” é o mesmo som que aparece na palavra “sono”? Espere as respostas e pergunte: Se as duas palavras são escritas com um S só, por que são diferentes? E as palavras massa, passeio e osso têm algo em comum? O quê?
Materiais complementares: Atividade em folha para exercitação,clique aqui para acessar o modelo de atividade, caderno, tv e projetor.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
- Faça um fechamento coletivo da aula para sistematizar as regularidades.
- Retome o áudio/vídeo elaborado na primeira aula, caso não tenha, retome as descobertas discutidas no início na aula.
- Pergunte se descobriram algo novo e se podem melhorar o registro coletivo no painel de descobertas.
- Professor anote/confronte o que os alunos falam sobre as regularidades do painel de descobertas, aproveite e retome as regras: O som da letra S no início da palavra e depois de uma consoante tem o mesmo som. Ex.: sopa, consolar; A letra S entre duas vogais apresenta um som mais forte, que parece com a letra Z Ex.: asa, casa, juízo; Nunca usamos as letras SS no início e no final das palavras; Encontramos SS no meio da palavra, com som de S entre vogais Exs.: assado, massa, posso.
- Faça um fechamento da aula realizando um registro coletivo com as novas descobertas, que podem ser em cartaz no papel pardo ou em outro suporte que seja fixado no painel de descobertas ortográficas que deve ficar exposto em sala de aula para consultas posteriores.
- No final, peça aos alunos que anotem no caderno os registros para que sirvam como consulta sempre que for necessário. Os registros no caderno favorecem uma consulta mais rápida, ajudam na reformulação de ideias e sistematizam o que está sendo trabalhado em sala de aula.
Materiais complementares: Cartaz, painel de descobertas e caderno.