Atividade para impressão
Plano de Aula
Plano de aula: Receita: relato oral
Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Receitas
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Receitas culinárias e no campo de atuação Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo Oralidade.
Materiais necessários: Equipamentos tecnológicos (gravador de áudio para captação do som e computador), papel sulfite e folha pautada para anotações.
Informações sobre o gênero: A Receita culinária é um texto injuntivo/instrucional cuja proposta comunicativa se define pela instrução de um determinado procedimento, sugerindo como algo deve ser feito pelo interlocutor. Possui como característica básica o uso de linguagem simples e objetiva, indicativa dos ingredientes e da sequência dos procedimentos a ser seguidos.
Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão apresentar dificuldades na compreensão das informações orais dadas pelo profissional convidado, sendo a gravação de áudio um recurso indispensável para esta atividade.
Referências sobre o assunto:
LEAL, Telma Ferraz, BRANDÃO, Ana Carolina. Usando textos instrucionais na alfabetização sem manual de instruções. In: Brandão, Ana Carolina Perrusi Leitura e produção de textos na alfabetização/organizado por Ana Carolina Perrusi Brandão e Ester Calland de Sousa Rosa . — Belo Horizonte: Autêntica, p. 127-142. 2005.
BARBOSA, Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo. Práticas de leitura no Ensino Fundamental/organizado por Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo Barbosa e Ivane Pedrosa de Souza. — Belo Horizonte : Autêntica, 2006. 144 p. Disponível em: http://www.portalceel.com.br/publicacoes/#ancora (Acesso em: 30/7/2018).
DOLZ, J. GAGNON, R. DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010.
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo: unidade IV – Você sabia? – Livro do professor/Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo: SME/DOT, 2011. - 56 p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf (Acesso em: 30/7/2018).
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações:
1. Escreva no quadro o tema da aula, deixando explicitado aos alunos que irão trabalhar com receitas culinárias na versão oral.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações:
1. A aula será iniciada com a propositura de uma pesquisa de opinião entre os alunos, sendo perguntado qual a merenda escolar mais apreciada por eles.
Para tanto, relembre com as crianças qual o cardápio servido com regularidade e oriente-as a escolher apenas uma refeição.
2. Construa no quadro uma tabela para ser anotadas as opções dos alunos.
3. Distribua a cada aluno uma ficha em branco feita em papel sulfite e oriente a turma a anotar sua opção de voto nela.
4. Recolha todas as fichas e inicie a tabulação dos dados, sendo preenchida simultaneamente a tabela para tornar possível a visualização do resultado.
5. Proponha a contagem final dos votos analisando coletivamente com a turma quais tipos de alimento mais se destacaram, quais foram menos votados, quais não foram citados pelos alunos. Solicite ainda que justifiquem o porquê das suas escolhas e teça breves comentários incentivando o consumo da alimentação balanceada servida na escola.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos.
Orientações:
1. Disponha a turma em semicírculo para que todos possam ter maior envolvimento e participação nas atividades propostas.
2. Convide os alunos para assistir o vídeo culinário Sanduíche divertido para crianças - Clube da Aninha (disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=GNyr5-HgPPI. Acesso em: 23/7/2018), com auxílio de data show ou exibido no aparelho de TV. Este é um momento oportuno para retomar a importância da alimentação saudável e ainda visualizar um modelo de receita culinária transmitida por meio oral.
3. Questione a turma para se certificar da compreensão do vídeo exibido, observando se a receita foi relatada de forma coerente e quais informações são apresentadas (título, ingredientes, modo de preparo), evidenciando a presença dos elementos compositores do texto também no gênero Oral.
4. Reflita com os alunos que, além da manutenção da temática e da estrutura composicional da receita culinária, recursos específicos são utilizados quando a apresentação oral é realizada, tais como: alternância de pronúncia e voz (mais alta, mais baixa, mais rápida, mais devagar) para ressaltar pontos que necessitam ser observados bem como o uso da expressão corporal (gestos e movimentos) que auxiliam na compreensão do que está sendo relatado.
Desenvolvimento
Orientações:
1. Retome a pesquisa realizada sobre a merenda preferida da turma e esclareça que o profissional responsável pelo preparo desta refeição irá revelar a eles
a receita que usa no dia a dia. Cabe ressaltar que a ida desta pessoa até a sala de aula necessita ser organizada previamente para que ela esteja disponível e preparada para o momento da atividade.
2. Retome com os alunos o que é necessário uma receita conter, relembrando os elementos compositores característicos deste gênero textual. Anote tais informações no quadro e combine com as crianças que deverão observar se as informações dadas pelo convidado seguem por esta vertente.
3. Antes de receber o profissional responsável pelo preparo da merenda, estabeleça junto com a turma algumas regras básicas a ser seguidas durante esta atividade, tais como:
a) O convidado irá relatar oralmente a receita sem ser interrompido.
b) Casos de dúvidas só poderão ser discutidos ao término do relato.
c) O aluno que quiser se pronunciar deverá pedir a vez.
4. Explique aos alunos que a forma de preparo da merenda preferida da turma deverá ser por eles registrada. Questione-os sobre a forma mais eficaz de garantir
o registro fiel das informações prestadas oralmente pelo profissional convidado, levando-os a perceber que a gravação de vídeo é o mais adequado para o momento, uma vez que permite a captação completa do relato que será apresentado.
5. Combine com a turma que esta gravação será feita com o auxílio de um aparelho de telefonia móvel (celular) assim como será proposto que seja realizado pelos alunos nas aulas seguintes.
6. Em horário previamente marcado, receba o profissional convidado, apresente-o à turma, acomode-o em uma cadeira no centro da sala e dê início à atividade, solicitando a participação dos alunos conforme as regras acordadas.
7. Solicite aos alunos que avaliem se as informações prestadas foram suficientes para esclarecer como a merenda preferida é feita. Para tanto, distribua para cada um a ficha de atividade Avaliando o relato oral (modelo disponível em Material complementar) e projete (ou registre no quadro) as questões a ser analisadas.
8. Proponha a reflexão e o preenchimento de modo coletivo, analisando se os elementos essenciais que fazem parte de uma receita culinária foram relatados pelo convidado.
9. Para confirmação e validação das respostas dadas, apresente trechos da gravação realizada para que seja feita a audição pela turma.
Materiais complementares: Aparelho celular e ficha da atividade Avaliando o relato oral (para impressão, clique aqui).
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
1. Para o encerramento da aula, proponha uma reflexão acerca da receita culinária transmitida de forma oral, de modo a enfatizar que tal gênero necessita manter seus elementos compositores para que seja compreendido e consiga atingir seu objetivo principal: ensinar o preparo de uma refeição.
2. Coletivamente, solicite que elaborem uma breve conclusão sobre a reflexão acima e registrem-na no caderno para posteriores consultas, quando necessário for.
3. Encerre a aula comentando com os alunos que novos estudos sobre as receitas culinárias serão realizados nas aulas seguintes.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp ou e-mail para compartilhar os documentos da atividade; Google Docs (tutorial disponível aqui);
Material para a atividade: vídeo sugerido, disponível aqui, e quadro para votação, disponível aqui.
- Opcional: Padlet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Prepare o quadro sugerido no slide, no Google Documentos, para ser compartilhado com os alunos, com o nome de cada um (acrescente uma coluna para o nome) a fim de que eles possam trabalhar no mesmo documento e a resposta fique visível para todos. Oriente-os a verificar no quadro se a opção escolhida já foi escrita para que votem; se não estiver escrita, eles poderão acrescentá-la. Comente, pelo WhatsApp, qual foi o prato mais votado.
Desenvolvimento
Compartilhe o link do vídeo para que eles assistam. Em áudio pelo WhatsApp, oriente os alunos a observar os detalhes destacados na orientação do plano. Você pode propor uma vídeochamada para assistirem ao vídeo e, em seguida, fazerem as reflexões propostas nas orientações do plano. Aproveite para apresentar o relato oral do prato mais votado, e convide a merendeira/cozinheira da escola para participar. Se não for possível, convide-a para gravar o relato em um áudio pelo WhatsApp ou vídeo para ser compartilhado com os alunos. Se não for possível usar o Meet, compartilhe o áudio pelo WhatsApp com os alunos, ou eles poderão convidar alguém que cozinhe em sua família para ensinar uma receita preferida. Seja qual for a opção, oriente-os seguindo as sugestões do plano para observarem o relato.
Fechamento
Crie um mural no Padlet para que os alunos possam colocar suas impressões e descobertas. Outra opção é fazer perguntas objetivas, no WhatsApp, para que cada um responda em áudio ou por escrito.
Convite às famílias
Convide os familiares a participar contando oralmente como é feita a receita preferida da família, ou sugira que o aluno convide um amigo ou parente que não more com ele para mandar um áudio ensinando sua receita preferida.