Atividade para impressão - O vento e o sol
Plano de Aula
Plano de aula: Produzindo novas fábulas
Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Fábulas
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero fábulas e provérbios e no campo de atuação artístico-literário: vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Escrita (compartilhada e autônoma).
Materiais necessários: Lápis, folhas de produção e ficha de critérios de avaliação.
Informações sobre o gênero: De acordo com Bagno (2006) é muito provável que as fábulas que chegaram até nós, por meio da escrita, tenham existido durante muito tempo como narrativas tradicionais orais, o que faz esse gênero remontar a estágios muito arcaicos da civilização humana. As fábulas devem ter sido usadas com objetivos claramente pedagógicos: a pequena narrativa exemplar serviria como instrumento de aprendizagem, fixação e memorização dos valores morais do grupo social. É importante salientarmos também que as narrativas tradicionais orais circulavam entre crianças e adultos, indistintamente. Essa informação é importante para reconstruirmos os modos como esse gênero textual era produzido em épocas passadas e até mesmo para permitir uma análise mais crítica acerca das modificações por ele sofridas ao longo dos séculos.
Dificuldades antecipadas: Podem sentir dificuldade em emitir opiniões assertivas no trabalho dos outros colegas. Para isso, recorde o que foi abordado durante a aula: a superestrutura, o vocabulário, os elementos anafóricos. Podem sentir dificuldade em operar ao mesmo tempo com questões de construção de enredo e aos aspectos textual-discursivos, como a progressão temática e as relações anafóricas e as convenções de escrita. Para isso é fundamental que se caminhe pela sala, lendo fragmentos e apontando possíveis caminhos aos alunos durante a produção.
Referências sobre o assunto:
BAZERMAN, Charles. Gênero, agência e escrita. São Paulo: Cortez, 2011.
DOLZ, J.; GAGNON, R.; DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras 2010.
SILVA, Marlene Nasser. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDe - produções didático-pedagógicas. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_uem_port_pdp_marlene_nasser_da_silva.pdf>. Acesso em: 22 nov 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Organize a sala em duplas, de modo que todos os alunos tenham acesso ao quadro;
- Questione:
- O que é necessário para a escrita de um livro de fábulas? (Esperamos que digam que é necessário que as histórias estejam prontas, uma capa, os autores - pequena biografia)
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Leia a fábula “O vento e o sol”;
- Questione:
- Do que ela fala? (Deixe que se posicionem. Podem dizer que fala da esperteza do sol).
- Peça que observem a linha vermelha. O que ela representa? (Esperamos que digam que representa a margem do caderno).
- E o espaço entre a linha vermelha (margem) e a palavra com letra maiúscula? (Esperamos que percebam o parágrafo).
- E para que serve o parágrafo? (Esperamos que percebam que ele ajuda na construção das cenas textuais, contribuindo com a progressão temática - ou seja, cada cena textual fala de um assunto; quando ele muda, deve-se mudar de linha. Além disso o espaço é uma pista de sentido para o leitor, para que ele saiba que algo novo acontecerá na história).
- E o travessão? Por que aparece no texto? (Esperamos que expliquem que ele marca a fala das personagens e também pode separar a fala do narrador quando aparece posposta ou no meio do que o personagem disse).
- Relembre: já construímos um roteiro de fábula, cada dupla acerca de um tema, com um ensinamento.
- Questione:
- Se você fosse dizer o tema de sua fábula em uma palavra, qual seria? (Como se fosse uma brincadeira, peça que cada dupla diga a sua ‘palavra’, como por exemplo: amizade, inveja, arrependimento etc. Com isso queremos recuperar a memória de médio prazo acerca do que escreveram no roteiro e prepará-los para a leitura do mesmo).
- Desse modo, podemos dizer que as fábulas tratam de quê em sua maioria? (Queremos com esta pergunta recuperar o objetivo da fábula, de tratar de comportamentos humanos e encerrar uma moral, ou seja, uma reflexão nesse sentido).
Materiais complementares:
Para acessar o texto O vento e o sol, clique aqui.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Entregue os roteiros já produzidos na aula LP03SQA13.
- Entregue a folha de produção.
- Proponha que leiam seus roteiros com atenção, “mergulhando” na história. Podem acrescentar ou retirar alguma palavra que lhes ocorrer.
- Proponha que façam a introdução da fábula, situando o leitor no tempo e no espaço. (É fundamental que os alunos incorporem que sempre escrevemos para o outro, que sempre que falamos ou registramos algo, estamos num espaço de interação, por isso a preocupação com o leitor - mesmo que presumido (alunos da escola) já dá uma motivação diferente, pois todos nós queremos sempre ser bem interpretados, compreendidos).
- Circule pela sala dando feedbacks acerca do início de cada dupla, encorajando-os a continuar, sugerindo palavras, termos.
- Relembre que devem usar o discurso direto e estar atentos à construção das cenas textuais através do parágrafo. (Se achar necessário, retome os planos LPO3_03SQA04, LPO3_03SQA05 e LPO3_03SQA06 para relembrar o conteúdo composicional do gênero).
- Enquanto produzem, você pode ir colocando no quadro listas de marcadores temporais e referenciais, assim como advérbios para que as crianças lancem mão desses recursos e enriqueçam a informatividade de seus textos. Também pode colocar alguns verbos de elocução combinados com pronomes oblíquos, para que incorporem ao seu léxico.
Materiais complementares:
Para imprimir a folha de produção, clique aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Proponha que cada dupla troque de texto com a outra, devendo entregar o roteiro junto.
- Proponha que observem a tabela do slide.
- Cada dupla deve ler o texto da outra e fazer um comentário, por escrito, um positivo e outro sobre um aspecto que a outra equipe pode melhorar no texto. (Use mais ou menos 5 minutos para as etapas 1,2 e 3. Você deve fomentar a concentração e engajamento de todos neste momento, para o fechamento da atividade)
- O texto, o roteiro e a avaliação devem ser devolvidos para a dupla de origem a fim de possam ler as dicas dos colegas e se preparar para a última etapa na aula seguinte.
- Questione algumas duplas:
- Em que acham que mais avançaram nesta etapa de escrita / textualização? E qual etapa foi a mais desafiadora? (Com esta pergunta desejamos trazer à consciência a importância de regular a própria aprendizagem. Neste plano especialmente, foram mobilizadas muitas habilidades simultaneamente e a diversidade de respostas pode ajudar a todos a entender que em cada um pode ter ficado mais saliente um aspecto diferente de textualizar).
- Use o seguinte critério:
? precisa melhorar
?? satisfatório
??? cumpriu plenamente
Materiais complementares:
Para acessar o quadro de observação, clique aqui.
Para o aluno
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Google Documentos (tutorial disponível aqui).
- Material para a atividade:
Fábula "O vento e o sol", disponível aqui;
Quadro disponível aqui;
Roteiro disponível aqui;
Roteiro (para preencher) disponível aqui;
Tabela: critérios para avaliação, disponível aqui.
- Opcionais: Padlet (tutorial disponível aqui);
Google Formulários (tutorial disponível aqui);
Google Meet (tutorial disponível aqui);
Loom (tutorial disponível aqui);
Google Sites (tutorial disponível aqui).
Introdução
Compartilhe as imagens de animais e o quadro para retomar as informações do gênero trabalhadas nas aulas anteriores. Você poderá usar um formulário para que eles façam a correspondência entre o animal e sua característica. Selecione também alguns provérbios para que identifiquem os animais mais apropriados. Outra opção é criar e compartilhar um documento no Google com cada aluno. Você ainda pode fazer uma dinâmica em áudio pelo WhatsApp: você menciona um animal (ou envia a imagem dele) e eles respondem com uma característica que acharem ser correspondente àquele animal.
Desenvolvimento
Apresente o desafio aos alunos: planejar e escrever uma fábula para compor um livro que será doado à biblioteca. Compartilhe o roteiro através de um documento no Google e encaminhe orientações em áudio pelo WhatsApp. Outra opção é gravar um tutorial pelo Loom com as orientações para o preenchimento do roteiro ou fazer uma videochamada pelo Meet ou pelo Zoom e fazer o preenchimento coletivamente. Se considerar possível, forme duplas para que conversem pelo WhatsApp para realizar o planejamento e a escrita do roteiro.
Oriente os alunos a encaminharem o roteiro para que você possa dar devolutivas e orientações mais específicas, de acordo com as necessidades deles. Essas orientações podem ser encaminhadas pelo WhatsApp ou como comentários no próprio documento.
Compartilhe pelo e-mail ou envio o link pelo WhatsApp do documento para a escrita definitiva.
Fechamento
Em seguida, crie um documento ou um formulário no Google com os itens da tabela de critérios para avaliação. Compartilhe os textos com os alunos (retire o nome dos autores para esta atividade) e peça que preencham o formulário a partir do texto que receberam para avaliação. Encaminhe a devolutiva para os autores e dê a oportunidade de alterarem o que acharem necessário.
Pelo WhatsApp, peça aos alunos sugestões para capa, formatação das páginas e contracapa, seguindo as orientações do plano para a confecção do livro.
Encaminhe uma versão online com todas as fábulas na mesma pasta compartilhada no Google Drive ou pelo Google Sites; nele, os alunos poderão inserir imagens e compartilhar os conteúdos com outras pessoas.
Convite às famílias
Convide os familiares a participarem da produção do livro de fábulas ouvindo a leitura do roteiro e do texto final. Eles poderão assistir a filmes sobre o tema ou ler livros juntos, para ajudar na produção escrita das crianças. Se for usado o Google Sites, os familiares poderão acessá-lo para fazerem a leitura das fábulas.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Maria Teresa Sugahara
Mentor: Priscila Almeida
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Produzindo novas fábulas
Finalidade da aula: Usar os elementos de apresentação (título, parágrafos, margem) e legibilidade (traçado da letra) do próprio texto. Utilizar adequadamente os símbolos próprios da escrita, e o uso de elementos coesivos, ainda que não faça com precisão.
Ano: 3º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Fábulas e provérbios
Objeto(s) do conhecimento: Escrita autônoma e compartilhada / Construção do sistema alfabético / Convenções da escrita / estabelecimento de relações anafóricas na referenciação e construção da coesão / Progressão temática e paragrafação
Prática de linguagem: Escrita (compartilhada e autônoma)
Habilidade(s) da BNCC: EF35LP07/ EF35LP08/ EF35LP14/EF35LP25/ EF35LP26
Esta é a décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.