Tabela Critérios de avaliação - oralidade LP03_03SQA12
Plano de Aula
Plano de aula: Oralidade: Sarau de Fábulas
Plano 12 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Fábulas
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é 12ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero fábula e no campo de atuação Campo Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de oralidade
Materiais necessários:
Para utilizar essa sequência, consulte a aula anterior que propõe a preparação para essa atividade.
A sala deve estar preparada previamente para o melhor aproveitamento da aula: disposição da sala com as cadeiras em meia lua;
O quadro deve ficar liberado e com fita adesiva disponível para a colocação das imagens das fábulas (elas podem já estar fixadas);
É interessante que na aula anterior o professor entregue para cada equipe o texto a ser estudado.
Pode sugerir que tragam figurinos , adereços e/ ou usem maquiagem.
Ficha com a tabela de “critérios de avaliação da oralidade” impressa. Aqui pode-se escolher avaliar individualmente, ou em equipe. Neste último caso a aula fica mais dinâmica, possibilitando a todos encenarem e avaliarem.
Textos de apoio das fábulas.
Oriente os alunos a se prepararem previamente já com seu texto definido para o sarau.
Informações sobre o gênero:
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_uem_port_pdp_marlene_nasser_da_silva.pdf Especialmente as págs 5 -11. Acesso em 19/11/2018.
Para informações resumidas sobre o gênero fábula, clique aqui.
Dificuldades antecipadas:
Os alunos podem sentir dificuldade em entender o objetivo da aula. Como a tradição escolar opera prioritariamente com o registro escrito, é fundamental que os alunos entendam a importância da consciência e do foco ao ter como objetivo a oralidade, visto que não há materialidade (escrita), mas sim um monitoramento de produção mais ou menos formal, com aspectos linguísticos, paralinguísticos e cinestésicos.
Referências sobre o assunto:
Para saber mais sobre o que é um sarau e sua importância para a formação leitora dos alunos, clique aqui. ( vídeo “Como montar um Sarau”, de Denise Guilherme, especialista em formação de leitores. 5’53’’) Acesso em 19/11/2018.
SCHNEUWLY, B. DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. São Paulo: Mercado das Letras, 2004 - especialmente o capítulo 6.
Oralidade e letramento: diálogos na escola (Variedade linguística - Carlos Alberto Faraco). (16’55) https://www.youtube.com/watch?v=c_8pQ0534tY . Acesso em 19/11/2018.
KOCH, Ingedore. Introdução à linguística textual. São Paulo: Contexto, 2015. págs 103- 126 (estratégias textual-discursivas de construção do sentido)
Para aprofundar fala e escrita, acesse o vídeo de Luiz Antônio Marcuschi, clicando aqui. Acesso em 19/11/2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Coloque o vídeo do Sarau para apreciação, explicando que devem ficar atentos ao grupo que se apresenta e à plateia.
- Reforce a necessidade do silêncio e da atenção, já que o vídeo dura apenas 1’21’’. Coloque como desafio de observação, de sagacidade.
- Chame a atenção para a cena:
- Como o grupo escolheu declamar a poesia? (Esperamos que digam que um leu e outros encenaram)
- Como foi a leitura do rapaz? (Esperamos que percebam que a leitura foi bastante ensaiada, com a modalização da voz, alta/baixa, alongando palavras)
- E o restante do grupo? A expressão oral deles foi igual? (Esperamos que digam que não, pois ao falar sem ler, improvisaram, exploraram sons, gestos corporais e expressões faciais)
- Com que objetivo(s) vocês acham que o grupo escolheu apresentar-se assim? (Esperamos que percebam que os objetivos foram: capturar a atenção do leitor, emocionar-se com o texto, desfrutar da fruição estética proporcionada tanto pela cena em si como pelo contexto - pessoas assistindo, figurinos, performance de cada integrante)
- E a plateia? O que puderam observar sobre ela? (Esperamos que observem que a plateia estava atenta, interagindo positivamente com quem se apresentava).
Materiais complementares:
Acesse o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Hf_iYiQETk4 Acesso em 19/11/18.
Introdução
Tempo sugerido:7 minutos
Orientações:
- Sente todos os alunos no chão, de frente para o quadro.
- Estabeleça as regras claras para a aula, construindo-as coletivamente através dos seguintes questionamentos:
- O que é necessário para que este sarau seja bem aproveitado por todos? (Espera-se que mencionem a cooperação, o silêncio durante as apresentações e a atenção de cada um)
- Quais são os objetivos do sarau? (Esperamos que digam que já que estão trabalhando a oralidade, a performance oral deve ser cuidada, lapidada. Ao mesmo tempo, este trabalho colabora para a formação literária dos alunos, enriquecendo seu conhecimento de mundo e seu repertório linguístico. Se não aparecerem estas informações, você, professor, pode colocá-las).
- Mas se estamos investigando a oralidade, que cuidados cada equipe precisa adotar? Dito de outro modo, que critérios serão analisados pelos espectadores? (Esperamos que digam pelo menos os seguintes: qualidade da voz/ gestos/ olhar/ expressões)
- E na forma de falar? Falar é diferente de e ler em voz alta… (Esperamos que digam que uma é mais espontânea e a outra é mais “controlada” . Aqui o professor pode mostrar no slide do powerpoint ou na ficha já impressa, os fatores linguísticos: marcadores próprios da fala/ hesitações/ repetições e/ou paráfrases )
- Como a plateia deve portar-se? (Esperamos que mostrem a consciência sobre o respeito ao trabalho do outro, no qual cada participante dará seu melhor e não deve de forma alguma ser julgado ou mensurado com nota. Aplausos apenas ao final de cada apresentação, atenção, silêncio, gentileza com o outro devem permear todo o momento)
- Apresente a folha de critérios e explique que ao final de cada apresentação, as equipes da plateia devem reunir-se para preencher a tabela.
- Explique os marcadores:
? precisa melhorar;
?? satisfatório;
??? atingiu plenamente
- Explique que deverá ser uma atividade dinâmica e organizada, a fim de que todas as equipes consigam apresentar-se.
- Dê a cada representante do grupo uma folha e um lápis e já peça que sentem-se para o início do Sarau.
- Determine a ordem de apresentação de cada equipe.
Materiais complementares:
Para imprimir a folha dos “critérios de avaliação da oralidade”, clique aqui.
Para imprimir a fábula O rato do mato e o rato da cidade, clique aqui.
Para imprimir a fábula O lobo e o burro, clique aqui.
Para imprimir a fábula A formiga e a pomba, clique aqui.
Para imprimir a fábula O ratinho, o gato e o galo, clique aqui.
Para imprimir a fábula Os viajantes e o urso, clique aqui.
Para imprimir a fábula O leão e o mosquito, acesse: clique aqui.
Fonte: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me000589.pdf p. 97 - 104. Alfabetização : livro do aluno / Ana Rosa Abreu ... [et al.] Brasília : FUNDESCOLA/SEFMEC, 2000. 3 v. : 128 p. n. 2. Acesso em 24/11/2018.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- O primeiro grupo se apresenta e, logo em seguida, as equipes preenchem a tabela enquanto o grupo seguinte se organiza.
- Dê comandos claros e precisos a fim de organizar os alunos. Como esta é uma aula diferente, a tendência é que se dispersem.
- Cada grupo pode levar mais ou menos 3’ para a apresentação e as equipes devem preencher a tabela em mais ou menos 2’.
- Mostre, a partir do número de equipes quanto tempo cada uma tem, prevendo que todos se apresentem e sejam avaliados.
- Se possível, este momento da aula pode ser gravado a fim de que se faça uma aula extra, em outro momento, de auto apreciação das performances orais. Pode-se usar novamente a tabela de critérios de avaliação, desta vez individualmente, para que cada um se observe. Só há crescimento do aluno quando ele tem os objetivos claros do que se quer ensinar e ele se sente parte do processo. Dependendo do tempo do currículo, pode-se marcar novo sarau - de contos autorais, poético, a fim de exercitar novamente a performance oral como objeto de conhecimento e não apenas como ferramenta linguística.
Fechamento
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Todos devem ir para o chão, em semicírculo, voltados para o quadro.
- Cole no quadro as tabelas “critérios de avaliação da oralidade” já preenchidas pelas equipes.
- Analise coletivamente cada ficha e reflita sobre os pontos abordados:
- Qualidade da voz/ gestos/ olhar/expressões faciais:
- Alguém leu? Como foi a modulação da voz? A dicção estava clara?
- Os integrantes olharam para a plateia ou ficaram de costas?
- Havia emoção na voz? - (esperamos que percebam que a fala é diferente da leitura oral, que a dicção precisa estar clara e que quem se apresenta precisa estabelecer uma conexão com a plateia, através de gestos, do olhar, dos movimentos corporais)
- marcadores da fala/ hesitações (espontaneidade)/ repetições/ paráfrases.
- Apareceram marcadores como então, daí, e depois… ou então outros mais regionais como pronto, visse, bah, hum... dependendo da região em que a aula estiver acontecendo.
- O que esses marcadores nos mostram? (Esperamos que entendam que alguns marcadores da fala são mais universais e outros mais regionais, constituindo a sala de aula um grupo identitário riquíssimo, pois cada grupo social tem seu modo peculiar de expressar-se, sem soberania alguma de um sobre outro. Quanto às repetições e paráfrases, na oralidade são comuns. O narrador, a fim de retomar o fio narrativo, repete frases inteiras ou diz algo como “ou seja”, e reformula a frase a fim de ajudar o espectador a compreender melhor o que está sendo dito).
- Registre as respostas e monte um cartaz do que aprenderam nesta aula ressaltando a importância do trabalho com a oralidade.
- Aproveite para discutir a variação linguística como aspecto positivo e identitário, mais presente na oralidade que na escrita, e a contribuição do sarau para a formação do leitor de literatura - discussão presente no vídeo de referência desta aula.
Comando da tabela Critérios de avaliação da oralidade:
Cada equipe deve marcar o número do grupo de apresentação no quadrado correspondente à avaliação. Se por exemplo o G1 falou baixo, na correspondência linha X coluna com o emoji ?? deve aparecer “G1”. E assim sucessivamente, para cada equipe analisada.
Em observações, podem aparecer comentários quanto ao figurino, à completude da história, à organização enquanto equipe etc.
Materiais complementares:
Acesse o cartaz de conclusão sobre a oralidade: aqui.
Para o professor
Texto para impressão - O rato do mato e o rato da cidade - LP03_SQA12
Texto para impressão - O lobo e o burro - LP03_SQA12
Texto para impressão - A formiga e a pomba - LP03_03SQA_12
Texto para impressão - O ratinho, o gato e o galo - LP03_SQA12
Texto para impressão - Os viajantes e o urso - LP03_03SQA_12
Texto para impressão- O leão e o mosquito - LP03_SQA12
Atividade para impressão - Cartaz - LP03_03SQA12
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Maria Teresa Sugahara
Mentor: Priscila Almeida
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Oralidade: Sarau de Fábulas
Finalidade da aula: Recontar oralmente uma fábula. Utilizar os recursos linguísticos adequados à proposta. Saber expressar-se através de gestos e expressões faciais, além da fala.
Ano: 3º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Fábulas e provérbios
Objeto(s) do conhecimento: Contação de histórias
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF15LP19.
Sobre esta aula: esta é 12ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero fábula e no campo de atuação Campo Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de <oralidade>
Materiais necessários:
Para utilizar essa sequência, consulte a aula anterior que propõe a preparação para essa atividade.
A sala deve estar preparada previamente para o melhor aproveitamento da aula: disposição da sala com as cadeiras em meia lua;
O quadro deve ficar liberado e com fita adesiva disponível para a colocação das imagens das fábulas (elas podem já estar fixadas);
É interessante que na aula anterior o professor entregue para cada equipe o texto a ser estudado.
Pode sugerir que tragam figurinos , adereços e/ ou usem maquiagem.
Ficha com a tabela de “critérios de avaliação da oralidade” impressa. Aqui pode-se escolher avaliar individualmente, ou em equipe. Neste último caso a aula fica mais dinâmica, possibilitando a todos encenarem e avaliarem.
Textos de apoio das fábulas.
Oriente os alunos a se prepararem previamente já com seu texto definido para o sarau.
Informações sobre o gênero:
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_uem_port_pdp_marlene_nasser_da_silva.pdf Especialmente as págs 5 -11. Acesso em 19/11/2018.
Para informações resumidas sobre o gênero fábula, clique aqui.
Dificuldades antecipadas:
Os alunos podem sentir dificuldade em entender o objetivo da aula. Como a tradição escolar opera prioritariamente com o registro escrito, é fundamental que os alunos entendam a importância da consciência e do foco ao ter como objetivo a oralidade, visto que não há materialidade (escrita), mas sim um monitoramento de produção mais ou menos formal, com aspectos linguísticos, paralinguísticos e cinestésicos.
Referências sobre o assunto:
Para saber mais sobre o que é um sarau e sua importância para a formação leitora dos alunos, clique aqui. ( vídeo “Como montar um Sarau”, de Denise Guilherme, especialista em formação de leitores. 5’53’’) Acesso em 19/11/2018.
SCHNEUWLY, B. DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. São Paulo: Mercado das Letras, 2004 - especialmente o capítulo 6.
Oralidade e letramento: diálogos na escola (Variedade linguística - Carlos Alberto Faraco). (16’55) https://www.youtube.com/watch?v=c_8pQ0534tY . Acesso em 19/11/2018.
KOCH, Ingedore. Introdução à linguística textual. São Paulo: Contexto, 2015. págs 103- 126 (estratégias textual-discursivas de construção do sentido)
Para aprofundar fala e escrita, acesse o vídeo de Luiz Antônio Marcuschi, clicando aqui. Acesso em 19/11/2018.