Sugestão de adaptação para ensino remoto
ecursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Google Docs (tutorial disponível aqui).
- Opcionais: Padlet (tutorial disponível aqui) e Google Sites (tutorial disponível aqui).
- Materiais:
Textos disponíveis aqui.
Introdução
Compartilhe com os alunos uma leitura bem expressiva do poema feita por você, pelo WhatsApp, através de um áudio. Peça que ouçam o áudio várias vezes. Em seguida, encaminhe uma foto do poema ou o link para o documento com o texto. Depois, encaminhe áudios com as orientações e perguntas propostas no plano, para que eles respondam através de áudios pelo mesmo canal. Uma sugestão é criar um mural no Padlet ou um site no Google para ir postando os poemas estudados. Assim, tanto os alunos quanto os familiares poderão acessá-los sempre que quiserem.
Desenvolvimento
Compartilhe com os alunos a leitura expressiva, em um áudio pelo WhatsApp, e, em seguida, envie o texto, pelo WhatsApp ou em um documento no Google, com as principais perguntas sugeridas nas orientações do plano.
Em seguida, compartilhe o terceiro poema como imagem e peça que os alunos expressem suas opiniões sobre ele. Depois de obtidas as primeiras impressões, envie as perguntas sugeridas nas orientações, uma de cada vez, dando oportunidade para os alunos responderem.
Fechamento
Para finalizar, pelo WhatsApp ou pelo mural, oriente os alunos a expressarem suas percepções e o que aprenderam analisando os três poemas. Peça que registrem nos post-its, em áudio ou por escrito.
Convite às famílias
Convide os familiares a participarem do estudo do gênero lendo outros poemas e ouvindo a leitura da criança.