Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é ler e escrever corretamente as palavras dos trava-línguas compreendendo que toda sílaba é composta de ao menos uma vogal.
Orientações:
- Divida a caixa de madeira ou papelão em quadrados de 6 cm de lado.
- Imprima fichas com as estruturas silábicas de 6 cm de lado e recorte-as. Link para impressão
- Para as casas das estruturas silábicas recorte em EVA 50 bordas de 6 cm de lado para colocar as fichas das estruturas silábicas de modo a ficar em alto relevo para quando o aluno jogar a bola de pingue-pongue não escorregar para outra casa.
- Encaixe as casas das estruturas silábicas na caixa.
Materiais necessários: Uma caixa de madeira ou papelão de 30 cm de lado e 10 cm de altura; duas bolas de pingue-pongue e duas folhas de EVA de qualquer cor.
Dificuldades antecipadas: Para alunos que não saibam ler de forma convencional ou que ainda estejam no processo de aquisição, sugira leitura colaborativa, leitura compartilhada, atividades em grupo e coletivas.
Referências sobre o assunto:
ABREU, Ana Rosa. [et al.] Brasília : FUNDESCOLA/SEFMEC, 2000. vol. 1. Adivinhas, canções, cantigas, parlendas, poemas, quadrinhas e trava-línguas. p. 63-64. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=17386 . Acesso em: 19 de setembro.
BRASIL. BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/ .Acesso em: 17 de setembro de 2018.
LETRAMENTO, Plataforma do. Oralidade e ortografia. Por: FARACO. Carlos Alberto; NÓBREGA, Maria José. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=NZRBgHJlBXc . Acesso em: 20 de setembro de 2018.
NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap . Acesso em: 20 de setembro de 2018.
SANTOMAURO, Beatriz. Jogos: quando, como e por que usar. In: Revista Nova Escola, 1º de março de 2013. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3440/jogos-quando-como-e-por-que-usar . Acesso em: 20 de setembro de 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações:
- Leia com atenção todas as orientações fornecidas neste material e prepare cada passo antes de ministrar a aula.
- Consulte todas as referências sugeridas antes da aula a fim de esclarecer dúvidas quanto ao conteúdo.
- Projete o slide e informe aos alunos o tema da aula.
Introdução
Tempo sugerido: 9 minutos.
Orientações:
- Divida os alunos em grupos e escolha um representante de cada grupo.
- Em concordância com os demais membros do grupo o representante irá falar uma letra, consoante ou vogal e se estiver correto ele vai escrevê-la no quadro.
- Se a letra fizer parte do nome do jogo escreva-a no local correto, caso não faça parte desenhe na forca uma parte do corpo humano para cada letra errada.
- Permita que as equipes formulem hipóteses de palavras, caso errem perdem a vez de dizer uma letra.
- O jogo termina quando for descoberta a palavra com o nome do jogo que é Trava-bol.
Materiais complementares: Quadro e giz colorido.
Dificuldades antecipadas: Para alunos que não saibam ler e escrever de forma convencional ou que ainda estejam no processo de aquisição faça agrupamentos de alunos com saberes heterogêneos.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações:
- Projete o slide e relembre as descobertas da aula anterior sobre as estruturas silábicas.
- Distribua para todos os alunos cópias impressas com o texto: “ ABC do trava-línguas” e realize uma leitura compartilhada. Link para impressão do material
- Pegue o tabuleiro do jogo e as bolas de pingue-pongue (orientação da confecção no slide 1), organize grupos de quatros alunos, dentre eles um representante.
- Explique as regras do jogo:
- Entregue aos grupos as cartelas com as palavras do trava-línguas. Link do material para impressão
- O representante do grupo irá lançar no tabuleiro duas bolas de pingue-pongue.
- As bolas poderão cair em quaisquer casas (CV, V, CVC, CCV,VC, VV, CVV).
- Por exemplo: se as bolas caírem nas casas CVC e VC o grupo deverá escolher apenas uma estruturação silábica para procurar em seu monte de cartas palavras.
- Oriente aos alunos que eles deverão escolher a estruturação silábica que possa combinar com as palavras que eles têm no monte de cartas.
- Cada carta que combine com a estruturação silábica sorteada deverá ser descartada.
- Vence o jogo o grupo que acabar suas cartas primeiro.
- Faça reflexões sobre as palavras trabalhadas no jogo, sua estrutura silábica e a importância das vogais na formação da sílaba:
- Quantas vogais ou consoantes formam esta palavra? Espere que os alunos respondam que na formação da palavra a sílaba tenha ao menos uma vogal mas que pode ter duas vogais na mesma sílaba.
- Quais estruturas silábicas estão presentes nesta palavra? A expectativa é que os alunos consultem o slide e respondam de acordo com a palavra do jogo obedecendo a esta estrutura:
CV = consoante + vogal;
V = vogal;
CVC = consoante + vogal + consoante;
CCV = consoante + consoante + vogal;
VC = vogal + consoante;
VV = vogal + vogal,
CVV = consoante + vogal + vogal
- É possível ler esta palavra sem as vogais? Os alunos deverão responder que não, pois as vogais são o núcleo (a parte central) das palavras. Explique a eles que as vogais são o início da comunicação dos seres humanos e cite o exemplo dos sons emitidos pelos bebês.
Materiais complementares: Cópias impressas, tabuleiro do jogo e bola de pingue-pongue.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
- Projete o slide e reflita com os alunos:
- Como as sílabas são compostas? Espere que os alunos concluam que todas as sílabas devem ter no mínimo uma vogal em sua estrutura e que saibam reconhecer, identificar e registrar as diferentes estruturas das sílabas (consoante + vogal; consoante + vogal + consoante; vogal; consoante + consoante + vogal; vogal + consoante; vogal + vogal; consoante + vogal + vogal).
- Quais são as letras essenciais na formação da sílaba? A expectativa é que os alunos se recordem das aulas e das atividades anteriores e respondam que as letras que não podem faltar na formação das sílabas são as vogais: A - E - I - O - U.
- Grave um ou mais vídeos dos alunos explicando como as sílabas são compostas e quais são as letras que não podem faltar na formação das sílabas.
- Registre as descobertas no caderno ou entregue cópia de material impresso. Link
Materiais complementares: Cópias de folha impressa, celular ou qualquer outro recurso de gravação de vídeo.