Atividade
Plano de Aula
Plano de aula: Estrutura e composição dos relatos de Observação e pesquisa
Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Relatos e protocolos de experimentos científicos
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Relato e protocolos de experimentos científicos, e no campo de atuação Estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Cópias do texto, projetor, lápis de cor.
Dificuldades antecipadas: Dificuldade de compreensão do texto, afetando a identificação das partes estruturantes do gênero e presença de alunos que não leem convencionalmente.
Referências sobre o assunto:
CARVALHO, Anna Maria de Pessoa. O papel da linguagem na gênese das explicações causais. In: MORTIMER, E. F; SMOLKA, A. L. B. (orgs.). Linguagem, Cultura e Cognição - reflexões para o ensino e sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
OLIVEIRA, Carla Marques Alvarenga de; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Escrevendo em aulas de ciências. Ciênc. educ. (Bauru), Bauru , v. 11, n. 3, p. 347-366, Dec. 2005 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132005000300002&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 26 Nov. 2018. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132005000300002.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Anuncie o Tema da aula e converse com os alunos sobre o que eles podem esperar da aula.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
- Projete o texto. Clique aqui para acessá-lo na íntegra.
- Distribua o texto impresso para a leitura e peça para colarem no caderno.
- Leia o texto coletivamente.
- Converse com os alunos e destaque que no texto está faltando a organização estrutural (diagramação) que compõe os relatos de experimentos científicos (introdução, materiais, método, resultados, conclusão, data, local e autor).
- Para intervir e ajudar os alunos na atividade, questione:
- Vocês conseguiram entender o texto? O que ele diz? (Espera-se que o aluno responda que se trata de um experimento científico que mostra o procedimento para fazer um indicador de ph.)
- Quem produz este tipo de texto? O médico? Jornalista? Cientista? (Espera-se que os alunos respondam que o cientista, pois estamos fazendo um experimento científico.)
- É produzido com qual intenção? (Esperamos que os alunos respondam que este tipo de texto tem a finalidade de apresentar um experimento sobre uma descoberta científica.)
- Onde encontramos este tipo de texto? Para que ele serve? (Esperamos que os alunos respondam que é muito comum este tipo de texto em revistas, livros, protocolos e registros científicos. São extremamente úteis para relatar e apresentar informações sobre os experimentos científicos.)
- Converse com os alunos destacando a linguagem científica que o texto aborda e que muitas vezes causa certa estranheza durante a leitura.
Materiais complementares: Para imprimir o texto clique aqui. Acesso em 26 de novembro de 2018
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações:
- Projete a atividade.
- Distribua a atividade impressa para as duplas.
- Peça para os alunos separar lápis de cor nas cores: verde claro, verde-escuro, vermelho, laranja, azul, rosa e amarelo.
- Oriente os alunos a reler o texto e observar atentamente cada parágrafo antes de pintar o texto.
- Peça para os alunos pintar o texto de acordo com a sua parte constitutiva e escrever a justificativa da escolha das partes. Circule pelas duplas observando as estratégias utilizadas por eles para estruturar o texto.
- Para contribuir com a discussão, pergunte aos alunos: Qual parte seria pintada de azul? Por quê? Qual caracteristica deste trecho leva você a pensar assim?
O que seriam os materiais utilizados? Onde encontramos esta informação? Qual a disposição? Há diferenças na linguagem de material e métodos? (Espera-se que os alunos respondam que a parte pintada em azul seria a lista de materiais usados no experimento e que o material é uma listagem. Já os métodos temos um texto instrucional, os verbos estão no injuntivo, há o uso dos advérbios de tempo.) - Onde podemos encontrar a introdução do relato do experimento? (Espera-se que os alunos respondam que se encontra no início do texto e que ela apresenta uma breve ideia do que podemos encontrar no teto.)
- É fácil saber quem é o autor, onde escreveu e a data que se realizou o experimento? Qual cor usaremos para esta identificação desta parte? (Espera-se que os alunos respondam que geralmente o autor está evidenciado no início ou no fim do texto, e que usaremos a cor rosa para destacá-lo no texto.)
- O que seria um método? Vamos pesquisar esta palavra no dicionário para ver se nos ajuda? ( Espera-se que os alunos respondam que nos métodos temos um texto instrucional, os verbos estão no injuntivo, há o uso dos advérbios de tempo.)
- Chame a atenção dos alunos, quanto às imagens. Elas são uma parte importante no texto, porém sua presença não é obrigatória. Muitos relatórios e protocolos de experimentos científicos não possuem imagens. As imagens são importantes pois ajudam o leitor a compreender melhor o que foi desenvolvido e possibilita ao pesquisador agregar informações importantes como cor, nível, aspecto por meio da foto ou do desenho. A escrita e o uso de figuras nos protocolos e relatos possuem uma relação de complementaridade tendo em vista que a imagem complementa, mas não substitui o texto escrito.
Materiais complementares: Para imprimir a atividade, clique aqui.
Para acessar a resposta da atividade, clique aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações:
- Entregue uma cópia da tabela para cada aluno.
- Complete coletivamente com os alunos a síntese das estruturas dos relatos de experimentos científicos. Para isso, guie os alunos com questionamentos:
- Como podemos determinar o que é uma introdução? Para que ela serve? Ressalte que a introdução serve para que o leitor tenha uma breve ideia das razões pelas quais o experimento está sendo realizado.
- O que são os materiais? Como podemos escrever esta indicação? Como deverão ser escritos? Em forma de lista? A conversa deve sintetizar que os materiais são escritos em lista para facilitar a organização prévia do experimento a ser executado.
- O que seria o método? Em alguns experimentos é comum encontrarmos a palavra procedimento. É a mesma coisa? Possuem a mesma função? Devem concluir que a função do item métodos e procedimentos é explicar como devem ocorrer a preparação do experimento, a partir da lista de materiais já disponibilizados. Envolve tanto a organização dos materiais, do espaço e da descrição do passo a passo.
- Como podemos indicar o resultado de um experimento? Será que tudo que foi observado durante o experimento devemos descrever no resultado? Espera-se que indiquem que os resultados são registros das observações feitas durante o experimento. Deve-se registrar a situação inicial do experimento e todas as alterações que estão ocorrendo ao longo das observações, indicando sempre o momento da observação.
- E a conclusão? O que seria? Ela depende do resultado? Deve conter a explicação para o que foi observado, baseando-se nos dados obtidos através do experimento e em pesquisas bibliográficas.
- Qual a necessidade de saber quem escreveu o experimento? A data? E o local? Estas informações podem alterar o resultado do experimento? Necessidade de identificação do período e condições da localidade, pois podem interferir no experimento.
- Cole a atividade no caderno para consultas posteriores.
- Monte um cartaz com a síntese que explique cada uma das partes do texto e deixe exposto na classe para futuras consultas.
Materiais complementares: Clique aqui para imprimir a tabela para a atividade.
Para acessar a resposta da atividade, clique aqui.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Google Docs (tutorial disponível aqui).
- Opcional: Loom (tutorial disponível aqui).
Materiais:
Atividade disponível aqui;
Resolução disponível aqui.
Introdução
“O que está faltando?” – Desafie os alunos a descobrirem o que falta no texto. Compartilhe o texto sugerido no slide pelo WhatsApp e envie áudios com as perguntas para que os alunos respondam pelo mesmo canal.
Desenvolvimento
Crie um documento do Google com o texto e as orientações de como identificar, com as cores, as partes constitutivas do gênero, escrevendo a justificativa da escolha das partes nos comentários do documento. Envie áudios, pelo WhatsApp, com as orientações de como realizar a atividade, seguindo as orientações do plano. Outra opção é gravar um tutorial pelo Loom, mostrando como utilizar as ferramentas para realizar a atividade proposta.
Fechamento
Organize, pelo WhatsApp, a realização da atividade. Envie a palavra “Introdução” e peça que escrevam a explicação deles para essa parte. Depois que todos enviarem a resposta, organize uma síntese e vá montando um documento no Google para ser disponibilizado aos alunos depois de completo. Repita o mesmo procedimento com cada parte estrutural do gênero até finalizar a síntese proposta no slide do plano.
Convite às famílias
Convide os familiares a participarem do estudo do gênero realizando com a criança o experimento proposto. Isso reforçará a importância do gênero e o sentido de cada parte do texto e de sua organização.