Atividade para impressão - Rapunzel
Plano de Aula
Plano de aula: Diário: produção textual
Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Diários
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Diário e no campo de atuação Vida cotidiana; Artístico-literário A aula faz parte do módulo de Escrita (compartilhada e autônoma).
Materiais necessários: Computador online, projetor multimídia e tela, caderno e folhas avulsas.
Informações sobre o gênero: Os gêneros que expressam, por escrito, a vida de uma pessoa por ela mesma são autobiográficos e interessa-nos o diário pessoal, informal e íntimo de comunicação cotidiana; bem como o de comunicação produzida. Apresentam elementos constitutivos mais maleáveis, entretanto, sua estrutura constitucional apresenta elementos essenciais:
TEMA: a escrita sobre si (confissões, segredos, inquietações, emoções, opiniões…)
FORMA: datação, vocativo e despedida.
LINGUAGEM: uso da 1ª pessoa, vocabulário informal, caligrafia como marca pessoal nos suportes tradicionais e emoção.
TEMPO: resgate da memória diária ao final do dia, geralmente;
INTERLOCUÇÃO: o próprio diálogo com o diário. Leitor imaginário ou, eventualmente, autorizados pelo autor.
INTERATIVIDADE: inexistente - leitor não interfere. Qualquer pessoa pode ter um diário, bastando compromisso e iniciativa. Sua função é “ guardar segredo”, se o autor assim quiser.
Dificuldades antecipadas: Aplicar os conhecimentos convencionais estudados.
Referências sobre o assunto:
DOLZ, J.; GAGNON, R.; DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras 2010.
PEREIRA, M. H. M.; SILVA, J. B. O gênero diário pessoal: como se confecciona o íntimo. Revista Línguas & Letras, Unioeste, Vol. 16, Nº 34, 2015. Disponível em: <http://erevista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/11973/9212>. Acesso em: 08 dez 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Leia a finalidade da aula: produzir uma página de diário, com expressão de sentimentos e opiniões com as convenções do gênero: tema, forma, linguagem, tempo, interlocução, finalidade , circulação, suporte, elementos de recordação, pontuação, paragrafação, verbos de dizer.
“A elaboração de um diário pessoal pode configurar uma interessante proposta de produção textual permanente no cotidiano de jovens escritores. É um gênero privilegiado para que o aluno perceba a produção textual como uma forma interessante de organizar e reconfigurar, por meio da produção escrita ou do registro em áudio/áudio vídeo, suas próprias experiências.” (LERNER, 2002)
- Converse com os estudantes sobre a produção do “Diário de Rapunzel” iniciada na aula anterior (link abaixo):
- Aprendemos muito sobre a importância e a função do gênero diário. Que tal se compartilharmos esse conhecimento para que outros conheçam e desfrutem desse gênero?
- Faz-se necessário relembrar que depois que todas as páginas do diário de Rapunzel estiverem revisadas, elas poderão ser reunidas em um único diário, sob o título “ O Diário de Rapunzel, da turma do 3º ano ___”. Ele ficará disponível na biblioteca da escola para que todos os alunos da comunidade escolar possam ter acesso e serem incentivados a trabalhar o gênero Diário. Após concluído o trabalho, combinar um dia para apresentar o Diário de Rapunzel para as outras turmas da escola.
Material Complementar:
LP03_02SQA13: link aqui
Introdução
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações:
- Projete o slide ou reproduza-o no quadro.
- Diga-lhes que cada dupla selecionada, conforme grupo temático e por critério de produtividade, ou seja, a troca de informação entre os pares, conforme aula anterior (link abaixo), produzirá uma página de Diário da personagem Rapunzel.
- Relembre a divisão dos grupos e os trechos que cada grupo deverá se concentrar para criar a página de diário de Rapunzel, lendo-os em voz alta:
- Grupo 1- TEMA: Memórias. Rapunzel falará um pouco sobre si, relatando o episódio da gravidez de sua mãe, os desejos de sua mãe de comer rabanetes e quando foi levada pela feiticeira. (parágrafos iniciais)
- Grupo 2- TEMA: Expressão de sua individualidade. Rapunzel escreverá sobre sua solidão presa na torre. (a partir do parágrafo 17)
- Grupo 3 -TEMA: Segredos. Rapunzel relatará como conheceu o príncipe e o que planejaram para ficarem juntos.(a partir do parágrafo 20)
- Releia, em voz alta e coletivamente, o conto de Rapunzel, na íntegra, novamente.
Material Complementar:
Link da aula LP03_02SQA13: acesse aqui
Texto Rapunzel: aqui
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Exiba o roteiro de planejamento feito em aula anterior em folha de papel pardo ou cartolina, conforme o slide.
- Peça que leiam-no, em voz alta.
- Enfatize:
- os interlocutores: quem escreve (Rapunzel), para quem escreve ( para si mesma).
- a finalidade de escrita ( confissão, desabafo, diálogo interior…)
- a circulação do texto: entre a comunidade escolar (público privado)
- o suporte do texto; folhas em branco ou específica para diários. Se houver possibilidade, digitar a página do diário, em fonte Pacífico, 18 garantindo a semelhança com a escrita de caligrafia pessoal para reunir todas as páginas de maneira uniforme. Exemplo: “Meu querido diário,”
- a linguagem: informal, na primeira pessoa do singular, a narradora personagem é identificada pela primeira pessoa, com pronomes pessoais [eu] e possessivos [meu, minha],caligrafia como marca pessoal e emoção.
- a diagramação do texto gênero Diário: data - saudação (vocativo/ forma como se dirige ao objeto diário). Assinatura e elementos de recordação (opcionais)
- o tema: de acordo com a temática do grupo, mostrando sentimentos, emoções.
- os aspectos gerais : divisão do texto em parágrafos, pontuação, emprego da letra maiúscula, diálogo (discurso direto), dois-pontos e travessão, vocabulário apropriado ao gênero diário ...
- Entregue o planejamento das ideias realizado na aula anterior com seus comentários. Solicite que leiam e decidam se irão continuar com as primeiras ideias ou se irão seguir acatando eventuais dicas e sugestões.
- Peça que usem o roteiro como apoio para a escrita.
- Em seguida, os alunos começarão a escrever a página do diário de Rapunzel, conforme grupo temático.
- Circule entre os estudantes, leia trechos, tire dúvidas, relembre o uso dos marcadores temporais, verifique a coerência na narrativa dos acontecimentos a formatação e a diagramação do gênero. Utilize os cartazes de apoio que foram sendo criados ao longo do estudo do gênero Diário. Retome o decalque do gênero Diário, visto na aula LP03_02SQA04, conforme link abaixo.
Material complementar:
Link da aula LP03_02SQA04 aqui
Desenvolvimento
Orientações:
- Exiba o roteiro de planejamento feito em aula anterior em folha de papel pardo ou cartolina, conforme o slide.
- Peça que leiam-no, em voz alta.
- Enfatize:
- os interlocutores: quem escreve (Rapunzel), para quem escreve ( para si mesma).
- a finalidade de escrita ( confissão, desabafo, diálogo interior…)
- a circulação do texto: entre a comunidade escolar (público privado)
- o suporte do texto; folhas em branco ou específica para diários. Se houver possibilidade, digitar a página do diário, em fonte Pacífico, 18 garantindo a semelhança com a escrita de caligrafia pessoal para reunir todas as páginas de maneira uniforme. Exemplo: “Meu querido diário,”
- a linguagem: informal, na primeira pessoa do singular, a narradora personagem é identificada pela primeira pessoa, com pronomes pessoais [eu] e possessivos [meu, minha],caligrafia como marca pessoal e emoção.
- a diagramação do texto gênero Diário: data - saudação (vocativo/ forma como se dirige ao objeto diário). Assinatura e elementos de recordação (opcionais)
- o tema: de acordo com a temática do grupo, mostrando sentimentos, emoções.
- os aspectos gerais : divisão do texto em parágrafos, pontuação, emprego da letra maiúscula, diálogo (discurso direto), dois-pontos e travessão, vocabulário apropriado ao gênero diário ...
- Entregue o planejamento das ideias realizado na aula anterior com seus comentários. Solicite que leiam e decidam se irão continuar com as primeiras ideias ou se irão seguir acatando eventuais dicas e sugestões.
- Peça que usem o roteiro como apoio para a escrita.
- Em seguida, os alunos começarão a escrever a página do diário de Rapunzel, conforme grupo temático.
- Circule entre os estudantes, leia trechos, tire dúvidas, relembre o uso dos marcadores temporais, verifique a coerência na narrativa dos acontecimentos a formatação e a diagramação do gênero. Utilize os cartazes de apoio que foram sendo criados ao longo do estudo do gênero Diário. Retome o decalque do gênero Diário, visto na aula LP03_02SQA04, conforme link abaixo.
Material complementar:
Link da aula LP03_02SQA04 aqui
Desenvolvimento
Orientações:
- Exiba o roteiro de planejamento feito em aula anterior em folha de papel pardo ou cartolina, conforme o slide.
- Peça que leiam-no, em voz alta.
- Enfatize:
- os interlocutores: quem escreve (Rapunzel), para quem escreve ( para si mesma).
- a finalidade de escrita ( confissão, desabafo, diálogo interior…)
- a circulação do texto: entre a comunidade escolar (público privado)
- o suporte do texto; folhas em branco ou específica para diários. Se houver possibilidade, digitar a página do diário, em fonte Pacífico, 18 garantindo a semelhança com a escrita de caligrafia pessoal para reunir todas as páginas de maneira uniforme. Exemplo: “Meu querido diário,”
- a linguagem: informal, na primeira pessoa do singular, a narradora personagem é identificada pela primeira pessoa, com pronomes pessoais [eu] e possessivos [meu, minha],caligrafia como marca pessoal e emoção.
- a diagramação do texto gênero Diário: data - saudação (vocativo/ forma como se dirige ao objeto diário). Assinatura e elementos de recordação (opcionais)
- o tema: de acordo com a temática do grupo, mostrando sentimentos, emoções.
- os aspectos gerais : divisão do texto em parágrafos, pontuação, emprego da letra maiúscula, diálogo (discurso direto), dois-pontos e travessão, vocabulário apropriado ao gênero diário ...
- Entregue o planejamento das ideias realizado na aula anterior com seus comentários. Solicite que leiam e decidam se irão continuar com as primeiras ideias ou se irão seguir acatando eventuais dicas e sugestões.
- Peça que usem o roteiro como apoio para a escrita.
- Em seguida, os alunos começarão a escrever a página do diário de Rapunzel, conforme grupo temático.
- Circule entre os estudantes, leia trechos, tire dúvidas, relembre o uso dos marcadores temporais, verifique a coerência na narrativa dos acontecimentos a formatação e a diagramação do gênero. Utilize os cartazes de apoio que foram sendo criados ao longo do estudo do gênero Diário. Retome o decalque do gênero Diário, visto na aula LP03_02SQA04, conforme link abaixo.
Material complementar:
Link da aula LP03_02SQA04 aqui
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Explique-lhes que na aula seguinte será feita a edição, revisão e formatação do texto.
- Peça para que comentem brevemente seu “faz de conta”.
- Pergunte-lhes sobre as dificuldades que encontraram na escrita, para que você possa preparar a atividade de edição,revisão e formatação para a aula seguinte. Acesse as aulas anteriores sobre Forma de composição do texto/ Análise linguística/semiótica, conforme links abaixo
Material complementar:
Aula LP03_02SQA04 link aqui
Aula LP03_02SQA05 link aqui
Aula LP03_02SQA06 link aqui
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Google Docs (tutorial disponível aqui).
Material para a atividade:
Texto: Rapunzel, disponível aqui.
- Opcionais: Padlet (tutorial disponível aqui);
Google Formulários (tutorial disponível aqui).
Introdução
Compartilhe o texto da história de Rapunzel com os alunos, via documento do Google, por e-mail, ou em um mural no Padlet, onde você pode gravar um áudio com a leitura do texto para eles ouvirem ou disponibilizar o texto para que leiam. O áudio poderá ser enviado pelo WhatsApp também. Faça algumas perguntas sugeridas no plano, sobre a história. É importante que eles se apropriem da narrativa. Em seguida, encaminhe o quadro para retomar a estrutura e os elementos essenciais do gênero. Você pode criar um formulário ou um documento do Google para cada aluno preencher. Dê devolutivas individuais para aqueles que não conseguiram preencher adequadamente o quadro, que servirá como roteiro para escrita.
Desenvolvimento
Apresente o desafio aos alunos: planejar e escrever o Diário de Rapunzel. Compartilhe os temas (como sugerido nas orientações do slide de desenvolvimento da aula 13) e faça a distribuição entre os alunos. Se considerar possível, forme duplas para que conversem pelo WhatsApp, para realizar o planejamento e a escrita. Compartilhe o quadro preenchido por eles e envie áudios orientando sobre os pontos importantes que constam no quadro, para que os alunos o utilizem como roteiro para escrita.
Em seguida, crie um documento ou um formulário no Google com o decalque do gênero e as perguntas sugeridas na orientação do plano. Peça que eles escrevam as ideias principais que planejaram para a escrita do diário.
Depois que você der as devolutivas, encaminhe um documento no qual deverão produzir o texto. Explique que, ao final, todas as produções farão parte de um documento único, que será o Diário de Rapunzel.
Fechamento
Crie um formulário para que os alunos possam colocar sugestões de como serão a capa, a formatação das páginas, a contracapa etc., seguindo as orientações do plano. Você pode usar o WhatsApp para pedir essas sugestões aos alunos.
Convite às famílias
Convide os familiares a participarem da produção do Diário de Rapunzel. Eles poderão assistir ao filme ou ler o livro juntos para conhecer melhor a história e identificar as emoções da personagem.