A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Plano 11 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Diários
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Diário e no campo de atuação Vida cotidiana; Artístico-literário . A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Materiais necessários: Computador, projetor multimídia, tela para projeção, textos impressos, acesso à internet, espelho, folha de papel pardo ou cartolina.
Informações sobre o gênero: Os gêneros que expressam, por escrito, a vida de uma pessoa por ela mesma são autobiográficos e interessa-nos o diário pessoal, informal e íntimo de comunicação cotidiana; bem como o de comunicação produzida. Apresentam elementos constitutivos mais maleáveis, entretanto, sua estrutura constitucional apresenta elementos essenciais: TEMA: a escrita sobre si (confissões, segredos, inquietações, emoções, opiniões…) FORMA: datação, vocativo e despedida. LINGUAGEM: uso da 1ª pessoa, vocabulário informal, caligrafia como marca pessoal nos suportes tradicionais e emoção. TEMPO: resgate da memória diária ao final do dia, geralmente; INTERLOCUÇÃO: o próprio diálogo com o diário. Leitor imaginário ou, eventualmente, autorizados pelo autor. INTERATIVIDADE: inexistente - leitor não interfere. Qualquer pessoa pode ter um diário, bastando compromisso e iniciativa. Sua função é “ guardar segredo”, se o autor assim quiser.
Dificuldades antecipadas: Poderão apresentar dificuldades em emitir opiniões, formular questões e anotar observações em discursos orais e na análise de variações linguísticas em vlogs.
Referências sobre o assunto:
MARINHO, Janice Helena Chaves; VAL, Maria da Graça Costa. Variação lingüística e ensino. Belo Horizonte: Ceale, 2006. 60p. Disponível em: <http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/Col.%20Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20e%20Letramento/Col%20Alf.Let.%2015%20Variacao_Linguistica.pdf>. Acesso em: 23 out. 2018.
PEREIRA, M. H. M.; SILVA, J. B. O gênero diário pessoal: como se confecciona o íntimo. Revista Línguas & Letras – Unioeste, vol. 16, nº 34, 2015.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
Material Complementar:
BESSA, Bráulio. Um matuto em New York / Bráulio Bessa. 2018. Disponível em:
Passeio de ônibus com Paulinho e Toquinho. 2017. Disponível em:
Tempo sugerido: 28 minutos
Orientações:
Orientações:
Orientações:
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Google Documentos (tutorial disponível aqui);
Google Drive (tutorial disponível aqui).
Material para a atividade:
Vlog Bráulio Bessa (disponível aqui); Vlog da Dorô (disponível aqui); Vlog Gabriel Miller (disponível aqui) e Vlog Julia Silva (disponível aqui).
- Opcionais: Google Meet (tutorial disponível aqui);
Flipgrid (tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie as perguntas do slide de introdução em áudios pelo WhatsApp. Em seguida, compartilhe os vídeos sugeridos no plano e pergunte o que chama a atenção deles nos vídeos assistidos. Siga as orientações para a reflexão proposta no plano. Mande o link dos vídeos e a pergunta pelo WhatsApp. Eles poderão responder por esse mesmo canal.
Desenvolvimento
Desafie os alunos a produzirem um vídeo curto. Antes, eles produzirão um roteiro para gravar o vlog. Crie um documento para cada aluno no Google, para que eles elaborem o roteiro e você possa acompanhá-los. Compartilhe também as orientações e perguntas sugeridas no plano para guiar a produção do roteiro. Compartilhe o roteiro e o quadro avaliativo proposto no slide para que os alunos façam uma autoavaliação antes da gravação. Após a finalização dos roteiros, peça que gravem individualmente ou com ajuda dos familiares os vídeos e enviem via Google Drive ou Flipgrid.
Fechamento
Matando a saudades! Peça que compartilhem pelo WhatsApp impressões de como foi realizar a atividade e poder rever os colegas pelos vídeos compartilhados.
Convite às famílias
Convide os familiares a assistirem a alguns vídeos dos colegas junto com a criança. Peça que, se possível, ajudem a criança a gravar seu próprio vídeo para a atividade.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: