Atividade para impressão - Conto ou não conto
Conto ou não conto
Plano de Aula
Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Diários
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Diário e no campo de atuação Vida cotidiana; Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística / Semiótica.
Materiais necessários: Computador, projetor multimídia, tela. Textos impressos. Folha com pauta.
Informações sobre o gênero: Os gêneros que expressam, por escrito, a vida de uma pessoa por ela mesma são autobiográficos e interessa-nos o diário pessoal, informal e íntimo de comunicação cotidiana; bem como o de comunicação produzida. São gêneros propícios a refletir a individualidade de quem enuncia. Apresentam elementos constitutivos mais maleáveis, entretanto, sua estrutura constitucional apresenta elementos essenciais: TEMA: a escrita sobre si (confissões, segredos, inquietações, emoções, opiniões…); FORMA: datação, vocativo e despedida; LINGUAGEM: uso da 1ª pessoa, vocabulário informal, caligrafia como marca pessoal nos suportes tradicionais e emoção; TEMPO: resgate da memória diária ao final do dia, geralmente; INTERLOCUÇÃO: o próprio diálogo com o diário. Leitor imaginário ou, eventualmente, autorizados pelo autor. INTERATIVIDADE: inexistente - leitor não interfere. Qualquer pessoa pode ter um diário, bastando compromisso e iniciativa. Sua função é “ guardar segredo”, se o autor assim quiser.
Dificuldades antecipadas: Poderão apresentar dificuldades na construção dos padrões da escrita (emprego da letra maiúscula no início das frases, a pontuação do discurso direto, utilização de dois-pontos e travessão para introduzir a interlocução, emprego dos verbos de elocução), no texto escrito.
Referências sobre o assunto:
PEREIRA, M. H. M.; SILVA, J. B. O gênero diário pessoal: como se confecciona o íntimo. Revista Línguas & Letras – Unioeste – Vol. 16 – Nº 34 – 2015. Disponível em: http://erevista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/11973/9212.
VIEIRA, M. L. Produção de textos escritos: construção de espaços de interlocução. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2005. pp. 11-21. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/Col.%20Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20e%20Letramento/Col%20Alf.Let.%2005%20Producao_textos_escritos.pdf.
ZIRALDO. Diário da Julieta: as histórias mais secretas da menina maluquinha. São Paulo: Globo, 2006.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações:
6. Entregue-lhes uma folha com pauta para rascunho.
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
1. Projete o slide ou reproduza-o no quadro.
2. Relembre o discurso indireto e o discurso direto apoiando-se nos cartazes elaborados em aulas anteriores.
3. Elabore, em conjunto com os alunos, uma tabela comparativa entre os discursos para que visualizem as principais semelhanças e diferenças entre eles. Indague-lhes:
4. Redija a tabela de acordo com o que foi retomado junto aos alunos.
Orientações:
1. Peça-lhes para se concentrarem na tarefa, que será individual.
2. Leia a consigna projetada no slide ou reproduzida no quadro. Saiba que a proposta de transformar os trechos auxilia os estudantes a compreender melhor a função de um narrador ou personagem-narrador e a distinguir como se realiza o discurso entre os interlocutores: de um lado aquele que fala ou escreve e do outro lado aquele que ouve ou lê.
3. Peça-lhes para reler o trecho 1 e transformá-lo em discurso indireto e o trecho 2 transformá-lo em discurso direto, conforme o que foi aprendido até o momento.
4. Recolha os rascunhos. Na medida que os alunos irão terminando a tarefa, faça as intervenções individualizadas. Esta interação professor-aluno proporciona, além do contato afetivo entre ambos, a possibilidade de discutir o conteúdo e sugerir soluções.
5. Peça-lhes para passarem a limpo, após as intervenções pedagógicas.
Material complementar: Resolução da atividade
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
Google Documentos (tutorial disponível aqui).
Material para a atividade:
Texto 1 (disponível aqui) e Texto 2 (disponível aqui).
- Opcional: Google Meet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Compartilhe o texto sugerido na introdução por e-mail. Mande um áudio pelo WhatsApp com as orientações para leitura e as perguntas para serem respondidas pelo mesmo canal.
Desenvolvimento
Crie um documento no Google, como o modelo sugerido no plano, para que os alunos o preencham a partir das perguntas que você poderá enviar pelo WhatsApp. Se optar por fazer uma videochamada via Meet ou Zoom, preencham-no coletivamente. Se estiver em videochamada, desafie os alunos a resolverem a próxima atividade transformando os discursos. Prepare dois documentos no Google Apresentações com os trechos sugeridos no slide, compartilhe sua tela e peça que enviem a resposta pelo chat. Discuta com eles possíveis soluções.
Outra opção é criar um formulário com os trechos e orientações para escrita.
Fechamento
Selecione algumas respostas, compartilhe-as pelo WhatsApp sem mencionar os autores e peça que opinem sobre a solução apresentada, se há melhorias a fazer ou se a proposta foi atendida.
Convite às famílias
Convide os familiares a participarem do estudo do gênero sugerindo filmes apropriados para crianças que envolvam esse tema. Mande um áudio pelo WhatsApp para orientar os familiares que quiserem participar. Eles também podem participar incentivando e ajudando a criança na confecção de um diário.
Título da aula: Diário: aplicação do sentido de verbos de enunciação no discurso direto.
Finalidade da aula: Aplicar os conhecimentos do emprego do discurso direto e indireto
Ano: 3º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Diário
Objeto(s) do conhecimento: Discurso direto e indireto
Prática de linguagem: Análise Linguística /Semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF35LP30
Sobre esta aula: esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Diário e no campo de atuação Vida cotidiana; Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística / Semiótica.
Materiais necessários: Computador, projetor multimídia, tela. Textos impressos. Folha com pauta.
Informações sobre o gênero: Os gêneros que expressam, por escrito, a vida de uma pessoa por ela mesma são autobiográficos e interessa-nos o diário pessoal, informal e íntimo de comunicação cotidiana; bem como o de comunicação produzida. São gêneros propícios a refletir a individualidade de quem enuncia. Apresentam elementos constitutivos mais maleáveis, entretanto, sua estrutura constitucional apresenta elementos essenciais: TEMA: a escrita sobre si (confissões, segredos, inquietações, emoções, opiniões…); FORMA: datação, vocativo e despedida; LINGUAGEM: uso da 1ª pessoa, vocabulário informal, caligrafia como marca pessoal nos suportes tradicionais e emoção; TEMPO: resgate da memória diária ao final do dia, geralmente; INTERLOCUÇÃO: o próprio diálogo com o diário. Leitor imaginário ou, eventualmente, autorizados pelo autor. INTERATIVIDADE: inexistente - leitor não interfere. Qualquer pessoa pode ter um diário, bastando compromisso e iniciativa. Sua função é “ guardar segredo”, se o autor assim quiser.
Dificuldades antecipadas: Poderão apresentar dificuldades na construção dos padrões da escrita (emprego da letra maiúscula no início das frases, a pontuação do discurso direto, utilização de dois-pontos e travessão para introduzir a interlocução, emprego dos verbos de elocução), no texto escrito.
Referências sobre o assunto:
PEREIRA, M. H. M.; SILVA, J. B. O gênero diário pessoal: como se confecciona o íntimo. Revista Línguas & Letras – Unioeste – Vol. 16 – Nº 34 – 2015. Disponível em: http://erevista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/11973/9212.
VIEIRA, M. L. Produção de textos escritos: construção de espaços de interlocução. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2005. pp. 11-21. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/Col.%20Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20e%20Letramento/Col%20Alf.Let.%2005%20Producao_textos_escritos.pdf.
ZIRALDO. Diário da Julieta: as histórias mais secretas da menina maluquinha. São Paulo: Globo, 2006.
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