Frases para a atividade do desenvolvimento
Plano de Aula
Plano de aula: Cartas do leitor: elencando as características do gênero
Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Carta do leitor
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Carta do leitor e no campo de atuação Vida pública. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Equipamento necessário para projeção ou impressão dos textos, caso não houver disponibilidade para projeção dos slides.
Informações sobre o gênero: Carta do leitor é uma carta bastante parecida com a carta pessoal, porém a carta do leitor é uma carta aberta, pois é dirigida a destinatários desconhecidos, veiculada em revistas e jornais, podendo ser ou não publicada.
Dificuldades antecipadas: Identificar o gênero textual da notícia; identificar a função da notícia; montar a carta do leitor seguindo a estrutura correta.
Referências sobre o assunto: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1156-4.pdf (Acesso em 02/10/2018)
http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/PNAIC%202017%202018/PRODUCAO_ESCRITA-prof.pdf (Acesso em 02/10/2018)
https://www.youtube.com/watch?v=OVpi0qCRXGU (Acesso em 03/10/2018)
MACIEL, Débora Amorim G. da Costa. A palavra é sua leitor! Carta do leitor. In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores/ coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008.p. 147 – 158.
Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf (Acesso em 04/10/2018)
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Projete ou leia para os alunos o título da aula.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
- Divida a turma em grupos para que os alunos possam ter a oportunidade de trocar experiências e aprendizagens.
- Projete ou imprima o slide e distribua para a turma. Se não for possível nenhuma das duas possibilidades, monte um cartaz para que todos os alunos visualizem o texto ou escreva-o no quadro.
- Faça a leitura coletiva do texto com a turma. Você poderá solicitar que cada aluno leia uma parte do texto, assim todos poderão participar da leitura.
- Lance perguntas à turma:
- Você sabe qual gênero textual que acabamos de ler? (Espera-se que os alunos respondam que leram uma notícia. Se não chegarem a esta conclusão, faça outras perguntas: O que diz o texto? Se não tivessem publicado este texto, as pessoas saberiam o que aconteceu? Já que as pessoas não saberiam, então podemos dizer que este texto noticia o fato? Que gênero textual conta um fato?
- Para o que serve uma notícia? (Espera-se que os alunos respondam que a notícia serve para contar um fato, algo que tenha ocorrido. Se não chegarem a esta conclusão, pergunte: O que diz o texto? Se não tivessem publicado este texto, as pessoas saberiam o que aconteceu? Já que as pessoas não saberiam e precisariam da notícia para descobrir o fato, o que podemos concluir sobre a função da notícia? Para que serve uma notícia?
- Qual é o título desta notícia? (Espera-se que os alunos respondam que o título é “Museu Nacional, o mais antigo do país, pega fogo no Rio”. Se não chegarem a esta conclusão, peça que retornem ao texto e verifiquem o título, depois leiam-no.)
- Qual é a fonte desta notícia? (Espera-se que os alunos respondam que a fonte é jornaljoca.com.br. Se não chegarem a esta conclusão, peça que retornem ao texto e verifiquem de onde essa notícia foi retirada, depois leiam-na.)
Fonte: REGO, Tânia. Museu Nacional, o mais antigo do país, pega fogo no Rio. Jornal Joca. São Paulo, p. 1-2. 03 set. 2018. Disponível em:
Materiais complementares: Texto para impressão - acesse aqui
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações:
- Projete o slide ou utilize o texto impresso, o cartaz ou o texto escrito no quadro.
- Propicie um momento para que o grupo possa conversar sobre a notícia. Escreva no quadro as seguintes perguntas:
- Qual a sua opinião sobre o texto que acabamos de ler? Achou esta notícia importante? O que te chamou mais a atenção?
- Se você fosse escrever algo para o jornal que publicou a notícia, que opinião daria?
- Que sugestão de outra publicação você daria?
- Que título daria ao texto que enviaria ao jornal?
- Peça que os alunos discutam sobre as perguntas e registrem as respostas nos cadernos.
- Passeie pelos grupos fazendo as interferências necessárias. Se for necessário, peça para que os alunos retornem ao texto para que possam atribuir opiniões e sugestões.
- Peça para que cada grupo compartilhe com a turma as suas conclusões.
Fonte: REGO, Tânia. Museu Nacional, o mais antigo do país, pega fogo no Rio. Jornal Joca. São Paulo, p. 1-2. 03 set. 2018. Disponível em:
Desenvolvimento
Orientações:
- Projete ou leia o slide para a turma, dizendo qual será a atividade.
- Se você estiver utilizando esta aula isoladamente, apresente uma Carta do leitor aos alunos, para que eles possam ter um entendimento sobre a estrutura do gênero. Você pode buscar um exemplo do gênero na aula 2 desta sequência.
- Retome a discussão anterior perguntando à turma: Se fossem escrever uma carta para o jornal, o que colocariam primeiro? Para quem escreveriam? Qual seria o vocativo, ou seja, para quem se dirigiriam? O que diriam? Qual sugestão dariam? Como se despediriam? (Permita e estimule os alunos a darem respostas pertinentes, lembrando-os que não existem respostas certas ou erradas, apenas respostas coerentes, por exemplo, espera-se que os alunos respondam que inicialmente devem escrever uma saudação ou uma apresentação do remetente, que nesse caso são os próprios alunos, após devem escrever o vocativo, ou seja, para quem se destina a carta, nesse caso, o Jornal Joca, após os alunos deverão explicar o assunto do corpo da carta, que precisa estar de acordo com a reportagem lida, depois deverão dar uma sugestão de tema , o qual gostariam de ler em uma próxima publicação do Jornal e por fim, uma despedida. Se eles apresentarem dúvidas, retorne a carta de leitor da aula 2, para que os alunos possam observar novamente a estrutura do gênero. ).
- Distribua para cada grupo algumas frases impressas ou escritas em papéis separados.
- Peça para que os alunos organizem estas frases de forma que montem duas cartas do leitor, uma com a estrutura da carta do leitor original, ou seja, aquela enviada à redação do jornal, e outra na versão publicada, evidenciando as diferenças.
- Promova uma discussão pedindo para que cada um do grupo leia a sua carta fazendo as intervenções necessárias quanto à ordem e à organização de cada parte da carta. Se for necessário, levante questionamentos como: Será que devo colocar a sugestão antes de dar minha opinião? O vocativo pode vir depois do desenvolvimento da carta? A despedida pode vir antes da sugestão? Como podemos organizar este texto para que tenha mais coerência? Alguém poderia ajudar, dando uma opinião? (Espera-se que os alunos respondam que geralmente a opinião vem antes da sugestão; o vocativo vem antes do desenvolvimento da carta; a despedida vem no fim da carta, por isso a sugestão vem antes da despedida. Se o aluno apresentar o texto sem coerência pergunte se algum colega pode ajudar com alguma sugestão, retorne as perguntas feitas anteriormente, no início deste slide. Se for necessário, você pode acessar a aula 2 e comparar as duas cartas, perguntando quais diferenças encontradas e o que poderia modificar em sua carta.)
- Peça para que os alunos colem as frases, organizadas e corrigidas, em uma folha à parte, depois copiem no caderno. Também pode ser solicitado para que os alunos colem as frases diretamente nos cadernos.
Materiais complementares: Frases para impressão - acesse aqui
Correção da atividade - acesse aqui
Exemplo de Carta do leitor - acesse aqui
Fechamento
Tempo sugerido: 9 minutos.
Orientações:
- Projete ou leia para os alunos o slide.
- Elenque com a turma as características observadas na carta do leitor organizada: Como é a estrutura de uma carta do leitor, o que devemos escrever primeiro, que tipo de linguagem devemos utilizar? (Espera-se que os alunos cheguem à conclusão que uma carta do leitor deve ter: local e data; saudação; desenvolvimento com o que se pretende dizer, opiniões, críticas e/ou sugestões, acerca do texto lido; conclusão com uma despedida cordial.)
- Leve os alunos a perceber as características estruturais da carta do leitor fazendo perguntas como: Quando escrevemos uma carta pessoal, o que devemos escrever primeiro? Como a carta do leitor é bem parecida com a carta pessoal, o que devemos escrever primeiro na carta do leitor? (Espera-se que o aluno responda que inicialmente, devemos escrever uma saudação ou uma apresentação do remetente.) Após local e data, o que precisamos escrever? (Espera-se que os alunos respondam que após o local e data precisamos colocar o vocativo, ou seja, a quem devemos nos dirigir, para quem se destina a carta.) Após o vocativo, o que devemos escrever? (Espera-se que os alunos respondam que após o vocativo devemos escrever o assunto no corpo da carta, após poderemos dar uma sugestão de tema para uma próxima publicação). No final da carta o que devemos colocar? Como deve ser a despedida? (Espera - se que os alunos respondam que no final da carta devemos escrever uma despedida e que esta deve ser de forma cordial. ) Quais diferenças podemos notar na carta do leitor original, ou seja, a carta que enviamos para a redação do jornal, e a carta publicada? (Espera-se que os alunos percebam que, quando a carta já está veiculada no jornal, ou seja, já foi publicada, a data não constará e muitas vezes a carta perde a despedida também.) Se os alunos não chegarem a esta conclusão peça para que retornem à atividade de montagem das cartas do leitor e verifiquem as estruturas das mesmas. Se for possível, volte ao exemplo da carta do leitor para que os alunos tenham bastante clareza sobre a carta do leitor publicada.
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Google Documentos (tutorial disponível aqui).
- Material para a atividade:
Texto da atividade: Introdução, disponível aqui, ou link para o Jornal Joca, disponível aqui;
Frases para ordenar, disponíveis aqui;
Correção da atividade, disponível aqui.
- Opcionais: Google Formulários (tutorial disponível aqui);
Padlet (tutorial disponível aqui);
Google Meet (tutorial disponível aqui);
Flippity (tutorial disponível aqui).
Introdução
Compartilhe o texto por e-mail ou WhatsApp, com link para o documento do Google e com as perguntas em áudio, para que respondam no grupo e identifiquem, assim, o gênero, função, título e fonte do texto.
Desenvolvimento
Desafie os alunos a gravarem áudios manifestando suas opiniões sobre o texto apresentado e respondendo à pergunta proposta no plano: qual a opinião deles sobre o acontecimento e como poderiam enviar essa opinião para o jornal. Grave áudios com as orientações e as perguntas sugeridas no plano. Se preferir, organize uma videochamada via Meet ou Zoom, e crie uma apresentação com o texto, as perguntas e as frases da atividade para compor coletivamente a carta. Se não for possível fazer a videochamada, crie um formulário com as frases e peça que as enumerem colocando o texto na ordem correta. Outra opção é enviar as frases pelo e-mail e orientar os alunos a imprimirem ou copiarem-nas em tiras de papel, para colocarem o texto na ordem certa. Eles poderão enviar uma foto com a resposta pelo WhatsApp. Há ainda a possibilidade de criar um jogo pelo Learningapps ou Flippity com as frases para que as coloquem na ordem correta.
Fechamento
Crie um mural no Padlet, para finalizar, com as perguntas das orientações do plano (por escrito ou em áudios no mural). Oriente os alunos a colocarem nos post-its do mural as partes principais do gênero. Você poderá dar devolutivas pelo próprio mural.
Convite às famílias
Convide os familiares a participarem do estudo do gênero explorando outras cartas e matérias dos sites indicados nas atividades. Peça que compartilhem com você e com os colegas o que acharem interessante. Quem sabe não surge a vontade de enviar uma carta para um site de revista ou jornal?