Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Mirian Carla Neiva
Mentor: Priscila Almeida
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Cartas do Leitor: Compreendendo o gênero
Finalidade da aula: Entender as substituições necessárias de vocabulário nos textos.
Ano: 3º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Carta de leitor
Objeto(s) do conhecimento: Estratégia de leitura / Compreensão em leitura
Prática de linguagem: Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
Habilidade(s) da BNCC: EF35LP17/ EF35LP04/ EF35LP06 / EF03LP18
Sobre esta aula: esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero carta de leitor e no campo de atuação vida pública. A aula faz parte do módulo de Leitura/escuta (compartilhada e autônoma).
Materiais necessários: Equipamento necessário para projeção ou impressão dos textos, se caso, não houver disponibilidade para projeção dos slides.
Jornais, revistas, gibis impressos e digitais, que contenham Cartas de leitores.
Informações sobre o gênero: Carta do leitor é uma carta bastante parecida com a carta pessoal, porém a carta do leitor é uma carta aberta, pois é dirigida a destinatários desconhecidos, veiculada em revistas e jornais, podendo ser, ou não, publicada.
Dificuldades antecipadas: Atribuir sinônimos, encontrar cartas de leitor nos veículos de comunicação, encontrar palavras no dicionário, substituir palavras no texto, para evitar a repetição das mesmas.
Referências sobre o assunto: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1156-4.pdf
http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/PNAIC%202017%202018/PRODUCAO_ESCRITA-prof.pdf
https://www.youtube.com/watch?v=OVpi0qCRXGU
MACIEL, Débora Amorim G. da Costa. A palavra é sua leitor! Carta do leitor. In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores / coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008.p. 147 – 158.
Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf