Entrevista
Plano de Aula
Plano de aula: Todo trabalho é digno!
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Modos de vida na cidade e no campo
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03HIS08 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Será necessária a impressão do documento contendo o roteiro para a entrevista, do documento contendo o modelo do jogo da memória (em papel 60k), folha sulfite, caneta hidrocor, lápis de cor.
Material complementar:
- Documento que contém o roteiro para a entrevista sobre profissões: HIS3_08UND04 - Entrevista: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mqdRHc7cuc2pDea4ZQpZVwxbFFvNKMKKVQSvmwvtWXfXC6r52s98ytqHdbXV/his3-08und04-entrevista.pdf
- Documento que disponibiliza o slide da Contextualização: HIS3_08UND04 - Slide da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Eqkj6XfBm57GHeZmm9QNPrF26z5EnRJVG4wed7EHzwAKAbM4yn4Sef7ytvWN/his3-08und04-slide-da-contextualizacao.pdf
- Documento que disponibiliza a descrição de algumas profissões: HIS3_08UND04 - Profissões: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/M2TeSZa2DNpYhcpNdAHQczBzvZNgVGxbFKK4rfBT9bqW5WRgxeTSyhUUDUGE/his3-08und04-profissoes.pdf
- Dcumento que disponibiliza o slide da Problematização: HIS3_08UND04 - Slide da Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uA345fSkP5VRGphn4wA39GF7DRyjuc4Qpb4qEvx3k24Dyqq6E6xqakE7sQTV/his3-08und04-slide-da-problematizacao.pdf
- Documento que contém um modelo de peças para o jogo da memória: HIS3_08UND04 - Jogo da memória: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/55dFPajdDnDexauf9F48WAqgYK7dMK5TaxQc8pSWGRbtV5ryg7EJgxXjRYfq/his3-08und04-jogo-da-memoria.pdf
- Documento que disponibiliza este slide HIS3_08UND04 - Slide da Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8egsjPrgGE5Ttwvb6crPar2MSxHaWF5uAGRTd5NgWwErrG6x7ftrCUUGzFnr/his3-08und04-slide-da-sistematizacao.pdf
Para você saber mais:
Acesse aqui mais conteúdos sobre as profissões para você se preparar para a aula:
- Extinção das profissões. Disponível em: https://www.infoescola.com/sociologia/extincao-das-profissoes/. Acesso em: 11 de março de 2019.
- Profissões. Disponível em: https://escolakids.uol.com.br/geografia/profissoes.htm. Acesso em: 11 de março de 2019.
- Museu de Artes e Ofício - MAO . Disponível em: http://eravirtual.org/mao_br_1/. Acesso em: 11 de março de 2019.
- A evolução das profissões. Disponível em: https://operaco.com.br/a-evolucao-das-profissoes/. Acesso em: 11 de março de 2019.
- Tecnologia e mudanças no mercado de trabalho fazem profissões acabarem. Disponível em: http://especiais.correiobraziliense.com.br/tecnologia-e-mudancas-no-mercado-de-trabalho-fazem-profissoes-acabarem. Acesso em: 11 de março de 2019.
Fonte das imagens:
Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 11 de março de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
- Solicite, com antecedência, aos alunos que eles façam uma entrevista com um dos membros adultos da família (pai, mãe, avós, tios, padrinhos) sobre o tema desta aula.
- Utilize o documento que contém o roteiro para esta entrevista: HIS3_08UND04 - Entrevista: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mqdRHc7cuc2pDea4ZQpZVwxbFFvNKMKKVQSvmwvtWXfXC6r52s98ytqHdbXV/his3-08und04-entrevista.pdf
- Faça a impressão do Jogo da memória em papel 60k e na quantidade suficiente para se formar um jogo para cada grupo: HIS3_08UND04 - Jogo da memória: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/55dFPajdDnDexauf9F48WAqgYK7dMK5TaxQc8pSWGRbtV5ryg7EJgxXjRYfq/his3-08und04-jogo-da-memoria.pdf
- Você já deverá preparar a sala de aula para que os alunos possam fazer a proposta de atividade em grupo.
- Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
- Projete o slide. Caso deseje, acesse o documento que disponibiliza este slide HIS3_08UND04 - Slide da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Eqkj6XfBm57GHeZmm9QNPrF26z5EnRJVG4wed7EHzwAKAbM4yn4Sef7ytvWN/his3-08und04-slide-da-contextualizacao.pdf
- Aprecie uma fonte de mídia que retrata algumas profissões existentes: http://www.museucasadopontal.com.br/pt-br/profiss%C3%B5es. Acesso em: 11 de março de 2019.
- Diga aos alunos que muitas profissões surgiram em tempos muito distante; que algumas ainda existem nos dias atuais (médico, dentista, agricultor, barbeiro, dentre outras), outras deixaram de existir com o passar dos anos e da evolução do homem (acendedor de poste, telefonista, arrumador de pinos de boliche, cortador de gelo, dentre outras) e que outras surgiram a pouco tempo (são as chamadas profissões do futuro: engenheiro em foco no agronegócio, designer de inovação, gestor de resíduos, dentre outras).
- Apresente algumas profissões e descreva-as contando a origem e possíveis evoluções. Caso deseje, acesse o documento que disponibiliza a descrição de algumas profissões: HIS3_08UND04 - Profissões: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/M2TeSZa2DNpYhcpNdAHQczBzvZNgVGxbFKK4rfBT9bqW5WRgxeTSyhUUDUGE/his3-08und04-profissoes.pdf. Seria interessante buscar conhecer as profissões mais comuns de sua comunidade (cidade/estado) para que sua aula se aproxime ainda mais da realidade da sua turma.
- Peça aos alunos para que tenham em mãos a entrevista feita anteriormente
Fonte das imagens:
Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 11 de março de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
- Projete, escreva no quadro ou leia para os alunos o tema principal desta aula.
- Caso deseje, acesse o documento que disponibiliza este slide HIS3_08UND04 - Slide da Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uA345fSkP5VRGphn4wA39GF7DRyjuc4Qpb4qEvx3k24Dyqq6E6xqakE7sQTV/his3-08und04-slide-da-problematizacao.pdf
- Diga aos alunos que, em grupo, eles farão uma coleta de informações sobre as profissões que foram mencionadas nas entrevistas feitas.
- Distribua uma folha sulfite para cada grupo.
- Eles deverão registrar:
- Todas as profissões citadas nas entrevistas.
- Quais profissões são exercidas: no meio rural, no meio urbano, ou nos dois ambientes (e o total de cada meio).
- Se houve alguma profissão que apareceu em várias entrevistas. Qual (Quais)?
- Se foi citada alguma profissão: que não existe mais; que é antiga, mas ainda existe; que é chamada de profissão do futuro.
Fonte das imagens:
Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 11 de março de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 22 minutos.
Orientações:
- Projete (escreva no quadro ou leia) o slide para finalizar esta aula.
- Caso deseje, acesse o documento que disponibiliza este slide HIS3_08UND04 - Slide da Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8egsjPrgGE5Ttwvb6crPar2MSxHaWF5uAGRTd5NgWwErrG6x7ftrCUUGzFnr/his3-08und04-slide-da-sistematizacao.pdf
- Peça a cada grupo que cite as profissões que apuraram e se houve alguma que apareceu em várias entrevistas: registre todas as informações no quadro.
- Após todos os grupos terem falado faça juntamente com os alunos uma análise das profissões exercidas pelos membros das famílias: qual profissão aparece mais, qual a profissão que menos apareceu, se apareceu alguma profissão considerada profissão do futuro e alguma que não existe mais, dentre outras observações.
- Proponha aos alunos uma produção de um jogo da memória das profissões (desenhos e/ou características).
- Faça a impressão do documento que contém um modelo de peças para esse jogo HIS3_08UND04 - Jogo da memória: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/55dFPajdDnDexauf9F48WAqgYK7dMK5TaxQc8pSWGRbtV5ryg7EJgxXjRYfq/his3-08und04-jogo-da-memoria.pdf
- Esse jogo comporá a brinquedoteca da sala ou da escola.
Fonte da imagem:
Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 11 de março de 2019.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp e PDF.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom, Kahoot, Padlet e Youtube.
Contexto
Neste plano, o objetivo é identificar as profissões e onde elas podem ser desempenhadas. Se dispuser de momento síncrono, organize uma sala no Google Classroom (veja aqui como utilizá-lo) ou no Google Meet (como criar uma reunião online). Antecipadamente, peça aos estudantes que realizem uma entrevista com um familiar de mais de 40 anos. Compartilhe com eles a ficha da entrevista a ser realizada. Ela deve ser feita em um vídeo gravado e compartilhado no grupo da escola.
Problematização
Peça que os estudantes vejam os vídeos dos colegas e escolham 3 para analisarem. Em seguida, solicite que respondam as questões:
- Quais as profissões dos vídeos que você viu?
- Quais profissões são exercidas: no meio rural, no meio urbano, ou nos dois ambientes?
- Foi citada alguma profissão que não existe mais? Que é antiga, mas ainda existe ou que é chamada de profissão do futuro?
As análises devem ser escritas no caderno e compartilhadas no grupo da escola. Você pode acompanhar as produções enviando pequenas orientações via áudios ou vídeos, esclarecendo dúvidas e chamando a atenção para informações presentes. Também pode agendar um momento síncrono, para que os alunos possam compartilhar as respostas com você e com o restante da turma.
Sistematização
Envie, via texto, áudio ou vídeo, as orientações para que os estudantes produzam um jogo da memória com desenhos a respeito das profissões. Os desenhos devem ser feitos nos cards enviados neste arquivo. Peça que compartilhem vídeos realizando a brincadeira.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo, o vídeo “Profissões - Serelepe” e “Minha profissão é...”.
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF02HI10, EF02HI11, EF04HI03 e EF04HI06.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Maria Teresa Pimenta
Mentor: Alessandra Bremm
Especialista: Danielle Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 3º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: O lugar em que vive.
Objeto (s) de conhecimento: A produção dos marcos da memória: a cidade e o campo, aproximações e diferenças.
Habilidade(s) da BNCC: (EF03HI08) Identificar modos de vida na cidade e no campo no presente, comparando-os com os do passado.
Palavras-Chave: Profissão; Antiga; Atual; Profissão do futuro; Meio rural; Meio urbano.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA