Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp e PDF.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom, Kahoot, Padlet e Youtube.
Contexto
Neste plano, o objetivo é conhecer as mudanças nas formas de trabalho e lazer. Se dispuser de momento síncrono, organize uma sala no Google Classroom (veja aqui como utilizá-lo) ou no Google Meet (como criar uma reunião online).
Via texto, áudio ou vídeo, questione os estudantes sobre o que sentiam na hora do recreio quando estavam em aula presencial. Peça que respondam via arquivo de áudio. Em seguida, questione novamente se eles acham que, quando a pandemia acabar e as aulas voltarem, o recreio será da mesma forma ou, se não for, o que será diferente. Novamente as respostas devem ser enviadas via áudio. Se a atividade for realizada em momento síncrono, estimule o debate.
Problematização
Apresente o slide 4 aos estudantes, peça que eles pensem na questão e respondam via áudio. Em seguida, peça que façam uma entrevista com um adulto da própria convivência e a gravem em vídeo, seguindo as questões abaixo:
- Qual o seu nome e idade?
- Em que você trabalha?
- Você gosta do seu trabalho?
- Como você gosta de se divertir?
Dê um tempo para que a atividade seja realizada. Peça que os estudantes compartilhem as entrevistas no grupo da turma e vejam as realizadas pelos colegas. Instigue-os a perceber que as formas de trabalho e de lazer podem acontecer de formas diferentes para cada pessoa, e que, principalmente, acontecem mudanças com o passar dos anos.
Sistematização
Via áudio, texto ou vídeo, oriente os estudantes para a realização dessa etapa. Compartilhe o arquivo de sistematização e diga que devem escolher 5 vídeos para analisar. Você pode acompanhar as produções enviando pequenas orientações via áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes. Você pode acompanhar as produções enviando pequenas orientações via áudios ou vídeos, esclarecendo dúvidas e chamando a atenção para informações presentes. Também pode agendar um momento síncrono, para que os alunos possam compartilhar as respostas com você e com o restante da turma. As produções devem ser compartilhadas no grupo da turma e dê feedback delas. Considere produzir e compartilhar com os estudantes um quiz no Kahoot (Veja aqui como fazer um).
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo, “As cidades se transformam com o passar do tempo”, “Documentário: Ócio, lazer e tempo livre” e “Projeto No meu tempo - Lazer”.
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF02HI10, EF02HI11, EF04HI03 e EF04HI06.