Questões sobre a fonte
Plano de Aula
Plano de aula: Marco histórico: Escola
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Marcos históricos locais
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03HI05) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetor, atividades impressas, fotografia da escola (classe)
Material complementar:
JULIA, Dominique. A Cultura Escolar como objeto histórico. In: Revista Brasileira de História da Educação. Campinas: Editora Autores Associados, nº1, p.9.43, jan./jun. 2001.
VIDAL, Diana G. CULTURA E PRÁTICA ESCOLARES: Uma reflexão sobre documentos e arquivos escolares. In: SOUZA, Rosa F.
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Trad. Yara Khoury. Projeto História, São Paulo: PUC-SP, n. 10, p. 7-28, dez. 1993
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Apresente o objetivo da aula aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.
Este é o momento oportuno para começar a instigar os alunos a respeito da temática da aula - As escolas como marcos históricos e de memória, uma vez que os alunos são agentes da história e produtores de conhecimento. As escolas exibem marcas do tempo em que existiram, estão situadas em um tempo e em um espaço, por isso são consideradas marcos históricos, pois representam uma temporalidade específica.
Inicie a conversa, explorando o objetivo e o significado de escola que as crianças possuem.
Contexto
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações:
- Inicie a aula convidando os alunos a pensarem sobre a escola em que estudam e o que gostariam que ela tivesse para torná-la melhor.
- Esta atividade será feita coletivamente, tendo o professor como escriba. Utilize o quadro para a atividade. Pergunte aos alunos as coisas que eles gostam na escola (pode ser eventos, disciplinas escolares, merenda, etc), faça a listagem, questionando os motivos pelos quais as crianças elegeram estes itens. Essas respostas são as memórias que os alunos carregam da escola. Proceda da mesma maneira para preencher a lista das coisas que precisam melhorar na escola.
- Após a listagem, abra uma discussão com as crianças, para que pensem nos aspectos que ressaltaram e em atitudes que possam ajudar a resolver ou amenizar os itens que não estão bons na escola. Faça o registro no quadro do que foi citado pelos alunos.
- Esse tipo de atividade também é chamada de Assembleias Escolares e é muito utilizada nas escolas para promover a democracia e resolver os conflitos.
Como adequar à sua realidade: Uma boa opção é promover uma visita monitorada aos espaços da escola ,dialogando sobre esses espaços e como as crianças os compreendem.
Para você saber mais: Sobre as assembleias escolares e como elas acontecem:
ARAÚJO, Ulisses F. Respeito e Autoridade na escola. In: AQUINO, J. (org). Autoridade e autonomia na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1999.
__________. A construção de escolas democráticas: histórias sobre complexidade,mudanças e resistências. São Paulo: Moderna, 2002
____________ . Assembléia escolar: um caminho para a resolução de conflitos. SãoPaulo, Moderna, 2004.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Nessa atividade os alunos farão uma investigação e estabelecerão uma análise da fotografia da sala de aula. Essa sala de aula retrata uma aula de matemática no Colégio de Santa Inês em 1917.
Utilize a fotografia indicada no slide para exemplificação da aula. Se preferir, use uma fotografia local da sua escola ou da sua cidade e proceda com os questionamentos para o estudo desta fonte. Fonte da imagem: https://pt.wikipedia.org/wiki/Col%C3%A9gio_de_Santa_In%C3%AAs#/media/File:Aula_de_Matem%C3%A1tica_(1917).jpg Acesso em 16 de março de 2019
- A nossa escola parece em algum aspecto com a retratada na fotografia?
- Quais as diferenças e semelhanças que vocês observam entre a fotografia e a sua escola atual? Quais?
- Quais as informações podem destacar em relação a fotografia.
- Vocês acham a escola um local importante? Por quê? (Essa pergunta é importante para a problemática, pois envolve os aspectos da memória local que as crianças irão destacar)
- Quais as características físicas das pessoas representadas na fotografia? E as vestimentas? São iguais às usadas nos dias de hoje?
- Vocês conhecem outras escolas? Já frequentaram outras escolas?
Você poderá imprimir as questões para análise da fonte, caso deseje fazer a atividade individualmente ou em dupla. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fM2Q5vDNV3ZeMg3agUyUtAu2P756YNVEcE6b9nydVgnqGEBJtwTJgP4345f7/his3-05und04-questoes-sobre-a-fonte.pdf
Reforce com os alunos que a escola representa parte de uma memória social que perpassa o cotidiano de todos os sujeitos que um dia já a frequentaram. Ela representa o momento de toda aprendizagem através de transmissão de valores, vestimentas, experiências com o grupo, material didático utilizado e outros acontecimentos que ganham sentido na relação social com o cotidiano. Isso mostra que a escola enquanto lugar de memória representa ao mesmo tempo aspectos simbólicos e materiais.
Após as discussões peça para os alunos preencherem a ficha da escola. Imprima a atividade https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/n2H98wHcaMhRWXZMm7cGC7xjYz9fXATnEVGfB5yHxQGS5W4fthTrQWDcTs3N/his3-05und04-atividade.pdf e entregue aos alunos ou faça a atividade registrando no quadro ou em um cartaz.
Como adequar à sua realidade: Se não tiver como fazer a projeção da imagem, você poderá fazer a impressão da fotografia, ou trazer fotografias ou outros documentos históricos escolares (anuários, registros de alunos, professores, patrono, etc) para proceder os questionamentos da fonte.
Para você saber mais: Sobre a escola como espaço de memória acesse:
http://www.snh2015.anpuh.org/resources/anais/39/1428380432_ARQUIVO_AESCOLACOMOLUGARDEMEMORIA-MariaLucia.pdf acesso em 02/01/2019
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Essa atividade será feita em grupos com 4 integrantes. Informe aos alunos que eles irão fazer uma atividade que estabelecerá um comparativo entre as escolas do passado e as de hoje, discuta com os alunos alguns aspectos da escola (mobiliário, material didático, uniforme, merenda, etc) que tinham na escola do passado e não tem hoje, ou que são diferentes. Tome cuidado para não estimular as crianças a acharem que a escola atual é melhor ou pior, mas que compreendam que as mudanças fazem parte do processo histórico e que cada situação está ligada a um contexto histórico específico. Traga para a discussão a sua experiência pessoal e compartilhe com a turma. Converse com os alunos sobre as suas vivências na escola e se você consegue notar semelhanças ou diferenças com a escola onde estudam. Para imprimir a atividade acesse: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aYnGZwHeJTxG8px5umVGc3dz9K9cQSx3KDYDGnvDTp8PFVq7NGVQWceHBY29/his3-05und04-atividade-de-sistematizacao.pdf
É importante chamar atenção dos alunos para a ideia de que cada aspecto social está ligado à uma estrutura histórica e um tempo que lhe são pertinentes, para que por exemplo eles consigam distinguir em relação ao mobiliário os seus aspectos físicos, que as peças das escolas antigas eram feitas de madeira e hoje são compostas de metal e plástico, para o maior conforto de quem vai usá-las, bem como o cuidado para com o desmatamento das árvores. Com relação ao controle disciplinar, conduza aos alunos a um entendimento de que hoje as escolas prezam especialmente pela dialogicidade nas relações entre os sujeitos, o que nem sempre foi privilegiado tendo em vista uma perspectiva de educação bancária praticada durante muito tempo. A forma como homens e mulheres se vestiam no passado e como se vestem no presente, como eram os fardamentos. Adapte essa narrativa para o entendimento infantil para colaborar nas análises e respostas que os alunos venham a elaborar.
Como adequar à sua realidade: Você poderá trazer para a classe fotografias antigas da escola , retratando como era a escola no passado, você pode elaborar um varal para expor as fotografias na escola. Uma outra opção é fazer um vídeo com as narrativas dos avós das crianças comentando a vida na escola no passado e projetar na reunião de responsáveis.
Para você saber mais: Sobre as escolas como lugar de memória disponível em: http://www.snh2015.anpuh.org//anais/39/1428380432_ARQUIVO_AESCOLACOMOLUGARDEMEMORIA-MariaLucia.pdf
acesso em 10/01/2019.
Patrimônio escolar, memória e identidade, disponível em: http://pensaraeducacao.com.br/pensaraeducacaoempauta/patrimonio-escolar-memoria-e-identidade/ acesso em 10/01/2019
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom, Kahoot, Padlet e Youtube.
Contexto
Neste plano, o objetivo é reconhecer as escolas como marcos históricos. Se dispuser de momento síncrono, organize uma sala no Google Classroom (veja aqui como utilizá-lo) ou no Google Meet (como criar uma reunião online). Para esta aula, compartilhe o slide 3 com os estudantes e peça que pensem em coisas que gostam e que não gostam na escola. Você pode pedir essa atividade escrita ou em formato de vídeo.
Problematização
Compartilhe com os estudantes o slide 5. Peça que eles observem a aula de matemática no Colégio de Santa Inês, em 1917. Compartilhe o arquivo de problematização e siga as instruções que o plano traz.
Sistematização
Compartilhe com os estudantes o slide 5 do plano e o arquivo de sistematização. Siga as instruções de explicação que o plano traz e peça que produzam um vídeo com as respostas e compartilhem-no no grupo da turma. Esses vídeos podem ser compartilhados no Padlet (veja aqui como fazer um). Você pode montar um quiz no Kaoot (veja aqui como fazer um).
Estabeleça um prazo para que os alunos possam refletir e responder ao que foi proposto. Você pode acompanhar as produções enviando pequenas orientações, via áudios ou vídeos, esclarecendo dúvidas e chamando a atenção para informações presentes. Você pode agendar um momento síncrono para que os alunos possam compartilhar as respostas com você e o restante da turma.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo, o vídeo “Bens materiais e imateriais”, “O que é Patrimônio Cultural” e “Patrimônio material e Imaterial”.
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF02HI04, EF02HI09, EF05HI07 e EF05HI10.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Renata da Silva Gonçalves
Mentor: Alessandra Bremm
Especialista: Danielle da Silva Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 3º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: O lugar em que vive
Objeto (s) de conhecimento: A produção dos marcos da memória: os lugares de memória (ruas, praças, escolas, monumentos, museus etc.)
Habilidade(s) da BNCC: (EF03HI05) Identificar os marcos históricos do lugar em que vive e compreender seus significados.
Palavras-Chave: Calendário; Escola; Pertencimento; Marco histórico
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA