Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp e PDF.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom, Kahoot, Padlet e Youtube.
Contexto
Neste plano, o objetivo é conhecer aspectos da agricultura familiar. Se dispuser de momento síncrono, organize uma sala no Google Classroom (veja aqui como utilizá-lo) ou no Google Meet (como criar uma reunião online). Compartilhe com os estudantes o slide 4 e peça para olharem com atenção as imagens.
Envie, via áudio, texto ou vídeo, as perguntas abaixo:
- Quais as frutas e verduras que vocês gostam mais?
- Vocês sabem como as frutas e verduras são produzidas?
Aguarde as respostas e peça que as enviem por áudio. Você pode ampliar o debate inserindo questões referentes a agricultura local.
Problematização
Para esta etapa, compartilhe com os estudantes o vídeo “O que é agricultura familiar”. Em seguida, envie as questões abaixo:
- O que é a agricultura familiar?
- Quem trabalha na agricultura familiar?
- Por que a agricultura é importante para o nosso país?
- Quais os principais alimentos que vem da agricultura familiar ?
Peça que as respostas sejam anotadas no caderno e compartilhadas no grupo da turma. Você pode auxiliar os estudantes tirando dúvidas ao longo das produções.
Sistematização
Via áudio, texto ou vídeo, oriente os estudantes para a realização dessa etapa. Compartilhe com eles o arquivo de sistematização. Informe que devem criar uma legenda em cada imagem, que retrata os aspectos do trabalho de um agricultor familiar. Você pode acompanhar as produções enviando pequenas orientações via áudios ou vídeos, esclarecendo dúvidas e chamando a atenção para informações presentes. Também pode agendar um momento síncrono, para que os alunos possam compartilhar as respostas com você e com o restante da turma. As produções devem ser compartilhadas no grupo da turma. Dê feedback delas.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo, “Agricultores familiares produzem 80% da comida do mundo”.
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF01HI03, EF01HI04, EF02HI01, EF02HI02 e EF05HI02.