Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp, PDF ou Print.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom, Kahoot, Padlet e Youtube.
Contexto
Neste plano, o objetivo é demonstrar que as brincadeiras infantis são importantes momentos de lazer e cultura. Se dispuser de momento síncrono, organize uma sala no Google Classroom (veja aqui como utilizá-lo) ou no Google Meet (como criar uma reunião online). Compartilhe com os estudantes o arquivo de contextualização. Você pode compartilhar prints das imagens e mandar as informações via texto.
Via áudio, texto ou vídeo, mande as seguintes questões para os estudantes:
- As brincadeiras podem contar a história de uma comunidade?
- As brincadeiras podem contar sobre um determinado momento da história da humanidade?
- Existem brincadeiras praticadas por adultos?
- As brincadeiras podem ser diferentes no meio urbano e no meio rural?
Peça que os estudantes copiem no caderno as respostas às questões. Você pode acompanhar as produções enviando pequenas orientações, via áudios ou vídeos, esclarecendo dúvidas e chamando a atenção para informações presentes. Também pode agendar um momento síncrono para que os alunos possam compartilhar as respostas com você e o restante da turma.
Problematização
Compartilhe com os estudantes o vídeo “Será que a infância é diferente para as crianças do campo e da cidade?”. Peça que respondam, via áudio e com as próprias palavras, a questão que intitula o vídeo e compartilhem no grupo da turma.
Sistematização
Para essa etapa, os estudantes farão um vídeo brincando da brincadeira preferida. O vídeo deve ser compartilhado no grupo da turma. Você pode produzir um quiz sobre brincadeiras no aplicativo Kahoot (veja aqui como fazer um). Dê o feedback das produções.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo, “Exposição resgata histórias e brincadeiras antigas”, “A Bagunça dos Brinquedos - Cordel Para Crianças” e “Trailler do filme “Território do brincar”.
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF02HI10, EF02HI11, EF04HI03 e EF04HI06.