Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: WhatsApp ou e-mail; Google Earth ou Google Maps; celular tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos e Google Meet ou outra ferramenta para ser realizado um momento síncrono
- Optativas: Google Classroom, Google Formulários, Google Desenhos e Paint
Valor trabalhado
- Cidadania
Apresentação do tema da aula (15 minutos)
O objetivo deste plano de aula é que os estudantes aprendam a interpretar e identificar possíveis mudanças no bairro, através de imagens de satélite. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Classroom.
Envie aos alunos o slide desta etapa que você encontra no plano original. Para a apresentação do tema, grave um vídeo e explique que irão tratar sobre assuntos do nosso dia a dia e propor mudanças no entorno da escola como: melhorar o acesso de pedestres, observar se as calçadas atendem a todos — com ou sem deficiência—, notar se os semáforos e a velocidade permitida estão sendo respeitados etc.
Contextualização (20 minutos)
Após o anúncio do tema da aula, grave uma videoaula contextualizando e a envie junto com o slide do plano original aos estudantes. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona.
Faça uma pesquisa sobre o bairro onde fica a escola. No vídeo, conte para os alunos a história do local, o significado e a origem do nome, há quanto tempo foi fundado etc. Pergunte se eles gostariam de mudar o nome e por quê. É interessante enviar imagens antigas do bairro para que eles possam perceber as mudanças.
Problematização (20 minutos – assincronamente)
Grave um vídeo fazendo a pergunta da problematização ou, se preferir, encaminhe apenas a imagem do plano original. Explore a pergunta feita no slide. Peça que façam uma lista com o que o bairro precisa ter. Se preferir, deixe a sugestão do uso do Google Formulários para compilar a lista. Você encontra passo a passo do uso da ferramenta aqui.
Ação propositiva (um dia – assincronamente)
Grave uma videoaula com as orientações necessárias. Envie as imagens de satélite do bairro e destaque a escola no mapa para que os alunos possam encontrá-la. Diga que eles podem fazer a impressão. Caso não possam imprimir, o desenho é bem-vindo. Insira o uso do Google Desenhos ou Paint neste momento.
Primeiramente, os alunos terão que riscar na própria imagem as mudanças que fariam em determinadas ruas e localidades do bairro que precisam de mais atenção. Em seguida, eles deverão fazer uma planta na cartolina com as devidas alterações. Para fazer os recortes e envio das imagens de satélites, acesse:
- Google Earth, disponível aqui
- Google Maps, disponível aqui
- Google Desenhos, disponível aqui
Sistematização (30 minutos – sincronamente)
Nesta etapa, realize um momento síncrono com a turma. Os estudantes deverão expor uma das mudanças propostas. Você pode escrever uma carta coletiva para o prefeito requerendo mudanças para o bairro da escola, de acordo com as propostas dos alunos. Em uma outra aula, leia a carta. Caso todos estejam de acordo, eles poderão assinar para que seja enviada. O momento síncrono deverá ser usado com o auxílio do Google Meet.
Convite às famílias
Oriente que as famílias assistam com as crianças às sugestões de vídeos que seguem abaixo, que têm o objetivo de complementar o estudo do tema deste plano:
- “Tipos de bairros”, disponível aqui
- “Bairros”, disponível aqui
- “Democratização do espaço público”, disponível aqui
- “Mundo Bita - Nossa casa”, disponível aqui