Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03GE02 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para fins de agrupamento, divida a classe em dois grandes grupos.
Materiais necessários: Projetor multimídia, papel A4, cola branca, cartolina, guache, tesoura, quadro, lápis para quadro, imagens e frases.
Material complementar:
Materiais para impressão e/ou projeção.
Link da atividade de Ação Propositiva
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XPbAsruft9eqWBH2AV9AkZsJ2NBEuXEkE3G9WqExDuaqD2rB5azeEtC2PvbU/geo3-02und02-acao-propositiva-painel-tematico.pdf
Link das imagens propostas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NjffuJqtJ6UBNuSp9fdpe2C2EZMMKv5QvRJQsvs47esPGKvufxcXUat7CCJ3/geo3-02und02-acao-propositiva-proposta-de-imagens.pdf
Link das frases propostas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/m6UPpTtPAkKERxJsXfTR7Ny4HFkxhDRXtwCpXZSrGW8ymzmyduyZG2KruzCU/geo3-02und02-acao-propositiva-proposta-de-frases.pdf
Link da sugestão de gabarito para o painel: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Tcn9mfQgerDmkjFhsFxxmByJqRBE4qYCuwQTZ8Gr2g9ps9MEMzfbsb9avN3P/geo3-02und02-resolucao-da-atividade-painel-tematico.pdf
Você também pode inserir paisagens da sua região, de modo que os alunos consigam estabelecer relações entre os conhecimentos de rural e urbano e as paisagens locais. Feito isso, você pode alterar a proposta de gabarito sugerida.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Projete, apresente no quadro ou oralmente o tema da aula para os alunos, e enfatize que nesta aula vocês discutirão sobre as paisagens e os grupos sociais que podemos encontrar no campo e na cidade, e como esses dois lugares trazem hábitos e comportamentos de vida diferentes entre si. Essa apresentação pode ser feita a partir de projeção, oralidade ou escrita no quadro, a depender dos materiais que você tenha à sua disposição na escola.
Como adequar à sua realidade: O plano trará dois tipos de slides, para que, de acordo com a sua realidade, possa fazer a discussão com os seus alunos. Assim, os slides 3 e 4 trazem a discussão para os alunos da cidade e do campo, respectivamente. Desse modo, você pode escolher projetar ou discutir aquele que estiver de acordo com a localidade onde vivem os alunos.
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Inicie a roda de conversa com os alunos a respeito do que eles sabem sobre o modo de vida das pessoas do campo e da cidade. Faça questões como: “Você conhece alguém que mora no campo”? “Você já visitou uma área rural?”; “Quais os hábitos das pessoas que moram nas áreas rurais? São iguais aos das pessoas que moram nas áreas urbanas?”. Permita que os alunos exponham em voz alta as suas percepções. O comentário de um sempre é enriquecedor para a construção do pensamento do outro.
Contextualização
Orientações: Inicie a roda de conversa com os alunos a respeito do que eles sabem sobre o modo de vida das pessoas do campo e da cidade. Faça questões como: “Você conhece alguém que mora na cidade”? “Você já visitou uma área urbana?”; “Quais os hábitos das pessoas que moram nas áreas rurais? São iguais aos das pessoas que moram nas áreas urbanas?”. Permita que os alunos exponham em voz alta as suas percepções. O comentário de um sempre é enriquecedor para a construção do pensamento do outro.
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: A partir das respostas dadas pelos alunos, esclareça que fará a leitura de um pequeno texto sobre dois primos - João e Glória - em que o primeiro reside na cidade e a segunda, no campo. O texto para leitura é: “João recebeu a visita da sua prima Glória, que mora na zona rural do município que João reside. Durante uma conversa, o menino ouviu a prima falar sobre a sua rotina no campo, e descrever as paisagens que são mais marcantes da região. Ela também trouxe fotografias da sua casa e da fazenda em que reside. Assim, João pode comparar os locais em que vivem, e o modo de vida de cada um deles”.
A partir do texto, proponha como problematização a seguinte questão: João gosta de aspectos da cidade e de aspectos do campo. É possível o João ter tudo o gosta na cidade e o que gosta do campo no lugar em que ele mora?
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Entregue aos dois grupos o envelope com imagens e frases do campo e da cidade, e explique para os alunos que a função de cada um dos grupos é colar no painel (cartolina), imagens e frases referentes à cada um dos espaços que estão sendo estudados - campo e cidade. Você pode levar o painel pré-pronto, de modo que a atividade seja mais dinâmica e que os alunos se concentrem em colocar as imagens e frases nos locais em que acreditam serem condizentes com os elementos dados. Nesse momento, você pode ajudá-los dizendo que eles devem se basear nas suas experiências com o campo e a cidade, assim como em histórias e/ou estudos anteriores.
O modelo do painel está disponível no seguinte link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XPbAsruft9eqWBH2AV9AkZsJ2NBEuXEkE3G9WqExDuaqD2rB5azeEtC2PvbU/geo3-02und02-acao-propositiva-painel-tematico.pdf
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Para finalizar a aula sobre a temática abordada, faça uma roda de conversa e analise o painel com os alunos, questionando-os das escolhas de imagens e frases para o campo e a cidade. Corrija possíveis enganos. Esse é um ótimo momento para tirar dúvidas que os alunos possam ter sobre esses locais e suas funções sociais. Por fim, retorne a dois dos questionamentos feitos no início da aula: “Quais os hábitos das pessoas que moram nas áreas rurais? São iguais aos das pessoas que moram nas áreas urbanas?”. Com base neles, explique aos alunos que apesar de muitas áreas rurais apresentarem características da cidade, tais como acesso à energia, internet, telefone, saneamento básico, entre outros, esses locais ainda preservam traços culturais que os tornam mais tranquilos, com uma melhor qualidade de vida, e que fazem as pessoas terem hábitos diferentes das populações que habitam nas cidades.