GEO3_10UND04 - Manual de construção do mini moinho
Plano de Aula
Plano de aula: Água e a produção de energia elétrica.
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Usos da água e impactos socioamebientais.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03GE10 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Os alunos trabalharão em duplas.
Materiais necessários:
Para cada dupla: 1 Rolha de madeira ou pedaço de isopor retangular (8 x 4 x 4,5)
1 Palito de churrasco (cerca de 12 cm)
2 Palito de dente
1 Canudo (o palito churrasco deve passar dentro dele)
4 Quadrados de 3x3 plásticos (use recortes de pasta L velha, tampa de margarina, cartão telefônico e etc)
Garrafa pet 2 lts (entregue já cortada ao meio com furo em U em lados lados opostos )
Fita crepe
Impressões instruções e atividade
Material complementar:
Instruções de montagem: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TB8WV3p9Jv9dSUVHy2GkC7rrCZeXaSUG8RXBqUCcCM2kcxJArZPASGwmNssR/geo3-10und04-manual-de-construcao-do-mini-moinho.pdf
Atividade Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Gqsx5x8TqGbDyxrEnsjZBMYEjp4fUsUeGpJ7FzAyfDkNSBPtVbNWNDxcgEDs/geo3-10und04-atividade-de-sistematizacao.pdf
Para você saber mais:
BRASIL, Agência Nacional de Energia Elétrica. Atlas de energia elétrica do Brasil. Brasília : ANEEL, 2002. 153 p. Disponível em: <http://www2.aneel.gov.br/arquivos/PDF/livro_atlas.pdf>. Acesso em: 25 fev 2019.
Como funciona uma usina hidrelétrica? 2009 (2min46seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=iYPMZamqSH4>. Acesso em: 31 mar 2019.
OLIVEIRA, Daniela et al. Roda Moinho d’água. Disponível em: <http://dica.ufu.br/dica_sys/pdf/P2014-38.pdf>. Acesso em: 23 fev 2019.
Roda d’água movida pela correnteza do rio em diferentes épocas do ano. 2016 (8min09seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=FXK3BKE7jSA> Acesso em: 25 jan 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: O tema desta aula deve ser projetado e lido por todos simultaneamente.
Contextualização
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete a imagem e peça a turma que a observe cuidadosamente. Pergunte se alguém conhece um equipamento semelhante na comunidade ou em outro lugar. Pergunte se sabem o nome. Ouça-os atentamente, em seguida comente que a água sempre foi utilizada ao longo da história para produzir energia através de um equipamento como este chamado de moinho ou roda d’água. Diga que o moinho utiliza a energia mecânica da água, principalmente para moer grãos, irrigar, e em alguns casos gerar energia elétrica.
Caso não possa projetar, Imprima a imagem e distribua entre os alunos.
Para você saber mais:
Roda d’água movida pela correnteza do rio em diferentes épocas do ano. 2016 (8min09seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=FXK3BKE7jSA> Acesso em: 25 jan 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Após comentar sobre o moinho, que é uma forma antiga de produção de energia, pergunte à turma como geramos energia atualmente utilizando água? O que seria necessário? Anote as sugestões no quadro.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Diga que neste momento vamos descobrir como podemos gerar energia utilizando água. Entregue uma cópia do manual de construção para as duplas e o material. Reforce que a construção do experimento será feita simultaneamente por todos e que cada dupla deve prestar muita atenção na montagem.
Caso a turma esteja em número ímpar, use alguém como seu ajudante. E se necessário coloque outros alunos para colaborar nas duplas com dificuldade. Apresente cada um dos materiais que serão utilizados por eles. Em seguida siga as orientações do arquivo para montar.
Instruções de montagem: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TB8WV3p9Jv9dSUVHy2GkC7rrCZeXaSUG8RXBqUCcCM2kcxJArZPASGwmNssR/geo3-10und04-manual-de-construcao-do-mini-moinho.pdf
Para você saber mais:
OLIVEIRA, Daniela et al. Roda Moinho d’água. Disponível em: <http://dica.ufu.br/dica_sys/pdf/P2014-38.pdf>. Acesso em: 23 fev 2019.
Roda d’água movida pela correnteza do rio em diferentes épocas do ano. 2016 (8min09seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=FXK3BKE7jSA> Acesso em: 25 jan 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 18 minutos
Orientações:
Nesta etapa há dois slides. Neste primeiro questione se a turma sabe o que é a imagem e se alguém pode comentar brevemente. Em seguida diga que a imagem é de uma Usina hidrelétrica e que vão entender melhor como funciona.
Para saber mais:
BRASIL, Agência Nacional de Energia Elétrica. Atlas de energia elétrica do Brasil. Brasília : ANEEL, 2002. pp.17-45. Disponível em: <http://www2.aneel.gov.br/arquivos/PDF/livro_atlas.pdf>. Acesso em: 25 fev 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 18 minutos
Orientações: Projete o vídeo Como funciona uma usina hidrelétrica? Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=iYPMZamqSH4
Depois diga que o esquema de funcionamento é bem parecido ao da roda d’água: há a formação de um grande lago, o reservatório, e é instalada turbinas com pás em um certo desnível, onde a água passará com certa força. A água então caindo sobre as pás da turbina a movimentará, transformando a energia potencial em energia mecânica. Esta energia mecânica é captada por um gerador de eletricidade e, finalmente, transformada em energia elétrica.
Instrua que com base em tudo que foi falado e visto agora faremos um resumo da aula.
Entregue a atividade e peça aos alunos para que escrevam tudo o que foi visto e feito nesta aula.
Para saber mais:
BRASIL, Agência Nacional de Energia Elétrica. Atlas de energia elétrica do Brasil. Brasília : ANEEL, 2002. pp.17-45. Disponível em: <http://www2.aneel.gov.br/arquivos/PDF/livro_atlas.pdf>. Acesso em: 25 fev 2019.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: WhatsApp ou e-mail e celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos
- Optativas: Google Classroom, Google Docs e Youtube
Valores trabalhados
- Respeito ao ambiente
- Protagonismo
Apresentação do tema da aula (10 minutos)
O objetivo deste plano de aula é fazer com que os estudantes identifiquem a importância do uso da água para a produção de energia elétrica. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Classroom. Envie aos alunos o slide desta etapa que você encontra no plano original.
Contextualização (30 minutos – assincronamente)
Após o anúncio do tema da aula, grave uma videoaula contextualizando e a envie junto com o slide do plano original aos estudantes. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona.
Peça à turma que observem cuidadosamente a imagem. Pergunte se alguém conhece um equipamento semelhante na comunidade ou em outro lugar. Pergunte se sabem o nome. Diga que encaminhem suas respostas por mensagens de texto ou áudio.
Em seguida, comente que a água sempre foi utilizada ao longo da história para produzir energia através de um equipamento como o da imagem, chamado de moinho ou roda d’água. Diga que o moinho utiliza a energia mecânica da água principalmente para moer grãos, irrigar e, em alguns casos, gerar energia elétrica.
Problematização (40 minutos – assincronamente)
Grave um vídeo com a problematização e envie o slide do plano original aos estudantes. Comente sobre o moinho, que é uma forma antiga de produção de energia. Pergunte à turma como geramos energia atualmente utilizando água. O que seria necessário? Diga que as respostas devem ser enviadas no grupo da turma. Se preferir, utilize o Google Docs para isso.
Ação propositiva (quatro dias – assincronamente)
Grave uma videoaula com as orientações necessárias. Diga que neste momento vamos descobrir como podemos gerar energia utilizando água. Envie uma cópia do manual de construção que está disponível aqui para os alunos. Oriente-os que um adulto os auxiliem na confecção do mini-moinho e que sigam as orientações do arquivo para montar.
Sistematização (50 minutos – assincronamente)
Envie o vídeo “Como funciona uma usina hidrelétrica?”, que está disponível aqui, aos alunos. Diga que o esquema de funcionamento é bem parecido ao da roda d’água: há a formação de um grande lago, o reservatório, e são instaladas turbinas com pás em um certo desnível, onde a água passará com força.
A água, então, caindo sobre as pás da turbina, a movimenta, transformando a energia potencial em energia mecânica. Esta energia mecânica é captada por um gerador de eletricidade e, finalmente, transformada em energia elétrica.
Instrua que com base em tudo que foi falado e visto eles farão um resumo da aula. Encaminhe a atividade disponível aqui e peça aos alunos para que escrevam tudo o que foi visto e feito na aula.
Convite às famílias
Oriente que as famílias auxiliem as crianças em todas as etapas da construção do mini-moinho. Fica a sugestão do vídeo “Como fazer um brinquedo roda d'água em casa”, que está disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Viviane Ferreira
Mentor: Marina Lisboa
Especialista: Maria Edney Ferreira da Silva
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 3°ano
Unidade temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida
Objeto(s) de aprendizagem: Identificar a importância do uso da água para a produção de energia elétrica.
Habilidade (s) da Base: (EF03GE10) Identificar os cuidados necessários para utilização da água na agricultura e na geração de energia de modo a garantir a manutenção do provimento de água potável.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA