GEO3_10UND05 - Ação propositiva - Atividade
Plano de Aula
Plano de aula: Agricultura e Água
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Usos da água e impactos socioamebientais.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03GE10 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. A aula pode iniciar dividida em 4 ou 6 grupos.
Materiais necessários:
Quadro, atividades impressas e dados.
Material complementar:
Atividade Ação Propositiva:
Molde de dado para a Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fBxUy8c7k6s3tS4YPRuDpb8yEhCNycRbaQxEmahUYn9mMUDverP2yVnYts2e/geo3-10und05-acao-propositiva-molde-de-dado.pdf
Atividade Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rCRjCJHeBNYmufX8CPBajgngMWfkvnXV3CFbPT7qrMJpzmjp5mhtDpCq8Bsm/geo3-10und05-sistematizacao-instrucoes-colagem.pdf
Link para os mapas:
Mapa disponível em: <http://portal1.snirh.gov.br/ana/apps/webappviewer/index.html?id=da8c9edf91804682b269e9d631117619>
Contextos prévios: noção de porcentagem, conceito de agricultura, conceito de irrigação, Leitura de mapa, localização da comunidade em mapa
Tema da aula
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Projete o tema e peça a um aluno para realizar a leitura de forma clara e de modo que todos possam ouvi-lo. Pergunte se alguém pode dizer o que significa agricultura.
Como adequar à sua realidade: Escreva no quadro o tema "Uso responsável da água na agricultura". Verificar se em sua escola há alguma horta ou se próximo a ela há plantações. Use-os como exemplo
Contextualização
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Esta etapa possui dois slides. O tempo total sugerido é de 12 minutos.
Peça a um aluno que leia o título deste recorte de notícia adaptado. Em seguida peça que outros dois estudantes leiam os parágrafos seguintes. Peça que observem as palavras em destaque (negrito) e que leiam cada uma delas. Com exceção do título, as palavras são: a irrigação, desperdiça, água, utilizada, Brasil, 72%.
Pergunte se alguém poderia dizer o que entendeu do texto. Caso não haja manifestações, aponte. Fale que essas palavras foram destacadas com o propósito de dar ênfase a informação de que gastamos muita água para produzir alimentos gerando assim desperdício.
Como adequar à sua realidade: Escreva as informações do texto jornalístico acima no quadro.
Para você saber mais:
Agricultura geral. Disponível em: <https://www.feis.unesp.br/Home/departamentos/fitotecniatecnologiadealimentosesocioeconomia716/orivaldoarf/apostila-agricultura-geral-2012.pdf> Acesso em 13 de março de 2019
Irrigação consiste em um modo de disponibilizar água as plantas e solo de maneira induzida e artificial.
Métodos de irrigação, sistema e suas partes. Disponível em: <https://www.agro.ufg.br/up/68/o/M_todos_e_Sistemas_de_Irriga__o.pdf> acesso em 13 de março de 2019
Contextualização
Orientações: Projete esta tela para a apresentação melhor da noção de porcentagem para a turma. Peça que contem quantos quadradinhos temos no total. Diga para imaginarem que representa toda a água disponível no mundo. Em seguida, peça que digam o número de quadrados pintados de azul. E diga que seria a quantidade de água usada para irrigação. Lembre que no Brasil, segundo o texto lido, a quantidade utilizada é um pouco maior que isso.
Como adequar à sua realidade: Desenhe no quadro a representação da fração e explique como nas orientações acima.
Para você saber mais:
Sugerimos como leitura adicional para construir a noção de frações e porcentagem o seguinte texto:
Frações do dia a dia: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/48-2.pdf> Acesso dia 11 de março
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete a situação de Antônio e leia para a turma. Faça a pergunta: “Que medidas ele poderia usar para preservar água em sua plantação?”. Ouça e selecione algumas respostas e escreva-as no quadro.
Para você saber mais:
Sobre nomenclatura de Hortaliças leia arquivo disponível em: <http://www.posto7.com.br/hortalicas.htm> Acesso em 05 de março de 2019
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 36 minutos
Orientações: Avise que será feita uma atividade, que consiste em descobrir uma maneira de ajudar Antônio. A turma, já dividida em grupos de número par, como 4 ou 6 grupos no total, deverá receber as atividades impressas simultaneamente. A atividade utiliza um dado com perguntas para todos. Oriente a anotarem as respostas em um caderno.
Materiais complementares:
Atividades disponível em: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BjZ6xfdK99jJ9RKyk5rnDexFGaJz5vk9mMMewwcAEp9MFWy3BJSF6R7JbU6u/geo3-10und05-acao-propositiva-atividade.pdf>
Molde de um dado: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fBxUy8c7k6s3tS4YPRuDpb8yEhCNycRbaQxEmahUYn9mMUDverP2yVnYts2e/geo3-10und05-acao-propositiva-molde-de-dado.pdf>
Mapa disponível em: <http://portal1.snirh.gov.br/ana/apps/webappviewer/index.html?id=da8c9edf91804682b269e9d631117619>
.
Sistematização
Tempo sugerido: 38 minutos
Orientações: Leia o que a turma propôs anteriormente que deverá estar no quadro. Faça a correção das atividades da Ação propositiva com o auxílio da turma. Comente que para finalizar cada aluno receberá 6 cartinhas, que em grupo deverão agrupar a frase com a imagem correspondente.
Após isso, instrua os alunos a colar as cartas no caderno. Oriente que escrevam também o que mais indicariam para amenizar o uso excessivo de água na agricultura.
Materiais complementares
Cartas e instruções, disponíveis em: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rCRjCJHeBNYmufX8CPBajgngMWfkvnXV3CFbPT7qrMJpzmjp5mhtDpCq8Bsm/geo3-10und05-sistematizacao-instrucoes-colagem.pdf>
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: WhatsApp ou e-mail e celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos
- Optativas: Google Classroom e Youtube
Valores trabalhados
- Cidadania
- Respeito ao ambiente
Apresentação do tema da aula (10 minutos)
O objetivo deste plano de aula é fazer com que os estudantes comparem e identifiquem meios de preservação de água na agricultura. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Classroom.
Envie aos alunos o slide desta etapa que você encontra no plano original. Para a apresentação do tema, grave um vídeo e pergunte se alguém pode dizer o que significa agricultura. Peça que as respostas sejam encaminhadas por mensagens de texto ou áudio.
Contextualização (30 minutos – assincronamente)
Após o anúncio do tema da aula, grave uma videoaula contextualizando e a envie junto com os dois slides referentes a esta etapa aos estudantes. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona.
Pergunte se alguém poderia dizer o que entendeu do texto. Caso não haja manifestações, aponte. Peça que contem quantos quadradinhos temos no total. Diga para imaginarem que representam toda a água disponível no mundo. Em seguida, peça que digam o número de quadrados pintados de azul. Diga que seria a quantidade de água usada para irrigação. Lembre-se de que no Brasil, segundo o texto lido, a quantidade utilizada é um pouco maior que isso.
Problematização (40 minutos – assincronamente)
Grave um vídeo com a problematização. Envie o slide do plano original aos estudantes e conte sobre a situação de Antônio. Faça a pergunta: que medidas ele poderia tomar para preservar água em sua plantação? Peça que eles enviem as respostas no grupo da turma.
Ação propositiva (dois dias – assincronamente)
Grave uma videoaula com as orientações necessárias. Fale para os alunos que será feita uma atividade que consiste em descobrir uma maneira de ajudar Antônio. A atividade utiliza um dado com perguntas para todos. Oriente a anotarem as respostas em um caderno. Peça que formem grupos e que se reúnam em uma chamada do vídeo.
Materiais:
- Atividades, disponível aqui
- Molde de um dado, disponível aqui
- Mapa, disponível aqui
Sistematização (60 minutos – assincronamente)
Faça a correção das atividades da ação propositiva. Comente que para finalizar, cada aluno receberá seis cartinhas, que deverão agrupar a frase com a imagem correspondente. Após isso, instrua os alunos a colar as cartas no caderno. Oriente que escrevam também o que mais indicariam para amenizar o uso excessivo de água na agricultura. Cartas e instruções estão disponíveis aqui.
Convite às famílias
Oriente que as famílias auxiliem as crianças nas atividades propostas deste plano. Além disso, fica a sugestão dos seguintes vídeos que complementam a adaptação do plano para o ensino remoto:
- “Conheça a importância da água na agricultura”, disponível aqui
- “Conservação de água na agricultura”, disponível aqui
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Viviane Ferreira
Mentor: Marina Lisboa
Especialista: Maria Edney Ferreira da Silva
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 3°ano
Unidade temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida
Objeto(s) de aprendizagem: Comparar e identificar meios de preservação de água na agricultura.
Habilidade (s) da Base: (EF03GE10) Identificar os cuidados necessários para utilização da água na agricultura e na geração de energia de modo a garantir a manutenção do provimento de água potável.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA