Atividades para Impressão - Meios de Propagação
Plano de Aula
Plano de aula: Meios de Propagação
Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Efeitos da luz nos materiais
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Professor, é importante rever os meios de propagação da luz: transparentes, translúcidos e opacos antes do início dessa aula. Não se preocupe em explicar tais conceitos para os alunos, isso será feito na sistematização. Lembre-se que é comum associarmos o vidro a materiais transparentes, e, em sua maioria, são. Porém, por vezes ele é fabricado com alguma substância ou com um sopro diferente, passando assim, a ser considerado translúcido. Os vidros que não mostram imagens totalmente nítidas também são considerados meios translúcidos. Grande parte dos materiais que estão à nossa volta não permite a passagem da luz. Os materiais que apresentam essa característica, como por exemplo, as madeiras, as montanhas e as paredes são denominados meios opacos, pois não podemos enxergar através deles.
Você pode saber um pouco mais sobre o assunto no link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=o-xnlZXc0Pk
Materiais necessários para a aula: Lanternas, papel celofane transparente, papel vegetal e cartolina.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir sobre como a luz interage quando projetada sobre diferentes materiais. Explique para as crianças que nem sempre um mesmo material se apresenta com as mesmas características, como a transparência, por exemplo.
Contexto
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Organize a turma em um semicírculo. Em seguida, pergunte aos alunos sobre os ambientes de suas próprias casas, sobre a iluminação da cozinha, da sala e dos quartos. Direcione as falas deles, fazendo perguntas como:
Quais ambientes da sua casa são mais iluminados?
Como você percebe essa iluminação em diferentes horas do dia?
No seu quarto tem janelas? Entra luz do sol?
Os raios entram facilmente?
E à noite, vocês dormem no escuro ou preferem que fique mais claro?
É esperado que os alunos falem sobre a luz do sol que entra pelas janelas e possíveis cortinas que são colocadas para barrar a luz na hora de dormir. Podem falar que algum material retenha parte da luz solar.
Direcione a conversa para que não saia do foco investigativo. Apresente as figuras do slides. Caso você não tenha acesso ao data show, traga gravuras que apresentem quartos de bebês e deixem em evidência as janelas.
Contexto
Orientações: Organize a turma em um semicírculo. Em seguida, pergunte aos alunos sobre os ambientes de suas próprias casas, sobre a iluminação da cozinha, da sala e dos quartos. Direcione as falas deles, fazendo perguntas como:
Quais ambientes da sua casa são mais iluminados?
Como você percebe essa iluminação em diferentes horas do dia?
No seu quarto tem janelas? Entra luz do sol?
Os raios entram facilmente?
E à noite, vocês dormem no escuro ou preferem que fique mais claro?
É esperado que os alunos falem sobre a luz do sol que entra pelas janelas e possíveis cortinas que são colocadas para barrar a luz na hora de dormir. Podem falar que algum material retenha parte da luz solar.
Direcione a conversa para que não saia do foco investigativo. Apresente as figuras do slides. Caso você não tenha acesso ao data show, traga gravuras que apresentem quartos de bebês e deixem em evidência as janelas.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Ainda no semicírculo, peça aos alunos para imaginarem os materiais que podemos usar na janela pra ajudar a mamãe. Leia, então, a questão disparadora. Deixe que os estudantes compartilhem suas opiniões sobre o tema e que levantem hipóteses como:
Se for de vidro, a janela será o suficiente?
E se for de madeira?
Precisaremos de mais de um material?
As perguntas têm como objetivo aproximar o aluno da habilidade que será trabalhada nesta aula e mobilizá-los em busca de respostas. Anote num quadro ou em uma cartolina as contribuições que os estudantes derem. Essas são as hipóteses deles sobre o conteúdo que será estudado. Não classifique as sugestões como certas ou erradas. No final da aula vocês poderão voltar a elas e discuti-las.
Mão na massa
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Reorganize os alunos, formando grupos de modo que cada grupo tenha no máximo cinco crianças. Garanta que cada grupo receba uma lanterna e os três tipos de papéis. Peça para que os grupos se organizem, de modo que alguns segurem os papéis e outros a lanterna. Peça para que os colegas apontem a lanterna para os papéis e verifiquem como a luz atua frente ao obstáculo. Peça para que verifiquem como ela se comporta quando trocam os materiais.
O material poderá ser impresso aqui
Faça as seguintes perguntas:
A luz atravessou os três materiais?
Qual deles ela atravessa com mais facilidade?
Qual desses materiais deverá ser colocado na janela do quarto do bebê durante a manhã? E durante a tarde?
Qual outro material se comporta do mesmo modo que os materiais investigados?
Peça para que os alunos registrem as observações.
Mão na massa
Orientações: Peça que alguns alunos apresentem suas observações. Esse é o momento de apresentação por parte dos alunos. Evite encaminhar as conclusões e estimule, por meio de perguntas, que os alunos relatem o que vivenciaram. É possível que alguns deles já encaminhem uma conclusão, o que pode ser conectado com a última etapa da aula.
Sistematização
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações: Proponha uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar o que aprenderam durante a atividade. Peça que as equipes compartilhem seus desenhos e registros e pergunte a elas se a troca com os colegas influenciou no resultado final.
Pergunte para os alunos:
Qual ou quais materiais a mamãe utilizará na janela do quarto do bebê?
Essa pergunta pode permitir que os alunos façam várias conjecturas. É possível que eles digam que a mamãe pode ter uma janela de vidro e quando o bebê for dormir basta colocar uma cortina grossa. Pode ser que eles digam que pode ser uma janela de vidro e uma outra que abre e fecha de madeira, entre outros. O importante é que fique claro que a luz passa em meios transparentes e é bloqueado em meios opacos.
Projete o slide ou leia as informações para sistematizar os aprendizados da aula. Retome o que os alunos haviam dito na apresentação da questão disparadora e ressalte o que eles aprenderam na aula.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangout.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Classroom.
- Documentos colaborativos google: Docs.
- Gravação de aulas: Loom ou Google meet.
- Ferramenta de vídeo: Youtube
Optativas:
- Mural virtual: Padlet
Contexto e questão disparadora
Faça uma rápida chamada com seu grupo apresentando o tema da aula e a situação contextualizadora dos slides 3 e 4. Mostre as fotografias para instigar a curiosidade das crianças.
Siga as orientações do slide e faça todos os questionamento aos grupos.
Na sequência, apresente a questão disparadora. Disponibilize um link de acesso a um documentos colaborativo e peça para que cada criança registre uma hipótese sobre a questão disparadora. Diga que eles terão 3 minutos para esse registro.
Mão na massa
Para o “mão na massa” é necessário que você grave alguns vídeos anteriormente.
Seguindo as orientações do ”mão na massa” grave a simulação dos 3 experimentos sugeridos:
1. No primeiro vídeo, você gravará uma lanterna incidindo a luz no papel celofane.
2. No segundo vídeo, você gravará uma lanterna incidindo a luz no papel de seda.
3. No terceiro vídeo, você gravará uma lanterna incidindo a luz na cartolina.
Na videochamada, retome o documento com registro das crianças. Veja os materiais citados e se eles cumprem os objetivos de deixar o quarto do bebê como a mamãe deseja. Discuta as sugestões com as crianças focando no tema da aula.
Diga que o experimento proposto não será desenvolvido por eles, por exigir materiais que muitos não possuem em casa, mas que estejam livres para executarem caso tenham.
Partilhe os vídeos com as crianças. Peça para que observem atentamente como a luz se comporta. Faça as indagações propostas no slide 6 e peça aos alunos que façam registros curtos.
Divida os alunos em grupos e partilhe com eles mais um documento colaborativo no Google Docs. Oriente os alunos a preencherem a tabela e diga que terão 20 minutos para a tarefa.
Cada grupo terá que preencher uma tabela já disponibilizada com os nomes dos integrantes. Peça para que usem o bate papo para digitar as dúvidas e/ ou sugestões. Caso queiram, podem deixar o microfone mudo e se comunicar por Whatsapp.
Verifique as atividades e tire as dúvidas dos alunos, caso elas surjam durante o preenchimento das tabelas. Faça os questionamentos sugeridos à medida que as crianças preenchem o documento.
Sistematização
Ainda na videoconferência, convide as crianças a elegerem um colega para apresentar os dados registrados e a partilharem o que descobriram. Ao final dos compartilhamentos, peça que registrem, por meio de desenhos e esquemas, cada uma das etapas do experimento.
As imagens e esquemas podem ser partilhadas no mural do Padlet, após serem fotografadas. Envie um link e as orientações, para que as crianças façam as postagens.
Convite às famílias
As famílias podem auxiliar as crianças no encontro com os colegas via Whatsapp e nas fotografias dos trabalhos para a inserção no mural virtual.
MEIOS DE PROPAGAÇÃO
3º ANO
Objetivos de aprendizagem
Classificar os materiais de acordo com sua interação com a luz, de forma que se possa observar quais materiais são opacos, quais são transparentes e quais são translúcidos.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF03CI02) Experimentar e relatar o que ocorre com a passagem da luz através de objetos transparentes (copos, janelas de vidro, lentes, prismas, água etc.), no contato com superfícies polidas (espelhos) e na intersecção com objetos opacos (paredes, pratos, pessoas e outros objetos de uso cotidiano).
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.
Professor-autor: Érika Canuto da Costa
Mentor: Aline Soares Silva
Especialista: Margareth Polido