Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Classroom.
- Documentos colaborativos Google: Docs.
- Gravação de aulas: Loom ou Google meet.
Optativos:
- Compartilhamento de vídeos: Flipgrid.
Contexto e questão disparadora
Grave o “contexto” da aula e envie para a turma o link de um vídeo por Whatsapp, Classroom ou e-mail. Peça ajuda a alguém para simular a situação do slide 3.
Ao final do vídeo, insira a questão disparadora.
Mão na massa
Contacte as famílias antes da aula, por e-mail ou Whatsapp, e envie uma lista com os materiais para execução do “mão na massa”. Sugira materiais que podem ser substituídos, de modo que todas as crianças possam participar.
Marque uma videochamada com a turma, por Zoom ou Hangouts, e explique como os “telefones” devem ser construídos. Faça um passo a passo com os alunos, criando o seu telefone.
Na sequência, projete um slide com o passo a passo do experimento, conforme slides 5 e 6. Faça uma apresentação de slides para essa parte da aula.
Explique aos alunos que agora eles farão o experimento com a ajuda de um familiar. Se possível, oriente-os a pedir a alguém para filmar e, em seguida, compartilhar com a turma pelo Flipgrid. Para isso, crie um código e partilhe com o grupo.
Finalize a chamada de vídeo e organize um tempo para execução da atividade.
Sistematização
Em outra videochamada, convide as crianças a partilharem o que descobriram, respondendo sobre o caminho do som e os obstáculos encontrados no experimento.
Volte às questões do slide 6 para verificar a aprendizagem dos alunos.
Compartilhe um documento colaborativo, via Google Docs, onde cada aluno deve preencher com as percepções sobre o caminho do som. Você pode fazer uma tabela e nela inserir algumas colunas que remetam às questões do slide 6.
Finalize a aula com as orientações do slide 8.
Convite às famílias
As famílias serão convidadas a orientarem as crianças na atividade de “mão na massa”. Deverão auxiliar na organização dos materiais, montagem dos telefones e experimentação.