Sobre esta aula
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Materiais necessários para a aula: Projetor ou cópia dos slides, impressão das cartas do jogo.
Orientações:
Os slides que fazem parte deste material podem ser projetados para os alunos, impressos para serem entregues às crianças ou, na falta desses recursos, é possível escrever no quadro alguns pontos importantes da aula, como o título ou a questão disparadora, por exemplo.
Nessa aula será realizado um jogo em que os alunos precisam encontrar soluções para problemas de degradação do solo.
Para o momento do jogo, organize a sala de aula de modo que as carteiras estejam agrupadas formando 5 mesas. Imprima e recorte as cartas do jogo (clique e imprima o conjunto de cartas disponível no material complementar). Coloque em cada mesa um conjunto de cartas. Dividida a turma em 5 grupos.
Cada conjunto de cartas é composto por cinco cartas com imagens e cinco cartas com frases.
Nesse jogo as crianças observarão problemas relacionados ao solo, incluindo a degradação deste, e pensarão em maneiras de evitá-los. O objetivo é que as crianças reconheçam a importância do solo para a vida de todos os seres vivos e descubram maneiras de preservá-lo. Neste momento, é interessante fazer com que as crianças percebam que todos podem colaborar com a preservação do solo, inclusive elas, mudando hábitos e atitudes simples do dia a dia.
Para saber mais sobre a preservação do solo:
https://www.infoescola.com/meio-ambiente/poluicao-do-solo/
https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/11582581/dia-nacional-da-conservacao-do-solo-sua-historia-e-um-alerta-da-fao
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o tema da aula e explique aos alunos que nessa aula será discutida a importância de preservar o solo. Aqui é o momento somente de apresentar o assunto que será abordado na aula, para que as crianças saibam o que irão aprender. Não é necessário fazer grandes explanações sobre o tema.
Contexto
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: Passe para a turma os 2 minutos iniciais do filme Wall-e. Esse trecho do filme mostra o nosso planeta extremamente poluído e, como consequência disso, desabitado.
Estimule as crianças a pensarem no que acabaram de ver, fazendo perguntas como:
- Por que não há mais seres vivos no planeta Terra?
- Será que dá para plantar e produzir alimentos nesse solo?
- Quem fez isso com o planeta?
- Existe a possibilidade do nosso planeta realmente ficar assim?
Caso não tenha disponíveis tecnologias digitais para passar o trecho do filme em sala de aula, é possível utilizar uma imagem do próprio filme que retrate bem este trecho e sobre a qual seja possível realizar a discussão, como essa:
http://obviousmag.org/camaleares/2015/10/07/walle_progression_08.jpg
Também é possível fazer a leitura de um livro de literatura infantil que fale sobre o tema, como esse:
Azul e lindo planeta Terra, nossa casa, da Ruth Rocha, Editora Salamandra, 2004.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia a questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o que as pessoas podem fazer para preservar o solo. Não se preocupe em responder os questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema. Não elimine hipóteses ou ideias erradas. No final, elas servirão para que as crianças repensem suas teorias e cheguem às conclusões.
Mão na massa
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Divida a turma em 5 grupos e organize a sala de aula para o jogo, como orientado no primeiro slide.
Peça que cada grupo escolha uma mesa, mas que espere seu sinal para virar as cartas do jogo que estão sobre elas.
Em seguida, explique as regras do jogo:
Em cada mesa há um conjunto de dez cartas, cinco são imagens e cinco são frases. Cada imagem traz um problema de degradação do solo e cada frase traz uma maneira de evitar um dos problemas. O objetivo é encontrar a frase correta que esteja vinculada a forma de evitar um dos problemas das imagens. Os grupos terão 15 minutos para discutir os problemas e relacionar as cartas. Estimule que as crianças conversem e discutam sobre as imagens apresentadas pelo jogo antes de tentar resolvê-lo.
Inicie o jogo.
Mão na massa
Tempo sugerido:
Orientações: Terminado o tempo estipulado, peça que os grupos compartilhem com a turma os pares de cartas que formaram. Estimule a discussão e a complementação de ideias, pedindo que as crianças opinem sobre as soluções encontradas pelos colegas.
Para incentivar a exposição de ideias, utilize perguntas como:
- Todo mundo concorda?”
- Alguém pensou em algo diferente?
Peça que os grupos criem um pequeno texto para cada par de cartas explicando o problema de degradação do solo e a maneira de evitá-lo. Pode ser acrescentado a esse texto outras ideias legais que as crianças tiveram durante a discussão para evitar os problemas, além das que estão nos textos das cartas do jogo. Esse material, juntamente com as cartas do jogo, podem dar origem a cartazes ou folhetos, que servirão de material de consulta para a turma.
Sistematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Finalize a aula utilizando as ideias e argumentos das crianças para concluir que o solo precisa ser preservado, pois sem ele não poderíamos viver. Enfatize a ideia de que cada um precisa fazer sua parte para que, não só o solo, mas todos os recursos naturais do nosso planeta sejam preservados. Pequenas atitudes e mudanças no nosso dia a dia podem fazer uma grande diferença para o planeta.
Leia o texto do slide com a turma retomando pontos principais já estudados, como a importância do solo para a agricultura, a retirada de materiais através da mineração, a utilização de materiais provenientes do solo para a construção de moradias, o fato do solo atuar como um filtro natural da água etc. Reafirme a ideia da importância do solo para a vida de todos os seres vivos.