Tabela de Resumo
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo estimado: 2 minutos
Orientação:
Leia com a turma o objetivo da aula para refletir sobre o significado, perguntando “Quem entendeu o que o objetivo quer dizer?”. Peça que comentem o que sabem sobre o tema.
Propósito: Apresentar o objetivo da aula aos alunos.
Aquecimento
Tempo estimado: 3 minutos (slides 3 e 4)
Orientações para o professor:
Alunos devem estar organizados em duplas de forma que um aluno possa ajudar o outro, devem estar em diferentes níveis de aprendizagem.
Pergunte quem já utilizou a calculadora e o que sabe fazer nela (esse momento é muito oportuno para saber de onde partir, o que já sabem fazer, que tipo de ajuda precisarão).
Estimule os alunos a responder às questões de formação de dezenas e centenas oralmente para que possam iniciar a atividade principal com essa ideia bem clara.
Propósito: Retomar a formação das dezenas e centenas.
Aquecimento
Tempo estimado: 3 minutos (slides 3 e 4)
Orientações para o professor:
Distribuir uma calculadora para cada dupla. Devem usá-la apoiada sobre a mesa para evitar quedas e mal funcionamento e por permitir melhor visualização pela dupla.
Deixe que a explorem no primeiro minuto, favoreça a familiarização da ferramenta.
Pergunte qual tecla liga e qual desliga a máquina (explorar as funções, se existe pilha para que funcione, bateria…).
Peça que localizem os números na calculadora e digitem alguns deles.
Pergunte como se faz para apagar e escrever outros números, qual tecla deve ser utilizada.
Localize as teclas das quatro operações básicas e peça que façam operações aleatórias.
Propósito: Apresentar a calculadora como ferramenta de aprendizagem.
Atividade principal
Tempo da atividade: 20 minutos (slides 5 - 7)
Orientações para o professor:
Alunos organizados em duplas, farão a atividade juntos, deverão definir quem fará a digitação de cada operação, é importante que as duas crianças possam fazê-lo, revezando.
- Circule entre as mesas, verificando se os alunos conseguem perceber a regularidade nos resultados (todos eles são 100, a centena). Se perceberem verbalizarão.
- Converse sobre o que perceberam, poderão dizer:
- Que todas as operações resultam em 100, que é uma centena;
- Que a primeira parcela de cada operação forma sequência de 10 em 10 (olhando de cima para baixo);
- Que a segunda parcela vai diminuindo 10 a cada linha (olhando de cima para baixo);
- Que se tirarmos o algarismo zero de cada valor, teremos uma sequência numérica formada apenas por unidades, que somadas formam uma dezena.
É possível que percebam a regularidade e terminem sem auxílio da calculadora, fazendo cálculo mental. Nesse caso, incentive-os!
Registre as operações em papel kraft e deixe exposto na sala para que os alunos consultem, para favorecer a formação de repertório de cálculo mental.
O registro das regularidades pode ser feito coletivamente, após a discussão das percepções dos alunos. Registre as ideias principais das falas das crianças, depois organize a resposta, perguntando “O que devemos escrever então? O que é mais importante deixar registrado?”
Propósito: Perceber a calculadora como ferramenta de aprendizagem e trabalhar com a relação entre as ordens na formação do números.
Materiais Complementares:
Atividade para impressão
Resolução da atividade
Guia de intervenção
Atividade principal
Tempo da atividade: 20 minutos (slides 5 - 7)
Orientações para o professor:
Alunos organizados em duplas, farão a atividade juntos, deverão definir quem fará a digitação de cada operação, é importante que as duas crianças possam fazê-lo, revezando.
Circule entre as mesas para perceber se estão com dificuldades. Explique que fazer estimativas ajuda muita nesta atividade, por exemplo, se tenho 45 e quero obter 100, posso pensar que se 50 + 50 =100, então o valor procurado é próximo de 50. Peça que experimentem digitar números para ajudar a encontrar o valor procurado. Se não conseguir estimar, as tentativas o conduzirão ao valor.
Caso sintam necessidade de fazer anotações no caderno, permita os registros auxiliares de memória, já que farão as operações na calculadora.
Propósito: Perceber a calculadora como ferramenta de aprendizagem e trabalhar com a relação entre as ordens na formação do números.
Atividade principal
Tempo da atividade: 20 minutos (slides 5 - 7)
Orientações para o professor:
Alunos organizados em duplas, farão a atividade juntos, deverão definir quem fará a digitação de cada operação, é importante que as duas crianças possam fazê-lo, revezando.
Circule entre as mesas para perceber se estão com dificuldades.
Explique que fazer estimativas pode auxiliar a encontrar o valor procurado. Se quer saber que operação deve fazer para que o algarismo 3 vire 4 no número 238, estimar ajuda muito! Por exemplo, se tenho 45 e quero obter 100, posso pensar que se 50 + 50 = 100, então o valor procurado é próximo de 50. Peça que experimentem digitar números para ajudar a encontrar o valor procurado. Se não conseguir estimar, as tentativas o conduzirão ao valor.
Caso sintam necessidade de fazer anotações no caderno, permita os registros auxiliares de memória, já que farão as operações na calculadora.
Propósito: Perceber a calculadora como ferramenta de aprendizagem.
Discuta com a turma:
- O que foi mais trabalhoso na hora de fazer os cálculos utilizando a calculadora?
- Você julga esse instrumento como útil em sua aprendizagem? Por quê?
- Todos os alunos conseguiram realizar as atividades? Em caso negativo, qual foi a causa?
Painel de soluções
Tempo da atividade: 10 minutos
Orientações para o professor:
Incentive os alunos a mostrar diferentes composições e valorizá-las.
Converse sobre as estratégias utilizadas, quais facilitam encontrar o valor.
Retome a importância de fazer estimativas, pois estamos utilizando a calculadora, mas ela não pensa, só calcula o que registramos. É preciso pensar para saber o que digitar, ou ficaremos tentando e errando até encontrar o valor. No caso de 69 para completar 99, estimar quanto é necessário aumentar no 60 para completar o 90.
Anote no quadro algumas soluções apresentadas pelas crianças e valide com a turma. Elenque algumas para registrar no papel kraft. Deixe exposto na sala, para consultas posteriores.
Peça para que os alunos anotem mais de uma forma, diferentes das suas, as que acharem mais interessantes e anotem o nome do autor.
Propósito: Socializar e discutir as soluções encontradas na resolução da atividade principal.
sistematização do conceito
Tempo da atividade: 2 minutos
Orientações para o professor:
Peça às crianças que leiam, revezando e reflitam sobre o texto.
Indique que as crianças registrem o conceito matemático da aula.
Propósito: Sistematizar o conceito matemático de formação de dezenas e centenas para a composição numérica.
Encerramento
Tempo da atividade: 2 minutos
Orientações para o professor:
Leia com a turma, revezando a leitura das crianças com reflexão sobre o conteúdo.
Pergunte se acham necessário acrescentar ou alterar alguma informação.
Propósito: Fazer o fechamento da aula, percebendo que a calculadora pode ser uma ferramenta importante no cotidiano.
Raio X
Tempo sugerido: 11 minutos.
Orientações:
- Peça aos alunos que, individualmente, leiam a atividade e a realizem, enfatize que sozinhos vão experimentar estratégias ou criar novas, com base no que já vivenciaram. Retome o Texto coletivo produzido na atividade anterior e verifique se é necessário complementar com mais alguma informação.
Propósitos:
- Fazer com que os alunos pensem na formação dos números (diferentes formas de compor um número), no valor de cada algarismo que compõe os números, utilizando as ordens do sistema de numeração decimal.
- Propiciar oportunidade para que os alunos que apresentam dificuldade de aprendizagem participem mais ativamente da aula, uma vez que as regularidades nos valores obtidos na “máquina” podem ser percebidas por todos. Esses alunos conseguirão participar da elaboração das conclusões.
Materiais Complementares:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações:
- Peça aos alunos que, individualmente, leiam a atividade e a realizem, enfatize que sozinhos vão experimentar estratégias ou criar novas, com base no que já vivenciaram. Retome o Texto coletivo produzido na atividade anterior e verifique se é necessário complementar com mais alguma informação.
Propósitos:
- Fazer com que os alunos pensem na formação dos números (diferentes formas de compor um número), no valor de cada algarismo que compõe os números, utilizando as ordens do sistema de numeração decimal.
- Propiciar oportunidade para que os alunos que apresentam dificuldade de aprendizagem participem mais ativamente da aula, uma vez que as regularidades nos valores obtidos na “máquina” podem ser percebidas por todos. Esses alunos conseguirão participar da elaboração das conclusões.
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar