Guia de intervenções
Plano de Aula
Plano de aula: Resolução de situações-problema envolvendo composição de moedas
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Composição de valores relacionando cédulas e moedas
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Bárbara da Silva Bittencourt Gomes.
Mentor: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele.
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
[EF02MA20] Estabelecer a equivalência de valores entre moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro para resolver situações cotidianas.
Objetivos específicos
Resolver situações - problema envolvendo decomposição de moedas.
Conceito-chave
Situações-problema, decomposição de valores de moedas.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
- Cartolina, hidrocor;
- Moedas impressas;
- Lápis;
- Borracha;
- Caderno;
- Projetor.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Resolver situações - problema envolvendo decomposição de moedas.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Para realizar as atividades propostas, é necessário retomar o conceito de composição de valores envolvendo moedas. Anote as ideias deles e construa conjuntamente o conceito. O conceito deve contemplar a ideia de que podemos juntar os valores que são representados pelas moedas para formar outros valores. Em seguida, escreva no quadro o conceito e afixe na parede. Expor o que é construído por eles na sala é uma atitude importante para aprendizagem, pois eles percebem que aquele conhecimento não foi imposto, mas sim, construído por eles. Neste caso, trata-se de expor um conceito que eles já sabem, porém, a ideia é retomar este conhecimento e deixá-lo acessível a todos. Em seguida, informe que eles irão conhecer um jogo de trilha.
Propósito: Retomar atividades de composição de valores do sistema monetário.
Discuta com a turma: Oralmente, questione com a turma:
- Quem pode me dizer o que significa compor valores?
- Alguém pode me dizer um exemplo de composição envolvendo moedas?
- Se a gente juntar as moedas: 10 centavos + 5 centavos , qual o valor encontramos? (você pode mostrar as moedas sem necessariamente falar o valor)
Retomada - Slide ( 3,4,5)
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Convide os alunos a resolverem às questões propostas na trilha.
Propósito: Retomar atividades de composição de valores do sistema monetário.
Aquecimento Slide (3, 4, e 5)
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Leia o enunciado para eles e peça que resolvam individualmente as questões propostas. Explique que Ana, da turma do 1º ano, participou de um jogo chamado “Trilha das moedas” (sugestão) e que eles terão que resolver algumas questões antes de chegarem na reta final. Nessa atividade, oriente os alunos a responderem as questões das casas 3, 5, 22, 26 e 31. Diga que eles terão 5 minutos para resolver. Ao final, escolha quatro alunos para resolverem as questões que Ana teve que resolver para avançar no jogo. Caso algum aluno tenha cometido algum equívoco na resolução, ou se apenas uma estratégia foi apresentada, demonstre no quadro outras possibilidades de resolução.
Propósito: Retomar o conceito de composição de valores monetários.
Discuta com a turma:
- Quem já jogou trilha?
- Quem pode me dizer brevemente a regra do jogo? O que precisamos para jogar?
- Para resolver as questões, quais estratégias vocês acham que vão auxiliar vocês?
- Para turma de 2º ano, podemos usar os números envolvendo os cálculos.
Materiais complementares:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Após finalizar as atividades iniciais, convide a turma a seguir para o próximo passo. Motive os alunos, dizendo que as estratégias para resolver as atividades da trilha foram ótimas e que a turma agora tem um atividade ainda mais interessante.
Propósito: Resolver situações-problema utilizando o recurso de composição de moedas.
Discuta com a turma:
- Turma, vamos ajudar Ana a resolver uma situação-problema?
- Vocês já sabem sobre muita coisa sobre formar valores utilizando moedas. Será que podemos usar este conhecimento para ajudá-la?
Materiais complementares:
Resolução da Atividade Principal
Atividade principal (slide 6,7 e 8)
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Peça que eles observem novamente a trilha e destaquem que ainda faltam avançar 10 casas para ganhar o tesouro. Informe que eles irão responder uma situação-problema para ajudar a Ana a ganhar o tesouro.
Propósito: Resolver situações-problema utilizando o recurso de composição de moedas.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Para esta atividade, forme duplas. As duplas devem ser formadas usando o critério de nível de aprendizagem diferentes, para que os alunos possam trocar e compartilhar os conhecimentos. Escreva dentro de um envelope uma situação-problema e entregue para cada dupla. Peça que um dos alunos leia o problema enquanto você escreve no quadro, e informe que ao final da atividade eles irão trocar as respostas com os colegas. Acompanhe o desenvolvimento e as interações da atividade, garantindo que todos participem efetivamente da tarefa. Pode acontecer do aluno deixar apenas que o colega realize atividade sozinho, neste momento, você deve realizar intervenções para que a dupla trabalhe em conjunto, organizando ideias e propondo estratégias de resolução. Pergunte: “qual estratégia os dois acham que deve ser usada para encontrar uma solução?”
Propósito: Resolver situações-problema utilizando o recurso de composição de moedas.
Discuta com a turma:
- Será que é possível abrir a caixa?
- Será que poderemos utilizar alguma estratégia que já foram usadas nas atividades iniciais para resolver este problema?
- Utilizar as moedas fictícias também auxiliam?
- Para vocês, existe mais de uma possibilidade de resolução?
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Após o término da atividade, peça que eles façam as trocas das resoluções com outra duplas. Você deve mediar para que as duplas que construíram estratégias diferentes ou duplas que se equivocaram possam realizar as trocas. Oriente-os a analisar o caminho construído pelos colegas e que eles podem fazer modificações em uma folha à parte, ajustando aquilo que eles acharem necessário.
Propósito: Analisar e compartilhar as estratégias construídas nas resoluções das situações-problema.
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Depois desse momento, escolha um dos alunos da dupla e peça que socializem as análises deles. Estabeleça combinados referente aos alunos que vão para a lousa registrar suas respostas, pois em uma turma com muitos alunos, fica inviável que todos façam esta dinâmica. Neste caso, faça a mediação e selecione alunos que tenham construídos caminhos diferentes, tornando a socialização bastante rica, garantindo que o objetivo da atividade seja alcançado. É importante que as estratégias socializadas possibilitem um momento de reflexão para todos, em que eles possam compreender o caminho feito pelo colega, seja ele assertivo, ou não. E, neste momento, os ajustes podem ocorrer. Caso nem todos tenham esgotados as possibilidades de resolução, registre no quadro as resoluções possíveis. Ver guia de intervenção.
Oriente os alunos a registrem o nome da dupla que eles analisaram,suas respostas e mais os cálculos na lousa. Peça que eles expliquem para turma a estratégia e se foi preciso fazer ajustes. Explore também as duplas que se equivocaram, pedindo que elas expliquem como pensaram e os ajustes que elas podem fazer depois das estratégias socializadas.
Propósito: Discutir coletivamente as estratégias e soluções encontradas pela turma.
Discuta com a turma:
- Turma, todas as estratégias tornam possível a abertura da caixa?
- Bruno e Karina utilizaram somente uma moeda, isso era permitido?
- Qual foi a estratégia mais econômica?
- Existem mais outras possibilidades de compor o valor de R$ 1,00 ?
- Por que elas não foram usadas?
- E, se fosse permitido usar 4 vezes a roleta, quais moedas poderíamos usar?
- E com 5 moedas?
ENCERRAMENTO
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Finalize a atividade destacando a ideia de composição para a formação de valores. Construa uma tabela evidenciando o conceito explorado.
Propósito: Retomar e destacar o processo de composição para a formação de valores monetários.
RAIO X
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientação: Apresente aos alunos uma nova situação-problema. Como é uma atividade para avaliar se alcançaram o objetivo proposto, deve ser realizada individualmente. Entregue a atividade impressa e destaque as estratégias usadas para compor os valores que envolvem moedas. Nessas atividades o aluno pode apresentar dificuldade de agrupar as moedas de valores menores com as de valores maiores, neste caso, mostre novamente a estratégia que recorreu a este processo para nortear as ideias deles. Este também é um momento do professor registrar os erros mais comuns e proporcionar atividades complementares, de maneira que os ajustes possam ocorrer e todos aprendam.
Propósito: Avaliar os conhecimentos adquiridos envolvendo o processo de agrupar os valores monetários e utilizá-lo como estratégia para soluções de situações-problema.
Discuta com a turma:
- Como podemos encontrar o valor?
- Pode ser contando cada moeda? Tem outra maneira mais econômica?
- Para o 2º ano, como pode ser agrupando os valores?
- O que pode ser feito para que a quantidade de moedas não dificulte nossos cálculos?
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT2_22GRM_02
Recursos
- Necessários: Caderno e lápis.
- Opcionais: - Atividades impressas;
- Algum meio de comunicação: Zoom, Google Meet, Team Link, WhatsApp, e-mail.
- Moedas confeccionadas ou encartes prontos;
Para este plano, a sugestão é que foque no Aquecimento, na Atividade principal, lembrando a importância de visitar todas as etapas do plano, para assim poder identificar outras partes que julgue relevante para contribuir com a aprendizagem de seus alunos.
Aquecimento
O aquecimento deve ser realizado, visto que apresenta uma situação de composição de moedas por meio do “jogo da trilha” que continuará a ser explorado na atividade principal, porém com outras problematizações. A realização da atividade, pode ser em aula síncrona ou assíncrona.
Na aula síncrona (Zoom, Google Meet ou Team Link), você pode apresentar os slides 4 e 5, estimular uma conversa com os alunos, para possibilitar a compreensão do jogo, inclusive pode utilizar alguns questionamentos do “Discuta com a turma”. Após perceber que todos compreenderam o funcionamento do jogo, solicite aos alunos a realizarem a leitura e solucionarem no caderno as questões das casas 3, 5, 22, 26 e 31 apresentadas na trilha. Estabeleça um tempo para realizarem a resolução e em seguida inicie os questionamentos:
- Só existe uma maneira de resolver essas questões?
- De quais maneiras vocês resolveram?
No momento da resolução, alguns alunos podem recorrer à manipulação de moedas (confeccionadas ou de encartes). No compartilhamento e discussão das respostas, você poderá ser o escriba, tendo o cuidado de registrar, focando a câmera, para que todos possam visualizar (lembrando a necessidade de pensar em qual objeto utilizará para registrar, por exemplo, lousa, papel kraft). Importante disponibilizar antecipadamente a imagem das moedas, para impressão, se o aluno tiver possibilidade).
Na aula assíncrona, você pode possibilitar informações sobre o “jogo da trilha” e a atividade proposta nos slides 4 e 5, por texto, fotografias, print, áudio ou vídeo, via WhatsApp ou e-mail e pedir que os alunos deem suas respostas pelo mesmo meio de comunicação recebido. Ressaltando a possibilidade de enviar a imagem para a impressão de moedas, que poderão auxiliar a aprendizagem dos alunos.
Se não for possível a comunicação on-line com seus alunos, organize a atividade sugerida, com outras atividades desse e de outros planos, e formem uma sequência. Faça a impressão, inclusive com orientações, questionamentos e um cronograma para a realização das mesmas e as imagens de moedas. Solicite que as famílias peguem na escola. Neste caso, acompanhe as aprendizagens sugerindo registros de soluções e/ou a confecção de um “Diário de bordo”. De forma que possa ser estabelecido um acordo para que, se possível, as famílias encaminhem a devolutiva à escola.
Atividade principal
A atividade principal deve dar continuidade à atividade apresentada no aquecimento, ou seja, propor uma situação problema utilizando a “trilha”, recorrendo à composição de moedas. Essa atividade pode ser conduzida pelo mesmo meio de comunicação adotado no aquecimento.
Na aula síncrona, você pode apresentar os slides 6, 7 e 8 (um de cada vez) e desafiar os alunos a realizarem a leitura da problematização e solucioná-la no caderno, utilizando suas próprias estratégias. Estabeleça um tempo para responderem e em seguida oportunize que apresentem suas estratégias de resolução, incentivando-os a explicarem suas ideias.
Na aula assíncrona, você pode fotografar ou printar as telas dos slides 6, 7 e 8 e compartilhar com os alunos via WhatsApp ou e-mail. Estabelecendo um prazo para a devolutiva da resolução, deixando a possibilidade do contato com você para esclarecimentos necessários.
Se não for possível a comunicação on-line com seus alunos, esta atividade deve ser inserida na sequência que apresenta o aquecimento.
Vale ressaltar que a Atividade complementar do plano apresenta proposta que contribui para o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes.
Discussão das soluções
Na aula síncrona, concluindo a resolução do problema, importante criar um momento de socialização das estratégias, oportunizando a explicação do raciocínio.
Após os alunos compartilharem e discutirem as possibilidades, você pode apresentar o slide 10 que aborda a Discussão da solução, provocando reflexões por meio dos questionamentos sugeridos nos "Discuta com a turma".
Na aula assíncrona, as resoluções do problema devem ser devolvidas ao professor de acordo com o meio de entrega (digital ou físico). No caso da devolutiva digital, o professor pode favorecer a socialização das possibilidades apresentadas pelos alunos e das apresentadas na Discussão da solução (slide 10), provocando reflexões. Entretanto, na devolutiva física, o professor deve organizar as soluções e explicações apresentadas e encaminhar para os alunos que recorrem a este meio de comunicação.
Sistematização
De acordo com o meio de comunicação estabelecido para abordar as atividades, favorecer aos alunos, através da socialização das resoluções apresentadas, a compreensão da composição de moedas para solucionar situações problema.
Raio X
A atividade do Raio X, apresentada no slide 12, pode ser usada para verificar se os alunos compreenderam e realizam composições de moedas para solucionar os problemas propostos. Dessa forma, professor, utilize para apresentar esse problema, o mesmo meio de comunicação adotado para a realização das atividades anteriores, ressaltando a importância de você realizar a análise das respostas apresentadas por cada estudante e quando possível possibilitar a discussão das mesmas.
Convite às famílias
Oriente aos familiares que nesse momento é ideal que estabeleçam a rotina de estudo para seu/sua filho(a), com horários definidos. Relembre-os da importância de incentivar e se possível acompanhar as atividades do seu/sua filho(a).
Solicite, se necessário, o apoio na construção das moedas.
Sugira aos alunos que socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula.
Este pode ser um momento muito relevante de interação na família e de grande aprendizado.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Bárbara da Silva Bittencourt Gomes.
Mentor: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele.
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
[EF02MA20] Estabelecer a equivalência de valores entre moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro para resolver situações cotidianas.
Objetivos específicos
Resolver situações - problema envolvendo decomposição de moedas.
Conceito-chave
Situações-problema, decomposição de valores de moedas.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
- Cartolina, hidrocor;
- Moedas impressas;
- Lápis;
- Borracha;
- Caderno;
- Projetor.
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