Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo previsto: 8 minutos (slides 3 e 4).
Orientações: Inicie uma roda de conversa sobre o relógio analógico. Você pode fazer um varal de ideias, pendure um barbante próximo ao quadro. Distribua uma folha para os alunos e peça que anotem tudo que sabem sobre o relógio analógico. Pendure as folhas no varal com pregadores. Peça a algum aluno que leia as folhas penduradas e questione se os alunos concordam ou não, vá fomentando as discussões. Após, mostre esse slide e compare com as folhas dos alunos, ou seja, se surgiu alguma coisa sobre os ponteiros dos relógios e as representações das horas e minutos.
Propósito: Levantar o conhecimento prévio dos alunos em relação ao relógio analógico e lembrar conceitos importantes.
Discuta com a turma:
O que você lembrou sobre o relógio analógico?
Você tem relógio analógico?
Seu colega falou algo novo sobre o relógio analógico que você não sabia?
Retomada
Tempo previsto: 8 minutos (slides 3 e 4).
Orientações: Mostre esse slide para os alunos, solicite que cada aluno reflita sobre os questionamentos e aponte qual dos pares de relógios apontam o melhor tempo de um pão assar no forno. Após, peça que exponham como pensaram sobre isso. Conduza a discussão acerca das respostas e estratégias utilizadas para chegar ao melhor tempo marcado nos relógios.
Propósito: Refletir sobre horas e minutos.
Discuta com a turma:
O que aconteceria se o pão ficasse no forno por horas?
Atividade principal
Tempo sugerido: 18 minutos (slides 5 a 7)
Orientações: Antes de iniciar a atividade, converse com os alunos sobre o tempo que os alimentos podem ficar no forno, se costumam prestar atenção quando seus familiares estão cozinhando e se já observaram o alimento assar no forno. Após essa conversa inicial, solicite aos alunos que individualmente iniciem a leitura da atividade e façam as primeiras análises.
O Guia de Intervenção pode te ajudar a perceber as principais dificuldades dos alunos em relação à aula.
Propósito: Analisar as primeiras considerações sobre a atividade.
Discuta com a turma:
Algum dos alimentos leva mais de 1 hora para assar no forno?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade principal
Tempo sugerido: 18 minutos (slides 5 a 7)
Orientações: Agora, forme grupos de 3 componentes, convide-os a pensarem sobre essas questões. Entregue a atividade impressa e deixe que discutam, troquem com os colegas e criem suas estratégias para calcularem as horas que devem marcar nos relógios. É o momento de praticar. Circule pela sala e observe se está havendo troca. Professor, é importante observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, faça as intervenções necessárias com o objetivo de auxiliá-los no processo de ensino e de aprendizagem. Perceba se estão marcando nos relógios as horas corretas, se não estão fazendo confusão entre os ponteiros que marcam as horas e os minutos. Depois, solicite que os grupos exponham os caminhos que utilizaram para realizar as marcações nos relógios analógicos. Você pode usar as Atividades Complementares para enriquecer sua aula.
Propósito: Realizar as marcações nos relógios analógicos de acordo com o tempo correto de cada alimento no forno.
Discuta com a turma:
O que é preciso pensar sobre o relógio analógico para realizar as marcações das horas?
Vocês lembram qual o ponteiro que marca as horas? E qual marca os minutos?
Atividade principal
Tempo sugerido: 18 minutos (slides 5 a 7)
Orientações: Após as marcações nos relógios, é o momento de refletir sobre as questões.Passe para esse slide, nele contém questões para os alunos analisarem. Solicite ao grupo que respondam às questões. Reserve um tempo para que exponham suas respostas.
Materiais Complementares
Professor, você pode consultar esse site para informações sobre como ler as horas em relógios analógicos. A Coleção “O tempo não Para” traz importantes considerações sobre o Tempo. O Mathema faz algumas reflexões importantes sobre aprender a ler problemas em Matemática.
Propósito: Refletir sobre o tempo dos alimentos no forno, fazendo comparações.
Discuta com a turma:
Como vocês fizeram para descobrir os horários que cada alimento ficou pronto?
O alimento que ficou menor tempo no forno foi o primeiro a ficar pronto?
O alimento que ficou mais tempo no forno foi o último a ficar pronto?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, mostrando seus resultados, passe para este slide. Proponha aos alunos que leiam as considerações de Carolina, analisem, e registrem no papel. Após, deixe que leiam suas anotações e pergunte à turma se concordam ou não com Carolina, aqueles que discordarem pergunte o porquê. Veja se os alunos perceberam que Carolina desconsiderou a diferença no tempo que cada alimento tinha que ficar no forno.
Propósito: Analisar uma forma de pensamento sobre a questão proposta para apontar os possíveis erros e comparar com suas próprias soluções.
Discuta com a turma:
Vocês pensaram como Carolina?
Quem discorda dela? Porque?
Carolina deixou de analisar alguma coisa importante para chegar a essas conclusões? O que?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Encerre a atividade, retomando com os alunos os conceitos aprendidos, os passos que seguiram para realizar as marcações nos relógios analógicos e a importância do relógio para a organização do dia a dia.
Propósito: Encerrar a aula retomando os caminhos percorridos para a realização das atividades.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Entregar para os alunos a atividade, deixar que leiam individualmente e façam a análise do enunciado da questão e realizem a atividade. Solicitar que atentem-se ao enunciado e ao tempo que a mãe de Karina indicou sobre momento da preparação do almoço. . Esse é o momento de perceber se todos os alunos avançaram na aprendizagem, então procure identificar e anotar os comentários de cada um, você pode registrar as soluções encontradas pelos alunos na lousa. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui e a resolução da atividade.
Propósito: Avaliar o processo de aprendizagem em relação ao conhecimento sobre as marcações de horas em relógios analógicos.
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar