Resumo da aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Professor, sugerimos que deixe visível para as crianças o objetivo da aula. Leia para todos.
Propósito: Apresentar o objetivo da aula.
Discuta com a turma:
- Vamos relembrar o que é uma pesquisa?
- Como iniciamos uma e o que precisamos fazer para encontrar as respostas que procuramos?
- Como podemos organizar os dados de nossa pesquisa?
Retomada
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Professor, materiais para esta aula: atividades impressas para o aluno: atividade principal, complementares e raio X; lousa; giz branco e colorido; projetor multimídia; notebook.
Seria interessante que as crianças estivessem agrupadas em duplas para que possam discutir propostas de soluções. Procure fazer agrupamentos em que as habilidades da dupla sejam parecidas.
Deixe que as crianças falem sobre seu conhecimento do Estatuto da Criança e do Adolescente. Redirecione a discussão para a função da tabela. Leia também Guia de Intervenções.
Propósito: Identificar um problema.
Discuta com a turma:
- Vocês já ouviram falar sobre este documento: “ Estatuto da Criança e do Adolescente”?
- A tabela ajuda a observar as informações sobre o assunto?
- O que você pode concluir observando a tabela?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 6).
Orientação: Leia a situação para a turma e verifique se todos compreenderam. Verifique o Estatuto do Idoso.
Aponte para os alunos que a atividade será dividida em duas partes, uma delas será a análise de uma situação problema e a outra será a realização de uma pesquisa entre os colegas da turmas, em duplas.
Propósito: Refletir sobre pergunta de pesquisa
Discuta com a turma:
- Vocês já ouviram falar sobre o “Estatuto do Idoso”?
- Se já, sabem por que ele foi criado e para que serve?
- Sugira uma pergunta para coletar os dados da turma com este assunto.
- Pergunte aos seus pais, avôs e avós se eles conhecem este documento.
Materiais complementares
Atividade principal
Resolução do atividade principal
Guia de intervenção
Indicações de leitura ao professor:
BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei Federal 8.069, de 13 de julho de 1990. Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei8069_02.pdf> Acesso em 09 dez. 2017.
BRASIL. Estatuto do Idoso. Lei Federal 10.741, de 1 de outubro de 2003. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.741.htm> Acesso em 09 dez. 2017.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Educação Estatística. Brasília: MEC, SEB, 2014. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/277717069_Pacto_Nacional_de_Alfabetizacao_na_Idade_Certa_-_Educacao_Estatistica> Acesso em 03 dez. 2017.
GENTILI, Paola. Alfabetização Estatística. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2674/alfabetizacao-estatistica>. Acesso em 03 dez. 2017.
SALLA, Fernanda. Gráficos e Tabelas para Organizar Informações. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/163/graficos-tabelas-organizar-informacoes>. Acesso em 03 dez. 2017.
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 6).
Orientação: Professor, leia a situação para a turma e verifique se todos a compreenderam. Peça para que as duplas pensem no porquê Samuel ter se apoiado na tabela vista pela colega e se há outras possibilidades de registrar as respostas, além da sugerida por Murilo.
Propósito: Participar de pesquisa de coleta de dados.
Discuta com a turma:
- Por que Samuel utilizou a tabela do livro de Matemática?
- Há outras maneiras de coletar dados além de perguntar às pessoas?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 6).
Orientação: Professor, peça para que a turma apresente outras sugestões para registro da coleta de dados .
Retome em Discussão das Soluções.
Propósito: Registrar dados de pesquisa
Discuta com a turma:
- Esta é a única maneira de organizar os dados em forma de lista?
- Que outras maneiras você organizaria?
- Você achou interessante esta sugestão? Por quê?
- Que outros desenhos poderiam ser utilizados para representar meninos e meninas?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 7 e 8).
Orientação: Professor, peça para que as crianças preencham os dados da tabela. Deixe visível a coleta de dados do slide anterior. Você também pode efetuar o registro considerando a pesquisa feita em sua sala, com seus alunos.
Propósito: Organizar dados em tabela
Discuta com a turma:
- Informe uma conclusão que você pode tirar ao observar a tabela com os dados de sua turma
- Qual a diferença na organização por listas e por tabelas?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 7 e 8).
Orientação: Professor, retome o que as crianças registraram em seus cadernos a respeito de seu conhecimento sobre o “Estatuto da Criança e do Adolescente”, peça para que as duplas definam a questão norteadora da pesquisa, coleta e organização dos dados em tabelas de dupla entrada. Consulte também o documento das resoluções de atividades da aula.
Propósito: Compartilhar diferentes estratégias de resoluções.
Discuta com a turma:
- Que situações podem servir como pergunta para nossa pesquisa?
- Como vamos coletar os dados?
- Como vamos organizar estes dados?
- Há apenas uma maneira de fazermos listas?
- Como organizaremos os dados em tabelas?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Professor, peça para que as duplas falem sobre o que aprenderam com a aula.
Propósito: Refletir sobre a utilização de tabelas de dupla para organização de dados.
Discuta com a turma:
- Você conseguiu organizar os dados na tabela? Achou que ficou fácil localizar informações?
Raio X
Tempo sugerido: 13 minutos (slides 10 e 11).
Orientação: Professor, distribua este Raio X impresso.
Leia o enunciado e escreva na lousa atividades de lazer citadas pela turma.
Atenção professor, é importante que as crianças percebam que é necessário realizar uma subtração entre a quantidade de livros totais referentes ao gênero e a quantidade destinada aos alunos não alfabéticos.
Nesta etapa, solicite que as crianças trabalhem individualmente.
Circule pela sala, observando como cada criança realiza os procedimentos de organização dos dados e procure não dar respostas aos seus questionamentos, mas sim fazê-los encontrar as respostas pela reflexão.
Propósito: Organizar dados em tabelas de dupla entrada.
Discuta com a turma:
- Quantos livros tem na sala da professora?
- Será que teria outra forma de organização?
Materiais complementares
Raio x
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução do atividade complementar
Raio X
Tempo sugerido: 13 minutos (slides 10 e 11).
Orientação: Professor, distribua este Raio X impresso.
Leia o enunciado e escreva na lousa atividades de lazer citadas pela turma.
Atenção professor, é importante que as crianças percebam que é necessário realizar uma subtração entre a quantidade de livros totais referentes ao gênero e a quantidade destinada aos alunos não alfabéticos.
Nesta etapa, solicite que as crianças trabalhem individualmente.
Circule pela sala, observando como cada criança realiza os procedimentos de organização dos dados e procure não dar respostas aos seus questionamentos, mas sim fazê-los encontrar as respostas pela reflexão.
Propósito: Organizar dados em tabelas de dupla entrada.
Discuta com a turma:
- Quantos livros tem na sala da professora?
- Será que teria outra forma de organização?