Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: O cálculo da adição e subtração através da decomposição
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Fatos básicos da adição e subtração a partir do sistema de numeração decimal
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.
Autor: Priscila da Silva de Medeiros.
Mentor: Carina do Espírito Santo.
Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas.
Habilidade da BNCC:
(EF02MA05) Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito.
Objetivos específicos:
Resolver situações-problema envolvendo as operações de adição e subtração a partir do procedimento da decomposição.
Utilizar o material dourado para entender o procedimento da decomposição aplicado às operações.
Obter o resultado de uma situação-problema a partir da utilização do procedimento de decomposição.
Conceito-chave:
Procedimento de decomposição, operações, material dourado.
Recursos necessários:
- Lápis;
- Borracha;
- Aparelho de Projeção (opcional);
- Quadro Negro;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
- Material Dourado.
Habilidades BNCC:
Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo previsto: 5 minutos.
Orientações: Projete ou leia a situação problema para a turma. Realize a atividade em conjunto com a turma.Deixe que falem as várias possibilidades de decomposição. Peça que desenhem no quadro, e discuta as formas diferentes de decompor um número.
Propósito: Explorar o procedimento de decomposição de escritas numéricas.
Materiais complementares:
Atividade Principal
Tempo Sugerido: 15 minutos. (slides 4 a 10 )
Orientações: Você precisará de Material Dourado. Se não tiver para uso individual dos alunos, pelo menos uma caixa para demonstração. Projete as imagens, ou imprima-as, caso não tenha material dourado.Na atividade principal você encontrará as peças do material dourado para impressão. Explique aos alunos que eles utilizarão nesta esta aula o material dourado, para resolver as operações de adição e subtração. Pergunte para a turma se eles conhecem o material dourado. Distribua para as duplas algumas peças do material para que eles possam manipulá-las. Siga lendo as explicações para a turma dos slides. no slide número 9, peça para que os alunos resolvam a adição e subtração sem utilizar o material dourado, apenas fazendo a decomposição das unidades e dezenas. No primeiro momento os alunos deverão realizar as atividades sozinhos. Ande pela sala para analisar os procedimentos utilizados por eles. Após, reúna os alunos em duplas para que possam comparar suas resoluções. No momento em que eles forem discutindo, circule pela sala e realize intervenções a partir de perguntas que façam as hipóteses e estratégias de resolução avançarem.
Discuta com a turma:
- Você tem certeza que distribuiu os algarismos nas ordens corretas (unidade simples e dezena simples) ?
- No número 35, o algarismo 3, pertence a qual ordem? Onde devo colocá-lo na tabela? E o algarismo 5, a qual ordem pertence?
- Que peça do material dourado você deverá utilizar para representar o algarismo 3 que forma o número 35?
- Qual peça você irá utilizar para representar o algarismo 5 no número 35?
Propósito: Entender o procedimento da adição e subtração através da decomposição com o auxílio do material dourado.
Materiais complementares:
Atividade Principal
Tempo Sugerido: 15 minutos. (slides 4 a 10 )
Orientações: Você precisará de Material Dourado. Se não tiver para uso individual dos alunos, pelo menos uma caixa para demonstração. Projete as imagens,desenhe no quadro, ou use as peças do material dourado para representar. Na atividade principal você encontrará as peças do material dourado para impressão. Explique aos alunos que eles utilizarão nesta esta aula o material dourado, para resolver as operações de adição e subtração. Pergunte para a turma se eles conhecem o material dourado. Distribua para as duplas algumas peças do material para que eles possam manipulá-las. Siga lendo as explicações para a turma dos slides. no slide número 9, peça para que os alunos resolvam a adição e subtração sem utilizar o material dourado, apenas fazendo a decomposição das unidades e dezenas. No primeiro momento os alunos deverão realizar as atividades sozinhos. Ande pela sala para analisar os procedimentos utilizados por eles. Após, reúna os alunos em duplas para que possam comparar suas resoluções. No momento em que eles forem discutindo, circule pela sala e realize intervenções a partir de perguntas que façam as hipóteses e estratégias de resolução avançarem.
Discuta com a turma:
- Você tem certeza que distribuiu os algarismos nas ordens corretas (unidade simples e dezena simples) ?
- No número 35, o algarismo 3, pertence a qual ordem? Onde devo colocá-lo na tabela? E o algarismo 5, a qual ordem pertence?
- Que peça do material dourado você deverá utilizar para representar o algarismo 3 que forma o número 35?
- Qual peça você irá utilizar para representar o algarismo 5 no número 35?
Propósito: Entender o procedimento da adição e subtração através da decomposição com o auxílio do material dourado.
Atividade Principal
Tempo Sugerido: 15 minutos. (slides 4 a 10 )
Orientações: Você precisará de Material Dourado. Se não tiver para uso individual dos alunos, pelo menos uma caixa para demonstração.Projete as imagens,desenhe no quadro, ou use as peças do material dourado para representar.Na atividade principal você encontrará as peças do material dourado para impressão. Explique aos alunos que eles utilizarão nesta esta aula o material dourado, para resolver as operações de adição e subtração. Pergunte para a turma se eles conhecem o material dourado. Distribua para as duplas algumas peças do material para que eles possam manipulá-las. Siga lendo as explicações para a turma dos slides. no slide número 9, peça para que os alunos resolvam a adição e subtração sem utilizar o material dourado, apenas fazendo a decomposição das unidades e dezenas. No primeiro momento os alunos deverão realizar as atividades sozinhos. Ande pela sala para analisar os procedimentos utilizados por eles. Após, reúna os alunos em duplas para que possam comparar suas resoluções. No momento em que eles forem discutindo, circule pela sala e realize intervenções a partir de perguntas que façam as hipóteses e estratégias de resolução avançarem.
Discuta com a turma:
- Você tem certeza que distribuiu os algarismos nas ordens corretas (unidade simples e dezena simples) ?
- No número 35, o algarismo 3, pertence a qual ordem? Onde devo colocá-lo na tabela? E o algarismo 5, a qual ordem pertence?
- Que peça do material dourado você deverá utilizar para representar o algarismo 3 que forma o número 35?
- Qual peça você irá utilizar para representar o algarismo 5 no número 35?
Propósito: Entender o procedimento da adição e subtração através da decomposição com o auxílio do material dourado.
Atividade Principal
Tempo Sugerido: 15 minutos. (slides 4 a 10 )
Orientações: Você precisará de Material Dourado. Se não tiver para uso individual dos alunos, pelo menos uma caixa para demonstração.Projete as imagens,desenhe no quadro, ou use as peças do material dourado para representar.Na atividade principal você encontrará as peças do material dourado para impressão. Explique aos alunos que eles utilizarão nesta esta aula o material dourado, para resolver as operações de adição e subtração. Pergunte para a turma se eles conhecem o material dourado. Distribua para as duplas algumas peças do material para que eles possam manipulá-las. Siga lendo as explicações para a turma dos slides. no slide número 9, peça para que os alunos resolvam a adição e subtração sem utilizar o material dourado, apenas fazendo a decomposição das unidades e dezenas. No primeiro momento os alunos deverão realizar as atividades sozinhos. Ande pela sala para analisar os procedimentos utilizados por eles. Após, reúna os alunos em duplas para que possam comparar suas resoluções. No momento em que eles forem discutindo, circule pela sala e realize intervenções a partir de perguntas que façam as hipóteses e estratégias de resolução avançarem.
Discuta com a turma:
- Você tem certeza que distribuiu os algarismos nas ordens corretas (unidade simples e dezena simples) ?
- No número 35, o algarismo 3, pertence a qual ordem? Onde devo colocá-lo na tabela? E o algarismo 5, a qual ordem pertence?
- Que peça do material dourado você deverá utilizar para representar o algarismo 3 que forma o número 35?
- Qual peça você irá utilizar para representar o algarismo 5 no número 35?
Propósito: Entender o procedimento da adição e subtração através da decomposição com o auxílio do material dourado.
Atividade Principal
Tempo Sugerido: 15 minutos. (slides 4 a 10 )
Orientações: Você precisará de Material Dourado. Se não tiver para uso individual dos alunos, pelo menos uma caixa para demonstração.Projete as imagens,desenhe no quadro, ou use as peças do material dourado para representar.Na atividade principal você encontrará as peças do material dourado para impressão. Explique aos alunos que eles utilizarão nesta esta aula o material dourado, para resolver as operações de adição e subtração. Pergunte para a turma se eles conhecem o material dourado. Distribua para as duplas algumas peças do material para que eles possam manipulá-las. Siga lendo as explicações para a turma dos slides. no slide número 9, peça para que os alunos resolvam a adição e subtração sem utilizar o material dourado, apenas fazendo a decomposição das unidades e dezenas. No primeiro momento os alunos deverão realizar as atividades sozinhos. Ande pela sala para analisar os procedimentos utilizados por eles. Após, reúna os alunos em duplas para que possam comparar suas resoluções. No momento em que eles forem discutindo, circule pela sala e realize intervenções a partir de perguntas que façam as hipóteses e estratégias de resolução avançarem.
Discuta com a turma:
- Você tem certeza que distribuiu os algarismos nas ordens corretas (unidade simples e dezena simples) ?
- No número 35, o algarismo 3, pertence a qual ordem? Onde devo colocá-lo na tabela? E o algarismo 5, a qual ordem pertence?
- Que peça do material dourado você deverá utilizar para representar o algarismo 3 que forma o número 35?
- Qual peça você irá utilizar para representar o algarismo 5 no número 35?
Propósito: Entender o procedimento da adição e subtração através da decomposição com o auxílio do material dourado.
Atividade Principal
Tempo Sugerido: 15 minutos. (slides 4 a 10 )
Orientações: Você precisará de Material Dourado. Se não tiver para uso individual dos alunos, pelo menos uma caixa para demonstração.Projete as imagens,desenhe no quadro, ou use as peças do material dourado para representar.Na atividade principal você encontrará as peças do material dourado para impressão. Explique aos alunos que eles utilizarão nesta esta aula o material dourado, para resolver as operações de adição e subtração. Pergunte para a turma se eles conhecem o material dourado. Distribua para as duplas algumas peças do material para que eles possam manipulá-las. Siga lendo as explicações para a turma dos slides. no slide número 9, peça para que os alunos resolvam a adição e subtração sem utilizar o material dourado, apenas fazendo a decomposição das unidades e dezenas. No primeiro momento os alunos deverão realizar as atividades sozinhos. Ande pela sala para analisar os procedimentos utilizados por eles. Após, reúna os alunos em duplas para que possam comparar suas resoluções. No momento em que eles forem discutindo, circule pela sala e realize intervenções a partir de perguntas que façam as hipóteses e estratégias de resolução avançarem.
Discuta com a turma:
- Você tem certeza que distribuiu os algarismos nas ordens corretas (unidade simples e dezena simples) ?
- No número 35, o algarismo 3, pertence a qual ordem? Onde devo colocá-lo na tabela? E o algarismo 5, a qual ordem pertence?
- Que peça do material dourado você deverá utilizar para representar o algarismo 3 que forma o número 35?
- Qual peça você irá utilizar para representar o algarismo 5 no número 35?
Propósito: Entender o procedimento da adição e subtração através da decomposição com o auxílio do material dourado.
Atividade Principal
Tempo Sugerido: 15 minutos. (slides 4 a 10 )
Orientações: Você precisará de Material Dourado. Se não tiver para uso individual dos alunos, pelo menos uma caixa para demonstração.Projete as imagens,desenhe no quadro, ou use as peças do material dourado para representar.Na atividade principal você encontrará as peças do material dourado para impressão. Explique aos alunos que eles utilizarão nesta esta aula o material dourado, para resolver as operações de adição e subtração. Pergunte para a turma se eles conhecem o material dourado. Distribua para as duplas algumas peças do material para que eles possam manipulá-las. Siga lendo as explicações para a turma dos slides. no slide número 9, peça para que os alunos resolvam a adição e subtração sem utilizar o material dourado, apenas fazendo a decomposição das unidades e dezenas. No primeiro momento os alunos deverão realizar as atividades sozinhos. Ande pela sala para analisar os procedimentos utilizados por eles. Após, reúna os alunos em duplas para que possam comparar suas resoluções. No momento em que eles forem discutindo, circule pela sala e realize intervenções a partir de perguntas que façam as hipóteses e estratégias de resolução avançarem.
Discuta com a turma:
- Você tem certeza que distribuiu os algarismos nas ordens corretas (unidade simples e dezena simples) ?
- No número 35, o algarismo 3, pertence a qual ordem? Onde devo colocá-lo na tabela? E o algarismo 5, a qual ordem pertence?
- Que peça do material dourado você deverá utilizar para representar o algarismo 3 que forma o número 35?
- Qual peça você irá utilizar para representar o algarismo 5 no número 35?
Propósito: Entender o procedimento da adição e subtração através da decomposição com o auxílio do material dourado.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 11 a 13 )
Orientações: Aqui são apresentadas duas soluções, porém você deve explorar as usadas pelos alunos. Peça a alguns alunos que registrem no quadro e justifiquem oralmente suas resoluções. Explore as soluções diferentes, no caso da decomposição,peça que expliquem como fizeram e coloque-as no quadro. E se tiver algumas possibilidades de resoluções equivocadas, aproveite o erro para retomar a questão da decomposição dos números. Discuta com a turma as soluções apresentadas pelos alunos destacando as semelhanças e diferenças e identificando o que ocasionou o erro, quando for o caso. Peça que demonstrem com as peças do material dourado, a resolução tanto da adição quanto da subtração.Se não tiver o material dourado, use o impresso.
Propósitos: Socializar e discutir as soluções encontradas pelos alunos ressaltando o uso da decomposição através do material dourado para resolver operações de adição e subtração.
Discuta com a turma:
- Qual é a semelhança entre as resoluções apresentadas e a que vocês criaram?
- Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e qual é a sua?
- Qual o erro que o aluno poderia cometer nessa atividade ?
- Há algum equívoco nas resoluções apresentadas por algum amigo ?
- O material dourado ajudou para resolver a adição?
- Posso usá-lo para fazer subtração?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 11 a 13 )
Orientações: Aqui são apresentadas duas soluções, porém você deve explorar as usadas pelos alunos. Peça a alguns alunos que registrem no quadro e justifiquem oralmente suas resoluções. Explore as soluções diferentes, no caso da decomposição,peça que expliquem como fizeram e coloque-as no quadro. E se tiver algumas possibilidades de resoluções equivocadas, aproveite o erro para retomar a questão da decomposição dos números. Discuta com a turma as soluções apresentadas pelos alunos destacando as semelhanças e diferenças e identificando o que ocasionou o erro, quando for o caso. Peça que demonstrem com as peças do material dourado, a resolução tanto da adição quanto da subtração.Se não tiver o material dourado, use o impresso.
Propósitos: Socializar e discutir as soluções encontradas pelos alunos ressaltando o uso da decomposição através do material dourado para resolver operações de adição e subtração.
Discuta com a turma:
- Qual é a semelhança entre as resoluções apresentadas e a que vocês criaram?
- Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e qual é a sua?
- Qual o erro que o aluno poderia cometer nessa atividade ?
- Há algum equívoco nas resoluções apresentadas por algum amigo ?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 11 a 13 )
Orientações: Aqui são apresentadas duas soluções, porém você deve explorar as usadas pelos alunos. Peça a alguns alunos que registrem no quadro e justifiquem oralmente suas resoluções. Explore as soluções diferentes, no caso da decomposição,peça que expliquem como fizeram e coloque-as no quadro. E se tiver algumas possibilidades de resoluções equivocadas, aproveite o erro para retomar a questão da decomposição dos números. Discuta com a turma as soluções apresentadas pelos alunos destacando as semelhanças e diferenças e identificando o que ocasionou o erro, quando for o caso. Peça que demonstrem com as peças do material dourado, a resolução tanto da adição quanto da subtração.Se não tiver o material dourado, use o impresso.
Propósitos: Socializar e discutir as soluções encontradas pelos alunos ressaltando o uso da decomposição através do material dourado para resolver operações de adição e subtração.
Discuta com a turma:
- Qual é a semelhança entre as resoluções apresentadas e a que vocês criaram?
- Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e qual é a sua?
- Qual o erro que o aluno poderia cometer nessa atividade ?
- Há algum equívoco nas resoluções apresentadas por algum amigo ?
Sistematização do conceito.
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Leia para os alunos o resumo da aula. Retome os procedimentos para decomposição dos números. Use o material dourado como apoio. Faça as perguntas e tire as dúvidas. Faça simulações, se ainda tiverem dúvidas.
Propósitos: Apresentar o conceito da utilização do procedimento de cálculo através da decomposição.
Discuta com a turma:
- Como podemos representar os números usando o material dourado?
- Qual peça usamos para representar as unidades? E as dezenas?
- Posso fazer operações decompondo os números?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Ler o que está escrito dentro do balão e explicar aos alunos.
Propósito: Resumir que a utilização do procedimento de cálculo por meio da decomposição é uma possibilidade na resolução de problemas.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 16 a 18 )
Orientação: Entregue a cópia das atividades para cada aluno, leia as comandas e peça para que resolvam utilizando o procedimento da decomposição.
Propósito: Avaliar o progresso dos alunos na utilização da decomposição para resolver algoritmo da adição e subtração.
Discuta com a turma:
- Posso usar diferentes formas de registro para fazer operações?
- Podemos usar o material dourado, como apoio para decompor os números?
- Podemos utilizar o procedimento de decomposição nas operações de adição e subtração?
Materiais complementares:
Resolução da atividade complementar
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 16 a 18 )
Orientação: Entregue a cópia das atividades para cada aluno, leia as comandas e peça para que resolvam utilizando o procedimento da decomposição.
Propósito: Avaliar o progresso dos alunos na utilização da decomposição para resolver algoritmo da adição e subtração.
Discuta com a turma:
- Posso usar diferentes formas de registro para fazer operações?
- Podemos usar o material dourado, como apoio para decompor os números?
- Podemos utilizar o procedimento de decomposição nas operações de adição e subtração?
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 16 a 18 )
Orientação: Entregue a cópia das atividades para cada aluno, leia as comandas e peça para que resolvam utilizando o procedimento da decomposição.
Propósito: Avaliar o progresso dos alunos na utilização da decomposição para resolver algoritmo da adição e subtração.
Discuta com a turma:
- Posso usar diferentes formas de registro para fazer operações?
- Podemos usar o material dourado, como apoio para decompor os números?
- Podemos utilizar o procedimento de decomposição nas operações de adição e subtração?
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos
Necessários: atividades impressas ou encaminhadas pela internet (Whatsapp, e-mail).
Optativos: Zoom, Meet, Material Dourado. links SND- Material Dourado (disponível aqui); Representando Números com Material Dourado (disponível aqui); Jogo educativo - Material Dourado Virtual (disponível aqui).
Para este plano, foque na etapa Atividade principal e no Raio X.
Atividade principal
Para esta aula os alunos devem ter em mãos as peças do material dourado que estão no documento junto com a atividade principal.
Se você estiver em momento síncrono com a turma, compartilhe a tela com os slides, começando pelo 3 e a apresentação do material dourado. Antes de embarcar na atividade principal, pergunte para os alunos se conhecem o material dourado e retome o nome das peças, a ordem que representam e o valor delas individualmente.
Você pode aproveitaros vídeos sugeridos acima para demonstrar a funcionalidade do material dourado ou utilizar as peças e apresentar aos alunos. Garanta que eles tenham recortado as peças anteriormente, para que possam manipulá-las.
Utilize os slides 4 e 5 para que eles formem o número com as próprias peças. Siga lendo para a turma as explicações dos slides 6, 7 e 8. Explique aos alunos que nesta questão eles utilizarão o material dourado para resolver a operação de adição.
No primeiro momento, deverão realizar as atividades sozinhos, mas você pode fazer intervenções usando as perguntas sugeridas nas orientações, de acordo com a necessidade da turma:
- Que peça do material dourado você deverá utilizar para representar o algarismo 3 que forma o número 35?
- Qual peça você irá utilizar para representar o algarismo 5 no número 35?
No slide número 9, peça para que os alunos resolvam a subtração sem utilizar o material dourado, apenas fazendo a decomposição das unidades e dezenas.
Se não for possível realizar a atividade em momento síncrono com os alunos, encaminhe a eles a atividade principal por e-mail e peça para reproduzirem nos cadernos ou imprimirem. Você também pode enviá-las por imagem pelo Whatsapp.
Neste caso, oriente os estudantes a desenharem em um papel e recortarem as peças do material dourado que será usado. Você pode gravar um áudio dando orientações. Peça para resolverem as questões, tirarem foto das respostas e estratégias utilizadas e encaminharem no grupo do Whatsapp.
Se estiver encaminhando as atividades escolares impressas aos alunos e recebendo as respostas também dessa forma, crie uma questão perguntando a eles qual foi o jeito que acharam mais fácil para calcular. Peça para justificarem a resposta. Isto possibilitará que você dê a cada aluno as principais estratégias usadas pela turma junto com a devolutiva da sua tarefa, usando estes depoimentos.
Discussão das soluções
A análise das possíveis soluções é muito importante. Use as perguntas sugeridas nas orientações deste plano. Deixe que os alunos compartilhem por áudio ou enviando fotos pelo Whatsapp com as diferentes respostas.
Se não tiver nenhuma destas possibilidades de compartilhamento entre os alunos, selecione algumas respostas enviadas para você e encaminhe para a turma junto com as devolutivas das tarefas.
Sistematização
Sistematize a aula ressaltando para os alunos que a utilização do procedimento de cálculo por meio da decomposição é uma possibilidade na resolução de problemas e que o material dourado ajuda na compreensão do processo. Com o material dourado virtual é possível que eles façam adições e subtrações de peças para formar números. Sugira o jogo educativo e disponibilize o link para eles brincarem depois da aula.
Você pode enviar a sistematização impressa ou pelo Whatsapp junto com a validação da resposta de cada aluno.
Raio X
Esta atividade pode ser aplicada em outra aula. Utilize o documento do Raio x para avaliar os conhecimentos adquiridos por cada um a respeito da utilização da decomposição para resolver o algoritmo da adição e da subtração.
Entregue aos alunos a atividade impressa ou encaminhe de acordo com a realidade da turma. Se eles tiverem acesso a internet, podem usar o material dourado virtual para resolver as operações ou fazer desenho das peças para formar os números e ajudar nos cálculos. Peça para resolverem individualmente e devolverem para você.
Convite às famílias
Os pais devem ser envolvidos na aprendizagem dos alunos dentro da possibilidade de cada família. Neste caso, eles podem ser convidados a ajudar os filhos para assistir aos vídeos que forem sugeridos por você e no acesso ao material dourado virtual.
Você pode encaminhar um áudio às famílias, explicando a importância do material dourado para a compreensão do SND e apoio na resolução dos cálculos. Pode também escrever um pequeno texto e enviar junto com as tarefas.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.
Autor: Priscila da Silva de Medeiros.
Mentor: Carina do Espírito Santo.
Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas.
Habilidade da BNCC:
(EF02MA05) Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito.
Objetivos específicos:
Resolver situações-problema envolvendo as operações de adição e subtração a partir do procedimento da decomposição.
Utilizar o material dourado para entender o procedimento da decomposição aplicado às operações.
Obter o resultado de uma situação-problema a partir da utilização do procedimento de decomposição.
Conceito-chave:
Procedimento de decomposição, operações, material dourado.
Recursos necessários:
- Lápis;
- Borracha;
- Aparelho de Projeção (opcional);
- Quadro Negro;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
- Material Dourado.
Alfabetização
Confira mais de 700 planos de aula e atividades para 1º e 2º ano do Fundamental
ACESSAR AGORA