Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Escreva o objetivo da aula no quadro ou projete este slide.
Propósito:Compartilhar o objetivo da aula com a turma.
Discuta com a turma:
- Quem me diz o que é juntar quantidades?
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Deixe a turma realizar individualmente o aquecimento.
Ofereça materiais manipuláveis como: botão, tampinha, cubinho do Material Dourado, clips ou outro que esteja acessível para o professor ou para os alunos como os lápis dos próprios alunos. Sugestão: usar cubinhos do Material Dourado.
Se achar necessário, siga fazendo as explorações com adições inclusive com números de 2 ordens.
Propósito: Manipular objetos adicionando-os.
Discuta com a turma:
- Quando vocês somaram os cubinhos, o que aconteceu com as quantidades?
- Qual operação matemática foi utilizada para fazer a soma dos cubinhos?
Atividade principal
Tempo sugerido: 23 minutos.( slides 4 e 5)
Orientação: Faça grupos de 3 a 4 alunos e entregue para o grupo 5 envelopes com situações-problemas dentro. As situações-problemas contemplarão a ideia de juntar quantidades. Os envelopes podem ser confeccionados com papel A4 ofício. Os integrantes do grupo podem selecionar qualquer envelope para solucionar a situação-problema que está dentro dele nos seus respectivos cadernos. Combine com a turma um tempo para a resolução da situação-problema, 3 minutos é suficiente, mas se o tempo não for suficiente e resolverem no mínimo 3 situações-problemas já estão garantindo a aprendizagem do significado de juntar relacionado a adição. Terminada a resolução dos problemas propostos, cada membro mostrará para seu colega de grupo a maneira como fez para chegar no resultado. Durante o desenvolvimento da atividade circule pela sala e faça intervenções nas resoluções feitas por cada um. O professor sinalizará que a resolução está correta e que o aluno poderá prosseguir escolhendo outro envelope com outra situação-problema dentro. Caso não esteja correta a resolução faça intervenções que levem os alunos a entenderem porque estão resolvendo de determinada forma. Os envelopes depois de abertos e realizados devem voltar para o grupo para que o restante possa escolhê-lo caso queiram. Ao todo cada aluno resolverá 5 situações-problemas individualmente com a ideia de juntar utilizando estratégias pessoais e ao término de todas as situações, haverá o compartilhamento da solução, onde um mostrará para o outro como foi o procedimento para chegar no resultado de cada problema. Estimule a troca de ideias nos grupos neste momento.
Situações-problemas dos envelopes.
- João, Alice e Guilherme estão coletando brinquedos para doar a uma creche. João arrecadou 35 brinquedos, Alice 23 e Guilherme 41 . Quantos brinquedos eles foram capazes de arrecadar juntos?
- Camila vende produtos de beleza pela internet. Ela teve 4 pedidos. O primeiro pedido é de 15 produtos, o segundo pedido é de 23 produtos, o terceiro pedido é de 18 produtos e o quarto pedido é de 8 produtos. Quantos produtos de beleza deve ter Camila para atender o 4 pedidos de seus clientes?
- Na escola de Cauê há 237 alunos de manhã e 201 alunos a tarde. Qual é o total de alunos nesses dois períodos?
- Renato e Felipe resolveram juntar suas coleções de carrinhos. Renato tem 56 carrinhos e Felipe 47 carrinhos. Quantos carrinhos terá a nova coleção?
- Quantos brinquedos têm três crianças juntas, sabendo que a primeira tem 12 brinquedos, a segunda tem 32 brinquedos e a terceira tem 18 brinquedos?
Propósito: Trabalhar o significado de juntar quantidades utilizando estratégias pessoais.
Discuta com a turma:
- Ao circular pela sala, converse com os alunos fazendo perguntas como:
- Como você fez o cálculo para chegar ao resultado?Teria outra maneira?Por que você escolheu essa?
Materiais complementares:
Atividade principal
Resolução da atividade principal
Guia de intervenções
Atividade principal
Tempo sugerido: 23 minutos.( slides 4 e 5)
Orientação: Faça grupos de 3 a 4 alunos e entregue para o grupo 5 envelopes com situações-problemas dentro. As situações-problemas contemplarão a ideia de juntar quantidades. Os envelopes podem ser confeccionados com papel A4 ofício. Os integrantes do grupo podem selecionar qualquer envelope para solucionar a situação-problema que está dentro dele nos seus respectivos cadernos. Combine com a turma um tempo para a resolução da situação-problema, 3 minutos é suficiente, mas se o tempo não for suficiente e resolverem no mínimo 3 situações-problemas já estão garantindo a aprendizagem do significado de juntar relacionado a adição. Terminada a resolução dos problemas propostos, cada membro mostrará para seu colega de grupo a maneira como fez para chegar no resultado. Durante o desenvolvimento da atividade circule pela sala e faça intervenções nas resoluções feitas por cada um. O professor sinalizará que a resolução está correta e que o aluno poderá prosseguir escolhendo outro envelope com outra situação-problema dentro. Caso não esteja correta a resolução faça intervenções que levem os alunos a entenderem porque estão resolvendo de determinada forma. Os envelopes depois de abertos e realizados devem voltar para o grupo para que o restante possa escolhê-lo caso queiram. Ao todo cada aluno resolverá 5 situações-problemas individualmente com a ideia de juntar utilizando estratégias pessoais e ao término de todas as situações, haverá o compartilhamento da solução, onde um mostrará para o outro como foi o procedimento para chegar no resultado de cada problema. Estimule a troca de ideias nos grupos neste momento.
Situações-problemas dos envelopes.
- João, Alice e Guilherme estão coletando brinquedos para doar a uma creche. João arrecadou 35 brinquedos, Alice 23 e Guilherme 41 . Quantos brinquedos eles foram capazes de arrecadar juntos?
- Camila vende produtos de beleza pela internet. Ela teve 4 pedidos. O primeiro pedido é de 15 produtos, o segundo pedido é de 23 produtos, o terceiro pedido é de 18 produtos e o quarto pedido é de 8 produtos. Quantos produtos de beleza deve ter Camila para atender o 4 pedidos de seus clientes?
- Na escola de Cauê há 237 alunos de manhã e 201 alunos a tarde. Qual é o total de alunos nesses dois períodos?
- Renato e Felipe resolveram juntar suas coleções de carrinhos. Renato tem 56 carrinhos e Felipe 47 carrinhos. Quantos carrinhos terá a nova coleção?
- Quantos brinquedos tem três crianças juntas, sabendo que a primeira tem 12 brinquedos, a segunda tem 32 brinquedos e a terceira tem 18 brinquedos?
Propósito: Trabalhar o significado de juntar quantidades utilizando estratégias pessoais.
Discuta com a turma:
- Ao circular pela sala, converse com os alunos fazendo perguntas como:
- Como você fez o cálculo para chegar ao resultado?Teria outra maneira?Por que você escolheu essa?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Solicite que os alunos socializem as soluções encontradas. Convide ou escolha alunos para compartilhar as estratégias que utilizaram para chegarem ao resultado.
Propósito: Socializar as soluções encontradas pela turma.
Discuta com a turma:
- Como vocês fizeram o cálculo para encontrar o resultado?
- O que fez você optar por esta estratégia? Poderia ter sido feita com outra estratégia?
- Você usou nas resoluções sempre a mesma forma de resolver?
Sistematização
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Garanta que a turma consolidou a ideia de juntar como significado da adição. Faça perguntas orais como: na sala A tem 20 alunos e na sala B tem 21 alunos, se juntarmos as duas salas quantos alunos vai ficar?Sistematize que ao juntar quantidades estamos adicionando e que o cálculo se chama adição e tem o sinal (+). Explique que podemos chegar ao resultado sem fazer o cálculo convencional, mas que a ideia de adição continua.
Propósito: Garantir que os alunos ao se depararem com uma situação-problema com a ideia de juntar identifiquem que ela está relacionada ao cálculo de adição.
Discuta com a turma:
- Quando juntamos as duas salas, o que acontece com a quantidade de alunos em uma única sala?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Reforce com a turma que o significado de juntar está relacionado com a adição.Peça aos alunos que registrem o conceito matemático apresentado no slide.
Propósito: Consolidar o significado de juntar como adição.
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Entregue a situação-problema para cada aluno da turma. Essa atividade será feita individualmente com a finalidade de verificar a aprendizagem sobre juntar quantidades.
Propósito: Verificar se a aprendizagem sobre juntar quantidades foi significativa.
Discuta com a turma:
- De que maneira vocês pensaram em resolver essa situação-problema?
Materiais Complementares:
Atividade raio x
Atividades complementares
Resolução do raio x
Resolução das atividades complementares