Guia de intervenções
Plano de Aula
Plano de aula: Identificando números de três ordens
Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Leitura, escrita e ordenação (numeros de 3 ordens)
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Adriane Regina Bravo Mendes
Mentor: Carina Espírito Santo
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF02MA01) Comparar e ordenar números naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e função do zero).
Objetivos específicos
Identificar números de até três ordens.
Conceito-chave
Formar números com três algarismos verificando valor posicional.
Recursos necessários
- Atividades impressas;
- Cartazes com os desafios;
- Cola e tesoura;
- Lápis;
- Espaço para um painel com exposição das respostas realizadas pelos alunos;
- Pratinhos de papelão ( tipo de festa de aniversário);
- Tinta Guache;
- E.V.A;
- Papel cartão.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Identificar números de até três ordens.
Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientação: Para este jogo de aquecimento não use nenhum recurso visual. Somente diga a comanda repetindo no máximo uma vez.
Propósito: Jogar com os alunos trabalhando a identificação da centena, dezena e unidade
Discuta com a turma:
- Foi fácil identificar os números ou foi difícil? Por quê?
- Quem usou uma estratégia e gostaria de compartilhá-la?
Materiais Complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 4 a 7 )
Propósito: Identificar, nos desafios, a composição dos números em centenas, dezenas e unidades.
Orientação: Determine as duplas pensando em agrupamentos produtivos ou deixe que os próprios alunos escolham com quem querem trabalhar. Entregue um desafio por vez e leia com a turma. Ao final da atividade monte um painel com todas as respostas.
No desafio 01 sugira que os alunos marquem os números que forem usando.
No desafio 02 os números a encontrar estarão na horizontal e na vertical.
Discuta com a turma:
- Vocês acharam este desafio fácil (difícil) por quê?
- Por que vocês formaram este número? Poderia ser um outro número na centena ou dezena?
- No desafio 1 como você escolheu o número para determinar a centena? Qual o melhor número para representar a unidade?
- No desafio 2 como você faz para encontrar o número pedido?
- No desafio 3 o que é um número sem unidades?
Materiais complementares:
Materiais de apoio ao professor:
Jogo batalha dos números
Video Khan Academy
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 4 a 7 )
Propósito: Identificar, nos desafios, a composição dos números em centenas, dezenas e unidades.
Orientação: Determine as duplas pensando em agrupamentos produtivos ou deixe que os próprios alunos escolham com quem querem trabalhar. Entregue um desafio por vez e leia com a turma. Ao final da atividade monte um painel com todas as respostas.
No desafio 01 sugira que os alunos marquem os números que forem usando.
No desafio 02 os números a encontrar estarão na horizontal e na vertical.
Discuta com a turma:
- Vocês acharam este desafio fácil (difícil) por quê?
- Por que vocês formaram este número? Poderia ser um outro número na centena ou dezena?
- No desafio 1 como você escolheu o número para determinar a centena? Qual o melhor número para representar a unidade?
- No desafio 2 como você faz para encontrar o número pedido?
- No desafio 3 o que é um número sem unidades?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 4 a 7 )
Propósito: Identificar, nos desafios, a composição dos números em centenas, dezenas e unidades.
Orientação: Determine as duplas pensando em agrupamentos produtivos ou deixe que os próprios alunos escolham com quem querem trabalhar. Entregue um desafio por vez e leia com a turma. Ao final da atividade monte um painel com todas as respostas.
No desafio 01 sugira que os alunos marquem os números que forem usando.
No desafio 02 os números a encontrar estarão na horizontal e na vertical.
Discuta com a turma:
- Vocês acharam este desafio fácil (difícil) por quê?
- Por que vocês formaram este número? Poderia ser um outro número na centena ou dezena?
- No desafio 1 como você escolheu o número para determinar a centena? Qual o melhor número para representar a unidade?
- No desafio 2 como você faz para encontrar o número pedido?
- No desafio 3 o que é um número sem unidades?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 4 a 7 )
Propósito: Identificar, nos desafios, a composição dos números em centenas, dezenas e unidades.
Orientação: Determine as duplas pensando em agrupamentos produtivos ou deixe que os próprios alunos escolham com quem querem trabalhar. Entregue um desafio por vez e leia com a turma. Ao final da atividade monte um painel com todas as respostas.
No desafio 01 sugira que os alunos marquem os números que forem usando.
No desafio 02 os números a encontrar estarão na horizontal e na vertical.
Discuta com a turma:
- Vocês acharam este desafio fácil (difícil) por quê?
- Por que vocês formaram este número? Poderia ser um outro número na centena ou dezena?
- No desafio 1 como você escolheu o número para determinar a centena? Qual o melhor número para representar a unidade?
- No desafio 2 como você faz para encontrar o número pedido?
- No desafio 3 o que é um número sem unidades?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 4 a 7 )
Propósito: Identificar, nos desafios, a composição dos números em centenas, dezenas e unidades.
Orientação: Determine as duplas pensando em agrupamentos produtivos ou deixe que os próprios alunos escolham com quem querem trabalhar. Entregue um desafio por vez e leia com a turma. Ao final da atividade monte um painel com todas as respostas.
No desafio 01 sugira que os alunos marquem os números que forem usando.
No desafio 02 os números a encontrar estarão na horizontal e na vertical.
Discuta com a turma:
- Vocês acharam este desafio fácil (difícil) por quê?
- Por que vocês formaram este número? Poderia ser um outro número na centena ou dezena?
- No desafio 1 como você escolheu o número para determinar a centena? Qual o melhor número para representar a unidade?
- No desafio 2 como você faz para encontrar o número pedido?
- No desafio 3 o que é um número sem unidades?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.( slides de 9 a 12 )
Propósito: Socializar e discutir as diferentes estratégias utilizadas pelos alunos para compor números de três ordens.
Orientação: Cada dupla apresentará as estratégias que utilizou para resolver os desafios. Nos slides 10, 11 e 12 você encontra as respostas.
Discuta com a turma:
- Como sua dupla resolveu o desafio?
- Qual desafio foi o mais fácil de resolver? Por quê?
- Qual desafio foi o mais difícil? Por quê?
- Vocês ficaram com alguma dúvida?
- O que vocês acham de registrarmos duas estratégias diferentes apresentadas por vocês?
Materiais complementares:
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.( slides de 9 a 12 )
Propósito: Socializar e discutir as diferentes estratégias utilizadas pelos alunos para compor números de três ordens.
Orientação: Cada dupla apresentará as estratégias que utilizou para resolver os desafios. Nos slides 10, 11 e 12 você encontra as respostas.
Discuta com a turma:
- Como sua dupla resolveu o desafio?
- Qual desafio foi o mais fácil de resolver? Por quê?
- Qual desafio foi o mais difícil? Por quê?
- Vocês ficaram com alguma dúvida?
- O que vocês acham de registrarmos duas estratégias diferentes apresentadas por vocês?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.( slides de 9 a 12 )
Propósito: Socializar e discutir as diferentes estratégias utilizadas pelos alunos para compor números de três ordens.
Orientação: Cada dupla apresentará as estratégias que utilizou para resolver os desafios. Nos slides 10, 11 e 12 você encontra as respostas.
Discuta com a turma:
- Como sua dupla resolveu o desafio?
- Qual desafio foi o mais fácil de resolver? Por quê?
- Qual desafio foi o mais difícil? Por quê?
- Vocês ficaram com alguma dúvida?
- O que vocês acham de registrarmos duas estratégias diferentes apresentadas por vocês?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.( slides de 9 a 12 )
Propósito: Socializar e discutir as diferentes estratégias utilizadas pelos alunos para compor números de três ordens.
Orientação: Cada dupla apresentará as estratégias que utilizou para resolver os desafios. Nos slides 10, 11 e 12 você encontra as respostas.
Discuta com a turma:
- Como sua dupla resolveu o desafio?
- Qual desafio foi o mais fácil de resolver? Por quê?
- Qual desafio foi o mais difícil? Por quê?
- Vocês ficaram com alguma dúvida?
- O que vocês acham de registrarmos duas estratégias diferentes apresentadas por vocês?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 3 minutos.
Propósito: Sistematizar o conceito de formação de números de três ordens.
Orientações: Retomar com os alunos os números de três ordens utilizados na atividade, ressaltando que a ordem numérica é primeiramente determinada pela centena e em caso de centenas iguais o critério passa a ser da dezena.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Propósito: Retomar a composição numérica para a ordenação de números de três ordens.
Orientação: Projete e leia o resumo da aprendizagem, ou escreva-a no quadro. Peça para os alunos copiarem em seus cadernos.
Raio X
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem.
Propósito: Verificar o aprendizado da aula.
Materiais complementares
Resolução da atividade complementar
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos
- Necessários: atividades impressas, imagem via Whatsapp ou em forma de documentos via e-mail.
- Opcionais: áudio com as comandas, Zoom ou Meet.
Para este plano, foque nas etapas da Atividade Principal e do Raio X.
Este plano pode ser usado em duas aulas. As atividades (atividade principal e raio x) foram adaptadas e não seguem a mesma ordem do plano original.
Atividade principal e Raio X
As atividades podem ser enviadas para os alunos impressas, por imagem via Whatsapp ou em forma de documentos, via e-mail. Caso possa usar ferramenta síncrona, as atividades podem ser projetadas e discutidas com todos os alunos ao mesmo tempo.
Para a primeira aula, a sugestão é usar a atividade abaixo. Oriente que façam o desenho de um quadro de ordens com unidade, dezena e centena em uma folha qualquer. Os alunos devem ler a atividade, registrar os números no quadro de ordens e depois circular no caça números (se tiverem ele impresso) ou simplesmente enviar para você os números formados. Explique que no caça números, os números estarão na horizontal ou vertical.
Em uma segunda aula, você pode usar os desafios abaixo. Eles podem ser enviados impressos, por imagem ou documentos, via Whatsapp ou e-mail. Ou ainda, você pode gravar um áudio com o desafio e pedir para os alunos enviarem a resposta por mensagem. Oriente que façam o desenho do quadro de ordens para ajudar a localização dos algarismos enquanto ouvem sua fala ou lêem as comandas.
SIGA AS DICAS E DESCUBRA QUAIS OS NÚMEROS SECRETOS:
Discussão das soluções
Se puder socializar com os alunos, promova uma conversa via Whatsapp. Você pode formar grupos de 4 ou 5 alunos para que eles discutam ou usar outra ferramenta online. Peça para falarem qual estratégia utilizaram para compor números de três ordens e como fizeram para resolver os desafios.
Sistematização
Apresente as respostas do caça números e desafios, e retome a composição numérica para a ordenação de números de três ordens. Dê devolutivas individuais aos alunos de acordo com os acertos e erros ou coletivamente, via mensagem em grupo de Whatsapp.
Convite às famílias
Convide as famílias para ajudarem, se possível, com a leitura das atividades e desafios enviados.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Adriane Regina Bravo Mendes
Mentor: Carina Espírito Santo
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF02MA01) Comparar e ordenar números naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e função do zero).
Objetivos específicos
Identificar números de até três ordens.
Conceito-chave
Formar números com três algarismos verificando valor posicional.
Recursos necessários
- Atividades impressas;
- Cartazes com os desafios;
- Cola e tesoura;
- Lápis;
- Espaço para um painel com exposição das respostas realizadas pelos alunos;
- Pratinhos de papelão ( tipo de festa de aniversário);
- Tinta Guache;
- E.V.A;
- Papel cartão.
Alfabetização
Confira mais de 700 planos de aula e atividades para 1º e 2º ano do Fundamental
ACESSAR AGORA