Resumo da aula.
Leia o plano inteiro, preste atenção nas orientações dos encaminhamentos que você precisa garantir a fim de que a aula seja produtiva. Busque antecipar algumas questões que poderão surgir durante a aula. Verifique se há necessidade de adequação para o nível de sua turma.
Contextualize com a turma qual o objetivo dessa aula antes de desenvolvê-la.
Para realização desta proposta, no primeiro ano, os alunos já exploraram as figuras planas, então é importante que eles saibam reconhecer estas figuras em diferentes locais, neste caso, em um jogo.
Se você quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides. Você também pode imprimi-lo.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Discuta com os alunos:
- O que vocês acham que vamos aprender hoje?
Retomada
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos se eles conseguem dizer algum objeto que lembre figura plana. Verifique quais objetos eles conseguiram exemplificar. Anote as respostas deles no quadro e explore algumas com eles.
Propósito: Fazer uma retomada, pela voz dos alunos, quais são alguns exemplos de figuras planas.
Discuta com a turma:
- Tem mais algum objeto que posso considerar como figura plana?
- Sobre a mesa tem algum objeto? Qual o formato?
- Cite algum objeto da sua casa que possui o formato de figura plana.
- Qual brinquedo você possui com formato de figura plana?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Contextualize com os alunos que hoje irão realizar uma atividade diferente. Informe que a atividade será realizada em duplas. A dupla, você professor, deverá organizar de acordo com as dificuldades dos alunos. Importante que essas duplas sejam produtivas, ou seja, com diferentes níveis de aprendizagem.
Disponibilize as cartas e a folha de registro para os participantes. Para cada dupla, você deverá disponibilizar as 6 cartas viradas com as figuras para baixo e os alunos irão escolher 2 cartas, assim cada aluno terá chance de fazer pelo menos uma descrição e desenho. A professora deverá dar a seguinte orientação:
- Cada dupla irá pegar as seis cartas disponibilizadas pelas professora.
- Embaralhar e sem olhar, um dos alunos da dupla deverá retirar uma carta, sem que o colega veja, e irá descrever registrando em uma folha as figuras planas e suas respectivas posições, que aparecem nas imagens, utilizando a nomenclatura adequada. Caso o aluno ainda não esteja alfabético, ele poderá realizar a descrição oralmente. O outro irá ler a descrição e terá que desenhar de acordo com o descrito. Depois trocam as posições. As crianças poderão utilizar linguagens sobre as posições como: embaixo, em cima, ao lado, deitado entre outras.
- Enquanto eles descrevem, a professora deverá circular pela classe, a fim de observar como os alunos estão realizando o registro e socializar no quadro.
Após cada um da dupla descrever e desenhar para o colega a professora deverá selecionar algumas duplas para socializar no quadro, discutindo as diferenças entre elas.
OBS: A professora poderá posteriormente ir acrescentando as imagens mais complexas.
A atividade poderá ser utilizada mais de uma vez e pode-se elaborar mais desenhos ampliando o tipo e o número de figuras planas envolvidas.
Propósito: Fazer com que os alunos consigam descrever as figuras planas que aparecem nas imagens utilizando a nomenclatura adequada.
Discuta com a turma:
- Vocês compreenderam como funciona a atividade? Qual é o papel de cada aluno na dupla? Explique .
- Como posso descrever uma imagem com figuras planas? Dê um exemplo.
Materiais Complementares:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Essa discussão deverá ser realizada no coletivo. Neste momento, importante a professora não perder o objetivo da aula, ou seja, que os alunos consigam descrever a posição das figuras planas (quadrado, retângulo, triângulo e círculo) que aparecem em uma imagem, utilizando a nomenclatura adequada.
Enquanto eles descrevem, a professora deverá circular pela classe, a fim de observar como os alunos estão realizando o registro. Em seguida, deverá socializar no quadro, as semelhanças e diferenças entre os desenhos referentes a mesma carta e se usam a nomenclatura como: retângulo, quadrado, triângulo e círculo.
Propósito: Fazer com que os alunos socializem os registros e discutam sobre as diferentes soluções encontradas na descrição e desenho utilizados na atividade.
Discuta com a classe:
- O que vocês perceberam nos dois registros já que a carta era a mesma? Como foi elaborada a descrição de cada um?
- Que figura essa imagem está representando? Olha como foi desenhado? E qual descrição foi dada para ela?
Materiais Complementares:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Encerre a atividade deixando claro que precisamos saber a nomenclatura e características das figuras planas como: o quadrado, retângulo, triângulo e círculo, a fim de melhor descrevermos para o colega e assim ele possa realizar o desenho.
Propósito: Fazer com que os alunos depois de realizarem a atividade possam descrever a posição das figuras planas que aparecem em uma imagem, utilizando a nomenclatura adequada.
Discuta com os alunos:
- O que vocês perceberam durante a análise das descrições e dos desenhos?
- Por que algumas duplas mesmo estando com a mesma carta desenharam diferente? Alguém consegue explicar?
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Contextualize aos alunos que na aula de hoje, eles participaram de uma atividade na qual por meio da descrição, registrada pelo colega, de figuras planas como: triângulo, quadrado, retângulo e círculo eles tinham que desenhar a figura completa. Realizaram a atividade em duplas, e que agora irão realizar a atividade individualmente.
Oriente que irá dar a descrição utilizando a nomenclatura adequada e eles deverão desenhar a figura.
Enquanto eles realizam, circule pela classe para verificar se eles estão conseguindo identificar as figuras descritas para realizar o desenho e quais delas eles possuem maior dificuldade. Esse momento é importante para o professor verificar se eles compreenderam o conteúdo, ou seja, se conseguem a partir da descrição citada com a nomenclatura adequada, conseguir realizar o desenho corretamente. Separe um momento para discutir sobre os desenhos realizados. Caso apareça diferenças entre os colegas, compare com os demais alunos da classe.
Propósito: Verificar se os alunos, com a descrição de figuras planas como quadrado, retângulo, triângulo e círculo em diferentes posições com a utilização da nomenclatura adequada conseguem montar o desenho.
Discuta com os alunos:
- Quais figuras planas vocês utilizaram nesse desenho?
- Qual ficou no meio?
- Qual a diferença entre o quadrado e o retângulo?
Materiais Complementares:
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar