Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Elaborando e resolvendo situações-problemas com a ideia de juntar!
Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Estratégias pessoais e convencionais para problemas de adição e subtração
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Márcia Beatriz Gonçalves Dias
Mentora: Carina do Espírito Santo
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF02MA06) Resolver e elaborar problemas com diferentes significados da adição e da subtração: juntar, acrescentar, comparar e retirar.
Objetivos específicos
Relacionar o significado de juntar a adição e reconhecer esta ideia em situações-problemas através da elaboração e resolução.
Conceito-chave
Juntar quantidades por meio de situações - problemas.
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas;
- 5 caixas para colocar as situações-problemas dentro;
- Caderno, Lápis e borracha.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Relacionar o significado de juntar a adição e reconhecer esta ideia em situações-problemas através da elaboração e resolução.
Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Escreva o objetivo da aula no quadro ou projete este slide.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.
Discuta com a turma:
- Quem me diz o que é juntar quantidades?
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos. (slide 3 a 6 )
Orientação: Antes de mostrar slides com os exemplos, questione a turma sobre a ideia de juntar. Pergunte se eles lembram quais estratégias podem ser utilizadas para resolver a situação-problema apresentada. Mostre os slides para validar suas lembranças, somente após os alunos falarem exemplos de estratégias.Se preferir, use o quadro e o material dourado para exemplificar.
Propósito: Mostrar as alunos as diversas possibilidades para resolução de um cálculo com a ideia de juntar.
Discuta com a turma:
- Como podemos juntar quantidades?
- Quais estratégias vocês lembram para resolvermos esse problema?
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos. (slide 3 a 6 )
Orientação: Antes de mostrar slides com os exemplos, questione a turma sobre a ideia de juntar. Pergunte se eles lembram quais estratégias podem ser utilizadas para resolver a situação-problema apresentada. Mostre os slides para validar suas lembranças, somente após os alunos falarem exemplos de estratégias.Se preferir, use o quadro e o material dourado para exemplificar.
Propósito: Mostrar as alunos as diversas possibilidades para resolução de um cálculo com a ideia de juntar.
Discuta com a turma:
- Como podemos juntar quantidades?
- Quais estratégias vocês lembram para resolvermos esse problema?
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos. (slide 3 a 6 )
Orientação: Antes de mostrar slides com os exemplos, questione a turma sobre a ideia de juntar. Pergunte se eles lembram quais estratégias podem ser utilizadas para resolver a situação-problema apresentada.Mostre os slides para validar suas lembranças, somente após os alunos falarem exemplos de estratégias.Se preferir, use o quadro e o material dourado para exemplificar.
Propósito: Mostrar as alunos as diversas possibilidades para resolução de um cálculo com a ideia de juntar.
Discuta com a turma:
- Como podemos juntar quantidades?
- Quais estratégias vocês lembram para resolvermos esse problema?
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos. (slide 3 a 6 )
Orientação: Antes de mostrar slides com os exemplos, questione a turma sobre a ideia de juntar. Pergunte se eles lembram quais estratégias podem ser utilizadas para resolver a situação-problema apresentada. Mostre os slides para validar suas lembranças, somente após os alunos falarem exemplos de estratégias.Se preferir, use o quadro e o material dourado para exemplificar.
Propósito: Mostrar as alunos as diversas possibilidades para resolução de um cálculo com a ideia de juntar.
Discuta com a turma:
- Como podemos juntar quantidades?
- Quais estratégias vocês lembram para resolvermos esse problema?
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos.( slides 7 a 9 )
Orientação: Slide 7 - Elabore e resolva coletivamente uma situação-problema com a ideia de juntar, e no próprio quadro vá escrevendo o que a turma for dizendo para a elaboração. Leia junto com eles verificando se ela contém a ideia de juntar e apresenta as informações solicitadas. Após, solicite maneiras diferentes para resolvê-la.
SLides 8 e 9 - Depois da atividade coletiva, faça grupos de 4 a 5 alunos e entregue para o grupo uma caixa com informações para elaborar as situações-problemas. Estas informações estarão no formato de ficha, então coloque fichas repetidas em cada caixa e que sejam suficientes para toda turma de modo que cada aluno retire, cole no seu caderno e abaixo elabore e resolva a situação-problema com as informações contidas nela. As situações-problemas que serão elaboradas contemplarão a ideia de juntar quantidades. Os integrantes do grupo irão retirar da caixa a ficha com as informações para elaborar a situação-problema, farão a leitura destas informações e cada integrante do grupo individualmente terá 4 minutos para elaborar a situação-problema com a ideia de juntar e resolvê-la, ou seja, a elaboração e a resolução serão nos seus respectivos cadernos. Terminada a elaboração e a resolução da situação-problema da caixa, o grupo trocará de caixa com outro grupo que também já tenha finalizado e assim fará até que cada grupo tenha recebido no mínimo 3 caixas diferentes. Haverá grupos que irão elaborar e resolver as 5 caixas ofertadas e outros não. Contudo, elaborar e resolver no mínimo 3 situações-problemas já estará garantindo a aprendizagem do significado de juntar relacionado a adição. Concluída as caixas, cada membro do grupo lerá a situação-problema que elaborou e mostrará como fez para chegar no resultado. Durante o desenvolvimento da atividade circule pela sala e faça intervenções na elaboração e nas resoluções feitas por cada um. O professor sinalizará que a elaboração contém a ideia de juntar e que a resolução está correta. Caso não esteja correta a elaboração e a resolução faça intervenções que levem os alunos a entenderem porque estão resolvendo de determinada forma, ou porque a situação-problema não tem a ideia de juntar. Ao todo cada aluno resolverá 5 situações-problemas individualmente com a ideia de juntar utilizando estratégias pessoais e ao término de todas as situações, haverá o compartilhamento da solução, onde um mostrará para o outro como foi elaborada e como chegou no resultado de cada problema. Estimule a troca de ideias nos grupos neste momento. Circule entre os grupos, faça perguntas e intervenções pontuais.
Informações contidas nas caixas:
- Caixa 1- Elabore uma situação-problema que tenha a ideia de juntar, que apresente 2 pessoas e que tenha 2 números com 2 algarismos cada. Após a elaboração você deverá resolver utilizando uma estratégia pessoal.
- Caixa 2- Elabore uma situação-problema que tenha a ideia de juntar, que contenha 3 pessoas e que tenha 3 números com 2 algarismos cada. Após a elaboração você deverá resolver utilizando uma estratégia pessoal.
- Caixa 3- Elabore uma situação-problema que tenha a ideia de juntar, que tenha 2 números com 3 algarismos cada e que represente alunos. Após a elaboração você deverá resolver utilizando uma estratégia pessoal.
- Caixa 4- Elabore uma situação-problema que tenha a ideia de juntar, que envolva coleção de figurinhas e que tenha 2 números com 3 algarismos cada. Após a elaboração você deverá resolver utilizando uma estratégia pessoal.
- Caixa 5- Elabore uma situação-problema que tenha a ideia de juntar e que apresente 4 números com 2 algarismos cada. Após a elaboração você deverá resolver utilizando uma estratégia pessoal.
Propósito: Trabalhar o significado de juntar quantidades utilizando estratégias pessoais.
Discuta com a turma:
- Ao circular pela sala, converse com os alunos fazendo perguntas como:
- A sua situação-problema apresenta a ideia de juntar? Por quê?
- Como você fez o cálculo para chegar ao resultado?Teria outra maneira?Por que você escolheu essa?
Materiais complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos.( slides 7 a 9 )
Orientação: Slide 7 - Elabore e resolva coletivamente uma situação-problema com a ideia de juntar, e no próprio quadro vá escrevendo o que a turma for dizendo para a elaboração. Leia junto com eles verificando se ela contém a ideia de juntar e apresenta as informações solicitadas. Após, solicite maneiras diferentes para resolvê-la.
SLides 8 e 9 - Depois da atividade coletiva, faça grupos de 4 a 5 alunos e entregue para o grupo uma caixa com informações para elaborar as situações-problemas. Estas informações estarão no formato de ficha, então coloque fichas repetidas em cada caixa e que sejam suficientes para toda turma de modo que cada aluno retire, cole no seu caderno e abaixo elabore e resolva a situação-problema com as informações contidas nela. As situações-problemas que serão elaboradas contemplarão a ideia de juntar quantidades. Os integrantes do grupo irão retirar da caixa a ficha com as informações para elaborar a situação-problema, farão a leitura destas informações e cada integrante do grupo individualmente terá 4 minutos para elaborar a situação-problema com a ideia de juntar e resolvê-la, ou seja, a elaboração e a resolução serão nos seus respectivos cadernos. Terminada a elaboração e a resolução da situação-problema da caixa, o grupo trocará de caixa com outro grupo que também já tenha finalizado e assim fará até que cada grupo tenha recebido no mínimo 3 caixas diferentes. Haverá grupos que irão elaborar e resolver as 5 caixas ofertadas e outros não. Contudo, elaborar e resolver no mínimo 3 situações-problemas já estará garantindo a aprendizagem do significado de juntar relacionado a adição. Concluída as caixas, cada membro do grupo lerá a situação-problema que elaborou e mostrará como fez para chegar no resultado. Durante o desenvolvimento da atividade circule pela sala e faça intervenções na elaboração e nas resoluções feitas por cada um. O professor sinalizará que a elaboração contém a ideia de juntar e que a resolução está correta. Caso não esteja correta a elaboração e a resolução faça intervenções que levem os alunos a entenderem porque estão resolvendo de determinada forma, ou porque a situação-problema não tem a ideia de juntar. Ao todo cada aluno resolverá 5 situações-problemas individualmente com a ideia de juntar utilizando estratégias pessoais e ao término de todas as situações, haverá o compartilhamento da solução, onde um mostrará para o outro como foi elaborada e como chegou no resultado de cada problema. Estimule a troca de ideias nos grupos neste momento. Circule entre os grupos, faça perguntas e intervenções pontuais.
Informações contidas nas caixas:
- Caixa 1- Elabore uma situação-problema que tenha a ideia de juntar, que apresente 2 pessoas e que tenha 2 números com 2 algarismos cada. Após a elaboração você deverá resolver utilizando uma estratégia pessoal.
- Caixa 2- Elabore uma situação-problema que tenha a ideia de juntar, que contenha 3 pessoas e que tenha 3 números com 2 algarismos cada. Após a elaboração você deverá resolver utilizando uma estratégia pessoal.
- Caixa 3- Elabore uma situação-problema que tenha a ideia de juntar, que tenha 2 números com 3 algarismos cada e que represente alunos. Após a elaboração você deverá resolver utilizando uma estratégia pessoal.
- Caixa 4- Elabore uma situação-problema que tenha a ideia de juntar, que envolva coleção de figurinhas e que tenha 2 números com 3 algarismos cada. Após a elaboração você deverá resolver utilizando uma estratégia pessoal.
- Caixa 5- Elabore uma situação-problema que tenha a ideia de juntar e que apresente 4 números com 2 algarismos cada. Após a elaboração você deverá resolver utilizando uma estratégia pessoal.
Propósito: Trabalhar o significado de juntar quantidades utilizando estratégias pessoais.
Discuta com a turma:
- Ao circular pela sala, converse com os alunos fazendo perguntas como:
- A sua situação-problema apresenta a ideia de juntar? Por quê?
- Como você fez o cálculo para chegar ao resultado?Teria outra maneira?Por que você escolheu essa?
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos.( slides 7 a 9 )
Orientação: Slide 7 - Elabore e resolva coletivamente uma situação-problema com a ideia de juntar, e no próprio quadro vá escrevendo o que a turma for dizendo para a elaboração. Leia junto com eles verificando se ela contém a ideia de juntar e apresenta as informações solicitadas. Após, solicite maneiras diferentes para resolvê-la.
SLides 8 e 9 - Depois da atividade coletiva, faça grupos de 4 a 5 alunos e entregue para o grupo uma caixa com informações para elaborar as situações-problemas. Estas informações estarão no formato de ficha, então coloque fichas repetidas em cada caixa e que sejam suficientes para toda turma de modo que cada aluno retire, cole no seu caderno e abaixo elabore e resolva a situação-problema com as informações contidas nela. As situações-problemas que serão elaboradas contemplarão a ideia de juntar quantidades. Os integrantes do grupo irão retirar da caixa a ficha com as informações para elaborar a situação-problema, farão a leitura destas informações e cada integrante do grupo individualmente terá 4 minutos para elaborar a situação-problema com a ideia de juntar e resolvê-la, ou seja, a elaboração e a resolução serão nos seus respectivos cadernos. Terminada a elaboração e a resolução da situação-problema da caixa, o grupo trocará de caixa com outro grupo que também já tenha finalizado e assim fará até que cada grupo tenha recebido no mínimo 3 caixas diferentes. Haverá grupos que irão elaborar e resolver as 5 caixas ofertadas e outros não. Contudo, elaborar e resolver no mínimo 3 situações-problemas já estará garantindo a aprendizagem do significado de juntar relacionado a adição. Concluída as caixas, cada membro do grupo lerá a situação-problema que elaborou e mostrará como fez para chegar no resultado. Durante o desenvolvimento da atividade circule pela sala e faça intervenções na elaboração e nas resoluções feitas por cada um. O professor sinalizará que a elaboração contém a ideia de juntar e que a resolução está correta. Caso não esteja correta a elaboração e a resolução faça intervenções que levem os alunos a entenderem porque estão resolvendo de determinada forma, ou porque a situação-problema não tem a ideia de juntar. Ao todo cada aluno resolverá 5 situações-problemas individualmente com a ideia de juntar utilizando estratégias pessoais e ao término de todas as situações, haverá o compartilhamento da solução, onde um mostrará para o outro como foi elaborada e como chegou no resultado de cada problema. Estimule a troca de ideias nos grupos neste momento. Circule entre os grupos, faça perguntas e intervenções pontuais.
Informações contidas nas caixas:
- Caixa 1- Elabore uma situação-problema que tenha a ideia de juntar, que apresente 2 pessoas e que tenha 2 números com 2 algarismos cada. Após a elaboração você deverá resolver utilizando uma estratégia pessoal.
- Caixa 2- Elabore uma situação-problema que tenha a ideia de juntar, que contenha 3 pessoas e que tenha 3 números com 2 algarismos cada. Após a elaboração você deverá resolver utilizando uma estratégia pessoal.
- Caixa 3- Elabore uma situação-problema que tenha a ideia de juntar, que tenha 2 números com 3 algarismos cada e que represente alunos. Após a elaboração você deverá resolver utilizando uma estratégia pessoal.
- Caixa 4- Elabore uma situação-problema que tenha a ideia de juntar, que envolva coleção de figurinhas e que tenha 2 números com 3 algarismos cada. Após a elaboração você deverá resolver utilizando uma estratégia pessoal.
- Caixa 5- Elabore uma situação-problema que tenha a ideia de juntar e que apresente 4 números com 2 algarismos cada. Após a elaboração você deverá resolver utilizando uma estratégia pessoal.
Propósito: Trabalhar o significado de juntar quantidades utilizando estratégias pessoais.
Discuta com a turma:
- Ao circular pela sala, converse com os alunos fazendo perguntas como:
- A sua situação-problema apresenta a ideia de juntar? Por quê?
- Como você fez o cálculo para chegar ao resultado?Teria outra maneira?Por que você escolheu essa?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Professor ao circular pela sala identifique as propostas de problemas mais inovadoras e diferenciadas e solicite que os alunos socializem estes problemas que elaboraram e as soluções encontradas.
Propósito: Socializar as soluções encontradas pela turma.
Discuta com a turma:
- Quando vocês foram elaborar as situações-problemas com a ideia de juntar, quais palavras-chaves indicam que a situação-problema apresenta esta ideia?
- Como vocês fizeram o cálculo para encontrar o resultado das situações-problemas que vocês elaboraram?
- O que fez você optar por esta estratégia? Poderia ter sido feita com outra estratégia?
- Você usou nas resoluções sempre a mesma forma de resolver?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Reforce com a turma que o significado de juntar está relacionado com a adição.
Propósito: Consolidar o significado de juntar como adição.
Discuta com a turma:
- Qual a operação devemos usar para adicionar quantidades? Qual é o sinal que usamos?
- Existe outra forma de adicionar sem usar o cálculo convencional?
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Entregue a situação-problema para cada aluno da turma. Essa atividade será feita individualmente com a finalidade de verificar a aprendizagem sobre juntar quantidades.
Propósito: Verificar se a aprendizagem sobre juntar quantidades foi significativa.
Discuta com a turma:
- De que maneira vocês pensaram em elaborar e resolver essa situação-problema?
- Quando que uma situação-problema apresenta a ideia de juntar? Exemplifique.
Materiais Complementares:
Para os alunos
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT2_08NUM08
Recursos
- Necessários: Material pessoal do aluno ; Meio de comunicação com alunos ou responsáveis: Zoom, Meet, Google sala de aula, WhatsApp, e-mail ou impressão;
- Opcionais: Celular, computador ou tablet; calculadora.
Para este plano, foque nas etapas da Atividade principal e Discussão das soluções.
Atividade principal
O objetivo desta atividade é que os alunos sejam capazes de relacionar o significado de juntar à adição e reconhecer esta ideia em situações-problemas por meio da elaboração e resolução. Para isso eles devem ter acesso aos cinco problemas que estão neste documento e que foram adaptados da "Atividade principal". A proposta original é que a atividade seja desenvolvida em grupos, por isso desconsidere as regras que estão no documento. Explique aos alunos que eles devem elaborar os problemas, seguindo as comandas e características apresentadas. Depois devem trocar os problemas com algum colega e cada um resolver os problemas do outro. Eles podem enviar por meio de imagens no WhatsApp. Se isto não for possível, peça que eles mesmos resolvam seus próprios problemas. Fale que depois enviem para você os problemas que criaram e com as resoluções.
Use o meio de comunicação que for possível. Você pode enviar aos seus alunos a atividade impressa; tirar foto e enviar a imagem no grupo de WhatsApp para que os alunos reproduzam em seus cadernos; compartilhar a tela do seu computador com a imagem das consignas; ou pode postar na página da sua turma no Google sala de aula. Encaminhe ou faça as perguntas para ajudar na interpretação e resolução dos problemas:
- O que precisamos considerar na elaboração dos problemas?
- Qual é a ideia envolvida neles, isto é, que tipo de operação devemos fazer?
- Que estratégias pessoais de cálculos podem ser utilizadas?
Se tiverem acesso à calculadora, incentive que a usem para conferir as respostas. Você pode enviar junto com a atividade as perguntas para incentivar uma reflexão sobre as ações que devem fazer antes de iniciar a atividade.
Se você tiver em momento síncrono com seus alunos, explique a atividade e faça as perguntas diretamente antes de iniciarem a elaboração dos problemas. No caso da comunicação ser pelo grupo de WhatsApp, grave áudio fazendo as perguntas, ou mesmo digite-as no grupo.
Caso os alunos ainda não estejam plenamente alfabetizados, será necessária a intervenção do professor na escrita das situações-problema. Dessa forma disponibilize uma forma de apoiar diretamente esses alunos. Você pode pedir para que eles gravem áudio falando suas ideias para elaborar os problemas, enquanto você escreve para eles. Dentro das possibilidades dos familiares, os alunos podem buscar apoio neles.
ELABORE SITUAÇÕES-PROBLEMAS QUE TENHAM A IDEIA DE JUNTAR E AS CARACTERÍSTICAS ABAIXO.
APÓS A ELABORAÇÃO VOCÊ DEVERÁ ENVIAR PARA UM COLEGA E PEDIR PARA ELE RESOLVER UTILIZANDO UMA ESTRATÉGIA PESSOAL.
1. SEU PROBLEMA DEVE APRESENTAR 2 PESSOAS E TER 2 NÚMEROS COM 2 ALGARISMOS CADA.
2. SEU PROBLEMA DEVE TER 3 PESSOAS E 3 NÚMEROS COM 2 ALGARISMOS CADA.
3. SEU PROBLEMA DEVE TER ALUNOS ENVOLVIDOS E 2 NÚMEROS COM 3 ALGARISMOS CADA.
4. SEU PROBLEMA DEVE ENVOLVER COLEÇÃO DE FIGURINHAS E TER 2 NÚMEROS COM 3 ALGARISMOS CADA.
5. SEU PROBLEMA DEVE APRESENTAR 4 NÚMEROS COM 2 ALGARISMOS CADA.
Discussão das soluções
A discussão é muito importante para consolidar a aprendizagem, principalmente quando há diferentes possibilidades de cálculos, como é este caso, onde cada aluno criará seus próprios números na elaboração dos problemas. Além disso, mesmo a ideia das situações-problemas ser de juntar quantidades envolvendo a adição, os alunos têm a liberdade de usar tanto o cálculo convencional quanto estratégias pessoais, assim haverá diferentes registros, o que favorece a aprendizagem e amplia o conhecimento. Permita que socializem com a turma a experiência de elaboração dos problemas, e a forma que utilizaram para fazer os cálculos e resolver os problemas criados pelos colegas. Proporcione um meio em que os alunos possam discutir com os colegas e socializar as estratégias utilizadas. Se tiver comunicação pelo celular ou de modo síncrono, permita que eles apresentem seus problemas para a turma. Faça perguntas para conduzir:
- O que vocês acharam mais fácil, elaborar ou resolver as situações-problemas?
- A situação-problema que você resolveu apresenta a ideia de juntar?
- Quando vocês resolveram as situações-problemas quais palavras-chave indicaram que aquela situação-problema apresentava esta ideia?
- Qual é a operação que deve ser usada quando se tem a ideia de juntar?
- Como você fez o cálculo para chegar ao resultado? Teria outra maneira? Por que você escolheu essa?
Pode ser que no momento de troca de problemas entre as duplas, eles sinalizem que não foi possível resolver os problemas do colega. Se isto acontecer, pergunte a ele onde está o erro e como fazer para resolvê-lo. A troca de problemas entre os alunos é uma ótima oportunidade de aprender com os erros dos outros. Se for bem conduzida, a discussão pode ser de grande aprendizado para todos. Valorize estes momentos e estabeleça combinados para que não haja constrangimentos.
No caso do envio de atividades impressas ou por meio do Google sala de aula, encaminhe as perguntas da discussão junto com a tarefa. Assim, quando for dar devolutiva a eles, você pode incluir algumas estratégias diferentes usadas pela turma e enviar para todos. Dessa forma eles poderão conhecer diversas formas de calcular, possibilitando uma reflexão, ainda que não tenha sido feito uma discussão.
Encerramento
Finalize a atividade reforçando com eles que o significado de juntar está relacionado com a adição. Retome que ao juntar quantidades estamos adicionando e que o cálculo se chama adição e tem o sinal (+). E que podemos chegar ao resultado sem fazer o cálculo convencional, mas que a ideia de adição continua. Se não for possível essa conversa, encaminhe a sistematização da aprendizagem por escrito junto com a devolutiva. Você também pode usar o texto do slide 10 e enviar no grupo.
Raio X
A atividade de Raio X serve para verificar a aprendizagem sobre a ideia de juntar quantidades na elaboração e resolução de problemas. Encaminhe o documento da atividade ou a imagem do slide 11 e peça que os alunos resolvam. Desta vez eles devem resolver o seu próprio problema.
Convite às famílias
Explique o objetivo da aula e a importância do envolvimento dos familiares para que a tarefa seja concluída. Envie um texto ou um áudio aos responsáveis pelos alunos solicitando apoio para a realização das atividades. Oriente principalmente os responsáveis daqueles alunos que não estão alfabetizados e que possivelmente terão dificuldade para elaborar os problemas.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Márcia Beatriz Gonçalves Dias
Mentora: Carina do Espírito Santo
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF02MA06) Resolver e elaborar problemas com diferentes significados da adição e da subtração: juntar, acrescentar, comparar e retirar.
Objetivos específicos
Relacionar o significado de juntar a adição e reconhecer esta ideia em situações-problemas através da elaboração e resolução.
Conceito-chave
Juntar quantidades por meio de situações - problemas.
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas;
- 5 caixas para colocar as situações-problemas dentro;
- Caderno, Lápis e borracha.
Alfabetização
Confira mais de 700 planos de aula e atividades para 1º e 2º ano do Fundamental
ACESSAR AGORA