Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar a proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete e/ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientação: Solicite que todos se posicionem em fileira na frente da porta da sala. Utilizando a linguagem verbal, peça que expliquem o caminho que devem seguir para chegar ao banheiro. Espera-se que falem alguns termos como “em frente”, “vira à direita ou esquerda”, “segue reto”, dependendo da localização deste espaço na sua realidade. Depois, realizar com todos os alunos, seguindo em fila, o trajeto de acordo com a explicação que deram e confrontar com a descrição apresentada. Instigá-los a descrever o caminho de volta e também fazê-lo seguindo as orientações.
Caso a localização do banheiro seja muito distante ou inadequada, dificultando atingir o tempo sugerido, pode-se utilizar outro ponto de referência, como a cozinha, refeitório, sala dos professores ou sala de aula do 1º ano, por exemplo, mas é importante que esta sugestão de deslocamento aconteça para proporcionar o uso linguagem verbal no desenvolvimento dos conceitos.
Propósito: Observar as diferentes posições por meio do seu deslocamento utilizando algumas referências.
Discuta com a turma:
- Foi possível chegar ao banheiro utilizando as orientações que vocês apresentaram?
- Se não, o que faltou?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Solicite que todos se posicionem no fundo da sala e, para isso, peça que desloquem as carteiras do lugar para deixar um espaço amplo. Com giz, risque no chão pelo menos três trajetos diferentes. Coloque no caminho, na direita ou esquerda, alguns objetos da própria sala, mochila, estojo, caderno, régua para que possam descrever o caminho usando termos adequados, e na frente, uma bola. Pode escolher alguns alunos para fazer individualmente ou em duplas, e outros para fazer o trajeto de volta, descrevendo em linguagem verbal o caminho e as direções. Cada um deverá caminhar sobre a linha traçada e explicar o caminho percorrido.
Propósito: Utilizar a linguagem verbal para identificar a localização e o deslocamento de pessoas e objetos.
Discuta com a turma:
- Vocês estão no fundo da sala, e onde está a bola? E quando chegar na bola, a posição será a mesma?
- Veja como seu colega descreveu o caminho apontando as direções e localizações. É parecida com a sua descrição?
- Quais foram os obstáculos que encontrou?
- Você pode explicar o melhor caminho que achou? Quais as direções que seguiu?
Materiais Complementares:
Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade Principal
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientação: A sugestão é que o professor conte a história “Se eu fosse muito magrinho” (autor António Mota, ilustrador Rui Castro). Ou pelo menos, conheça a obra para falar em uma linguagem que se aproxime do universo literário do aluno com o intuito de desenvolver a percepção espacial de forma lúdica.
Propósito: Reconhecer diferentes trajetos e caminhos aguçando a imaginação.
Referência: MOTA, António. Se Eu Fosse Muito Magrinho. Ilustração de Rui Castro. 1ed. São Paulo: GLB Edições Gerais, 2013.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientação: O professor pode contar a história “Se eu fosse muito magrinho” (autor António Mota, ilustrador Rui Castro) para aguçar a imaginação das crianças sobre diferentes locais, localizações e direções que o personagem passa e se aventura. Aproveite para dialogar sobre o que tem ou pode surgir no caminho percorrido entre a sua casa e a escola. Entregue uma folha impressa com a atividade, faça a leitura em voz alta para que eles a realizem individualmente, fazendo-os perceber o ponto de referência que se coloca no caminho. Após, oriente que confrontem suas respostas com um colega. O professor deve realizar intervenções, circulando pela sala de aula, ouvindo, questionando e oportunizando reflexões sobre suas respostas, validando suas hipóteses.
Propósito: Utilizar a imaginação e linguagem verbal e não verbal para desenvolver noções de direção a partir de diferentes pontos de referência.
Discuta com a turma:
- Você escolheria o caminho 1 ou 2? Explique o trajeto e as direções que deve seguir.
- Os elementos que aparecem no caminho facilitaram ou dificultaram a sua escolha?
- É a mesma escolha do seu colega da esquerda?
- Você percebeu a posição dos objetos e obstáculos em cada trajeto? Observou se estão localizados à direita ou à esquerda?
- A bola mudou de lugar? O que mudou em relação à bola no caminho de ida e de volta?
Painel de Soluções
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Há várias possibilidades para analisar as respostas dos alunos considerando os pontos de referência e os deslocamentos. Pode acontecer de responderem “vai, daí vira e vai” ou “vai reto até encontrar a vaca no caminho daí vira” sem utilizar o vocabulário adequado ao deslocamento e posicionamento dos elementos de referência.
É importante que o professor esteja atento às descrições dos alunos, percebendo a utilização dos termos à direita, à esquerda, em frente, acima, abaixo… Neste sentido, é preciso fazer questionamentos, como “Explique para mim: antes de chegar na vaquinha, você precisa mudar de direção e vai escolher à direita ou à esquerda?” ou “A árvore é um obstáculo ou é uma referência?”
Propósito: Apresentar diferentes alternativas para descrever os deslocamentos nos diferentes caminhos.
Discuta com a turma:
- Ao escolher o caminho 1, acha que há muitos obstáculos? É um caminho fácil ou difícil de seguir? O que dificultou ou facilitou?
- Ao descrever o caminho 2, vocês acham que conseguiriam chegar facilmente na escola prestando atenção nas direções que os colegas explicaram?
Materiais Complementares:
Resolução da Atividade Principal
Encerramento
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientação: Encerre a atividade possibilitando aos alunos entender que o menino está utilizando o próprio corpo como referencial para indicar as posições apresentadas.
Propósito: Compreender as diferentes posições por meio do deslocamento e pontos de referência.
Raio-X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Como já foi apresentada a história “Se eu fosse muito magrinho”, a qual permite vivenciar diferentes espaços e conceitos, e ainda descreve que sempre há coisas esquecidas em cima dos armários, nesta atividade, o professor entrega uma folha a cada aluno, faz a leitura em voz alta, considerando que pode haver alunos não leitores, explica que devem descrever individualmente a localização de cada objeto utilizando os termos: à direita, à esquerda, acima, abaixo, entre outros que considerar importante para identificar a localização dos objetos. O professor deve circular entre todos para perceber seus avanços, fazendo algumas perguntas para perceber se os objetivos da atividade foram atingidos. Desta forma, pretende-se analisar se os estudantes conseguem compreender e interpretar a solicitação, utilizando um dado ponto de referência.
Propósito: Localizar objetos a partir de um ponto de referência.
Discuta com a turma:
- Observe se na sua sala de aula tem um armário. Há coisas em cima dele?
- Você acha que podem ser esquecidas coisas embaixo do armário?
- Há objetos no lado esquerdo e/ou direito? Quais?
Materiais Complementares:
Raio-X
Resolução do Raio-X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar