Resumo da aula
Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Objetivo
Tempo: 2min
Orientação: Leia para os alunos o objetivo da aula. A leitura do objetivo é para que o aluno saiba o assunto a ser desenvolvido.
Propósito: Reconhecer a importância da unidade de medida padronizada para realizar comparações corretas.
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientação: Pode ser entregue para os alunos os seis pedaços de barbante, para que o utilizem de forma concreta, para chegar ao resultado. Incentive-os a elaborar estratégias para a proposta. Ouça-os e resolva de forma coletiva. Aproveite para falar sobre as unidades de medir que serão desenvolvidas na aula: o metro e centímetro.
Propósito: Refletir sobre a melhor maneira de medir o caminho sem um instrumento padronizado.
Discuta com a turma:
- Como podemos medir um local se não possuirmos um instrumento para medir?
- De que formas podemos saber o tamanho da parede da classe, por exemplo, sem um instrumento de medir?
- Como eram feitas as medidas antigamente?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Deve ser discutido antes, a equivalência de um metro. Para tal é proposto o aquecimento. Nesse momento, leia a situação problema, e peça para que, em duplas, elaborem uma hipótese de como podem auxiliar a menina a compreender o que significa 150 centímetros. Se possível, disponibilize instrumentos de medir padrões como régua, trena etc e instrumentos de medir não padronizados, como barbantes, varetas, ou o que tiver disponível. Ande entre os alunos, ouça suas discussões, proponha perguntas que auxiliem seu desenvolvimento e consigam caminhar nas descobertas. Os alunos devem registrar no caderno, suas hipóteses.
Propósito: Compreender o uso de medidas para e instrumentos para indicar o tamanho ou distância de algo.
Discuta com a turma:
- Como podemos explicar o que significa 150 centímetros, para Joana?
- O que você pode utilizar para demonstrar essa medida?
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Resolução da atividade principal
Guia de intervenção
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Inicie a discussão com a classe, pedindo que as duplas exponham suas elaborações. Eles devem explicar, por meio de materiais concretos ou instrumentos de medida suas elaborações. Podem também utilizar desenhos, ou representações. Vá anotando na lousa as hipóteses e permita que façam questionamentos para as duplas que estão expondo, de forma que desenvolvam os conceitos, juntos.
Propósito: Observar as diferentes maneiras de demonstrar uma medida.
Discuta com a turma:
- Como podemos explicar para Joana a medida que ela está em dúvida?
- O que pode ajudar a resolver esse problema?
- A explicação fica mais fácil com instrumentos de medir padronizados ou não?
- Quando usamos o barbante para medir, conseguimos garantir que a medida é exata? Explique sua resposta.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Inicie a discussão com a classe, pedindo que as duplas exponham suas elaborações. Eles devem explicar, por meio de materiais concretos ou instrumentos de medida suas elaborações. Podem também utilizar desenhos, ou representações. Vá anotando na lousa as hipóteses e permita que façam questionamentos para as duplas que estão expondo, de forma que desenvolvam os conceitos, juntos.
Propósito: Observar as diferentes maneiras de demonstrar uma medida.
Discuta com a turma:
- Como podemos explicar para Joana a medida que ela está em dúvida?
- O que pode ajudar a resolver esse problema?
- A explicação fica mais fácil com instrumentos de medir padronizados ou não?
- Quando usamos o barbante para medir, conseguimos garantir que a medida é exata? Explique sua resposta.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Inicie a discussão com a classe, pedindo que as duplas exponham suas elaborações. Eles devem explicar, por meio de materiais concretos ou instrumentos de medida suas elaborações. Podem também utilizar desenhos, ou representações. Vá anotando na lousa as hipóteses e permita que façam questionamentos para as duplas que estão expondo, de forma que desenvolvam os conceitos, juntos.
Propósito: Observar as diferentes maneiras de demonstrar uma medida.
Discuta com a turma:
- Como podemos explicar para Joana a medida que ela está em dúvida?
- O que pode ajudar a resolver esse problema?
- A explicação fica mais fácil com instrumentos de medir padronizados ou não?
- Quando usamos o barbante para medir, conseguimos garantir que a medida é exata? Explique sua resposta.
Sistematização
Tempo sugerido: 3 minutos
Propósito: Nesse momento, a ideia é retomar o conceito aprendido, focando nas diversas formas de medir algo: utilizando instrumentos de medir padronizados ou não padronizados.
Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes as formas de medir e as nomenclaturas da situação problema (metro e centímetro). Peça para que registrem essa forma de resolução no caderno.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Este é o momento de retomar os conceitos da aula. É importante ressaltar a importância de uma medida padronizada para que as medições sejam exatas.
Propósito: Sedimentar a aprendizagem e verificar possíveis dúvidas.
Discuta com a turma:
- Podemos ter uma medida exata usando medidas não convencionais? E com as medidas convencionais, as medições serão sempre exatas?
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes resolvam individualmente. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar o que observar enquanto circula pela sala e os comentários que surgirem.
Propósito: Verificar a aprendizagem do conteúdo apresentado.
Discuta com a turma:
- Depois de tudo o que vimos nesta aula, existem diferentes formas de resolver um problema?
- Vamos registrar as diferentes formas que utilizaram?
- Dentre essas maneiras, o resultado foi diferente?
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução do atividade complementar