Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo estimado: 2 minutos
Orientações para o professor:
- Leia com a turma o objetivo da aula e para que reflitam sobre o significado, perguntando “Quem entendeu o que o objetivo quer dizer?”
- Pergunte: “O que significa compor um número?
- Ouça as respostas dos alunos e faça perguntas como: “É correto dizer que ao juntar 200 com 100 terei a composição de 300? Por quê?”, “Quem sabe um exemplo de composição de 500?”
- As perguntas têm o objetivo de levá-los a concluir que compor um valor pode ser conforme as ordens dos algarismos (200 + 30 + 4 = 234) ou da forma que preferir (230 + 4, 100+100+15+15+4, 150 + 50 + 20 + 14…).
- Assim, o(a) professor(a) já consegue coletar os conhecimentos prévios acerca do tema.
Propósito: Apresentar o objetivo da aula aos alunos.
Aquecimento
Tempo sugerido: 2 minutos (slides 3 e 4)
Orientação:
Os alunos devem estar organizados em duplas.
Distribua um quadro numérico para cada aluno(a).
Propósito: Perceber as regularidades do sistema de numeração decimal no quadro númerico.
Materiais Complementares:
Aquecimento
Tempo sugerido: 2 minutos (slides 3 e 4)
Orientação:
Os alunos devem estar organizados em duplas.
Distribua um quadro numérico para cada aluno(a).
Peça que observem os números impressos no quadro, depois perguntar: “O que é possível perceber ao ler a tabela?”
Deixe que falem sobre suas impressões.
Leia o quadro em destaque e pergunte quem sabe a resposta “O que é possível perceber em relação aos números de cada linha?” E os números de cada coluna, como estão organizados?” Levá-los a concluir que cada linha tem uma dezena de números, que estão na sequência +1. Ao descer pelas colunas vemos que os números aumentam sempre 10 (1 dezena).
Discuta com a turma:
- O que acontece com um número de uma linha quando deslocamos o dedo para a esquerda?
- E se escolher um número, como 83 por exemplo e subir 4 linhas, o que encontraremos? Qual a relação entre o 80 e o número encontrado?
Propósito: Perceber as regularidades do sistema de numeração decimal no quadro númerico.
Materiais Complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 22 minutos (slides 5, 6 e 7)
Orientação:
Os alunos devem estar organizados em duplas.
Distribua uma folha com quadro numérico e as questões para cada aluno(a).
Leia o quadro menor do slide e peça que observem os números impressos no quadro maior, depois pergunte: “O que é possível perceber ao ler as linhas e colunas do quadro?”
Deixe que falem sobre suas impressões.
Pergunte: “E os números de cada coluna, como estão organizados?” Deixe que manifestem suas percepções e conduza a conversa para levá-los a concluir que cada linha tem uma centena de números, que estão na sequência +10. Ao descer pelas colunas vemos que os números aumentam sempre 100 (1 centena).
Discuta com a turma:
- O que acontece com um número de uma linha quando deslocamos o dedo para a esquerda?
- E se escolher um número, como 830 por exemplo e subir 4 linhas, o que encontraremos? Qual a relação entre o 830 e o número encontrado?
Propósito: Perceber as regularidades do sistema de numeração decimal no quadro númerico.
Materiais Complementares:
Atividade principal
Resolução da atividade
Guia de intervenção
Atividade principal
Tempo sugerido: 22 minutos (slides 5, 6 e 7)
Orientação:
- Com os alunos ainda organizados em duplas, peça que realizem a atividade individualmente, antes de conversar com a dupla sobre como resolveu a situação proposta.
- Circule entre as carteiras para perceber se há necessidade de fazer intervenções. Caso seja necessário faça perguntas que levem a criança à resposta.
- Explique que na questão 1, temos apenas fragmentos da tabela grande, deverão se localizar nela, mas sem consultar.
- Pergunte: “O que aconteceu com cada linha quando trabalhamos com o quadro numérico inteiro? Aqui é uma região da tabela. Assim como na tabela grande, a linha abaixo aumenta ___ em relação a anterior…”
Propósito: Perceber as regularidades do sistema de numeração decimal no quadro númerico.
Materiais Complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 22 minutos (slides 5, 6 e 7)
Orientação:
- Com os alunos ainda organizados em duplas, peça que realizem a atividade individualmente, antes de conversar com a dupla sobre como resolveu a situação proposta: esta atividade pode ter controle de tempo, assim teriam 2 minutos para resolver a questão 1 e em seguida 1 minuto para conversar com sua dupla. Proceda da mesma forma nas questões seguintes.
- Circule entre as carteiras para perceber se há necessidade de fazer intervenções. Caso seja necessário faça perguntas que levem a criança à resposta.
- Oriente-os a fazer as reflexões antes de completar a tabela, para perceber as regras.
Propósito: Perceber as regularidades do sistema de numeração decimal no quadro númerico.
Materiais Complementares:
Painel de soluções
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientação:
Este é o momento de socialização das respostas e estratégias, deixe que os(as) alunos(as) se manifestem, explicando suas estratégias. Incentive que outras crianças também apresentem suas reflexões.
Discuta com a turma:
- Como fez para escolher os números para compor um valor? Por que a escolha?
- E quando seu colega escolheu outros números, a composição ficou errada? O que isso significa?
- Quais números viriam na próxima linha da tabela?
Materiais Complementares:
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação:
Leia com as crianças o texto da sistematização e refletir sobre ela.
Pergunte se alguém quer complementar o texto, neste caso, registre no quadro o complemento, depois peça que registrem o texto completo no caderno.
Discuta com a turma:
- O quadro numérico é importante para organizar as reflexões sobre a formação dos números. Existe outra forma de organização que seja eficiente?
Propósito: Refletir sobre o que aprendeu e o que não ficou claro.
Encerramento
Tempo Previsto: 2 Minutos
Orientação: Peça que os alunos leiam a texto e pergunte se concordam com ele, se aprenderam, compreenderam algo além do que o texto expõe.
Discuta com a turma:
- O que mais foi possível aprender com esta aula?
Pedir que exponham suas percepções e conversem sobre.
Propósito: Refletir sobre o que aprendeu e o que não ficou claro.